Home / Política / Parlamento do Futuro encerra segunda edição com reconhecimento aos destaques da simulação legislativa

Parlamento do Futuro encerra segunda edição com reconhecimento aos destaques da simulação legislativa

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 26/06/2026. A Câmara de Aparecida de Goiânia realizou, na manhã desta sexta-feira, 26, a Sessão Solene de encerramento da 2ª edição do Programa Parlamento do Futuro. A cerimônia reuniu participantes e convidados para concluir a semana de atividades do projeto, criado para proporcionar aos jovens uma vivência prática do funcionamento do Poder Legislativo municipal. Ao final, foram entregues certificados de reconhecimento aos destaques da edição.

A Mesa Diretiva da solenidade foi composta pelo vereador Lipe Gomes, autor da iniciativa, pelo professor Wesley Santos, pelo 1º vice-presidente da Mesa Diretora simulada, Matheus Moreira, pelo 2º vice-presidente, Kauã Daniel e pela 1ª secretária, Glenda Rafaella.

Ao abrir os pronunciamentos, o professor Wesley Santos agradeceu ao vereador Lipe Gomes pela criação do programa e afirmou ter acompanhado de perto os resultados alcançados pela primeira edição. Segundo ele, a experiência contribuiu para o amadurecimento dos estudantes que participaram da simulação no ano passado. Wesley também ressaltou a importância de aproximar os cidadãos da Câmara Municipal, permitindo que compreendam o processo legislativo e ampliem sua participação na vida pública.

Em seguida, Lipe Gomes manifestou satisfação com os resultados obtidos na segunda edição do Parlamento do Futuro. O parlamentar destacou a dedicação dos participantes ao longo da semana, elogiou o empenho dos jovens em assumir o desafio proposto pelo programa e afirmou que a experiência fortaleceu sua confiança no potencial da nova geração. Também colocou seu gabinete à disposição daqueles que desejarem seguir atuando na vida política.

Durante a solenidade, foram entregues certificados de reconhecimento aos participantes que se destacaram na legislatura simulada. O vereador simulando Allan Gabriel recebeu a premiação de melhor projeto de lei da edição, enquanto Glenda Rafaella foi reconhecida como a melhor vereadora simulanda.

Instituído pela Resolução Nº 007/2025, de autoria do vereador Lipe Gomes, o Parlamento do Futuro busca estimular a formação cidadã e ampliar o conhecimento dos jovens sobre o funcionamento do Poder Legislativo. Nesta edição, o programa reuniu 25 participantes, com idades entre 16 e 24 anos, que, durante toda a semana, vivenciaram as principais etapas da atividade parlamentar.

A programação incluiu visita às dependências da Câmara, palestras sobre o processo legislativo, posse dos vereadores simulandos, eleição da Mesa Diretora, sessões ordinárias, reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), audiências públicas, apresentação de demandas ao Poder Executivo e elaboração de projetos de lei. Como parte da proposta pedagógica, cada participante apresentou uma proposição legislativa, acompanhando todas as fases de tramitação até a votação em plenário.

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretora de Comunicação – Thais Vaz

Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti

Fotógrafo – Marcelo Silva

Operador de Vídeo – Luciano Lima

Operador de Som – Gerardo Ximango

Veículo: Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecidadegoiania.go.leg.br/parlamento-do-futuro-encerra-segunda-edicao-com-reconhecimento-aos-destaques-da-simulacao-legislativa/

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *