Encontro teve o objetivo de orientar os servidores a desenvolverem ações relacionadas ao planejamento previdenciário e à aposentadoria
Evento realizado pela SES, em parceria com a Goiasprev, destacou a importância do planejamento para a aposentadoria
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Gerência de Gestão de Pessoas (GGP), em parceria com a Goiás Previdência (Goiasprev), está desenvolvendo ações com o objetivo de informar e preparar os servidores para a aposentadoria, uma fase impactante na vida dos cidadãos. Uma dessas atividades foi realizada na manhã desta sexta-feira (19/06), na Escola de Saúde de Goiás, com a apresentação do Programa de Educação Previdenciária do Estado de Goiás e a realização de palestras sobre Planejamento Previdenciário e Segurança Financeira. O evento reuniu gestores da SES-GO e da Goiasprev, além de profissionais de diferentes áreas da Secretaria.
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, foi representado no encontro pelo gerente de Gestão de Pessoas, Fernando Augusto Ataíde Castro. Ele destacou que a GGP trata as questões relacionadas à aposentadoria com zelo e responsabilidade. “Ao instaurarmos o processo administrativo relativo à aposentadoria, contamos a história do servidor desde o momento em que ele ingressou no Estado até os dias em que solicita a aposentadoria”, pontuou. Ele afirmou ainda que, para muitas pessoas, o processo é envolto em dificuldades devido à falta de planejamento durante a fase produtiva e nos momentos que antecedem a interrupção do trabalho.
O Programa de Educação Previdenciária do Estado de Goiás (PEP) foi instituído pela Goiasprev nos moldes do programa desenvolvido pelo Governo Federal. Na prática, o PEP tem o objetivo de levar a educação previdenciária aos servidores de todos os órgãos do Estado, mostrando como o profissional deve proceder desde o início da carreira até a inatividade. O presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido da Silva, informou que o evento propõe aos servidores uma reflexão sobre o melhor momento para a aposentadoria e sobre como será a vida após o afastamento do trabalho.
A diretora de Previdência da instituição, Milena Guilherme Dias, ministrou palestra sobre Regras de Concessão da Aposentadoria e Planejamento Previdenciário. Ela destacou a importância de os servidores que estão prestes a se aposentar procurarem, com antecedência, a Gerência de Gestão de Pessoas e se informarem sobre a documentação necessária para a abertura do processo. “Há um checklist relacionando os documentos necessários à solicitação e ao encaminhamento do pedido de aposentadoria”, afirmou.
Milena Dias apresentou o passo a passo do processo e as principais mudanças nas regras previdenciárias, como tempo de contribuição, tempo de serviço, quantidade de pontos (idade + tempo de contribuição), além das exigências e do tempo necessário para atingir os requisitos de cada regra e se tornar elegível à aposentadoria.
O diretor de Previdência do órgão, Leonardo Lúcio Barbosa Ferreira, abordou o tema Orientações sobre Finanças Pessoais. Fundamentado em sua experiência pessoal, ele destacou as adversidades enfrentadas e a superação de diversos problemas. “Com planejamento, organização e persistência, a gente consegue atingir um equilíbrio financeiro que vai servir para toda a vida, inclusive para a aposentadoria”, assinalou.
Maria José Silva (texto) e Marco Monteiro (foto) / Comunicação Setorial SES-GO
Veículo: Goiás Gov
Fonte: https://goias.gov.br/saude/ses-e-goiasprev-realizam-evento-sobre-preparacao-para-a-aposentadoria/











