Saúde https://www.jaedestaque.com.br Mon, 22 Jun 2026 23:20:48 +0000 pt-BR hourly 1 Prefeitura soma mais de 2,5 mil atendimentos de saúde em unidades básicas abertas aos sábados https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-soma-mais-de-25-mil-atendimentos-de-saude-em-unidades-basicas-abertas-aos-sabados/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-soma-mais-de-25-mil-atendimentos-de-saude-em-unidades-basicas-abertas-aos-sabados/#respond Mon, 22 Jun 2026 23:20:43 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-soma-mais-de-25-mil-atendimentos-de-saude-em-unidades-basicas-abertas-aos-sabados/ segunda-feira, 22 junho 2026, 17:27 | Saúde

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já realizou mais de 2,5 mil atendimentos nas unidades básicas de saúde abertas aos sábados. A iniciativa, implantada há duas semanas, amplia o acesso da população aos serviços da Atenção Primária e beneficia, principalmente, pessoas que têm dificuldade de buscar atendimento durante os dias úteis.

Nos dois primeiros sábados de funcionamento, foram realizadas 569 consultas médicas, 239 consultas de enfermagem, 176 atendimentos odontológicos, 848 doses de vacinas aplicadas, 159 inserções de Implanon, 32 testes rápidos, além de outros procedimentos e serviços oferecidos à população.

As unidades abertas aos sábados ofertam os mesmos serviços disponíveis durante a semana, como consultas médicas, vacinação, acompanhamento de condições crônicas, procedimentos de enfermagem, atendimento odontológico, aconselhamento familiar e ações de promoção e prevenção à saúde.

A aprovação da população já pode ser percebida nas unidades. André Ferreira aproveitou o atendimento de sábado para levar o pai a uma consulta médica. “Eu tinha vindo na quinta para marcar uma consulta para o meu pai, aí a funcionária disse: ‘olha, tem um mutirão para sábado, você pode vir se quiser’. Eu vim por esse motivo. O atendimento é melhor, mais rápido e o serviço é bem prestativo”, relata.

A aposentada Maria Peres dos Santos, de 85 anos, aproveitou o funcionamento do Centro de Saúde Parque Amazônia no fim de semana para atualizar a vacinação. “Aproveitei que estava aberto no sábado e falei: ‘vou lá hoje’. Esses dias eu vim, mas estava meio gripada e dizem que não é bom vacinar assim. Aproveitei que hoje estou boa e falei: ‘vou lá’”, conta.

A abertura das unidades aos sábados também facilita o acesso de famílias inteiras aos serviços de saúde. Foi o caso de Sandra Maria de Carvalho, que compareceu à USF Dom Fernando acompanhada do marido e do filho para receber a vacina contra a gripe. “Vim hoje com meu esposo e meu filho para tomar a vacina da gripe. Sábado é uma boa oportunidade e não tem desculpa de falar que está corrido no meio de semana. Então venham”.

A cada sábado, uma unidade de saúde de cada distrito sanitário funciona em sistema de rodízio. A relação das unidades abertas é divulgada semanalmente no perfil da Secretaria Municipal de Saúde no Instagram (@sms.goiania).

Para o próximo sábado, dia 27 de junho, estarão abertas, das 8h às 17h, as unidades de saúde da família Vila Pedroso (Leste), São Francisco (Oeste), Maria Dilce (Norte), Jardim Primavera (Noroeste) e Andreia Cristina (Sudoeste), além dos centros de saúde Marinho Lemos – Negrão de Lima (Campinas Centro) e Hortência Mendonça – Vila Redenção (Sul). O atendimento é, prioritariamente, feito por agendamento diretamente na unidade de saúde. Uma parte das vagas também é destinada à demanda espontânea, mediante avaliação da equipe de saúde da unidade.

Veículo: Prefeitura de Goiânia

Fonte: https://www.goiania.go.gov.br/prefeitura-soma-mais-de-25-mil-atendimentos-de-saude-em-unidades-basicas-abertas-aos-sabados/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-soma-mais-de-25-mil-atendimentos-de-saude-em-unidades-basicas-abertas-aos-sabados/feed/ 0
Senador Canedo amplia proteção infantil com vacina pneumocócica 20-valente https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/senador-canedo-amplia-protecao-infantil-com-vacina-pneumococica-20-valente/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/senador-canedo-amplia-protecao-infantil-com-vacina-pneumococica-20-valente/#respond Mon, 22 Jun 2026 20:26:34 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/senador-canedo-amplia-protecao-infantil-com-vacina-pneumococica-20-valente/ A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) atualizou as orientações da vacina pneumocócica 20-valente (VPC20). A medida reforça a proteção contra doenças graves, como pneumonia, meningite e outras infecções causadas pela bactéria pneumococo.

O esquema vacinal varia conforme a idade e o histórico de vacinação de cada pessoa. Crianças menores de 5 anos seguem um calendário específico, com doses iniciais e reforços em períodos definidos pelo Ministério da Saúde.

Quem já recebeu a vacina pneumocócica 10-valente e possui condições de saúde especiais pode precisar de atualização do esquema com a VPC20, de acordo com a avaliação do histórico vacinal.

A atualização faz parte das ações do SUS para ampliar a cobertura vacinal, reduzir casos graves e evitar internações por doenças pneumocócicas.

A vacina pneumocócica 20-valente está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Senador Canedo. Pais e responsáveis devem procurar a unidade mais próxima, levando o cartão de vacinação da criança para avaliação e atualização das doses, quando necessário.

Texto: Jean Costa

Foto: Vitória Carvalho

Secretaria de Comunicação e Eventos

Veículo: Prefeitura de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.gov.br/senador-canedo-amplia-protecao-infantil-com-vacina-pneumococica-20-valente/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/senador-canedo-amplia-protecao-infantil-com-vacina-pneumococica-20-valente/feed/ 0
Saúde + Perto de Você realizou atendimentos na região do Morumbi https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/saude-perto-de-voce-realizou-atendimentos-na-regiao-do-morumbi/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/saude-perto-de-voce-realizou-atendimentos-na-regiao-do-morumbi/#respond Mon, 22 Jun 2026 20:25:59 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/saude-perto-de-voce-realizou-atendimentos-na-regiao-do-morumbi/ Na última sexta-feira (19), a Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na região do Morumbi mais uma edição da ação “Saúde + Perto de Você”, levando diversos serviços de saúde à comunidade.

Durante a mobilização, foram realizadas 25 atendimentos médicos e aplicadas 38 vacinas, fortalecendo a assistência preventiva e garantindo a atualização do calendário vacinal dos moradores.

Para o morador Moisés de Sena Silva, a ação é fundamental para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. Segundo ele, a distância até a unidade de referência torna iniciativas como essa ainda mais importantes para os moradores da região.

“Como faço uso contínuo de medicamentos, esse atendimento mais próximo ajuda bastante. Hoje aproveitei para realizar minha consulta de rotina, renovar minha receita e acompanhar o atendimento da minha filha”, destacou.

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça o compromisso de levar os serviços de saúde cada vez mais perto da população, ampliando o acesso e fortalecendo o cuidado em todas as regiões do município.

Texto: Jean Costa
Foto Lucieni Soares

Secretaria de Comunicação e Eventos

Veículo: Prefeitura de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.gov.br/saude-perto-de-voce-realizou-atendimentos-na-regiao-do-morumbi/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/saude-perto-de-voce-realizou-atendimentos-na-regiao-do-morumbi/feed/ 0
Governo de Goiás fortalece Rede Hemo e amplia capacidade de atendimento em todo o estado https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/governo-de-goias-fortalece-rede-hemo-e-amplia-capacidade-de-atendimento-em-todo-o-estado/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/governo-de-goias-fortalece-rede-hemo-e-amplia-capacidade-de-atendimento-em-todo-o-estado/#respond Mon, 22 Jun 2026 17:28:06 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/governo-de-goias-fortalece-rede-hemo-e-amplia-capacidade-de-atendimento-em-todo-o-estado/ Melhorias ampliaram a capacidade de atendimento, modernizaram unidades em todo o estado e fortaleceram a assistência prestada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

A solidariedade dos doadores ajuda a sustentar uma rede que abastece mais de 220 serviços de saúde em Goiás

O Governo de Goiás tem promovido uma ampla transformação da Rede Estadual de Hemoterapia (Rede Hemo) com investimentos em infraestrutura, tecnologia e qualificação dos serviços. O Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz, em Goiânia, praticamente dobrou sua capacidade diária de coleta, passando de 190 para 360 doações por dia desde 2021, quando a unidade recebeu investimentos de R$ 9,3 milhões do Governo de Goiás.

O Hemocentro estadual também se tornou o primeiro banco de sangue público do país a conquistar a acreditação ONA Nível 3, o mais alto reconhecimento nacional em qualidade e segurança assistencial. A certificação atesta a excelência dos processos e reforça o compromisso do Estado em consolidar a unidade como referência nacional em hemoterapia e hematologia.

Outro avanço importante foi a implantação do Centro de Processamento Celular (CPC). Antes da criação da estrutura, parte dos procedimentos relacionados ao processamento celular dependia de serviços externos. Atualmente, Goiás conta com a segunda unidade pública do Centro-Oeste e a nona do Brasil habilitada para esse tipo de assistência. Com capacidade para realizar até 60 procedimentos por mês, o CPC garante mais agilidade, segurança e economia para o SUS, além de fortalecer o atendimento a pacientes submetidos a transplantes de medula óssea.

Para o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, os investimentos refletem o compromisso do Governo de Goiás com a qualificação permanente da assistência. “A Rede Hemo exerce um papel estratégico para toda a rede pública de saúde. Investir em infraestrutura, tecnologia e qualificação dos serviços significa garantir mais segurança para os pacientes e melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam diariamente para salvar vidas”, destaca.

Expansão da assistência no interior A transformação da Rede Hemo também chegou ao interior do estado. Antes dos investimentos realizados pelo Governo de Goiás, diversas unidades funcionavam em estruturas antigas e com limitações físicas. Nos últimos anos, hemocentros regionais, unidades de coleta e agências transfusionais passaram por reformas, ampliações e adequações estruturais que modernizaram os ambientes e ampliaram a capacidade de atendimento à população.

Em Rio Verde, o Hemocentro Regional Janielly Regina do Nascimento foi totalmente reformado e ampliado, aumentando sua capacidade de atendimento. Em Catalão, a unidade passou por uma revitalização completa, com ampliação dos espaços destinados aos doadores e pacientes. Já em Jataí e Ceres, as obras garantiram melhorias estruturais e maior conforto para usuários e profissionais, fortalecendo a cobertura assistencial nas regiões atendidas.

As melhorias também alcançaram as Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs). Em Formosa, a unidade recebeu reforma e modernização dos espaços destinados à captação de sangue. Em Porangatu, a infraestrutura foi requalificada para ampliar o acesso aos serviços. Já em Iporá e Quirinópolis, as adequações permitiram modernizar as estruturas e garantir o atendimento dentro dos mais rigorosos padrões técnicos e sanitários.

Atualmente, a Rede Hemo abastece mais de 220 serviços de saúde em Goiás. Os hemocomponentes distribuídos são fundamentais para a realização de cirurgias, tratamentos oncológicos, transplantes e atendimentos de urgência e emergência. O fortalecimento da rede garante suporte permanente aos hospitais e contribui diretamente para a manutenção da assistência prestada à população em todas as regiões do estado.

Estrutura moderna reconhecida pelos doadores Os avanços promovidos pelo Governo de Goiás são percebidos também por quem frequenta regularmente as unidades da Rede Hemo. “Percebemos uma estrutura organizada, com profissionais preparados e um ambiente acolhedor, o que dá segurança para quem doa”, afirma o comerciante Rodrigo Vera da Silva, morador de Horizonte e doador de sangue raro, que já realizou cinco doações no Hemocentro Estadual.

Ao investir na modernização da hemoterapia, o Governo de Goiás fortalece uma das estruturas mais estratégicas da saúde pública estadual. O resultado desse trabalho é uma rede mais moderna, eficiente e preparada para atender a população, garantindo mais qualidade na assistência e ampliando a capacidade de salvar vidas em todo o território goiano.

Foto: Iron Braz

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/saude/governo-de-goias-fortalece-rede-hemo-e-amplia-capacidade-de-atendimento-em-todo-o-estado/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/governo-de-goias-fortalece-rede-hemo-e-amplia-capacidade-de-atendimento-em-todo-o-estado/feed/ 0
Heana fortalece combate à sepse durante jornada dos 5R’S https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/heana-fortalece-combate-a-sepse-durante-jornada-dos-5rs/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/heana-fortalece-combate-a-sepse-durante-jornada-dos-5rs/#respond Mon, 22 Jun 2026 17:26:00 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/heana-fortalece-combate-a-sepse-durante-jornada-dos-5rs/ O Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana) realizou, entre os dias 15 e 17/06, a Jornada dos 5R’s, iniciativa voltada ao fortalecimento da cultura de melhoria contínua e da segurança assistencial. A ação integra as atividades do Projeto Integração Hospitalar em Rede (IHR), do qual a unidade faz parte.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI) e o Hospital Israelita Albert Einstein, com apoio da entidade parceira de saúde Fundação Universitária Evangélica (Funev), gestora do Heana. Seu objetivo é capacitar profissionais na ciência da melhoria aplicada à saúde, formando especialistas aptos a transformar processos, promover mudanças sustentáveis e disseminar boas práticas em toda a rede de atenção à saúde.

Durante a jornada, os profissionais participaram de rodas de conversa e oficinas com atividades voltadas ao fortalecimento dos protocolos assistenciais relacionados a condições tempo-dependentes, como sepse e Acidente Vascular Cerebral (AVC). A metodologia dos 5R’s reforça cinco etapas fundamentais para o atendimento seguro e eficiente: Reconhecer, Resgatar, Reavaliar, Referenciar e Refletir.

De acordo com Vanessa Alves, enfermeira encarregada do setor ambulatorial e especialista do Projeto IHR na unidade, a iniciativa teve ampla adesão dos profissionais. “A ação contou com grande participação das equipes, atividades dinâmicas e importantes momentos de troca de experiências, fortalecendo a prática da melhoria contínua no dia a dia da assistência”, destacou.

Segundo a profissional, os primeiros resultados já são perceptíveis na unidade. Entre os avanços observados estão a maior integração entre as equipes, o fortalecimento da comunicação, o olhar mais atento aos processos assistenciais e uma atuação mais organizada e padronizada diante dos protocolos estabelecidos.

“Mais do que aprimorar processos, essa jornada reafirma o compromisso com uma assistência segura, humanizada e equânime, respeitando as necessidades de cada paciente e promovendo um cuidado de qualidade para todos”, afirmou.

A assessora assistencial da Fundação Universitária Evangélica (Funev), Emily Silva Pontes, também ressaltou os impactos positivos da ação. Segundo ela, houve aumento na abertura dos protocolos de sepse e AVC ainda na etapa de classificação de risco, demonstrando maior capacidade das equipes de identificar precocemente os pacientes com sinais e sintomas dessas condições.

“O retorno foi bastante significativo. Os profissionais conseguiram aplicar de forma efetiva a metodologia dos 5R’s. Conseguiram reconhecer os pacientes com sinais e sintomas e avançar até o momento de refletir sobre o ocorrido, sobre a jornada, sobre a aplicação das práticas assistenciais e sobre o envolvimento das equipes”, explicou.

Emily destacou ainda que a metodologia contribuiu para o fortalecimento da reavaliação clínica contínua dos pacientes, permitindo decisões mais assertivas sobre encaminhamentos, internações em unidades de terapia intensiva ou transferências, quando necessárias.

Outro destaque foi o engajamento multiprofissional observado durante o projeto. “Identificamos uma participação muito expressiva de toda a equipe multiprofissional, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e farmacêuticos. Todos atuaram de forma integrada na construção de um cuidado mais seguro e eficiente para os pacientes”, ressaltou.

Texto: G. Costa e Foto: Milleny Alves/ Funev

Os dados e as informações contidos nesta matéria foram fornecidos pela Fundação Universitária Evangélica (Funev) e são de responsabilidade da instituição.

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/saude/heana-fortalece-combate-a-sepse-durante-jornada-dos-5rs/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/heana-fortalece-combate-a-sepse-durante-jornada-dos-5rs/feed/ 0
Avança Saúde leva atendimentos gratuitos ao Ecológico Araguaia https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/avanca-saude-leva-atendimentos-gratuitos-ao-ecologico-araguaia/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/avanca-saude-leva-atendimentos-gratuitos-ao-ecologico-araguaia/#respond Mon, 22 Jun 2026 17:25:29 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/avanca-saude-leva-atendimentos-gratuitos-ao-ecologico-araguaia/ A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta terça, 23, mais uma edição da Ação Avança Saúde, desta vez voltada aos moradores do Residencial Ecológico Araguaia e região.

A iniciativa acontecerá das 9h às 15h, na Rua A-14 com Rua A-15, e tem como principal objetivo facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, aproximando os atendimentos das comunidades e fortalecendo a promoção da saúde preventiva.

A ação foi planejada para oferecer um atendimento humanizado e acolhedor, seguindo os princípios da universalidade, equidade e integralidade que norteiam o Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta é garantir mais comodidade aos moradores, ampliando o acesso aos serviços e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

O Avança Saúde integra as estratégias da gestão municipal para descentralizar os atendimentos e levar os serviços públicos para mais perto dos cidadãos, promovendo cuidado, prevenção e bem-estar.

Serviço

Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: Das 9h às 15h
Local: Rua A-14 com Rua A-15 – Residencial Ecológico Araguaia

Texto: Fernanda Pascoal
Fotos Lucieni Soares
Secretaria de Comunicação e Eventos

Veículo: Prefeitura de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.gov.br/avanca-saude-leva-atendimentos-gratuitos-ao-ecologico-araguaia/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/avanca-saude-leva-atendimentos-gratuitos-ao-ecologico-araguaia/feed/ 0
Hetrin reforça orientações de saúde a fiéis que farão a Caminhada da Fé https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/21/hetrin-reforca-orientacoes-de-saude-a-fieis-que-farao-a-caminhada-da-fe/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/21/hetrin-reforca-orientacoes-de-saude-a-fieis-que-farao-a-caminhada-da-fe/#respond Sun, 21 Jun 2026 22:10:53 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/21/hetrin-reforca-orientacoes-de-saude-a-fieis-que-farao-a-caminhada-da-fe/

Especialista da unidade orienta sobre hidratação, alimentação, uso de roupas adequadas e sinais de alerta que exigem atenção e cuidado no percurso que leva milhares de fiéis à capital goiana da fé (Foto: Reprodução)

Com a aproximação da Romaria do Divino Pai Eterno, o Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), reforça orientações para que os fiéis realizem a tradicional Caminhada da Fé com mais segurança e bem-estar.

O percurso de aproximadamente 18 quilômetros pela Rodovia dos Romeiros (GO-060) deve receber milhares de peregrinos durante os dez dias de festividades (26/06 a 05/07), com expectativa de público de cerca de 4 milhões de pessoas.

Para garantir mais segurança e bem-estar aos peregrinos, a Rodovia dos Romeiros contará com uma estrutura de apoio.

De acordo com a fisioterapeuta do Hetrin, Beatriz Cândida, os romeiros devem estar atentos aos sinais do próprio corpo durante a caminhada.

“Caso a pessoa sinta algum mal-estar, é importante interromper o percurso e procurar atendimento em um dos pontos de apoio disponíveis”.

“Em situações mais graves ou emergenciais, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193 para prestar toda a assistência necessária”, orienta.

Antes de iniciar o percurso, a recomendação é optar por refeições leves e de fácil digestão.

A fisioterapeuta do Hetrin orienta que é importante:

  • evitar alimentos gordurosos;
  • utilizar roupas leves, preferencialmente com proteção UV; escolher um tênis já utilizado no dia a dia para evitar bolhas e ferimentos nos pés;
  • manter a hidratação constante durante todo o percurso.

“Ao longo da rodovia existem diversos pontos de apoio e banheiros, por isso os romeiros devem aproveitar a estrutura disponível para se hidratar adequadamente”, explica a fisioterapeuta.

Alongamento antes e após a caminhada

Preparar o corpo antes da caminhada também é essencial para uma experiência mais agradável e com menos riscos. Segundo a fisioterapeuta, os alongamentos devem ser realizados tanto antes quanto após o percurso.

A recomendação é iniciar pelos movimentos de pescoço, levando a cabeça para frente, direcionando o olhar para o chão, e depois para trás, olhando para o teto. Em seguida, devem ser realizados movimentos suaves de rotação da cabeça.

Nos membros superiores, o indicado é esticar os braços à frente do corpo, entrelaçando os dedos das mãos, e depois elevá-los acima da cabeça, com as palmas voltadas para cima. A rotação do quadril também auxilia na preparação corporal.

Para os membros inferiores, devem ser realizados movimentos circulares com os pés e tornozelos, além de alongamentos das pernas.

A orientação é elevar um dos joelhos em direção ao peito e, posteriormente, dobrar a perna para trás, aproximando o pé dos glúteos.

Preparar o corpo antes da caminhada ajuda a reduzir o risco de dores e lesões musculares.

Segundo Beatriz, alongamentos simples para pescoço, braços, quadril, pernas e tornozelos devem ser realizados antes e após o percurso, mantendo cada posição por cerca de dez segundos.

“Movimentos de alongamento e rotação ajudam a preparar a musculatura e as articulações para longas caminhadas, proporcionando mais conforto e reduzindo o risco de lesões”, orienta.

Atendimento durante a romaria

Durante todo o período da Romaria de Trindade, os serviços do Hetrin funcionarão normalmente.

Os pacientes que procurarem o pronto-socorro serão atendidos 24 horas por dia, após classificação de risco realizada pelo Protocolo de Manchester.

Quando necessário, os pacientes poderão ser regulados pelo Complexo Regulador Estadual (CRE) para unidades com a especialidade adequada ao seu caso.

Os atendimentos ambulatoriais e as cirurgias eletivas também seguirão normalmente, conforme a demanda e os encaminhamentos realizados pela rede estadual de saúde.

Os dados e as informações contidos nesta matéria foram fornecidos pelo Imed e são de responsabilidade da instituição.

Saiba mais

Romaria de Trindade terá transporte coletivo reforçado e 24 horas

Centro de Apoio ao Romeiro funcionará 24 horas durante Romaria de Trindade

Secretaria da Saúde (SES) – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/romaria-do-divino-pai-eterno-hetrin-reforca-orientacoes-de-saude-a-fieis-que-farao-a-caminhada-da-fe/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/21/hetrin-reforca-orientacoes-de-saude-a-fieis-que-farao-a-caminhada-da-fe/feed/ 0
Saúde estadual recebe homenagem da AGM pela excelência do Hugol https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/saude-estadual-recebe-homenagem-da-agm-pela-excelencia-do-hugol/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/saude-estadual-recebe-homenagem-da-agm-pela-excelencia-do-hugol/#respond Sun, 21 Jun 2026 00:25:58 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/saude-estadual-recebe-homenagem-da-agm-pela-excelencia-do-hugol/ Unidade do Governo de Goiás é destacada pelo desempenho na assistência e pela conquista do segundo lugar no ranking dos Melhores Hospitais Públicos do Brasil 2026, do Ibross

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participou, na manhã deste sábado, da cerimônia Homenagem de Honra ao Mérito, promovida pela Associação Médica de Goiás (AMG), pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) e Comissão Estadual de Residência Médica de Goiás (Cerem-GO). O evento ocorreu no auditório da AMG, no Órion Business, em Goiânia.

Durante a solenidade, o Hospital Estadual de Urgências Gov. Otávio Lage de Siqueira (Hugol) foi destacado pelo desempenho na assistência hospitalar. A unidade do Governo de Goiás conquistou o 2º lugar no ranking dos Melhores Hospitais Públicos do Brasil 2026, promovido pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Instituto Ética Saúde (IES), e os Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e o

de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O secretário estadual da Saúde, Rasível Santos, enfatizou a importância do empenho coletivo para alcançar este patamar nacional. “Hoje é um dia de imenso orgulho. Levo meu reconhecimento aqui, o reconhecimento do nosso governador, a todas as equipes desses hospitais por estarem fazendo um trabalho tão relevante e têm fortalecido o SUS, o Sistema Único de Saúde do nosso Brasil.”

A homenagem reconhece instituições que contribuem para a elevação da qualidade da saúde pública em Goiás e no Brasil. O presidente da Associação Goiana de Medicina, Waldemar Naves, destacou a relevância internacional que chancela a posição ocupada pelo hospital. “(O Hugol) foi eleito como o segundo hospital mais importante do Brasil por uma avaliação nacional de reputação internacional, da OPAS e da OMS. Portanto, é de grande relevância. Ele é um patrimônio dos goianos.”

Gestão eficiente e humanizada

Para a diretoria do Hugol, a conquista coroa a dedicação de milhares de colaboradores em prol de uma gestão eficiente e humanizada. O diretor-geral da unidade, Ronny Rezende, celebrou o impacto do resultado na ponta do atendimento.

“Hoje tenho a honra e a responsabilidade de representar os mais de 4,5 mil profissionais que compõem a estrutura do HUGOL. É possível fazer gestão da saúde, fazer assistência de qualidade no sistema público de saúde. É um reconhecimento para a saúde de Goiás, aos profissionais e à possibilidade que o SUS tem ainda de se desenvolver e se capacitar.”

Também foi homenageado o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), reconhecido pelo Ministério da Saúde como o hospital público que mais realiza cirurgias eletivas no País. A entrega das comendas foi realizada pelo presidente da AMG, Prof. Dr. Washington Rios, e pelo vice-presidente da entidade, Prof. Dr. Rui Gilberto.

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/saude/saude-estadual-recebe-homenagem-da-agm-pela-excelencia-do-hugol/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/saude-estadual-recebe-homenagem-da-agm-pela-excelencia-do-hugol/feed/ 0
Mesmo passando por obras, atendimento no Hugo flui normalmente https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/mesmo-passando-por-obras-atendimento-no-hugo-flui-normalmente/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/mesmo-passando-por-obras-atendimento-no-hugo-flui-normalmente/#respond Sat, 20 Jun 2026 20:20:36 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/mesmo-passando-por-obras-atendimento-no-hugo-flui-normalmente/ Mesmo passando obras, o atendimento no Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo),em Goiânia, flui normalmente. Foio que constatou o governador Daniel Vilela durante vistoria realizada às obras da unidade nesta manhã de sábado (20/06).

Acompanhado do secretário de Saúde do Estado, Rasível dos Santos, o chefe do Executivo goiano percorreu as alas de urgência, emergência e enfermarias, conversou com pacientes e profissionais médicos e acompanhou de perto o funcionamento da unidade após as ações implementadas para dar mais fluidez aos atendimentos.

“Nosso compromisso é garantir que a população seja atendida com dignidade, rapidez e qualidade”.

“Estamos acompanhando de perto o funcionamento das unidades, investindo em estrutura e gestão para que os hospitais estaduais continuem oferecendo um atendimento humanizado e eficiente aos goianos”, afirmou Daniel Vilela.

“O Hugo é uma unidade estratégica para a assistência de urgência e emergência em Goiás”, enfatizou.

“Temos investido continuamente em estrutura, equipamentos e qualificação das equipes para fortalecer a capacidade de atendimento da rede estadual”, reforçou o governador.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Santos, o resultado da medidas implementadas é uma unidade mais organizada e preparada para atender a população com segurança e qualidade.

As obras de melhorias e modernização em andamento no hospital visam otimizar a capacidade operacional e proporcionar mais conforto e segurança para pacientes e profissionais.

Durante vistoria, Daniel Vilela percorreu alas de urgência, emergência e enfermarias, conversou com pacientes e profissionais médicos e acompanhou de perto funcionamento da unidade após ações implementadas para dar mais fluidez aos atendimentos (Fotos: Walter Folador)

Atendimento no Hugo

Nas últimas semanas, unidades hospitalares de média e alta complexidade da capital registraram casos pontuais de aumento na demanda em razão de dificuldades enfrentadas pela rede municipal de saúde.

Apesar do crescimento na procura por atendimento, o cenário encontrado no Hugo neste sábado demonstrou a capacidade de resposta da unidade.

Na vistoria do governador e do secretário de Saúde à unidade, foi constatado que não havia pacientes aguardando atendimento nos corredores ou filas para acesso aos serviços de urgência e emergência, realidade que reflete os esforços da gestão estadual para manter a rede organizada e preparada para absorver a demanda.

Veículo: Agência Goiás de Notícias

Fonte: https://agencia.go.gov.br/mesmo-passando-por-obras-hugo-atende-normalmente/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/mesmo-passando-por-obras-atendimento-no-hugo-flui-normalmente/feed/ 0
Hospital em BH vira 100% SUS e Divinópolis tem novo HU: ‘Saúde, coisa mais extraordinária’, diz Lula https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/hospital-em-bh-vira-100-sus-e-divinopolis-tem-novo-hu-saude-coisa-mais-extraordinaria-diz-lula/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/hospital-em-bh-vira-100-sus-e-divinopolis-tem-novo-hu-saude-coisa-mais-extraordinaria-diz-lula/#respond Sat, 20 Jun 2026 13:05:58 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/hospital-em-bh-vira-100-sus-e-divinopolis-tem-novo-hu-saude-coisa-mais-extraordinaria-diz-lula/ Presidente participou, nesta sexta-feira (19/6), na capital mineira, do evento que tornou o Hospital Luxemburgo, referência no tratamento oncológico em Minas Gerais, em uma unidade 100% SUS

Ao participar nesta sexta-feira (19/6), em Belo Horizonte (MG), do anúncio de investimentos de R$ 89,3 milhões para o Hospital Luxemburgo, que se tornou uma unidade 100% SUS, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou mais uma vez que a saúde, a exemplo da educação, é uma das prioridades de seu governo. “A saúde é a coisa mais extraordinária da nossa vida. Tratar da saúde é um direito do Estado brasileiro e é isso que nós estamos fazendo”, afirmou o presidente.

Por meio do programa Agora Tem Especialistas, implementado pelo Governo do Brasil via Ministério da Saúde, o Hospital Luxemburgo recebeu um acelerador linear para radioterapia e teve formalizada a aquisição de equipamento de cirurgia robótica para o tratamento do câncer de próstata.

Inaugurado em 1986, o hospital integra a Rede Mário Penna, instituição filantrópica com mais de 54 anos de atuação no combate ao câncer e considerada o maior prestador de serviços oncológicos de Minas Gerais. A instituição atende pacientes de mais de 500 municípios mineiros e responde, em Belo Horizonte, por aproximadamente 54% das radioterapias, 29% das quimioterapias e 23% das cirurgias oncológicas realizadas na capital.

Para Lula, o programa Agora Tem Especialistas está mudando uma dura realidade que há décadas era enfrentada por milhares de brasileiros. “Eu sei o que é a vida do homem, da mulher, da pessoa pobre atrás de um médico. A mulher ia no médico, o marido ia no médico, a criança ia no médico, chegava lá, o médico dava a consulta e pedia um especialista, pedia uma visita ao cardiologista, ao ortopedista, ao oftalmologista. E quando a pessoa ia marcar o tal do especialista, tinha que demorar 11 meses, 10 meses, às vezes mais de um ano. E muitas vezes as pessoas morriam sem ter acesso ao especialista. Isso aconteceu muitas vezes”, lembrou o presidente.

![Image 1: lula_onco2.jpg](https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202606/lula_onco2.jpg/@@images/4f9b902f-f9db-4b81-979b-bd39ef6c6e77.jpeg)

_Lula, o ministro Padilha, Arthur Chioro, da HU Brasil, e Marco Antônio Viana Leite, assinam compromisso: 100% SUS_

“Aí, a pessoa chegava ao especialista e o especialista pedia uma máquina, uma fotografia do coração, uma fotografia do seu joelho. Aí a pessoa tinha que esperar mais 10 meses para chegar nessa máquina abençoada, que os ricos chegam com tanta facilidade. Então a gente resolveu criar o Mais Especialistas. As pessoas mais humildes do país, independente do berço em que nasceram, da renda, da cor, todas têm que ser tratadas em igualdade de condições”, frisou Lula.

#### **Hospital universitário em Divinópolis**

Também nesta sexta-feira, na cidade de Divinópolis (MG), o presidente da República, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o ministro da Educação, Leonardo Barchini, inauguraram o Hospital Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei (HU-UFSJ), unidade 100% SUS de média e alta complexidade voltada às especialidades clínicas, cirúrgicas e materno-infantis. Integrante da Rede HU Brasil, o hospital atenderá os 54 municípios da Macrorregião Oeste de Saúde de Minas Gerais, beneficiando cerca de 1,3 milhão de pessoas.

A estrutura conta com 198 leitos e capacidade para realizar 8.760 internações e 74 mil consultas ambulatoriais por ano. A unidade dispõe de leitos clínicos, cirúrgicos, pediátricos, obstétricos e de terapia intensiva, além de estrutura completa para diagnóstico por imagem, com ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, ultrassonografia e hemodinâmica. O funcionamento ocorrerá de forma gradual ao longo dos próximos 12 meses.

Ao final da implantação, o hospital contará com cerca de 1.300 profissionais, integrando assistência, ensino, pesquisa e inovação. Para garantir o funcionamento da unidade, o Governo do Brasil destinará R$ 341 milhões por ano, sendo R$ 111 milhões do Ministério da Saúde para custeio dos serviços e R$ 230 milhões do Ministério da Educação para o pagamento dos profissionais de saúde.

#### **Mais atendimentos de média e alta complexidade**

Também nesta sexta-feira (19), o presidente e o ministro da Saúde assinaram dois atos voltados ao fortalecimento da assistência de saúde de média e alta complexidade em Minas Gerais. O primeiro autoriza a contratação de financiamento de R$ 41,9 milhões, por meio do Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS), para a modernização e aquisição de equipamentos para o Complexo de Saúde São João de Deus, em Divinópolis. O segundo formaliza a habilitação de 10 leitos de UTI Adulto Tipo II para a Santa Casa de Arcos, com a destinação de R$ 1,9 milhão anuais para o custeio da unidade, reforçando a capacidade de atendimento na região.

#### **Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde**

Ainda em Divinópolis (MG), foram entregues 13 veículos por meio do Novo PAC Saúde e do programa[Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde](https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/agora-tem-especialistas/caminhos-da-saude “Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde”). A iniciativa garante o transporte de pacientes que precisam percorrer mais de 50 quilômetros para realizar consultas, exames e tratamentos especializados, como radioterapia, oncologia e hemodiálise.

Do total de entregas, foram duas vans para os municípios de Minduri e São Bento Abade, seis micro-ônibus para Baependi, Cristina, Extrema, Itamonte, Pedralva e Pirapetinga, além de cinco ambulâncias destinadas a Brazópolis, Cana Verde, Canápolis, Dom Bosco e Serranos.

Em Minas Gerais, já foram selecionados 314 veículos do programa Caminhos da Saúde, com investimentos superiores a R$ 127 milhões, ampliando o acesso da população aos serviços especializados em todas as regiões do estado.

**MARCO PARA O SUS** – A transformação do Hospital Luxemburgo em uma unidade totalmente voltada ao SUS representa um marco para a instituição e permitirá ampliar os atendimentos ao povo mineiro com a expansão de 216 para mais de 300 leitos e o aumento de 14 para até 40 leitos de UTI. O hospital ainda contará com aporte anual de R$ 70,5 milhões do Ministério da Saúde para o custeio dos serviços.

> Hoje, em Belo Horizonte, anunciamos R$ 89,3 milhões em investimentos para o Hospital Luxemburgo, que se tornou uma unidade 100% SUS, ampliando o acesso da população ao tratamento especializado contra o câncer.
>
>
> Por meio do programa Agora Tem Especialistas, o hospital recebeu um… [pic.twitter.com/pnrppx3NcI](https://t.co/pnrppx3NcI)
>
> — Lula (@LulaOficial) [June 19, 2026](https://x.com/LulaOficial/status/2068013849450566117?ref_src=twsrc%5Etfw)

#### **Compromisso em BH**

Durante a cerimônia em Belo Horizonte, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o diretor-presidente do Instituto Mário Penna, Marco Antônio Viana Leite, assinaram o Termo de Compromisso para Ampliação do Acesso à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. Com isso, as duas partes formalizam o compromisso institucional pela transição do Hospital Luxemburgo para atendimento integral e exclusivo pelo SUS. A medida fortalece o Sistema Único de Saúde, amplia a oferta de serviços hospitalares à população, reduz desigualdades no acesso e contribui para a melhoria da qualidade da atenção à saúde.

Além disso, os dois assinaram o Termo de Compromisso para Ampliação do Acesso à Cirurgia Robótica Minimamente Invasiva para o Tratamento do Câncer de Próstata, no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon). O instrumento prevê investimento de R$ 9,5 milhões para aquisição do equipamento de cirurgia robótica prostática e ampliação do acesso da população a procedimentos de alta complexidade pelo SUS. A expectativa é realizar cerca de 200 cirurgias por ano utilizando essa tecnologia.

O termo permitirá que o Instituto Mário Penna se torne o primeiro serviço de Belo Horizonte a realizar cirurgia robótica oncológica pelo SUS. “Quem imaginava o SUS fazer cirurgia robótica e a gente aqui, o Instituto Mário Penna, conseguir? Se a gente falasse isso, nós, que passamos por um problema financeiro alguns anos atrás, isso seria inimaginável. E nós estamos hoje com a cirurgia robótica”, comemorou Marco Antônio Viana Leite.

**ELOGIO AOS PROFISSIONAIS** – O ministro da Saúde fez uma apresentação detalhada de todos os avanços obtidos pelo país na saúde nesta terceira gestão do presidente Lula, com destaque para as conquistas advindas do Agora Tem Especialistas. Referindo-se especificamente ao Hospital Luxemburgo, Alexandre Padilha exaltou os profissionais que se dedicam todos os dias a entregar o melhor tratamento possíveis aos pacientes.

“Não estamos entregando só leito, só equipamento, só um novo robô que vai poder fazer a cirurgia pelo SUS. Nós estamos fazendo essa entrega num hospital, numa rede, que tem a coisa mais valiosa para o tratamento do câncer: os seus profissionais de saúde e aquilo a que eles se dedicam”.

**MAIOR MOBILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DO SUS** – Padilha também ressaltou a revolução que o programa Agora Tem Especialistas tem promovido no país. “O que nós estamos fazendo aqui é aquilo que o programa Agora Tem Especialistas têm feito em todo o Brasil. É a maior mobilização da história do SUS, tanto da rede pública quanto da rede privada do nosso país, para que a gente reduza o tempo que as pessoas esperam nas filas do SUS para fazer uma cirurgia, um exame, para começar o tratamento do câncer. O que nós estamos vendo aqui, nós estamos vendo em todo o Brasil”, afirmou.

[![Image 2: 19.06.2026 – Visita ao Hospital Luxemburgo](https://live.staticflickr.com/65535/55343846947_7a2699718c_c.jpg)](https://www.flickr.com/photos/palaciodoplanalto/55343846947/in/album-72177720334281075/ “19.06.2026 – Visita ao Hospital Luxemburgo”)

**ACELERADOR LINEAR** – O Hospital Luxemburgo passa a contar agora com um acelerador linear, no valor de R$ 9,3 milhões. O equipamento foi viabilizado por emenda parlamentar destinada em 2023, compondo o conjunto de investimentos federais voltados à ampliação da capacidade tecnológica da radioterapia oncológica.

**GRANDES E IMPORTANTES ANÚNCIOS** – Prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião fez questão de agradecer à presença do presidente Lula no evento. “Sempre que vem a Belo Horizonte é para poder fazer bons anúncios, grandes e importantes anúncios. Quando é na área da saúde, ainda mais importante. Transformar o Mário Penna, nosso Luxemburgo, em 100% SUS era um sonho para todo belo-horizontino”, ressaltou.

**IMPACTOS** – O ministro Alexandre Padilha fez uma apresentação detalhada dos impactos do programa Agora Tem Especialistas na vida dos brasileiros. Com o programa, o Brasil atingiu, em 2025, o recorde de 14,89 milhões de cirurgias eletivas. Em comparação com 2022, foram realizadas 42% a mais de cirurgias, 30% a mais de consultas e 26% a mais de exames. Em Minas Gerais, o SUS aumentou em 62% as cirurgias eletivas em 2025.

[Video 3](https://www.youtube.com/watch?v=kkRuNWeOuHw)

Veículo: Agência Gov

Fonte: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202606/201ca-saude-e-a-coisa-mais-extraordinaria-da-nossa-vida201d-diz-lula-ao-anunciar-r-89-3-milhoes-para-hospital-referencia-em-oncologia-em-bh

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/hospital-em-bh-vira-100-sus-e-divinopolis-tem-novo-hu-saude-coisa-mais-extraordinaria-diz-lula/feed/ 0