_Mais de 300 profissionais da Educação participam do evento_
Pensando na capacitação profissional dos estudantes, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), realiza, nos dias 25 e 26/06, o 2º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com o tema “Desafios e Possibilidades”.
O seminário destaca discussões sobre práticas pedagógicas e os cenários da Educação técnica na rede estadual, além de palestras que abordam a importância dos cursos técnicos na formação dos estudantes, incentivando sua inserção no mercado de trabalho após o Ensino Médio.
O evento reúne cerca de 350 profissionais da rede pública estadual, entre professores da formação técnica, coordenadores pedagógicos e servidores da secretaria.
A programação inclui temas como ‘A força motriz da EPT: como o ensino técnico está redesenhando o futuro dos jovens no Brasil’, ‘Boas práticas da EPT no cotidiano escolar’, “Currículo Integrado: integração entre Formação Geral Básica (FGB) e EPT’ e ‘Despertando o interesse: como engajar e motivar os estudantes’.
No segundo dia, estão previstas oficinas práticas que integram FGB e EPT, além da palestra ‘Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: caminhos e possibilidades’, ministrada por Maria Medeiros, e a Oficina de Planejamento da Oferta e Indicadores e Plano de Ação Regional, conduzida pelas equipes Itaú e Sugear.
Interesse pelo mercado de trabalho
De acordo com o palestrante Alécio Trindade, da Fundação Getulio Vargas (FGV), pesquisas indicam que mais de 70% dos estudantes já demonstram interesse em ingressar no mercado de trabalho ainda no 9º ano do Ensino Fundamental.
“As pesquisas mostram que aproximadamente 70% dos estudantes do 9º ano já têm interesse em conciliar os estudos com o início da vida profissional. Diante desse cenário, é fundamental que a escola se torne um espaço atrativo. Quando a instituição integra ao currículo um diálogo com o mercado de trabalho e com as oportunidades de profissionalização, ela ganha relevância e contribui para a construção do projeto de vida dos jovens”, destacou.
A diretora pedagógica da Seduc/GO, Alessandra Almeida, ressaltou a importância do seminário para o alinhamento das práticas educacionais.
“A realização deste evento é essencial para a formação continuada dos profissionais e para o alinhamento das diretrizes da Secretaria de Educação com a prática cotidiana nas escolas. Além disso, o seminário cria um espaço de escuta ativa, permitindo identificar avanços e pontos que ainda precisam ser aprimorados”, afirmou.
(Texto: Isabele Brandão/Fotos:Cássio Silva)















Veículo: Goiás Gov











