Política https://www.jaedestaque.com.br Mon, 22 Jun 2026 18:22:48 +0000 pt-BR hourly 1 Parlamento do Futuro inicia atividades com imersão de jovens na rotina legislativa de Aparecida https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/parlamento-do-futuro-inicia-atividades-com-imersao-de-jovens-na-rotina-legislativa-de-aparecida/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/parlamento-do-futuro-inicia-atividades-com-imersao-de-jovens-na-rotina-legislativa-de-aparecida/#respond Mon, 22 Jun 2026 18:22:41 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/parlamento-do-futuro-inicia-atividades-com-imersao-de-jovens-na-rotina-legislativa-de-aparecida/ Programa reúne 25 participantes em uma semana de simulação parlamentar com sessões, reuniões de comissão, audiências públicas e elaboração de proposições legislativas

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 22/06/2026. Terá início nesta segunda-feira, 22, a programação da 2ª edição do Programa Parlamento do Futuro, iniciativa da Câmara de Aparecida de Goiânia voltada à formação política, cidadã e legislativa de jovens do município. Durante toda a semana os participantes irão vivenciar, de forma prática, as atividades desenvolvidas pelos vereadores no exercício do mandato parlamentar.

As atividades começarão com a recepção dos participantes e um tour pelas dependências da Câmara Municipal, acompanhado por vereadores da Casa. Durante a visita, os jovens conhecerão os diferentes setores administrativos e o funcionamento interno do Legislativo. O percurso será encerrado no plenário, onde receberão orientações introdutórias sobre o Regimento Interno e as normas que orientam os trabalhos parlamentares.

No período da tarde, a programação prevê palestras temáticas voltadas à compreensão do papel do Poder Legislativo, seguidas, à noite, pela Sessão Solene de Posse dos vereadores simulandos, ato que marca oficialmente o início das atividades parlamentares do programa.

Instituído pela Resolução nº 007/2025, de autoria do vereador Lipe Gomes, o Parlamento do Futuro tem como objetivo incentivar a participação cívica, promover o debate democrático e proporcionar aos participantes uma experiência prática sobre o funcionamento do processo legislativo municipal.

Ao longo da semana, os jovens atuarão como vereadores simulandos e participarão de atividades que reproduzem as etapas da tramitação legislativa. A programação inclui eleição da Mesa Diretora, realização de sessões ordinárias, reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), audiências públicas e apresentação de demandas aos representantes do Poder Executivo Municipal.

Na terça-feira, os participantes elegerão a Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos da legislatura simulada. Na mesma data, ocorrerá a primeira sessão ordinária, destinada à leitura e ao debate dos projetos de lei apresentados pelos vereadores simulandos. Ainda durante a tarde, os projetos serão analisados pela Comissão de Constituição e Justiça.

A quarta-feira será dedicada à apreciação de requerimentos, com debates e votação das proposições apresentadas. Após a sessão, os participantes se reunirão com secretários municipais para apresentar as demandas aprovadas durante os trabalhos legislativos.

Já na quinta-feira, a programação prevê a realização de uma audiência pública, cuja pauta será definida pelos próprios participantes, seguida pela sessão destinada à discussão e votação dos projetos de lei elaborados ao longo da semana.

Um dos requisitos do programa é que cada vereador simulando apresente um projeto de lei de sua autoria durante as atividades legislativas, permitindo que os participantes acompanhem todas as etapas de elaboração, discussão e deliberação de uma proposição.

Nesta edição, o programa reúne 25 jovens selecionados entre candidatos com idade entre 16 e 24 anos, regularmente matriculados no ensino médio ou superior ou residentes em Aparecida de Goiânia, conforme critérios estabelecidos no Edital nº 001/2026.

A programação será encerrada na próxima sexta-feira, 26, com uma Sessão Solene de encerramento, quando serão realizadas homenagens e o reconhecimento dos destaques da segunda edição do Parlamento do Futuro.

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretora de Comunicação – Thais Vaz

Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti

Fotógrafo – Marcelo Silva

Veículo: Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecidadegoiania.go.leg.br/parlamento-do-futuro-inicia-atividades-com-imersao-de-jovens-na-rotina-legislativa-de-aparecida/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/parlamento-do-futuro-inicia-atividades-com-imersao-de-jovens-na-rotina-legislativa-de-aparecida/feed/ 0
Governador Daniel Vilela lamenta morte da jornalista Elaine Oliveira https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/21/governador-daniel-vilela-lamenta-morte-da-jornalista-elaine-oliveira/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/21/governador-daniel-vilela-lamenta-morte-da-jornalista-elaine-oliveira/#respond Sun, 21 Jun 2026 12:20:48 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/21/governador-daniel-vilela-lamenta-morte-da-jornalista-elaine-oliveira/

(Arte: Reprodução)

Em nota, o governador Daniel Vilela lamenta morte da jornalista Elaine Oliveira. Segue abaixo o texto na íntegra.

Recebi com profundo pesar a notícia da morte da jornalista Elaine Oliveira, aos 59 anos, ocorrida neste sábado (20/6).

Profissional dedicada ao jornalismo, Elaine construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a informação e pela gentileza no trato com todos. Atuou em importantes veículos de comunicação, entre eles a TV Anhanguera, onde exerceu papel relevante na produção jornalística.

Neste momento de dor, manifesto minha solidariedade aos familiares, amigos e colegas de profissão, em especial ao meu amigo José Carlos Lopes e de suas filhas, Lis e Tatiane, bem como de todos os colaboradores do Grupo Jaime Câmara. Rogo a Deus que conceda conforto e serenidade para enfrentar esta perda.

Daniel Vilela

Governador de Goiás

Veículo: Agência Goiás de Notícias

Fonte: https://agencia.go.gov.br/governador-daniel-vilela-lamenta-morte-da-jornalista-elaine-oliveira/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/21/governador-daniel-vilela-lamenta-morte-da-jornalista-elaine-oliveira/feed/ 0
Vereadores destacam atuação de Gilsão Meu Povo durante última sessão do semestre https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/vereadores-destacam-atuacao-de-gilsao-meu-povo-durante-ultima-sessao-do-semestre/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/vereadores-destacam-atuacao-de-gilsao-meu-povo-durante-ultima-sessao-do-semestre/#respond Fri, 19 Jun 2026 18:22:33 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/vereadores-destacam-atuacao-de-gilsao-meu-povo-durante-ultima-sessao-do-semestre/ Parlamentares elogiaram condução da Câmara e manifestaram apoio à presidência durante encerramento das atividades legislativas do primeiro semestre

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 19/06/2026. A última sessão ordinária do primeiro semestre legislativo de 2026 foi marcada por manifestações de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo presidente da Câmara de Aparecida de Goiânia, vereador Gilsão Meu Povo. Ao longo dos pronunciamentos de encerramento dos trabalhos, diversos vereadores utilizaram a tribuna para agradecer a condução da Casa e destacar aspectos da atual gestão.

Entre os pontos mais citados pelos parlamentares estiveram o diálogo com os vereadores, a organização dos trabalhos legislativos, a transparência administrativa, o tratamento igualitário dispensado aos membros da Casa e a firmeza na condução das sessões.

O vereador Felipe Cortez afirmou que a presidência foi exercida de forma ordeira e equilibrada, com atenção às demandas dos parlamentares. Na mesma linha, Rogério Almeida destacou a parceria e os ensinamentos recebidos ao longo do mandato, afirmando que os vereadores de primeiro mandato têm encontrado em Gilsão uma referência para o exercício da atividade parlamentar.

Ao abordar os trabalhos desenvolvidos pela Câmara durante o semestre, o vereador Dieyme Vasconcelos ressaltou a responsabilidade de conduzir a segunda maior Câmara Municipal de Goiás e destacou a atuação da Casa em debates considerados relevantes para o município, entre eles as discussões relacionadas ao Plano Diretor.

Almeidinha também reconheceu o trabalho da presidência e agradeceu o empenho dos vereadores e servidores da Câmara. Já Edinho avaliou positivamente a condução dos trabalhos legislativos durante o primeiro semestre, defendendo a continuidade do ambiente de respeito entre os parlamentares.

O vereador Lipe Gomes destacou a postura adotada pela presidência diante dos desafios do cargo e ressaltou o tratamento respeitoso destinado a todos os vereadores, inclusive aos parlamentares de oposição. Durante sua fala, declarou apoio à permanência de Gilsão na presidência da Casa.

Manifestações de apoio à continuidade da atual gestão também foram feitas por outros vereadores. Ronaldo Boy relembrou que esteve entre os primeiros parlamentares a apoiar a candidatura de Gilsão à presidência da Câmara e afirmou que recebeu importantes orientações ao longo do mandato. Diogo Tufão elogiou o trabalho desenvolvido à frente do Legislativo e declarou apoio à continuidade da condução atual.

Olair destacou a transparência da gestão e o tratamento igualitário dado aos vereadores, enquanto Gleison Flávio ressaltou a humildade e a atenção dispensadas pelo presidente aos colegas parlamentares. Mazinho do Madre Germana enfatizou a relação de confiança construída ao longo dos anos e reafirmou seu apoio à atual gestão da Casa.

Também participaram das manifestações os vereadores Professor Clusemar e Tales de Castro. Clusemar parabenizou o presidente pelo trabalho realizado à frente do Legislativo. Já Tales destacou a condução democrática das sessões, o respeito às prerrogativas parlamentares e a organização administrativa e financeira da Câmara. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pelo Legislativo contribuiu para os resultados alcançados pelo município ao longo do semestre.

Ao final da sessão, o presidente Gilsão agradeceu as manifestações dos vereadores e atribuiu os resultados alcançados no primeiro semestre ao trabalho conjunto dos parlamentares, servidores e colaboradores da Câmara Municipal.

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretora de Comunicação – Thais Vaz

Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti

Fotógrafo – Marcelo Silva

Veículo: Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecidadegoiania.go.leg.br/vereadores-destacam-atuacao-de-gilsao-meu-povo-durante-ultima-sessao-do-semestre/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/vereadores-destacam-atuacao-de-gilsao-meu-povo-durante-ultima-sessao-do-semestre/feed/ 0
Senador Vanderlan Cardoso presta contas na Câmara de Aparecida https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/senador-vanderlan-cardoso-presta-contas-na-camara-de-aparecida/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/senador-vanderlan-cardoso-presta-contas-na-camara-de-aparecida/#respond Thu, 18 Jun 2026 18:23:38 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/senador-vanderlan-cardoso-presta-contas-na-camara-de-aparecida/ 18 de junho de 2026

Última atualização: 18 de junho de 2026


Deputado Veter Martins também prestigiou a Sessão

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 18/06/2026.O senador Vanderlan Cardoso participou da última sessão ordinária do primeiro semestre legislativo de 2026 da Câmara de Aparecida de Goiânia, onde utilizou a tribuna para apresentar um balanço de sua atuação ao longo dos oito anos de mandato no Senado Federal. O deputado Estadual Veter Martins também compareceu à sessão.

Durante a prestação de contas, o parlamentar apresentou dados sobre investimentos destinados a Goiás e a Aparecida de Goiânia, além de destacar sua atuação em comissões parlamentares e em pautas relacionadas ao desenvolvimento do Estado.

Ao iniciar sua fala, Vanderlan afirmou que procurou atuar em favor de todos os municípios goianos durante o período em que exerceu o mandato, defendendo o diálogo como instrumento para viabilizar investimentos e atender demandas das diferentes regiões do Estado.

Segundo os números apresentados, os investimentos destinados a Goiás ultrapassam R$ 1,2 bilhão, distribuídos entre áreas como saúde, infraestrutura, educação e assistência social. O senador também citou ações relacionadas à renegociação das dívidas de Goiás, ao Regime de Recuperação Fiscal e ao Anel Viário da Região Metropolitana de Goiânia.

Em relação a Aparecida de Goiânia, Vanderlan informou que os investimentos superam R$ 47 milhões, com recursos destinados à infraestrutura, saúde, assistência social, educação e esporte.

Na saúde, os investimentos apresentados totalizam R$ 13,9 milhões, contemplando o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP) e a Secretaria Municipal de Saúde. Entre as ações citadas estão investimentos em leitos de UTI coronariana, hemodinâmica, Centro Especializado em Feridas, programas da atenção especializada, aquisição de respiradores e equipamentos para unidades de saúde.

O senador também mencionou investimentos em educação, assistência social e esporte, incluindo ações desenvolvidas em parceria com a UFG e o IFG, apoio a entidades assistenciais e implantação de núcleos esportivos no município.

Após a apresentação, diversos vereadores solicitaram a palavra para comentar a prestação de contas. Entre eles estiveram Roberto Chaveiro, Mazinho do Madre Germana, Olair Silva e Camila Rosa, além de outros parlamentares que reconheceram a atuação de Vanderlan Cardoso em ações e investimentos destinados a Aparecida de Goiânia.

Também fazendo uso da tribuna, o deputado Veter Martins enalteceu o senador Vanderlan Cardoso e discorreu sobre sua atuação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), citando diversos recursos provenientes de emendas parlamentares que destinou a Aparecida de Goiânia.

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretora de Comunicação – Thais Vaz

Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti

Fotógrafo – Marcelo Silva

1/6

Veículo: Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecidadegoiania.go.leg.br/senador-vanderlan-cardoso-presta-contas-na-camara-de-aparecida/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/senador-vanderlan-cardoso-presta-contas-na-camara-de-aparecida/feed/ 0
Câmara aprova projeto que estabelece cercamento e cobertura em caixas de areia de espaços públicos https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/camara-aprova-projeto-que-estabelece-cercamento-e-cobertura-em-caixas-de-areia-de-espacos-publicos/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/camara-aprova-projeto-que-estabelece-cercamento-e-cobertura-em-caixas-de-areia-de-espacos-publicos/#respond Thu, 18 Jun 2026 18:22:37 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/camara-aprova-projeto-que-estabelece-cercamento-e-cobertura-em-caixas-de-areia-de-espacos-publicos/ Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 18/06/2026.Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Nº 193/2025, de autoria do vereador Gleison Flávio, que estabelece diretrizes para a instalação de cercamento e cobertura em caixas de areia localizadas em parques, praças, escolas e demais espaços públicos do município.

A proposta determina que todas as caixas de areia destinadas ao uso recreativo infantil em espaços públicos de uso coletivo contem com sistemas de cercamento e cobertura. A medida abrange parques, praças e outras áreas de lazer mantidas pela Administração Municipal.

Segundo o projeto, o cercamento deverá impedir o acesso de animais ao interior das caixas de areia, enquanto a cobertura terá a função de protegê-las contra intempéries e usos inadequados fora dos horários destinados às atividades recreativas.

Caberá ao Poder Executivo a responsabilidade de regulamentar as especificações técnicas dos materiais utilizados, além de definir os procedimentos de manutenção, limpeza e desinfecção periódica da areia. A regulamentação deverá priorizar materiais seguros, duráveis e compatíveis com as normas técnicas vigentes.

A matéria também prevê a aplicação de penalidades em casos de obstrução, danos ou uso inadequado das caixas de areia e dos sistemas de proteção que comprometam sua finalidade higiênica e recreativa. Também estabelece que novas áreas de lazer construídas pelo município e que contemplem caixas de areia deverão atender integralmente às exigências previstas na lei desde sua concepção.

Em sua justificativa, Gleison argumenta que a medida busca reduzir riscos sanitários associados à contaminação da areia por dejetos de animais, situação que pode favorecer a transmissão de zoonoses como a toxocaríase e a larva migrans cutânea, conhecida popularmente como “bicho geográfico”.

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretora de Comunicação – Thais Vaz

Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti

Fotógrafo – Marcelo Silva

Veículo: Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecidadegoiania.go.leg.br/camara-aprova-projeto-que-estabelece-cercamento-e-cobertura-em-caixas-de-areia-de-espacos-publicos/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/camara-aprova-projeto-que-estabelece-cercamento-e-cobertura-em-caixas-de-areia-de-espacos-publicos/feed/ 0
Vereadores aprovam mudanças no Plano Diretor para modernizar processos urbanísticos https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/vereadores-aprovam-mudancas-no-plano-diretor-para-modernizar-processos-urbanisticos/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/vereadores-aprovam-mudancas-no-plano-diretor-para-modernizar-processos-urbanisticos/#respond Wed, 17 Jun 2026 18:23:29 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/vereadores-aprovam-mudancas-no-plano-diretor-para-modernizar-processos-urbanisticos/ Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 17/06/2026.A Câmara de Aparecida de Goiânia aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira, 17, o Projeto de Lei Complementar Nº 024/2026, de autoria da Prefeitura, que altera dispositivos da Lei Complementar Nº 124/2016, responsável por instituir o Plano Diretor do Município. A proposta trata da modernização e da simplificação dos procedimentos de desmembramento e remembramento de imóveis urbanos.

Entre as alterações, o projeto prevê a digitalização dos processos, que passarão a ser protocolados por meio de plataforma eletrônica oficial do Município. O texto também padroniza a documentação exigida, especificando documentos como matrícula atualizada do imóvel, certidões negativas, plantas técnicas, memorial descritivo e Anotação ou Registro de Responsabilidade Técnica (ART/RRT) do profissional responsável.

A matéria mantém a exigência de análise técnica pelo órgão municipal de planejamento urbano, responsável por verificar a conformidade urbanística, ambiental e cadastral dos pedidos.

Outra mudança prevista é a alteração do fluxo decisório. A aprovação dos processos deixa de depender de decreto do Chefe do Poder Executivo e passa a ser formalizada por meio de Certidão de Aprovação emitida pela área técnica competente. Após a aprovação, o interessado terá prazo de até 180 dias para registrar o ato no cartório competente. Caso o prazo não seja cumprido, será necessário iniciar novo procedimento administrativo.

Segundo a justificativa encaminhada pela Prefeitura, a proposta busca conferir maior agilidade aos processos urbanísticos, reduzir etapas burocráticas e adequar os procedimentos aos princípios da eficiência administrativa e da razoável duração do processo.

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretora de Comunicação – Thais Vaz

Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti

Fotógrafo – Marcelo Silva

Veículo: Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecidadegoiania.go.leg.br/vereadores-aprovam-mudancas-no-plano-diretor-para-modernizar-processos-urbanisticos/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/vereadores-aprovam-mudancas-no-plano-diretor-para-modernizar-processos-urbanisticos/feed/ 0
Aprovada Proposta do vereador Tales de Castro que cria Política Municipal de Letramento Racial em Aparecida https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/aprovada-proposta-do-vereador-tales-de-castro-que-cria-politica-municipal-de-letramento-racial-em-aparecida/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/aprovada-proposta-do-vereador-tales-de-castro-que-cria-politica-municipal-de-letramento-racial-em-aparecida/#respond Wed, 17 Jun 2026 18:22:35 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/aprovada-proposta-do-vereador-tales-de-castro-que-cria-politica-municipal-de-letramento-racial-em-aparecida/ Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 17/06/2026.Com foco na promoção da consciência racial, a Câmara aprovou o Projeto de Lei Nº 202/2025, de autoria do vereador Tales de Castro, que institui a Política Municipal de Letramento Racial no âmbito de Aparecida de Goiânia.

A política pública tem como finalidade promover a educação, a conscientização e o enfrentamento ao racismo em todas as suas formas, especialmente o racismo institucional, no âmbito da administração pública municipal direta e indireta, bem como nas entidades privadas que mantenham vínculo contratual, convênio ou parceria com o Poder Público Municipal.

De acordo com o texto, o letramento racial compreende o conjunto de ações, práticas educativas e formativas voltadas à compreensão das relações raciais no Brasil, do conceito de racismo estrutural e institucional e à promoção da equidade racial nas relações sociais, trabalhistas e institucionais.

A Política Municipal de Letramento Racial prevê a capacitação contínua de servidores públicos municipais, empregados e colaboradores sobre temas relacionados à equidade racial, discriminação e direitos humanos; a inclusão de conteúdos sobre diversidade étnico-racial e enfrentamento ao racismo em programas de formação e treinamento; a divulgação de campanhas educativas em espaços institucionais e comerciais; e o incentivo à adoção de boas práticas de equidade racial e representatividade nas instituições.

A proposta também autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar parcerias, convênios, termos de cooperação ou contratos com entidades da sociedade civil e movimentos sociais organizados com atuação reconhecida na promoção da igualdade racial e no combate ao racismo; instituições de ensino superior públicas ou privadas; e organismos públicos e privados de defesa dos direitos humanos, observadas as normas legais e a disponibilidade orçamentária.

A implementação do letramento racial terá caráter prioritário nas escolas da rede pública municipal, na Guarda Municipal, nas unidades de saúde, nos órgãos de atendimento ao cidadão e nas empresas públicas municipais, concessionárias e permissionárias de serviços públicos. O projeto também prevê que o Poder Executivo poderá incentivar, por meio de convênios ou acordos de cooperação, a adoção voluntária das medidas previstas na lei por estabelecimentos comerciais e empresas privadas.

Na justificativa da proposta, o vereador Tales de Castro argumenta que o racismo no Brasil não se manifesta apenas por atitudes individuais de preconceito, mas também por meio de estruturas e práticas institucionais que reproduzem desigualdades e exclusões. Segundo ele, no ambiente público municipal, essa realidade pode ser observada no atendimento desigual, nas oportunidades de ascensão profissional e na baixa representatividade de pessoas negras em cargos de liderança. Já no setor privado que mantém relação com a administração pública, manifesta-se por meio de estereótipos, discriminação e falta de preparo para lidar com a diversidade racial.

O parlamentar afirma ainda que o letramento racial constitui uma ferramenta de transformação social, ao estimular o conhecimento sobre a história e as relações raciais, a compreensão dos impactos do racismo estrutural e a construção de práticas institucionais voltadas à equidade racial. Para ele, a iniciativa contribui para a formação de cidadãos e instituições conscientes de suas responsabilidades na promoção da igualdade racial e no respeito à dignidade humana.

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretora de Comunicação – Thais Vaz

Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti

Fotógrafo – Marcelo Silva

Veículo: Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecidadegoiania.go.leg.br/aprovada-proposta-do-vereador-tales-de-castro-que-cria-politica-municipal-de-letramento-racial-em-aparecida/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/aprovada-proposta-do-vereador-tales-de-castro-que-cria-politica-municipal-de-letramento-racial-em-aparecida/feed/ 0
Câmara aprova Títulos de Cidadão Aparecidense para o governador Daniel Vilela, o senador Vanderlan Cardoso e o ex-vereador Oseias Varão https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/camara-aprova-titulos-de-cidadao-aparecidense-para-o-governador-daniel-vilela-o-senador-vanderlan-cardoso-e-o-ex-vereador-oseias-varao/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/camara-aprova-titulos-de-cidadao-aparecidense-para-o-governador-daniel-vilela-o-senador-vanderlan-cardoso-e-o-ex-vereador-oseias-varao/#respond Tue, 16 Jun 2026 18:23:57 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/camara-aprova-titulos-de-cidadao-aparecidense-para-o-governador-daniel-vilela-o-senador-vanderlan-cardoso-e-o-ex-vereador-oseias-varao/ Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 16/06/2026.Os vereadores de Aparecida de Goiânia aprovaram a concessão de Título de Cidadão Aparecidense ao governador de Goiás, Daniel Vilela, ao senador Vanderlan Cardoso e ao líder político Oseias Varão. As homenagens foram propostas pelos vereadores Almeidinha, Tatá Teixeira e Felipe Cortez respectivamente.

Por meio do Projeto de Decreto Legislativo Nº 045/2026, de autoria do vereador Almeidinha, foi aprovado o Título de Cidadão Aparecidense para o governador Daniel Elias Carvalho Vilela.

Natural de Jataí, Daniel Vilela é bacharel em Direito e possui pós-graduação em Administração Pública. Antes de ingressar na política, teve passagem pelo esporte profissional, atuando em equipes goianas. Sua trajetória política inclui mandatos como vereador por Goiânia, deputado estadual e deputado federal por Goiás.

Na Câmara dos Deputados, participou de comissões permanentes e especiais, tendo presidido a Comissão Mista de Mudanças Climáticas, a Comissão Especial da Reforma Trabalhista e a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Também participou de debates nacionais relacionados à certificação digital, mudanças climáticas e energias renováveis.

Após presidir o MDB em Goiás e atuar na articulação de políticas públicas e desenvolvimento regional, foi eleito vice-governador em 2022 e assumiu o Governo de Goiás em março de 2026.

Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo Nº 042/2026, de autoria do vereador Felipe Cortez, que concede o Título de Cidadão Aparecidense a Oseias Mendes Pereira Varão.

Advogado e especialista em Políticas Públicas, Oseias Varão construiu sua carreira na administração pública estadual, exercendo funções na Agência de Comunicação do Estado de Goiás, na Assembleia Legislativa e na Secretaria da Fazenda. Também exerceu mandato de vereador por Goiânia e atuou como liderança política na capital goiana. Atualmente ocupa o cargo secretário-geral do Partido Liberal (PL) em Goiânia.

Já o Projeto de Decreto Legislativo Nº 061/2026, de autoria do vereador Tatá Teixeira, concede a honraria ao senador Vanderlan Vieira Cardoso.

Natural de Iporá, Vanderlan Cardoso iniciou sua trajetória política em 2004, quando foi eleito prefeito de Senador Canedo. Reeleito em 2008, conduziu ações nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e geração de emprego e renda.

Eleito senador da República por Goiás em 2018, exerceu a presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática e da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal. Atualmente ocupa a vice-presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretora de Comunicação – Thais Vaz

Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti

Fotógrafo – Marcelo Silva

Veículo: Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecidadegoiania.go.leg.br/camara-aprova-titulos-de-cidadao-aparecidense-para-o-governador-daniel-vilela-o-senador-vanderlan-cardoso-e-o-ex-vereador-oseias-varao/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/camara-aprova-titulos-de-cidadao-aparecidense-para-o-governador-daniel-vilela-o-senador-vanderlan-cardoso-e-o-ex-vereador-oseias-varao/feed/ 0
Lula tem reunião bilateral com o presidente da Suíça, Guy Parmelin https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/lula-tem-reuniao-bilateral-com-o-presidente-da-suica-guy-parmelin/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/lula-tem-reuniao-bilateral-com-o-presidente-da-suica-guy-parmelin/#respond Mon, 15 Jun 2026 13:06:01 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/lula-tem-reuniao-bilateral-com-o-presidente-da-suica-guy-parmelin/ Ao chegar a Genebra, na Suíça, para participar da Cúpula do G7, que acontece em Évian-les-Bains, na França, o presidente Lula reuniu-se nesta segunda-feira (15/6) com o presidente da Suíça, Guy Parmelin.

Durante o encontro, os presidentes trataram do comércio bilateral e comprometeram-se a trabalhar pela diversificação da pauta de exportações entre os dois países.

Nesse contexto, concordaram que o Acordo Mercosul-EFTA representa uma oportunidade para ampliar o comércio, em um cenário global marcado pelo aumento do protecionismo e do unilateralismo.

Ainda na esfera bilateral, os dois líderes decidiram expandir a cooperação em áreas como inteligência artificial, transição energética, minerais críticos, biotecnologia, saúde e defesa, entre outras.

O presidente Parmelin cumprimentou o Brasil pela realização da COP 30, em Belém, e ressaltou os avanços demonstrados pelo país no combate ao desmatamento.

Veículo: Agência Gov

Fonte: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202606/lula-tem-reuniao-bilateral-com-o-presidente-da-suica-guy-parmelin/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/lula-tem-reuniao-bilateral-com-o-presidente-da-suica-guy-parmelin/feed/ 0
Agentes de Trânsito recebem reconhecimento em solenidade nesta terça-feira, (09/06) https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/10/agentes-de-transito-recebem-reconhecimento-em-solenidade-nesta-terca-feira-09-06/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/10/agentes-de-transito-recebem-reconhecimento-em-solenidade-nesta-terca-feira-09-06/#respond Wed, 10 Jun 2026 18:32:45 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/10/agentes-de-transito-recebem-reconhecimento-em-solenidade-nesta-terca-feira-09-06/ A Câmara Municipal de Senador Canedo promoveu, na manhã desta terça-feira, 9, uma sessão solene em homenagem aos Agentes Municipais de Trânsito (SMT). Proposta pelo vereador Aristides Sales (NOVO), a solenidade teve como objetivo reconhecer a atuação dos profissionais por meio da entrega de Certificados de Honra ao Mérito.

Durante a solenidade, o secretário municipal de Infraestrutura, Serviços e Mobilidade Urbana (Seinfra), Marcelo Pereira, destacou a atuação da equipe da SMT e agradeceu o trabalho desenvolvido pelos agentes no trânsito da cidade. Em sua fala, também colocou a secretaria à disposição dos vereadores e da população para o atendimento das demandas relacionadas à mobilidade urbana.

Representando os homenageados, o superintendente da SMT, Fernando Vieira, agradeceu o reconhecimento e ressaltou o trabalho realizado pela categoria ao longo dos anos. Segundo ele, com o apoio da gestão municipal, a atuação dos agentes tem contribuído para mudanças na percepção sobre o trabalho da categoria, além da redução dos índices de acidentes e multas no município. O superintendente também citou a utilização de radares e fotossensores como instrumentos que auxiliam tanto na segurança viária quanto na segurança pública.

O superintendente também relembrou sua trajetória na SMT, iniciada em 2009, e afirmou que a homenagem representa o reconhecimento de anos de dedicação dos agentes ao município. “Para nós, essa homenagem é gratificante. É o reconhecimento de que, ao longo desse tempo, conseguimos mostrar o valor e a necessidade da nossa categoria para Senador Canedo”, afirmou.

O propositor da homenagem ressaltou a importância do trabalho desempenhado pelos agentes de trânsito para a organização da mobilidade urbana e a segurança da população.

Em seu discurso, o parlamentar salientou que os agentes atuam em atividades que vão além da fiscalização, incluindo ações de orientação a motoristas, apoio a pedestres, organização de eventos e atendimento em situações de emergência. Também mencionou os desafios decorrentes do crescimento do município e o papel dos profissionais na adaptação do sistema viário à expansão urbana.

Ao encerrar a solenidade, Aristides destacou que a homenagem simboliza o reconhecimento da Câmara Municipal e da população aos agentes municipais de trânsito pelo trabalho realizado em Senador Canedo.

Veículo: Câmara Municipal de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.leg.br/agentes-de-transito-recebem-reconhecimento-em-solenidade-nesta-terca-feira-09-06/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/10/agentes-de-transito-recebem-reconhecimento-em-solenidade-nesta-terca-feira-09-06/feed/ 0