Últimas Notícias https://www.jaedestaque.com.br Sun, 21 Jun 2026 13:06:19 +0000 pt-BR hourly 1 Governo do Brasil na Rua em Porto Alegre (RS) oferece 80 serviços de mais de 30 órgãos https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/21/governo-do-brasil-na-rua-em-porto-alegre-rs-oferece-80-servicos-de-mais-de-30-orgaos/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/21/governo-do-brasil-na-rua-em-porto-alegre-rs-oferece-80-servicos-de-mais-de-30-orgaos/#respond Sun, 21 Jun 2026 13:06:13 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/21/governo-do-brasil-na-rua-em-porto-alegre-rs-oferece-80-servicos-de-mais-de-30-orgaos/ Social e Políticas Públicas

Foram realizados atendimentos de saúde com vacinação para todas as idades, renegociação de dívidas com o Novo Desenrola Brasil e atendimentos do INSS

Agência Gov | Via Secretaria-Geral/PR

20/06/2026 16:08

“Para quem acredita num governo realmente participativo, lugar de governo não é só no palácio ou em gabinete, lugar do governo é junto com o povo, olho no olho, ouvindo o povo”. A afirmação é do ministro Guilherme Boulos, da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), na abertura do Governo do Brasil na Rua em Porto Alegre (RS) na sexta-feira (19/6). O local escolhido não poderia ser mais simbólico para uma ação governamental que quer levar as políticas públicas para mais perto da população: a Praça da Alfândega, no centro histórico da cidade, palco de tradições, e marco de Porto Alegre por onde transitam milhares de pessoas por dia.

O evento reuniu cerca de 80 serviços de quase 30 órgãos diferentes, como atendimentos de saúde com vacinação para todas as idades, renegociação de dívidas com o Novo Desenrola Brasil e atendimentos do INSS, entre muitos outros.

A aposentada Marlene Corralo renegociou sua dívida de cartão de crédito utilizando o Novo Desenrola Brasil. O valor de R$10.600 foi reduzido para pouco mais de R$2.000, um desconto de quase 80%.

Ela foi convidada ao palco para assinar o documento de renegociação ao lado do ministro Boulos e dos representantes da Caixa, banco que operacionalizou a política pública do Governo do Brasil.
Segundo ela, o atendimento foi rápido e sem burocracia.

> A dívida impacta até na saúde e quando você tem uma oportunidade dessa, o organismo sente o alívio”, contou Marlene

Quem também foi convidada a contar sua história foi Gladis Maria Camacho, viúva há quatro meses e que tinha acabado de obter o benefício de pensação por morte do marido no atendimento do Governo do Brasil na Rua em Porto Alegre.

Emocionada, Gladis disse que viu na televisão a notícia sobre a feira da cidadania e veio atrás.

> Era minha última esperança, fui a primeira a ser atendida e obter o benefício. Éramos só meu marido e eu. Quando fiquei sozinha passei a ter dificuldade para pagar aluguél, água e outras despesas. E aqui eu consegui (a pensação)”, disse, com voz embargada
Gladis obteve a pensação do marido. Fotos: Ruy Castro – ASCOM | SGPR
#### Família vacinada

A família Kuhlmann veio se vacinar contra a gripe na feira da cidadania em Porto Alegre. A filha Natália foi a primeira se vacinar e passou com louvor pela experiência, com muita coragem, Depois foi a vez da mãe, Paola e do pai, Luciano. “Quando passei pelo centro ontem (18/6) e vi o movimento da praça fiquei sabendo do evento”, conta Paola. Uma história que representa bem a proposta do Governo do Brasil na Rua.

#### Conta GOV.BR

Trocar de celular é sempre uma alegria com o aparelho novo e também uma certa dor de cabeça para atualizar dados e aplicativos. Foi o caso do estudante Renan Kelvin Santos, que veio com um grupo de alunos e professores da Escola Porto Alegre em busca de serviços do Governo do Brasil na Rua. Renan estava com dificuldade em ativar a conta GOV.BR no novo aparelho e foi ao balcão do serviço para resolver seu problema.

Link: https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/noticias/2026/junho/ministro-boulos-em-porto-alegre-201cpara-quem-acredita-num-governo-participativo-lugar-de-governo-e-junto-com-o-povo-olho-no-olho201d

A reprodução é gratuita desde que citada a fonte

Veículo: Agência Gov

Fonte: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202606/governo-brasil-rua-porto-alegre-oferece-80-servicos-mais-30-orgaos

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/21/governo-do-brasil-na-rua-em-porto-alegre-rs-oferece-80-servicos-de-mais-de-30-orgaos/feed/ 0
Seduc/GO reúne gestores educacionais para fortalecer a cooperação e avanços na Alfabetização https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/seduc-go-reune-gestores-educacionais-para-fortalecer-a-cooperacao-e-avancos-na-alfabetizacao/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/seduc-go-reune-gestores-educacionais-para-fortalecer-a-cooperacao-e-avancos-na-alfabetizacao/#respond Sat, 20 Jun 2026 00:31:36 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/seduc-go-reune-gestores-educacionais-para-fortalecer-a-cooperacao-e-avancos-na-alfabetizacao/ Encontro do Programa AlfaMais Goiás reuniu secretários municipais, coordenadores regionais e representantes do CEEC/GO para discutir estratégias que contribuam para a melhoria da aprendizagem dos estudantes goianos

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) promoveu, nesta quarta-feira (18/06), o I Encontro da Trilha Formativa AlfaMais Goiás com secretários municipais e coordenadores regionais de Educação e o I Encontro Presencial do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Criança Alfabetizada (CEEC/GO).

Realizado no Centro de Convenções Ipê, na sede da secretaria, em Goiânia, o evento reuniu lideranças educacionais de diferentes regiões do estado para um dia de troca de experiências, diálogo e construção conjunta de estratégias voltadas à Alfabetização.

Com o tema ‘Regime de Colaboração em Ação: A Importância das Regionais e da Cooperação Municipal, Papéis e Responsabilidades’, a formação reforçou a importância do trabalho realizado em parceria entre Estado e municípios para garantir que as políticas educacionais cheguem de forma cada vez mais efetiva às escolas e aos estudantes.

A programação começou com uma acolhida institucional e apresentação cultural do grupo Ciranda da Gente. Na sequência, os participantes acompanharam o painel sobre o papel das Coordenações Regionais de Educação (CREs) e a atuação dos municípios no fortalecimento do regime de colaboração. O debate contou com a participação da coordenadora do Trabalho das Regionais de Educação da Associação Bem Comum, Mônica Silva; do secretário de Educação de Itapipoca (CE), Lucas Alvino; e da presidente da Undime Goiás, Anderlúcia de Castro. A mediação foi conduzida pela jornalista Patrícia Bringel.

Para a secretária de Estado da Educação de Goiás, Helena Bezerra, a união de esforços entre Estado e municípios é essencial para que a Educação avance de forma consistente em todas as regiões goianas. Segundo ela, o compartilhamento de experiências, a formação continuada dos profissionais e o fortalecimento das redes de ensino contribuem diretamente para melhores resultados de aprendizagem.

Durante a tarde, os participantes se dividiram em atividades simultâneas. Secretários municipais e coordenadores regionais acompanharam palestra sobre a experiência educacional de Itapipoca, município cearense reconhecido nacionalmente pelos resultados alcançados na Alfabetização. Já os integrantes do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Criança Alfabetizada participaram de discussões voltadas ao fortalecimento das ações do colegiado e ao acompanhamento das políticas públicas desenvolvidas em parceria entre Estado e municípios.

AlfaMais Goiás

O AlfaMais Goiás é uma das principais iniciativas do Governo de Goiás para fortalecer a alfabetização e a aprendizagem dos estudantes das redes públicas. Desenvolvido em parceria com os municípios, o programa promove formações, acompanhamento pedagógico e ações de apoio às redes de ensino, contribuindo para que mais crianças avancem em seu processo de aprendizagem e tenham acesso a uma educação cada vez mais qualificada.

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/educacao/seduc-go-reune-gestores-educacionais-para-fortalecer-a-cooperacao-e-avancos-na-alfabetizacao/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/seduc-go-reune-gestores-educacionais-para-fortalecer-a-cooperacao-e-avancos-na-alfabetizacao/feed/ 0
Goiás English entra em clima de Copa do Mundo e utiliza o esporte como ferramenta pedagógica na rede estadual https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/goias-english-entra-em-clima-de-copa-do-mundo-e-utiliza-o-esporte-como-ferramenta-pedagogica-na-rede-estadual/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/goias-english-entra-em-clima-de-copa-do-mundo-e-utiliza-o-esporte-como-ferramenta-pedagogica-na-rede-estadual/#respond Thu, 18 Jun 2026 00:31:37 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/goias-english-entra-em-clima-de-copa-do-mundo-e-utiliza-o-esporte-como-ferramenta-pedagogica-na-rede-estadual/ A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) transformou o entusiasmo da Copa do Mundo em combustível para o aprendizado. Por meio do programa Goiás English, a rede pública estadual de ensino está utilizando a atmosfera do mundial de futebol para ampliar as oportunidades de proficiência na língua inglesa. A iniciativa visa engajar estudantes e professores, demonstrando, na prática, como o idioma funciona como o principal elo de comunicação global entre diferentes nações e culturas.

Utilizando uma plataforma digital de ensino como suporte, o Goiás English propõe o desenvolvimento integrado das quatro habilidades essenciais do idioma: listening (compreensão auditiva), speaking (conversação), reading (leitura) e writing (escrita). Com a temática do futebol em evidência, os conteúdos aproximam a teoria da realidade dos alunos.

Imersão cultural

As atividades práticas inspiradas na competição já estão movimentando as salas de aula. No Colégio Estadual Dom Fernando I, por exemplo, a professora Raquel Longuinho desenvolveu uma dinâmica inovadora dividida em estações tematizadas.

Na ocasião, os estudantes exploraram a culinária típica de outros países, a história do futebol e a trajetória de jogadores famosos. Toda a atividade foi integrada à ampliação do vocabulário em Inglês, permitindo que os alunos praticassem o idioma de forma contextualizada e divertida.

Para a coordenadora do projeto Goiás English na Seduc/GO, Carla Mendonça, o evento esportivo funciona como uma excelente plataforma de conexão humana e pedagógica.

“A Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos e culturais do planeta, reunindo países, idiomas, costumes e tradições diferentes. Por isso, ela se torna uma excelente ferramenta pedagógica para o ensino da Língua Inglesa. Durante a Copa do Mundo, pessoas de diversas nacionalidades utilizam o Inglês como língua comum para se comunicar. Os estudantes percebem que aprender Inglês vai muito além da sala de aula: é uma ferramenta para se conectar com o mundo”, destacou a coordenadora.

Além de enriquecer o repertório cultural, a ação reforça o compromisso do Governo de Goiás em preparar os jovens para o mercado de trabalho e para a cidadania global. A proposta pedagógica do programa busca quebrar as barreiras da sala de aula convencional e dar autonomia aos estudantes por meio da tecnologia e da inovação.

Através das atividades propostas no Goiás English, por exemplo, os alunos têm a oportunidade de conquistarem certificados de proficiência oficiais, que contribuem na formação de currículo e aumentam a atratividade para as empresas.

“O Goiás English tem como missão preparar estudantes para interagir em contextos internacionais e a Copa do Mundo representa exatamente isso: pessoas de diferentes nações convivendo, aprendendo e compartilhando experiências. Assim como a Copa do Mundo une nações pelo esporte, o Inglês conecta pessoas, culturas e oportunidades. No Goiás English, cada estudante tem a chance de fazer parte desse grande jogo global”, finaliza Carla Mendonça.

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/educacao/goias-english-entra-em-clima-de-copa-do-mundo-e-utiliza-o-esporte-como-ferramenta-pedagogica-na-rede-estadual/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/goias-english-entra-em-clima-de-copa-do-mundo-e-utiliza-o-esporte-como-ferramenta-pedagogica-na-rede-estadual/feed/ 0
Seduc/GO e CEE/GO realizam 5º Encontro Estadual de Inspeção Escolar para debater a força dos registros e a segurança jurídica na rede pública https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/seduc-go-e-cee-go-realizam-5o-encontro-estadual-de-inspecao-escolar-para-debater-a-forca-dos-registros-e-a-seguranca-juridica-na-rede-publica/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/seduc-go-e-cee-go-realizam-5o-encontro-estadual-de-inspecao-escolar-para-debater-a-forca-dos-registros-e-a-seguranca-juridica-na-rede-publica/#respond Thu, 18 Jun 2026 00:30:54 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/seduc-go-e-cee-go-realizam-5o-encontro-estadual-de-inspecao-escolar-para-debater-a-forca-dos-registros-e-a-seguranca-juridica-na-rede-publica/ _Com a participação de 250 profissionais da Educação e órgãos de controle, o evento destaca o papel estratégico da documentação escolar como ato de fé pública e instrumento de garantia de direitos e cidadania_

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), em parceria com o Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE/GO), realiza, nesta quarta-feira (17/06), o 5º Encontro Estadual de Inspeção Escolar. O evento, que ocorre na sede da Secretaria, reúne cerca de 250 profissionais, entre inspetores escolares, gestores, técnicos educacionais e representantes do sistema de garantia de direitos e órgãos de controle.

Sob o tema “Onde o direito se escreve: a força normativa dos registros escolares na proteção de direitos, responsabilização e segurança jurídica”, o encontro propôs uma reflexão profunda sobre o impacto prático da documentação no ambiente de ensino.

Longe de serem apenas rotinas burocráticas ou mecanismos de controle, os registros escolares, como matrículas, atas, históricos e diplomas, constituem atos revestidos de fé pública produzidos no exercício da função estatal. Foi como explicou o Gerente de Regulação da Rede, Osvaldo Jefferson da Silva. “Esses documentos geram efeitos jurídicos permanentes na trajetória acadêmica, profissional e social dos cidadãos, funcionando como instrumentos de proteção da dignidade humana e de exercício da cidadania”.

A proposta desta 5ª edição foi alicerçada em quatro pilares fundamentais: a escrita como fundamento da legalidade; o equilíbrio entre norma, ética e justiça; a escola como território de cidadania e segurança jurídica; e o registro escolar como instrumento de legitimação, proteção e responsabilização.

A programação buscou debater os principais desafios da área, com foco na responsabilidade das instituições de ensino durante o período eleitoral, no acervo e internacionalização de documentos de unidades escolares extintas (acervos órfãos).

Diversidade

Também, foram levantados temas contemporâneos e que necessitam de atenção especial por parte das instituições de ensino, como o respeito à diversidade e uso do nome social e adequados à identidade de gênero nos registros escolares.

“Enquanto o estudante requer a alteração do documento [de identidade] tramitado de forma jurídica, ou dentro de um cartório, ele pode fazer uso do nome social de forma antecipada, tendo o seu tratamento socialmente aceito conforme o nome que ele se identifica”, salientou Osvaldo.

Para o Conselheiro Estadual de Educação, Carlos Neuclimar Vieira, o tratamento pelo nome social, mesmo antes da finalização do processo que altera a documentação, vai muito além de uma simples medida administrativa, mas sim de uma garantia a direitos constitucionais.

“Essa postura de inclusão e acolhimento é uma temática que envolve aspectos e direitos guardados constitucionalmente, como a dignidade da pessoa humana e a vedação a discriminação de qualquer natureza. Estamos tratando de cidadania e a escola, enquanto espaço de relações sociais, precisa assegurar uma convivência harmônica e respeitosa, sendo um território livre de qualquer formas de discriminação. Deve ser um espaço acolhedor, fomentador do respeito à diversidade”, finalizou.

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/educacao/seduc-go-e-cee-go-realizam-5o-encontro-estadual-de-inspecao-escolar-para-debater-a-forca-dos-registros-e-a-seguranca-juridica-na-rede-publica/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/seduc-go-e-cee-go-realizam-5o-encontro-estadual-de-inspecao-escolar-para-debater-a-forca-dos-registros-e-a-seguranca-juridica-na-rede-publica/feed/ 0
Governo de Goiás entrega reforma e ampliação do Cepi Andrelino Rodrigues de Morais, em Goiânia https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/governo-de-goias-entrega-reforma-e-ampliacao-do-cepi-andrelino-rodrigues-de-morais-em-goiania/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/governo-de-goias-entrega-reforma-e-ampliacao-do-cepi-andrelino-rodrigues-de-morais-em-goiania/#respond Tue, 16 Jun 2026 17:31:07 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/governo-de-goias-entrega-reforma-e-ampliacao-do-cepi-andrelino-rodrigues-de-morais-em-goiania/ Governo de Goiás entrega reforma e ampliação do Cepi Andrelino Rodrigues de Morais, em Goiânia

Publicado em 12 junho 2026

Última Atualização em 16 de junho de 2026

Categoria Notícias

Reforma e ampliação da unidade escolar proporcionam melhor estrutura e mais conforto e oportunidades para os estudantes e professores da rede publica de ensino

Nesta quinta-feira (11/06), o Governador de Goiás, Daniel Vilela, inaugurou o Colégio Estadual em Período Integral (Cepi) Andrelino Rodrigues de Morais, em Goiânia.

Os investimentos foram de R$ 3,4 milhões provenientes de recursos estaduais. A obra trouxe melhorias significativas para estudantes, professores e toda a equipe escolar do colégio. As mudanças incluíram a construção de quatro novas salas de aula, sanitários, refeitório e passarelas, além da reforma completa dos blocos, incluindo áreas administrativas, salas de aula e laboratórios entre outros benefícios.

Na inauguração, a gestora da unidade escolar, destacou a felicidade em ver o colégio pronto para ser usado em prol da aprendizagem dos alunos. “Gratidão e celebração. É uma grande honra estar aqui como gestora nesta unidade escolar, recebendo oficialmente a obra concluída e contemplando a transformação que aconteceu neste espaço. Quem conheceu esta escola antes e hoje vê, percebe que não se trata apenas de uma reforma física. Estamos diante de um ambiente renovado, acolhedor e preparado para os estudantes”, declarou.

Melhor Educação do Brasil

O Governador de Goiás, Daniel Vilela, destacou Goiás que tem a melhor Educação do Brasil. “O colégio ficou lindo e confortável para nossos estudantes e não é à toa que nós somos a melhor Educação do Brasil. Estamos investindo muito em nossas escolas para vocês estudantes”, pontuou.

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/educacao/governo-de-goias-entrega-reforma-e-ampliacao-do-cepi-andrelino-rodrigues-de-morais-em-goiania/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/governo-de-goias-entrega-reforma-e-ampliacao-do-cepi-andrelino-rodrigues-de-morais-em-goiania/feed/ 0
AlfaMais Goiás reúne educadores para fortalecer práticas de Alfabetização em todo o estado https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/alfamais-goias-reune-educadores-para-fortalecer-praticas-de-alfabetizacao-em-todo-o-estado/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/alfamais-goias-reune-educadores-para-fortalecer-praticas-de-alfabetizacao-em-todo-o-estado/#respond Tue, 16 Jun 2026 00:30:54 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/alfamais-goias-reune-educadores-para-fortalecer-praticas-de-alfabetizacao-em-todo-o-estado/ Entre os dias 9 e 12 de junho, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) realizou o III Encontro Formativo AlfaMais Goiás, reunindo formadores da Educação Infantil, Alfabetização, Gestão e Articuladores de diferentes regiões do estado. Com o tema ‘A Mediação Pedagógica e as Situações Didáticas nos Processos de Alfabetização’, a formação teve como foco o fortalecimento das práticas pedagógicas e o aperfeiçoamento das ações desenvolvidas junto às redes municipais e estadual de ensino.

Ao longo dos quatro dias de programação, os participantes vivenciaram momentos de estudo, reflexão e troca de experiências sobre os desafios e as possibilidades que envolvem o processo de alfabetização. A abertura do encontro contou com a palestra ‘Práticas de leitura e escrita e a construção do pensamento matemático’, além da apresentação de relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas pelos próprios formadores.

Para a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc/GO, Fátima Rossi, investir na formação dos profissionais da Educação é fortalecer diretamente o aprendizado dos estudantes.

“Cada criança alfabetizada no tempo certo é resultado de um trabalho construído por muitas mãos. Por isso, investir na formação dos profissionais da Educação é investir diretamente na aprendizagem dos nossos estudantes. O AlfaMais tem esse papel de fortalecer práticas, compartilhar experiências e apoiar os educadores que fazem a diferença todos os dias nas escolas”, destaca.

As atividades foram organizadas em oficinas temáticas voltadas às diferentes áreas de atuação dos participantes. Entre os assuntos abordados se destacam a mediação pedagógica na produção e revisão de textos, o desenvolvimento de práticas investigativas na Educação Infantil, o papel da gestão no acompanhamento das aprendizagens, o uso de avaliações externas e o fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e municípios.

Mais do que uma formação, o encontro representou um espaço de construção coletiva de conhecimento, reafirmando o compromisso do AlfaMais Goiás com a alfabetização das crianças e com a formação continuada dos profissionais da Educação. A iniciativa contribui para que educadores estejam cada vez mais preparados para promover aprendizagens significativas e transformar a trajetória escolar dos estudantes goianos.

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/educacao/alfamais-goias-reune-educadores-para-fortalecer-praticas-de-alfabetizacao-em-todo-o-estado/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/alfamais-goias-reune-educadores-para-fortalecer-praticas-de-alfabetizacao-em-todo-o-estado/feed/ 0
Apresentados os 200 intercambistas beneficiados pelo Programa Goiás Pelo Mundo https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/13/apresentados-os-200-intercambistas-beneficiados-pelo-programa-goias-pelo-mundo/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/13/apresentados-os-200-intercambistas-beneficiados-pelo-programa-goias-pelo-mundo/#respond Sat, 13 Jun 2026 17:30:49 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/13/apresentados-os-200-intercambistas-beneficiados-pelo-programa-goias-pelo-mundo/ Mais de 90 alunos da rede pública estadual foram beneficiados por meio do programa

Nesta quinta-feira (11/06), foi realizada a apresentação dos 200 intercambistas selecionados para viver a experiência do Programa Goiás Pelo Mundo. A iniciativa foi lançada pelo Governo do Estado de Goiás, no ano de 2025, e contemplou mais de 90 alunos da rede pública estadual com intercâmbios internacionais.

A primeira edição da iniciativa beneficiou 40 estudantes e agora, na segunda edição, 200 estudantes foram beneficiados sendo 91 de colégios estaduais e seis de colégios estaduais militares.

O estudante Gustavo Ferreira, da Escola do Futuro Paulo Renato de Souza, comentou sobre a expectativa para o intercâmbio. “É diferente, mas incrível porque é uma realidade totalmente nova. Então, essa oportunidade é coisa de outro mundo e pretendo, quando chegar lá, me aproximar da cultura inglesa e aprimorar o Inglês”.

O evento contou com a presença do governador de Goiás, Daniel Vilela, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra, os embaixadores dos países escolhidos, Reino Unido, Singapura e Austrália e demais autoridades.

O Governador Daniel Vilela ressaltou a importância do projeto. “A gente tem muito entusiasmo de internacionalizar talentos goianos. Os estudantes vão estar nesses 30 dias imersos no estudo do Inglês e de cursos tecnológicos e vão poder alargar a visão e gerar cada vez mais um sentimento de querer mais desenvolvimento pessoal e intelectual e tudo isso, se transforma em conhecimento para Goiás”.

A diretora pedagógica da Seduc/GO, Alessandra Almeida, afirmou que o projeto Goiás Pelo Mundo é muito grandioso e uma grande oportunidade de internacionalização para os estudantes da rede. “Por meio desse projeto, eles são selecionados e realizam o intercâmbio para imersão cultural. E geralmente, com esse tipo de projeto, o estudante entende que ele tem oportunidade de estar em outros países e conviver com outras culturas”.

Alessandra ainda frisou que esse projeto dialoga com a proposta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), como uma forma de incentivar e estimular o protagonismo juvenil.

Sobre Goiás Pelo Mundo

O Programa Goiás Pelo Mundo é um projeto lançado pelo governo estadual no final de 2025 e irá comtemplar, nos próximos cinco anos, estudantes, professores e pesquisadores com intercâmbios internacionais em universidades de excelência.

Essa iniciativa está presente em 13 Cepis, distribuídos em 11 cidades goianas, e tem como objetivo promover uma experiência imersiva em um ambiente acadêmico internacional. Além disso, deve expandir os horizontes dos estudantes ao promover a cultura de internacionalização, oferecendo vivências imersivas em ambientes acadêmicos e em ecossistemas de inovação em países como Inglaterra, Austrália e Singapura.

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/educacao/apresentados-os-200-intercambistas-beneficiados-pelo-programa-goias-pelo-mundo/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/13/apresentados-os-200-intercambistas-beneficiados-pelo-programa-goias-pelo-mundo/feed/ 0
Entrega de nova viatura fortalece atuação do CBMGO na região da Estrada de Ferro https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/12/entrega-de-nova-viatura-fortalece-atuacao-do-cbmgo-na-regiao-da-estrada-de-ferro/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/12/entrega-de-nova-viatura-fortalece-atuacao-do-cbmgo-na-regiao-da-estrada-de-ferro/#respond Fri, 12 Jun 2026 21:11:09 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/12/entrega-de-nova-viatura-fortalece-atuacao-do-cbmgo-na-regiao-da-estrada-de-ferro/ O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás realizou, nesta sexta, 12, a solenidade de entrega de uma nova viatura Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF) ao 2º Pelotão Bombeiro Militar, sediado em Silvânia. A entrega da viatura representa um avanço histórico para a segurança pública da região da Estrada de Ferro.

O investimento de aproximadamente R$ 1,6 milhão, viabilizado por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública, reforça a capacidade operacional da corporação e amplia a proteção à população. Mais do que um equipamento moderno, o novo ABTF simboliza o compromisso permanente do CBMGO com a preservação da vida, do patrimônio e do meio ambiente.

Com tecnologia de ponta e elevada capacidade operacional, a viatura atenderá os municípios de Silvânia, Vianópolis, Leopoldo de Bulhões e Gameleira de Goiás, proporcionando respostas mais rápidas e eficientes às ocorrências.

Sua versatilidade permite atuação tanto no combate a incêndios urbanos quanto em incêndios florestais, fortalecendo a prontidão operacional do Corpo de Bombeiros em uma área estratégica para o Estado de Goiás.

Fotos: Divulgação/CBMGO

Corpo de Bombeiros Militar – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/seguranca/entrega-de-nova-viatura-fortalece-atuacao-do-cbmgo-na-regiao-da-estrada-de-ferro/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/12/entrega-de-nova-viatura-fortalece-atuacao-do-cbmgo-na-regiao-da-estrada-de-ferro/feed/ 0
Prefeitura de Itapuranga entrega ampliação de escola municipal e fortalece estrutura da educação https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/10/prefeitura-de-itapuranga-entrega-ampliacao-de-escola-municipal-e-fortalece-estrutura-da-educacao/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/10/prefeitura-de-itapuranga-entrega-ampliacao-de-escola-municipal-e-fortalece-estrutura-da-educacao/#respond Wed, 10 Jun 2026 19:11:33 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/10/prefeitura-de-itapuranga-entrega-ampliacao-de-escola-municipal-e-fortalece-estrutura-da-educacao/ A Prefeitura de Itapuranga realizou a entrega da ampliação da Escola Municipal de Tempo Integral Milton Camilo de Faria, ação que amplia a capacidade de atendimento da unidade e proporciona melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a melhoria da educação pública, garantindo mais conforto, qualidade e oportunidades de aprendizagem para os estudantes da rede municipal de ensino.

A obra foi viabilizada por meio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contemplou a construção de novos espaços destinados ao atendimento das demandas escolares. Entre as melhorias estão um refeitório, uma sala de informática, uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e um depósito, estruturas que contribuem para tornar o ambiente escolar mais acessível, funcional e acolhedor, favorecendo o desenvolvimento das atividades educacionais no dia a dia da instituição.

Além da inauguração da nova estrutura, a comunidade escolar participou da 1ª Mostra Cultural da unidade de ensino. A programação reuniu apresentações e exposições desenvolvidas pelos estudantes, proporcionando um momento de valorização dos talentos, projetos e atividades produzidos ao longo do ano letivo. O evento também fortaleceu a integração entre alunos, familiares, professores e demais membros da comunidade escolar.

A administração municipal destacou que a ampliação representa mais um avanço para a educação local, ampliando oportunidades de aprendizagem e fortalecendo as ações voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes. A iniciativa também contou com o apoio de parceiros institucionais e entidades que colaboraram para a execução de ações em benefício da comunidade escolar e da população, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas educacionais no município.

Veículo: FGM

Fonte: https://www.fgm-go.org.br/Imprensa/Noticias/Prefeitura-de-itapuranga-entrega-ampliacao-de-escola-municipal-e-fortalece-estrutura-da-educacao-950/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/10/prefeitura-de-itapuranga-entrega-ampliacao-de-escola-municipal-e-fortalece-estrutura-da-educacao/feed/ 0
Rede de Cooperação Técnica avança na construção dos novos Planos Decenais de Educação em Goiás https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/rede-de-cooperacao-tecnica-avanca-na-construcao-dos-novos-planos-decenais-de-educacao-em-goias/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/rede-de-cooperacao-tecnica-avanca-na-construcao-dos-novos-planos-decenais-de-educacao-em-goias/#respond Tue, 09 Jun 2026 17:32:17 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/rede-de-cooperacao-tecnica-avanca-na-construcao-dos-novos-planos-decenais-de-educacao-em-goias/ A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) realizou, nesta segunda-feira (08/06), em Goiânia, mais uma etapa das oficinas voltadas à construção dos novos Planos Decenais de Educação. O encontro reuniu 68 participantes, de 28 municípios, entre secretários municipais e equipes técnicas responsáveis por traçar os rumos do ensino local para os próximos dez anos.

A iniciativa integra uma série de encontros promovidos em polos estratégicos de todo o estado com o objetivo de apresentar a metodologia adotada nacionalmente para a elaboração dos novos planos, além de oferecer suporte técnico aos municípios durante o processo de construção, análise e realinhamento das metas educacionais.

Articulação e foco em resultados

Segundo Sueid Mendonça, coordenadora da Rede de Cooperação Técnica de Goiás, o trabalho tem como foco garantir que os novos planos sejam construídos a partir do acompanhamento e avaliação dos resultados dos alunos em relação às metas estabelecidas.

“Quando uma meta não é alcançada, é preciso fazer uma correção de rota, reelaborar estratégias e reconfigurar as ações para garantir os resultados esperados”, destacou Sueid.

A rede tem parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Goiás (Undime), por meio de seu presidente Miguel Ribeiro e conta ainda com a participação de dez técnicos indicados pela Seduc/GO, Undime, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme/GO) e Fórum Estadual de Educação.

Atividades da oficina

Durante a programação, os participantes realizaram análises de dados escolares para fundamentar os diagnósticos locais.

Entre as atividades da oficina, o gerente de Planejamento da Seduc/GO, Fábio José, apresentou uma palestra sobre planejamento orçamentário, destacando o papel da gestão eficiente dos recursos na implementação das metas previstas nos Planos Decenais de Educação.

Na sequência, o gerente de Informação e Indicadores Educacionais, Rui Rocha, conduziu uma apresentação sobre dados educacionais, abordando a importância dos indicadores e das evidências para o diagnóstico da realidade dos municípios e para o planejamento de políticas públicas mais eficazes.

A expectativa é que os encontros promovidos pela Rede de Cooperação Técnica contribuam para que os municípios concluam seus diagnósticos e avancem na construção de metas e estratégias alinhadas às necessidades locais, fortalecendo o planejamento educacional para a próxima década.

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/educacao/rede-de-cooperacao-tecnica-avanca-na-construcao-dos-novos-planos-decenais-de-educacao-em-goias/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/rede-de-cooperacao-tecnica-avanca-na-construcao-dos-novos-planos-decenais-de-educacao-em-goias/feed/ 0