Programação especial reúne ações de humanização, autocuidado e integração para valorizar quem trabalha e quem é atendido na unidade hospitalar
Humanização também chegou aos leitos com música e alegria
Cuidar de quem cuida. Com esse propósito, o Hospital Estadual da Mulher (Hemu) realiza a campanha “O que importa para você?”, levando uma programação especial de acolhimento e bem-estar aos colaboradores e pacientes da unidade.
A ação acontece durante toda esta semana com atividades diárias pensadas para ouvir e valorizar quem faz e quem é atendido no hospital.
O ambiente hospitalar deu espaço à pausa e ao autocuidado nesta quarta-feira (24/6).Logo pela manhã, a Sala de Cuidados ofereceu sessões de ventosaterapia com a terapeuta integrativa Tallita Barbosa Marais e reiki com Taline Caçador aos colaboradores, buscando aliviar as tensões da rotina intensa.
A programação seguiu com o aulão de luta conduzido pelo professor Glayston, karaokê no refeitório e bingo no auditório, promovendo momentos de descontração e integração entre as equipes.
“Foi uma experiência nova para mim. Comecei o dia com dor de cabeça e, depois do reiki, ela passou. Me senti muito mais relaxada. Deveria ter sempre. A Sala de Cuidados foi um sucesso, todo mundo queria participar. É uma iniciativa diferente que ajuda a gente a lidar com o estresse do dia a dia”, conta Virgínia de Cássia, ouvidora do Hemu.
A humanização também chegou aos leitos com música. Os colaboradores da unidade Nyslene Araújo Félix e Renata Machado, pela manhã, e Jackeline Cristino e Lucas Cristino, à tarde, dedicaram seu tempo para percorrer os corredores levando melodia aos pacientes. A ação busca responder, na prática, à pergunta que dá nome à campanha: o que realmente importa para cada pessoa que passa pelo hospital.
“Gostei muito. Cantar músicas que levam ânimo aos pacientes é uma experiência maravilhosa. Inclusive, sou evangélica e realizamos esse mesmo trabalho em minha igreja. Me senti muito feliz. Acredito que, nesses momentos, é possível esquecer um pouco a doença. Sentimo-nos mais leves”, relata Luciene Maria Pinto, paciente internada no Hemu.
Para fechar o dia, a unidade se prepara para um clima de torcida com a transmissão do jogo do Brasil, acompanhada de pipoca para colaboradores e acompanhantes, além da reabertura da Sala de Cuidados no período noturno.
O que importa para você?A campanha “O que importa para você?” é um movimento mundial adotado pelo Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), organização responsável pela gestão do Hemu, com o objetivo de fortalecer a escuta ativa, a humanização e o cuidado centrado nas pessoas.
A diretora-geral da unidade, Fernanda Krepker, explicou que a campanha nasceu da necessidade de olhar com atenção para quem faz o hospital acontecer todos os dias.
“Cuidar de quem cuida é essencial para que a gente consiga oferecer um atendimento cada vez mais humano e acolhedor. Como parte dessa campanha mundial adotada pelo HMTJ, buscamos ouvir nossos colaboradores e pacientes para compreender o que realmente importa para cada um deles. Entendemos que isso vai além do tratamento clínico: importa o acolhimento, a pausa, o bem-estar e a certeza de que cada pessoa é vista. Essa semana é um convite para fortalecer nossos vínculos e lembrar que saúde também se faz com escuta e cuidado mútuo”, afirmou.
A campanha “O que importa para você?” segue até sexta-feira(26/6) com atividades direcionadas às pacientes, como Sala de Cuidados, Café no Jardim para as mães do Método Canguru e Mesversário. A ação inclui ainda pesquisa interna na unidade com o mesmo nome da campanha, decoração especial e cardápio diferenciado para os colaboradores.
Hélmiton Prateado (texto e foto) / HMTJ
_Os dados e as informações contidos nesta matéria foram fornecidos pelo Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ )e são de responsabilidade da instituição_
Veículo: Goiás Gov
Fonte: https://goias.gov.br/saude/campanha-o-que-importa-para-voce-leva-acolhimento-e-bem-estar-ao-hemu/











