Transparência https://www.jaedestaque.com.br Fri, 12 Jun 2026 17:27:23 +0000 pt-BR hourly 1 SES-GO recebe orientações da CGE para a 8ª edição do Prêmio Goiás Mais Transparente https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/12/ses-go-recebe-orientacoes-da-cge-para-a-8a-edicao-do-premio-goias-mais-transparente/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/12/ses-go-recebe-orientacoes-da-cge-para-a-8a-edicao-do-premio-goias-mais-transparente/#respond Fri, 12 Jun 2026 17:27:17 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/12/ses-go-recebe-orientacoes-da-cge-para-a-8a-edicao-do-premio-goias-mais-transparente/ Encontro reuniu servidores responsáveis pela transparência da pasta e apresentou diretrizes para a nova edição da premiação

Avaliação considera o cumprimento das normas de transparência e a qualidade das informações disponibilizadas ao cidadão

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) recebeu, nessa quinta-feira (11/06), uma equipe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) para um encontro orientativo sobre a 8ª edição do Prêmio Goiás Mais Transparente. A atividade reuniu servidores responsáveis pela atualização das informações de transparência da pasta.

O encontro foi mediado pela gerente de Governo Aberto, Livia Soares. Ela ressaltou a importância do trabalho contínuo realizado pelas áreas responsáveis pela transparência da secretaria. “Esses momentos de orientação são fundamentais para alinhar pontos da metodologia, aperfeiçoar os processos e garantir que a população tenha acesso a informações claras e atualizadas sobre a atuação da Saúde”, afirmou Livia.

Pedro Celestino, gerente de Transparência Institucional da CGE, e a coordenadora do Prêmio do Grupo 1, Jackeline da Silva Bastos conduziram as orientações. Durante a reunião, foram apresentadas as diretrizes da nova edição da premiação, além de orientações sobre os critérios de avaliação das páginas de Acesso à Informação dos órgãos estaduais.

A iniciativa tem como objetivo orientar, incentivar e reconhecer as boas práticas de transparência pública desenvolvidas pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. A avaliação considera o cumprimento das normas de transparência e a qualidade das informações disponibilizadas ao cidadão.

A SES-GO conquistou, na edição anterior, o Selo Diamante ao alcançar 100% dos requisitos avaliados. O acompanhamento das ações relacionadas à transparência na Secretaria é realizado pela Gerência de Governo Aberto, responsável por orientar as áreas técnicas e monitorar a atualização das informações disponibilizadas no portal institucional.

A reunião contou ainda com a presença do subsecretário de Controle Interno e Compliance, Reneilton Brito de Abreu, e do superintendente de Governo Aberto e Participação Cidadã, Sérgio Gomes de Carvalho.

Reneilton Brito agradeceu o apoio da CGE-GO e o empenho dos servidores da SES-GO que atuam na atualização e no acompanhamento das informações de transparência da pasta. Segundo ele, a conquista do Selo Diamante é resultado do trabalho conjunto das equipes e do compromisso permanente da Secretaria com a transparência pública.

Comunicação Setorial da SES-GO

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/saude/ses-go-recebe-orientacoes-da-cge-para-a-8a-edicao-do-premio-goias-mais-transparente/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/12/ses-go-recebe-orientacoes-da-cge-para-a-8a-edicao-do-premio-goias-mais-transparente/feed/ 0
Transparência – Nota aberta à população https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/11/transparencia-nota-aberta-a-populacao/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/11/transparencia-nota-aberta-a-populacao/#respond Thu, 11 Jun 2026 23:35:50 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/11/transparencia-nota-aberta-a-populacao/

11 de junho de 2026

Última atualização: 11 de junho de 2026


Compartilhar

facebookinstagramyoutube

Fone:

(62) 3551-7000

E-mail:

contato@belavista.go.gov.br

Atendimento:

Segunda à Sexta-Feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h

Endereço:

Rua R06, Nº200, Bairro São Geraldo, CEP 75240-000, Bela Vista de Goiás – GO

Governo e secretarias

serviços ao cidadão

Ouvidoria e atendimento

Veículo: Prefeitura de Bela Vista de Goiás

Fonte: https://belavista.go.gov.br/transparencia-nota-aberta-a-populacao/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/11/transparencia-nota-aberta-a-populacao/feed/ 0
16º Encontro Regional do TCMGO reúne gestores e servidores para discutir desafios da administração municipal https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/16o-encontro-regional-do-tcmgo-reune-gestores-e-servidores-para-discutir-desafios-da-administracao-municipal/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/16o-encontro-regional-do-tcmgo-reune-gestores-e-servidores-para-discutir-desafios-da-administracao-municipal/#respond Tue, 09 Jun 2026 19:10:36 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/16o-encontro-regional-do-tcmgo-reune-gestores-e-servidores-para-discutir-desafios-da-administracao-municipal/ Prefeitos, vereadores, secretários, controladores, procuradores, servidores municipais e estudantes das áreas de Direito, Contabilidade e Gestão Pública poderão participar do 16º Encontro Regional do TCMGO – Orientações para Gestão Municipal, que será realizado no dia 15 de junho de 2026, em Goiânia. Promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), o evento tem como objetivo promover capacitação, atualização profissional e troca de experiências entre os participantes, abordando temas relevantes para o fortalecimento da gestão pública e para a melhoria dos serviços oferecidos à população.

A programação reúne palestras, painéis e debates voltados aos principais desafios enfrentados pelos municípios. Entre os destaques estão o painel sobre a Primeira Infância Goiana, que discutirá políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil, o debate sobre Emendas Impositivas e uma palestra dedicada à Reforma Tributária, tema que vem gerando impactos e exigindo adequações por parte das administrações municipais em todo o país.

Além dos conteúdos técnicos, o encontro contará com a participação do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, responsável pela palestra de encerramento. Reconhecido nacionalmente por suas análises sobre comportamento, sociedade e gestão, Pondé trará reflexões que podem contribuir para a atuação dos gestores públicos diante dos desafios contemporâneos da administração e da tomada de decisões no setor público.

Com participação gratuita, o evento reforça o compromisso do TCMGO com a qualificação dos agentes públicos e o fortalecimento da governança municipal. Os participantes também terão acesso a orientações práticas voltadas à eficiência administrativa, à transparência, ao controle dos recursos públicos e ao aprimoramento dos processos de gestão. As inscrições podem ser realizadas por meio do Sistema Sophos, disponível no portal oficial do Tribunal, e a expectativa é reunir representantes de diversos municípios da Região Metropolitana de Goiânia e de outras localidades do estado.

Veículo: FGM

Fonte: https://www.fgm-go.org.br/Imprensa/Noticias/16-encontro-regional-do-tcmgo-reune-gestores-e-servidores-para-discutir-desafios-da-administracao-municipal-949/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/16o-encontro-regional-do-tcmgo-reune-gestores-e-servidores-para-discutir-desafios-da-administracao-municipal/feed/ 0
SSP-GO reúne equipes e alinha estratégias para o 8º Prêmio Goiás + Transparente https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/ssp-go-reune-equipes-e-alinha-estrategias-para-o-8o-premio-goias-transparente/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/ssp-go-reune-equipes-e-alinha-estrategias-para-o-8o-premio-goias-transparente/#respond Tue, 09 Jun 2026 17:20:58 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/ssp-go-reune-equipes-e-alinha-estrategias-para-o-8o-premio-goias-transparente/ Integrantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO) e da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) reuniram-se, nesta terça-feira (09/06), na Sala de Situação do Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC), em Goiânia. O encontro técnico teve como foco o alinhamento das diretrizes para a 8ª Edição do Prêmio Goiás + Transparente 2026.

A reunião contou com a participação de membros da Pasta, reforçando o compromisso do governo estadual com o fomento à transparência ativa. A iniciativa faz parte das ações contínuas do Programa de Compliance Público (PCP) do Poder Executivo goiano, instituído pelo Decreto nº 9.406/2019, que coloca a transparência como um de seus eixos fundamentais de governança.

Durante a agenda de trabalho, foram debatidas as metodologias de avaliação e a atualização obrigatória da Página de Acesso à Informação da SSP-GO.Entre as adequações recomendadas pela nova metodologia do prêmio estão a facilitação do acesso institucional e a conectividade direta do portal da SSP com as suas redes sociais oficiais, aproximando ainda mais o cidadão das ações de segurança do estado.

O próximo passo avança para a fase de validação de dados. Entre os dias 8 e 16 de junho, os setores responsáveis realizarão o lançamento e a homologação das informações atualizadas no Sistema de Avaliação do Índice de Transparência (SISLAI), diretamente na sede da Ouvidoria Setorial da SSP.

“O cidadão goiano merece um acesso rápido, claro e sem burocracia às informações da Segurança Pública. Ao alinharmos as metodologias da CGE-GO com o nosso trabalho diário na Ouvidoria estamos encurtando a distância entre o Estado e a população“, destacou o gerente da Ouvidoria Setorial da SSP, Italuzy Toledo Nascimento.

Com essas ações, a SSP-GO busca assegurar de forma prática o direito constitucional do cidadão goiano ao acesso à informação clara, rápida e integrada.

Foto: Magno Leão/Comset-SSP

Comunicação Setorial – Secretaria da Segurança Pública – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/seguranca/ssp-go-reune-equipes-e-alinha-estrategias-para-o-8o-premio-goias-transparente/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/ssp-go-reune-equipes-e-alinha-estrategias-para-o-8o-premio-goias-transparente/feed/ 0
LEI ALDIR BLANC – PNAB https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/08/lei-aldir-blanc-pnab/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/08/lei-aldir-blanc-pnab/#respond Mon, 08 Jun 2026 15:35:45 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/08/lei-aldir-blanc-pnab/

8 de junho de 2026

Última atualização: 8 de junho de 2026


Últimos dias!

Faça seu projeto, organize a sua documentação e leve a sua inscrição!

Compartilhar

facebookinstagramyoutube

Fone:

(62) 3551-7000

E-mail:

contato@belavista.go.gov.br

Atendimento:

Segunda à Sexta-Feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h

Endereço:

Rua R06, Nº200, Bairro São Geraldo, CEP 75240-000, Bela Vista de Goiás – GO

Governo e secretarias

serviços ao cidadão

Ouvidoria e atendimento

Veículo: Prefeitura de Bela Vista de Goiás

Fonte: https://belavista.go.gov.br/lei-aldir-blanc-pnab/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/08/lei-aldir-blanc-pnab/feed/ 0
Plano de Integridade 2026-2027 reforça compromisso do MDS com ética, transparência e responsabilidade pública https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/05/20/plano-de-integridade-2026-2027-reforca-compromisso-do-mds-com-etica-transparencia-e-responsabilidade-publica/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/05/20/plano-de-integridade-2026-2027-reforca-compromisso-do-mds-com-etica-transparencia-e-responsabilidade-publica/#respond Wed, 20 May 2026 19:10:35 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/05/20/plano-de-integridade-2026-2027-reforca-compromisso-do-mds-com-etica-transparencia-e-responsabilidade-publica/ O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome lançou, nesta segunda-feira (18), o Plano de Integridade 2026-2027, documento que fortalece as diretrizes de ética, transparência e prevenção de riscos dentro da estrutura da pasta. A nova edição do plano reafirma o compromisso do órgão com práticas institucionais responsáveis e destaca a participação de todos os setores do ministério na construção de um ambiente seguro, respeitoso e alinhado aos princípios da administração pública.

Apresentado no edifício-sede do MDS, o documento representa a segunda edição do Plano de Integridade e dá continuidade às ações previstas no Programa de Integridade Inspira, criado em 2023. Durante o lançamento, o ministro Wellington Dias ressaltou que o fortalecimento da democracia amplia a responsabilidade dos agentes públicos e exige cada vez mais transparência, acesso à informação e compromisso com a boa gestão.

O plano estabelece mecanismos voltados à prevenção de irregularidades, conflitos de interesse, fraudes, corrupção, assédio e demais violações capazes de comprometer tanto a execução das políticas públicas quanto a credibilidade institucional do ministério. Segundo o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MDS, Wellington Gontijo, a nova etapa do programa direciona esforços para ampliar ações preventivas por meio da gestão de riscos ligados à integridade.

Além de manter a estrutura organizacional apresentada na edição anterior, o novo Plano de Integridade detalha os referenciais estratégicos do MDS, as instâncias responsáveis pela governança do Programa Inspira e os mecanismos de monitoramento contínuo das ações implementadas. O documento também passa a incorporar as diretrizes da Portaria CGU nº 234, publicada em novembro de 2025, que atualiza os parâmetros técnicos da gestão de integridade no Poder Executivo Federal e reforça a integração entre transparência, controle interno, acesso à informação e práticas preventivas baseadas em evidências.

Veículo: FGM

Fonte: https://www.fgm-go.org.br/Imprensa/Noticias/Plano-de-integridade-2026-2027-reforca-compromisso-do-mds-com-etica-transparencia-e-responsabilidade-publica-902/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/05/20/plano-de-integridade-2026-2027-reforca-compromisso-do-mds-com-etica-transparencia-e-responsabilidade-publica/feed/ 0
Governo de Goiás lança nova edição do Manual de Redação com foco em linguagem simples e comunicação mais acessível https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/05/11/governo-de-goias-lanca-nova-edicao-do-manual-de-redacao-com-foco-em-linguagem-simples-e-comunicacao-mais-acessivel/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/05/11/governo-de-goias-lanca-nova-edicao-do-manual-de-redacao-com-foco-em-linguagem-simples-e-comunicacao-mais-acessivel/#respond Tue, 12 May 2026 00:16:01 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/05/11/governo-de-goias-lanca-nova-edicao-do-manual-de-redacao-com-foco-em-linguagem-simples-e-comunicacao-mais-acessivel/ Atualização conduzida pela Casa Civil moderniza a comunicação oficial, orienta o uso de ferramentas digitais e facilita o entendimento dos documentos públicos pela população

O Governo de Goiás lança, nesta terça-feira (12/5), a nova edição do Manual de Redação do Governo do Estado de Goiás, documento que orienta a produção de comunicações oficiais em todos os órgãos do Poder Executivo. O evento será realizado às 9h, no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Entre os principais destaques está a adequação à Lei Estadual Nº 23.453, de maio de 2025, que institui a Política Estadual de Valorização e incentivo ao uso de Linguagem Simples na Administração Pública. Na prática, a proposta é reduzir o excesso de termos técnicos e jurídicos, tornando ofícios, comunicados, normas e demais documentos mais fáceis de entender para o cidadão comum.

A revisão foi conduzida pela Secretaria de Estado da Casa Civil e incorpora diretrizes que orientam para uma comunicação clara, objetiva e com linguagem simplificada nos documentos públicos. O Manual completo já está disponível na página principal do portal da Casa Civil.

A nova edição também atualiza orientações relacionadas às tecnologias utilizadas no ambiente corporativo. O documento passa a prever recomendações específicas para o uso institucional de ferramentas como WhatsApp e Microsoft Teams, se adequando à a realidade da comunicação no serviço público, além de promover padronização nas interações internas e externas.

O trabalho foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Técnico-Linguístico da Casa Civil e levou um ano para ser finalizado. Para atualizar o documento, a equipe realizou um levantamento das principais dúvidas e dificuldades enfrentadas pelos servidores na elaboração de documentos oficiais, o que permitiu a construção de orientações mais práticas, modernas e didáticas.

Serviço:

Lançamento do Manual de Redação do Governo do Estado de Goiás
Data: 12 de maio de 2026 (terça-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório Mauro Borges — Palácio Pedro Ludovico Teixeira

Secretaria de Estado da Casa Civil – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/casacivil/governo-de-goias-lanca-nova-edicao-do-manual-de-redacao-com-foco-em-linguagem-simples-e-comunicacao-mais-acessivel/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/05/11/governo-de-goias-lanca-nova-edicao-do-manual-de-redacao-com-foco-em-linguagem-simples-e-comunicacao-mais-acessivel/feed/ 0
Goiás realiza solenidade para fortalecer Rede de Ouvidorias e ampliar participação municipal https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/04/28/goias-realiza-solenidade-para-fortalecer-rede-de-ouvidorias-e-ampliar-participacao-municipal/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/04/28/goias-realiza-solenidade-para-fortalecer-rede-de-ouvidorias-e-ampliar-participacao-municipal/#respond Tue, 28 Apr 2026 19:43:46 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/2026/04/28/goias-realiza-solenidade-para-fortalecer-rede-de-ouvidorias-e-ampliar-participacao-municipal/ A Controladoria-Geral do Estado de Goiás promoverá, no dia 7 de maio de 2026, às 15h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, solenidade dedicada à divulgação de novas adesões à Rede Goiana de Ouvidorias, iniciativa que busca ampliar a participação dos municípios e fortalecer os instrumentos de transparência, escuta social e controle público em todo o estado, contando com a parceria da Federação Goiana de Municípios na mobilização e apoio institucional.

Instituída em 2017, a Rede Goiana de Ouvidorias é coordenada pela Subcontroladoria de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral e atua como um espaço de integração entre ouvidorias públicas. A proposta central é estimular o intercâmbio de experiências, incentivar a adoção de práticas eficientes na gestão das demandas da população e aprimorar continuamente os serviços prestados ao cidadão, promovendo maior proximidade entre governo e sociedade.

A participação na rede é gratuita, porém requer o cumprimento de etapas formais antes da solenidade. Entre as exigências estão a assinatura do Termo de Adesão e a publicação do extrato correspondente no Diário Oficial do ente participante em data anterior ao evento, assegurando que a adesão esteja devidamente formalizada e apta a ser reconhecida publicamente durante a cerimônia.

Durante o encontro, será realizada exclusivamente a divulgação dos entes que já tiverem concluído todo o processo de adesão, não sendo prevista a formalização no local. Para garantir a organização da solenidade, os interessados devem efetuar inscrição prévia por meio de plataforma digital disponibilizada pela organização. Informações complementares e orientações adicionais podem ser obtidas diretamente com a Subcontroladoria responsável, inclusive por meio de atendimento via aplicativo de mensagens.

Inscreva-se!

Veículo: FGM

Fonte: https://www.fgm-go.org.br/Imprensa/Noticias/Goias-realiza-solenidade-para-fortalecer-rede-de-ouvidorias-e-ampliar-participacao-municipal-855/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/04/28/goias-realiza-solenidade-para-fortalecer-rede-de-ouvidorias-e-ampliar-participacao-municipal/feed/ 0
Comurg promove palestra sobre linguagem jurídica simples a servidores https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/04/23/comurg-promove-palestra-sobre-linguagem-juridica-simples-a-servidores/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/04/23/comurg-promove-palestra-sobre-linguagem-juridica-simples-a-servidores/#respond Thu, 23 Apr 2026 23:21:46 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/2026/04/23/comurg-promove-palestra-sobre-linguagem-juridica-simples-a-servidores/ Com o objetivo de tornar a comunicação pública mais clara, acessível e eficiente, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realizou, nesta quinta-feira (23/4), a palestra “Afinal, o que é a linguagem jurídica simples?”. A iniciativa destacou a importância de órgãos públicos utilizarem uma linguagem compreensível, para garantir segurança jurídica e aproximar o cidadão das instituições. O evento foi organizado pela Assessoria Jurídica e reuniu servidores para uma reflexão sobre práticas que fortalecem a transparência.

Ministrada pelo professor e advogado Carlos André Pereira Nunes, a palestra destacou que a adoção da linguagem simples no meio jurídico é fundamental para garantir transparência, segurança jurídica e melhor compreensão por parte da população. Segundo o especialista, trata-se de um movimento que busca aproximar o cidadão do Estado, por meio de uma comunicação mais acessível e eficiente.

“O principal desafio é compreender o que realmente significa linguagem simples. Ainda há pouco entendimento sobre o tema no Brasil, e muitas pessoas acreditam, de forma equivocada, que se trata de uma linguagem coloquial. Outro ponto é a aplicação prática, já que existem muitos vícios na escrita jurídica”, afirmou. Durante a apresentação, o palestrante explicou ainda que a linguagem simples não significa informalidade, mas sim o uso de estruturas claras, com lógica, coerência e objetividade.

Ele ressaltou ainda que o tema é um dos pilares da governança pública e está diretamente relacionado aos princípios da transparência. Com base no conteúdo apresentado, a linguagem simples foi definida como aquela que considera empatia, correção gramatical, clareza, concisão, coerência e coesão, elementos essenciais para tornar os textos jurídicos mais compreensíveis e efetivos.

O chefe do departamento jurídico da Comurg, Luciano Cardoso, celebrou a realização do evento e destacou a importância da iniciativa para o ambiente institucional. “Palestras como essa estimulam o estudo, despertam a curiosidade e contribuem para o fortalecimento do conhecimento dentro da Companhia, o que é extremamente positivo para o nosso dia a dia”, ressaltou.

A Assessoria Jurídica da Comurg tem intensificado a promoção de capacitações voltadas à qualificação técnica dos servidores. Nos últimos meses, outros temas já foram abordados como as responsabilidades criminais na gestão de sociedades de economia mista, ônus da prova no processo trabalhista, contestação trabalhista e curso de formação de prepostos.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Veículo: Prefeitura de Goiânia

Fonte: https://www.goiania.go.gov.br/comurg-promove-palestra-sobre-linguagem-juridica-simples-a-servidores/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/04/23/comurg-promove-palestra-sobre-linguagem-juridica-simples-a-servidores/feed/ 0
Goiás é 1º lugar no país em ranking da Transparência Internacional sobre obras públicas https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/04/17/goias-e-1o-lugar-no-pais-em-ranking-da-transparencia-internacional-sobre-obras-publicas-2/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/04/17/goias-e-1o-lugar-no-pais-em-ranking-da-transparencia-internacional-sobre-obras-publicas-2/#respond Fri, 17 Apr 2026 22:12:20 +0000 https://jaedestaque.com.br/2026/04/17/goias-e-1o-lugar-no-pais-em-ranking-da-transparencia-internacional-sobre-obras-publicas-2/

Estado obteve 95,5 pontos, entre os 100 possíveis, no Índice de Transparência e Governança Pública. Diferença para unidade da federação com pior desempenho supera 70 pontos

O Governo de Goiás alcançou o 1º lugar no país em transparência de obras públicas, segundo a Transparência Internacional – Brasil. O estado obteve 95,5 pontos, de 100 possíveis, no Índice de Transparência e Governança Pública e foi classificado no nível “ótimo”. O resultado consolida Goiás, que conta com cerca de R$ 22 bilhões em investimentos monitorados, como referência nacional na divulgação de informações sobre infraestrutura.

Os dados do levantamento mostram uma diferença de 72,8 pontos entre Goiás, o melhor colocado, e a Bahia, pior do ranking, com 22,7 pontos. Os números apontam também que o estado superou em 31,9 pontos a média nacional, de 63,6 pontos, que inclui todos os estados e o Distrito Federal. O desempenho de Goiás demonstrou a efetividade das políticas adotadas para ampliar a transparência e o acesso à informação. Entre os diferenciais do estado está o Sistema de Monitoramento e Acompanhamento dos Projetos Governamentais (Gomap), que reúne informações atualizadas sobre cerca de 1.970 obras em andamento, ampliando o acesso da população e fortalecendo a fiscalização.

Para o governador Daniel Vilela, os números não surpreendem, diante da responsabilidade e da eficiência no comando do estado. “Goiás está mostrando, na prática, que é possível fazer uma gestão transparente, com responsabilidade e respeito ao dinheiro público. Esse resultado reforça o nosso compromisso de garantir que a população tenha acesso às informações e acompanhe de perto cada investimento realizado no estado”, afirma.

O relatório divulgado pela Transparência Internacional – Brasil, na nota técnica Transparência de Obras Públicas nos Governos Estaduais, mostra Goiás como destaque. No estudo o estado se sobressai por cumprir praticamente todos os indicadores avaliados, refletindo a consistência das políticas públicas voltadas à governança, à integridade e ao acesso à informação.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Ricardo de Oliveira, esse desempenho é reflexo de uma gestão estruturada e comprometida com a transparência. “Esse resultado não aconteceu por acaso. É fruto de muito trabalho e de uma decisão de governo. Em Goiás, as obras começam com planejamento, passam pela execução e seguem sendo acompanhadas com dados abertos, informações organizadas e transparência real. Essa nota é uma resposta clara de que o dinheiro público está sendo tratado com seriedade”, destaca Ricardo.

A presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Eliane Simonini, enfatizou o rigor do Governo de Goiás no acompanhamento das frentes de serviço. “Goiás consolidou-se como referência nacional em transparência na execução de obras públicas, resultado de um modelo de gestão pautado na responsabilidade, no rigor técnico e na correta aplicação dos recursos”, disse. “A Goinfra tem alcançado patamares históricos, como a marca de mais de 100 obras ativas em 2025, uma carteira que está em expansão. Ocupar o topo do ranking de transparência é resultado de um trabalho orientado por práticas de governança, gestão de riscos e conformidade, e estruturado dentro das diretrizes do Programa de Compliance Público do Estado”, finalizou.

Goiás no topo

A avaliação feita pela Transparência Internacional – Brasil analisou os 26 estados e o Distrito Federal com base em sete indicadores, incluindo execução orçamentária, andamento físico das obras, planejamento de contratações, identificação de fiscais de contratos, estudos de impacto, licenciamento ambiental e participação social. Os resultados mostram que a média nacional foi de 63,6 pontos, classificada como “bom”, o que indica a existência de possíveis desafios na transparência de obras públicas no país.

Entre os estados com melhor desempenho após Goiás estão Espírito Santo (94,3 pontos), Mato Grosso (81,8), Minas Gerais (81,2), Ceará (80,6) e Rio Grande do Sul (80,3), enquanto os menores índices foram registrados por Bahia (22,7 pontos), Amapá (31,8), além de Acre (50), Piauí (50,7) e Sergipe (51,5), todos abaixo da média nacional. O levantamento também aponta desafios comuns entre os estados, como a baixa divulgação de relatórios de medição, a ausência de informações sobre responsáveis pelas obras e a limitação de mecanismos de participação social no planejamento dos empreendimentos.

Fotos: Secom

Secretaria de Estado da Infraestrutura – Governo de Goiás

Veículo: GOINFRA

Fonte: https://www.goinfra.go.gov.br/noticias/goias-e-1o-lugar-no-pais-em-ranking-da-transparencia-internacional-sobre-obras-publicas/214205

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/04/17/goias-e-1o-lugar-no-pais-em-ranking-da-transparencia-internacional-sobre-obras-publicas-2/feed/ 0