Após semanas de internação, Victor Vicente, de 71 anos, teve a oportunidade de sentir novamente o vento no rosto e o calor do sol em ação humanizada
Paciente Victor Pereira contempla momento ao ar livre, acompanhado da fisioterapeuta Paloma Lima
Um gesto simples foi suficiente para expressar a emoção de Victor Vicente Pereira Neto, de 71 anos. Ao ser questionado sobre como se sentia ao saber que teria a oportunidade de tomar sol e estar em contato com a natureza, o paciente ergueu o polegar em sinal de positivo. Internado no Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) há mais de 45 dias, ele enfrenta os desafios e as limitações decorrentes de um longo período de hospitalização.
Na semana passada, Victor viveu um momento especial promovido pela equipe assistencial da unidade. Em uma ação planejada para proporcionar bem-estar e conforto, ele foi levado para um banho de sol e contato com a natureza — uma oportunidade de interagir com o ambiente externo após mais de um mês de internação.
Apaixonado pelas coisas simples da vida, Victor sempre encontrou felicidade nos encontros familiares, nas pescarias, nos churrascos de domingo e nos momentos ao lado dos netos. Prestativo e companheiro, construiu uma trajetória marcada pelo afeto e pela dedicação à família. Nos últimos meses, porém, sua rotina mudou após o diagnóstico de uma grave doença cardíaca que exigiu uma cirurgia de ponte de safena.
A operação foi bem-sucedida, mas, na madrugada seguinte, Victor sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), iniciando uma longa jornada de recuperação. Vieram os dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a intubação, a traqueostomia e outras complicações que prolongaram sua permanência hospitalar. Em todos esses momentos, sua filha, Juliane Aline Aparecida Pereira, permaneceu ao seu lado, acompanhando cada etapa do tratamento e oferecendo apoio incondicional.
Quadro clínico
Hoje, mesmo diante das limitações impostas por seu quadro clínico, Victor segue acompanhado pela equipe assistencial e pela família durante seu processo de cuidado. Ele reconhece os familiares, responde aos estímulos e compartilha, junto à equipe e à família, os avanços alcançados ao longo do tratamento.
Para a psicóloga do HDS, Vanuslândia Loiola, a iniciativa representa uma forma de cuidado que resgata a essência humana em um momento de grande vulnerabilidade.
“A ação de humanização, por meio do banho de sol e do contato com a natureza, para pacientes em internação prolongada e em cuidados paliativos, traz um impacto positivo neste momento da vida, pois há sempre algo que pode ser feito, mesmo de forma simples e amorosa. A intervenção promove o bem-estar físico e emocional, resgata a subjetividade, ajuda a reduzir a ansiedade e a sensação de isolamento, facilita a expressão emocional e melhora a qualidade de vida”, destaca a profissional.
Segundo a psicóloga, o benefício também alcança os familiares. “Para os familiares é dizer que sim, há o que ser feito. Estamos ajudando o paciente a viver. Isso fortalece os vínculos afetivos entre familiares, paciente e equipe assistencial. Afinal, a vida acontece no aqui e agora e, enquanto há vida, podemos vivê-la com amorosidade e plenitude.”
Mais do que um passeio ao ar livre, a ação evidencia o compromisso do HDS com uma assistência centrada na pessoa, que reconhece a importância das experiências, das emoções e dos vínculos afetivos durante o processo de cuidado. Enquanto permanece internado, Victor segue cercado por amor, fé e esperança. Uma frase repetida diariamente por seus familiares resume o sentimento que move essa história: “Estamos todos te esperando”.
Naiclea Luzia (texto) e Anna Luiza Valente (foto)/Agir
Os dados e as informações contidos nesta matéria foram fornecidos pela Agir e são de responsabilidade da instituição.
Veículo: Goiás Gov











