Meio Ambiente https://www.jaedestaque.com.br Mon, 22 Jun 2026 20:22:03 +0000 pt-BR hourly 1 Fica 2026 celebra vencedores e encerra edição histórica na cidade de Goiás https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/fica-2026-celebra-vencedores-e-encerra-edicao-historica-na-cidade-de-goias/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/fica-2026-celebra-vencedores-e-encerra-edicao-historica-na-cidade-de-goias/#respond Mon, 22 Jun 2026 20:21:56 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/fica-2026-celebra-vencedores-e-encerra-edicao-historica-na-cidade-de-goias/ A 27ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2026) chegou ao fim no último domingo (21/06), na cidade de Goiás, com a cerimônia de premiação das obras vencedoras, realizada no Cine Teatro São Joaquim, e o show de Marcelo Falcão, à noite, no Palco Beira Rio.

Promovido desde a última terça-feira (16/06), o evento reuniu produções nacionais e internacionais, debates, oficinas e atrações culturais gratuitas em torno do tema Água e Clima no Brasil das Nascentes.

O festival contou com 38 obras de sete países: Brasil, Canadá, Polônia, Áustria, Irã, Colômbia e Bélgica, distribuídas entre as mostras Washington Novaes, Cinema Indígena e Povos Tradicionais, Cinema Goiano e Becos da Minha Terra. O investimento nesta edição foi de R$ 6,1 milhões.

Destaques da Mostra Washington Novaes

A principal competição do festival teve júri oficial composto por Antônio Pitanga, Benedito Ferreira, Caetano Scannavino, Carol Benjamin, Juliana Paniagua, Lázaro Ribeiro e Patricia Yxapy. O Prêmio Cora Coralina, principal reconhecimento da mostra internacional, foi concedido ao longa-metragem A Noite e os Dias de Miguel Burnier.

Cinema Goiano e Cinema Indígena

Na Mostra Cinema Goiano, o grande destaque foi o filme Canto, dirigido por Danilo Daher, vencedor de cinco categorias: melhor curta-metragem, melhor direção de curta-metragem, melhor direção de arte, melhor roteiro e melhor atuação.

Os demais prêmios técnicos foram distribuídos entre Atravessa Minha Carne, vencedor nas categorias fotografia, trilha sonora, montagem e melhor longa-metragem; Vasta Natureza de Minha Mãe, premiado em som; e Som e Movimento, que recebeu o troféu de melhor direção de longa-metragem. O júri foi formado por Bruno Jorge, Emiliano Freitas e Tuanny Araujo.

Já a Mostra Cinema Indígena e Povos Tradicionais, julgada por Davi Marworno, Fábio Martins e Jessica Sateré-Mawé, premiou O Brilho da Herança como melhor curta-metragem e Wilfred Buck como melhor longa-metragem. A produção Thutalinãnsurecebeu menção honrosa.

Na disputa gastronômica, a Moqueca do Cerrado, do Restaurante Bistrô Fênix, conquistou o primeiro lugar na segunda edição do Fica Gastronômico.

Restaurantes do Fica 2026 concorrem a prêmio inédito em dinheiro

Prêmio Cora Coralina (melhor longa)A noite e os dias de Miguel Burnier
Prêmio Carmo BernardesA noite e os dias de Miguel Burnier
Prêmio FiocruzO Jardim de Maria
Prêmio Jesco Von Puttkamer (Júri Jovem)Pau d’Arco
Prêmio Luiz Gonzaga Soares (Júri Popular)A tragédia da Lobo-guará
Troféu José Petrillo (Júri da Imprensa)Pau d’Arco
Prêmio Acari PassosBabloo
Prêmio João Bennio (Melhor Filme Goiano)ROL, O rio levava as manchas da vida
Menções Honrosas do Júri OficialPau d’Arco

Recorde de atividades formativas

O Fica 2026 entrou para a história como a edição com a maior programação formativa já realizada pelo festival. Foram promovidas 20 oficinas gratuitas, concentradas principalmente no Colégio Sant’Ana, abordando temas como produção audiovisual com celular, operação de drones, comunicação ambiental e elaboração de documentários.

O público também participou de debates no Fórum Horizontes e acompanhou mostras paralelas como Fica Animado, Mostra Fiocruz, Mostra ECOA e O Brilho que Ficou, dedicada à memória do acidente com o Césio-137.

Entre as novidades deste ano estiveram o BikeCine, cinema ao ar livre movido por bicicletas, e a projeção mapeada Desenhando o Futuro.

Cinema sustentável no Fica 2026 leva sessões gratuitas movidas a pedaladas

Cerimônia de encerramento do Fica 2026

Realizada na manhã deste domingo (21/06), no Cine Teatro São Joaquim, a cerimônia de premiação reuniu autoridades, realizadores e homenageados. Estiveram presentes a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, representando o governador Daniel Vilela; a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Célia Mendanha; a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Sandramara Matias; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Luana Ribeiro.

O prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouvea, ressaltou a importância de sediar o evento.

“Tenho muito orgulho de ver a cidade de Goiás recebendo mais uma edição de um festival que fortalece a cultura, movimenta nossa economia, incentiva o turismo e projeta nosso município para o Brasil e o mundo”, afirmou.

Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a edição reforçou a relevância do festival.

“Encerramos mais uma edição do Fica com a certeza de que a cultura e o cinema são ferramentas poderosas para sensibilizar as pessoas sobre os desafios ambientais do nosso tempo. A força desta edição demonstra que o festival segue cumprindo sua missão de promover reflexão, diálogo e consciência sobre o futuro das nossas águas e do clima, enquanto já nos inspira a construir eventos cada vez maiores e mais abrangentes”, afirmou Yara Nunes.

Marcelo Falcão encerrou programação musical

À noite, Marcelo Falcão fechou a programação artística do Fica 2026, que ao longo da semana também recebeu apresentações de Xande de Pilares e Vanessa da Mata. Ex-vocalista d’O Rappa, o cantor levou ao Palco Beira Rio sucessos que marcaram gerações e músicas da carreira solo.

Em conversa com a imprensa, deixou uma mensagem ao público.

“As pessoas têm que dar sempre valor à vida. Acordar e agradecer todos os dias, e dali fazer surgir várias outras coisas, ajudar o próximo, dar valor à vida o tempo todo. Não só a sua, mas a do próximo também”, disse.

Falcão também destacou a música como instrumento de expressão.

“O que alimenta a minha alma é poder sempre desabafar e me expressar através do som, através das letras”, afirmou, ao relembrar sua trajetória à frente d’O Rappa.

Falcão fechou a programação artística do Fica 2026 (Foto: Secult)

Com o encerramento da programação, o Fica 2026 concluiu seis dias de atividades gratuitas na cidade de Goiás, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade, reafirmando o papel do cinema como ferramenta de reflexão, conscientização e diálogo sobre os desafios ambientais contemporâneos.

Fica

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) é um dos mais importantes festivais de cinema ambiental do mundo, realizado anualmente na cidade de Goiás. Desde 1999, consolidou-se como um espaço plural de encontro entre arte, ciência, ativismo e educação ambiental, atraindo realizadores e públicos de diferentes países.

Realização e parcerias

O Fica 2026 é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação RTVE, e colaboração estratégica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Saneago.

O festival conta ainda com a cooperação da Unesco, por meio de sua Cátedra Saberes Patrimoniais, Biodiversidade e Cidadania; Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), por meio do Museu dos Povos Indígenas; e MapBiomas.

Também são parceiras as secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Saúde (SES), de Esporte e Lazer (Seel), da Educação (Seduc), da Economia, de Desenvolvimento Social (Seds) e da Retomada. Integram ainda a realização o Goiás Social, Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, a Polícia Militar de Goiás, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Senac Goiás, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Prefeitura de Goiás, Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) e Lanterna mágica.

Saiba mais

Recicla Goiás amplia conscientização ambiental e fortalece coleta seletiva no Fica 2026

Veículo: Agência Goiás de Notícias

Fonte: https://agencia.go.gov.br/fica-2026-celebra-vencedores-e-encerra-edicao-historica-na-cidade-de-goias/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/fica-2026-celebra-vencedores-e-encerra-edicao-historica-na-cidade-de-goias/feed/ 0
Goiás supera média nacional e avança na redução de perdas de água https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/goias-supera-media-nacional-e-avanca-na-reducao-de-perdas-de-agua/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/goias-supera-media-nacional-e-avanca-na-reducao-de-perdas-de-agua/#respond Mon, 22 Jun 2026 14:20:45 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/goias-supera-media-nacional-e-avanca-na-reducao-de-perdas-de-agua/ Garantir água tratada nas torneiras passa por um desafio que muitas vezes permanece invisível para a população: evitar que o recurso se perca antes de chegar aos imóveis. Vazamentos ocultos, falhas operacionais e problemas na medição estão entre os fatores que impactam a eficiência dos sistemas de abastecimento em todo o país.

Nesse cenário, Goiás e sua capital vêm se destacando nacionalmente. Dados do Estudo de Perdas de Água 2026, elaborado pelo Instituto Trata Brasil em conjunto com a GO Associados, mostram que o estado e seus principais municípios figuram entre os mais eficientes do Brasil na redução do desperdício de água.

O levantamento utiliza informações do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa) referentes a 2024 e avaliou os 100 municípios mais populosos do país, que concentram mais de 40% da população brasileira.

O que significa reduzir perdas de água?

Quando menos água é perdida ao longo da distribuição, mais eficiente se torna todo o sistema de abastecimento. O resultado é uma operação que exige menor pressão sobre os mananciais e oferece maior segurança para atender à população.

A redução das perdas também contribui para o uso mais racional dos recursos hídricos, especialmente diante dos desafios impostos pelo crescimento urbano e pelas mudanças climáticas.

Por isso, o indicador é considerado uma das principais referências para medir a qualidade da gestão dos sistemas de abastecimento.

Perdas de água colocam Goiânia entre as melhores do país

Capital goiana alcança menor índice nacional de perdas por ligação (Foto: Saneago)

No estudo, Goiânia aparece pelo quinto ano consecutivo como a capital brasileira com o menor índice de perdas de água na distribuição, registrando 11,45%.

A cidade também alcançou o menor índice nacional de perdas por ligação, indicador que mede o volume desperdiçado em relação ao número de imóveis atendidos.

Outro destaque foi o reconhecimento de Goiânia como município de excelência. Para alcançar essa classificação, é necessário registrar perdas de até 25% na distribuição e apresentar baixos índices de perdas por ligação.

Entre os 100 municípios avaliados, apenas 12 atingiram simultaneamente esses parâmetros.

Goiás supera média nacional e avança rumo às metas futuras

O estudo apontou que Goiás registrou perdas de 27,13% na distribuição de água, resultado significativamente melhor que a média nacional de 39,53%.

O estado também apresentou o menor índice de perdas por ligação do país, reforçando o desempenho alcançado pelos sistemas de abastecimento.

Embora o levantamento utilize dados de 2024, os indicadores mais recentes mostram avanços adicionais. Segundo a Saneago, Goiás registra atualmente aproximadamente 22% de perdas na distribuição, percentual inferior ao limite de 25% estabelecido pelo Novo Marco Legal do Saneamento para 2033.

Como a redução das perdas de água é alcançada?

Os resultados são consequência de ações permanentes voltadas à eficiência operacional dos sistemas de abastecimento.

Entre as medidas adotadas estão investimentos em tecnologia, controle de pressão das redes, pesquisa e reparo de vazamentos ocultos, modernização de equipamentos, substituição de hidrômetros e aprimoramento dos processos operacionais.

Essas iniciativas permitem identificar falhas com maior rapidez, reduzir desperdícios e ampliar a eficiência da distribuição de água tratada.

Além de contribuir para a preservação dos recursos hídricos, as ações ajudam a garantir mais segurança no abastecimento para a população.

Anápolis e Aparecida também se destacam

O desempenho positivo não se limita à capital. Os municípios de Anápolis e Aparecida de Goiânia também aparecem entre os destaques nacionais no indicador de perdas por ligação.

Anápolis ocupa a 10ª posição no ranking, enquanto Aparecida de Goiânia aparece em 12º lugar.

Os resultados reforçam a presença de cidades goianas entre as referências nacionais em gestão eficiente da água e evidenciam a importância de investimentos contínuos para reduzir desperdícios e fortalecer a sustentabilidade dos sistemas de abastecimento.

Menos perdas de água significam mais eficiência, maior preservação dos mananciais e mais água disponível para atender a população. Em um cenário de crescente preocupação com a segurança hídrica, os indicadores mostram que a gestão eficiente dos recursos pode gerar benefícios diretos para o presente e para as próximas gerações.

Veículo: Agência Goiás de Notícias

Fonte: https://agencia.go.gov.br/goias-supera-media-nacional-e-avanca-na-reducao-de-perdas-de-agua/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/goias-supera-media-nacional-e-avanca-na-reducao-de-perdas-de-agua/feed/ 0
AMMA de Senador Canedo divulga programação da Semana do Meio Ambiente 2026 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/amma-de-senador-canedo-divulga-programacao-da-semana-do-meio-ambiente-2026/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/amma-de-senador-canedo-divulga-programacao-da-semana-do-meio-ambiente-2026/#respond Fri, 19 Jun 2026 20:25:47 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/amma-de-senador-canedo-divulga-programacao-da-semana-do-meio-ambiente-2026/ A Agência Municipal do Meio Ambiente de Senador Canedo (AMMA) divulgou a programação da Semana do Meio Ambiente 2026, que será realizada entre os dias 22 e 26. Com o tema “Transformando hábitos, preservando o futuro”, a iniciativa promoverá ações de conscientização ambiental, educação ambiental, prevenção às queimadas e incentivo à adoção de práticas sustentáveis.

Programação

  • 22 de junho (segunda-feira) – Abertura da Semana do Meio Ambiente
    Paço Municipal | 9h às 16h
    Distribuição de mudas, quiz ambiental, exposição educativa e sorteio de brindes
  • 23 de junho (terça-feira) – Cineminha Verde para Guardiões Ambientais e Guardas Mirins
    Parque Boa Vista
    Filme ambiental, atividades educativas e integração dos participantes
  • 24 de junho (quarta-feira) – Ação Ambiental em empresa do município
    Palestra sobre sustentabilidade, gestão de resíduos e distribuição de mudas
  • 25 de junho (quinta-feira) – Blitz Ambiental
    Parque Ambiental da Vila Galvão
    Orientações sobre prevenção às queimadas e distribuição de mudas
  • 26 de junho (sexta-feira) – 2º Workshop do Meio Ambiente
    Tema: Transformando hábitos, preservando o futuro
    Auditório do Paço Municipal | 8h às 13h
    Palestras, capacitação prática e apresentação do Plano Municipal de Arborização Urbana. Clique aqui e se inscreva!

A programação é gratuita e busca aproximar a população das ações de preservação ambiental, reforçando a importância da participação coletiva na construção de uma cidade mais sustentável e preparada para o futuro. Para participar do workshop, basta clicar aqui!

Texto: Matheus Fellipe
Foto: Lucieni Soares

Secretaria de Comunicação e Eventos

Veículo: Prefeitura de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.gov.br/amma-de-senador-canedo-divulga-programacao-da-semana-do-meio-ambiente-2026/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/amma-de-senador-canedo-divulga-programacao-da-semana-do-meio-ambiente-2026/feed/ 0
AMMA de Senador Canedo realiza mais uma edição do projeto Vozes da Natureza https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/amma-de-senador-canedo-realiza-mais-uma-edicao-do-projeto-vozes-da-natureza/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/amma-de-senador-canedo-realiza-mais-uma-edicao-do-projeto-vozes-da-natureza/#respond Thu, 18 Jun 2026 20:26:32 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/amma-de-senador-canedo-realiza-mais-uma-edicao-do-projeto-vozes-da-natureza/ A Agência Municipal do Meio Ambiente de Senador Canedo (AMMA), por meio da equipe de Educação Ambiental, realizou mais uma edição do projeto Vozes da Natureza no CEMEI Professora Luciene. A ação foi apresentada por meio de um teatro de fantoches com o tema Adote um Amiguinho, abordando a importância da adoção responsável, do cuidado e do respeito aos animais. Durante a atividade, as crianças também aprenderam sobre reciclagem por meio de cenários e personagens confeccionados com materiais reaproveitados, como papelão e caixas de leite.

Ao todo, 140 alunos participaram da ação, que uniu aprendizado, conscientização e interação de forma lúdica e educativa.

Texto: Matheus Fellipe
Foto: Duda Guedes

Secretaria de Comunicação e Eventos

Veículo: Prefeitura de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.gov.br/amma-de-senador-canedo-realiza-mais-uma-edicao-do-projeto-vozes-da-natureza/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/amma-de-senador-canedo-realiza-mais-uma-edicao-do-projeto-vozes-da-natureza/feed/ 0
Meio ambiente: circuito ecológico neste domingo, dia 21 de junho https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/meio-ambiente-circuito-ecologico-neste-domingo-dia-21-de-junho/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/meio-ambiente-circuito-ecologico-neste-domingo-dia-21-de-junho/#respond Thu, 18 Jun 2026 15:51:05 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/meio-ambiente-circuito-ecologico-neste-domingo-dia-21-de-junho/

17 de junho de 2026

Última atualização: 18 de junho de 2026


1/1

Image 5

1/1

Image 6

II CIRCUITO ECOLÓGICO EM ITUMBIARA 🍃

🗓 21 de junho – domingo

⏰ 7h

📍Concentração no Palácio das Águas, na Avenida Beira Rio

🏁 Corrida de 5 e 10 km

➕ de 18 anos

➡Amador e profissional

🏃🏻‍♀️🏃🏽‍♂️Masculino e feminino

Inscrições já encerradas! Os inscritos devem buscar os kits (camiseta e número de peito) e levar 2 kg de rações nesta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de junho, na sede da SEMMAI, no Palácio das Águas, das 7h às 13h.

➡ Programação especial no domingo:

  • Limpeza subaquática no rio Paranaíba – Corpo de Bombeiros e Dive Fish
  • Apresentação de Karol Zumba
  • MK Fitness Gym
  • Bike Suco Unimed
  • Feira de adoção de cães e gatos
  • Distribuição de mudas
  • Mais entrega de troféus, medalhas e brindes

Uma manhã dedicada à conscientização da preservação do meio ambiente 🌍

Canais da Prefeitura de Itumbiara

Site: www.itumbiara.go.gov.br

Instagram: @prefeituradeitumbiara

Face: @prefeituradeitumbiara

YouTube: @prefeituradeitumbiarago

Veículo: Prefeitura de Itumbiara

Fonte: https://itumbiara.go.gov.br/meio-ambiente-circuito-ecologico-neste-domingo-dia-21-de-junho/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/meio-ambiente-circuito-ecologico-neste-domingo-dia-21-de-junho/feed/ 0
Prefeitura de Goiânia realiza quarta reunião do Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/prefeitura-de-goiania-realiza-quarta-reuniao-do-forum-goianiense-de-mudancas-climaticas/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/prefeitura-de-goiania-realiza-quarta-reuniao-do-forum-goianiense-de-mudancas-climaticas/#respond Wed, 17 Jun 2026 15:21:12 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/prefeitura-de-goiania-realiza-quarta-reuniao-do-forum-goianiense-de-mudancas-climaticas/ A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), sedia nesta quarta-feira (17/6), às 9h, a quarta reunião do Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas (GynClima). O Fórum é um instrumento permanente de diálogo e articulação de ações de mitigação de riscos e adaptação às mudanças climáticas no âmbito municipal. A quarta reunião será realizada na sede da Amma, localizada na Rua 75, esquina com a Rua 66, Centro.

A presidente da Amma, Zilma Peixoto, destaca que o Fórum representa um espaço estratégico na resiliência climática da cidade. “O GynClima fortalece a construção coletiva de soluções para que Goiânia esteja cada vez mais preparada, resiliente e ambientalmente sustentável”, afirma.

Instituído pela Lei n. 11.381, de 23 de abril de 2025, o GynClima é coordenado pela Amma e busca construir estratégias para o enfrentamento das consequências socioambientais e econômicas das mudanças climáticas. Em parceria com diferentes setores da sociedade, as atividades do Fórum são organizadas por câmaras técnicas permanentes que formulam propostas para a sustentabilidade e a adaptação climática.

A criação da Gerência de Mudanças Climáticas da Amma permitiu que Goiânia ampliasse a sua capacidade institucional para acessar programas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), como o Cidades Verdes Resilientes. Esse avanço permitiu o amadurecimento do projeto de Zonas de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) e contribuiu para que Goiânia fosse selecionada para participar do FinanCidades. A iniciativa possibilita ao município acessar até R$500 milhões por meio do Fundo Clima para investimentos em infraestrutura verde e soluções baseadas na natureza, como corredores verdes, jardins de chuva e trilhas ecológicas temáticas.

Fotos: Amma/Divulgação

Agência Municipal de Meio Ambiente ( Amma) – Prefeitura de Goiânia

Veículo: Prefeitura de Goiânia

Fonte: https://www.goiania.go.gov.br/prefeitura-de-goiania-realiza-quarta-reuniao-do-forum-goianiense-de-mudancas-climaticas-nesta-quarta-feira-17-6/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/prefeitura-de-goiania-realiza-quarta-reuniao-do-forum-goianiense-de-mudancas-climaticas/feed/ 0
Lançada oficialmente 2ª edição da Operação Canedo Sem Chamas https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/lancada-oficialmente-2a-edicao-da-operacao-canedo-sem-chamas/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/lancada-oficialmente-2a-edicao-da-operacao-canedo-sem-chamas/#respond Wed, 17 Jun 2026 13:25:38 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/lancada-oficialmente-2a-edicao-da-operacao-canedo-sem-chamas/ A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Defesa Civil Municipal, realizou, nesta terça-feira (16), o lançamento oficial da 2ª edição da Operação Canedo Sem Chamas. O evento reuniu autoridades estaduais e municipais, além de representantes de diversas instituições, marcando o início das ações de prevenção e combate às queimadas no município.

O objetivo da operação é fortalecer as ações preventivas, ampliar a conscientização da comunidade e garantir uma resposta rápida e eficiente em casos de incêndios e queimadas durante o período de estiagem.

O lançamento contou com a presença do prefeito Fernando Pellozo, além de diversas autoridades e representantes de instituições parceiras. Entre os participantes estavam o tenente-coronel Xavier, comandante do 14º Batalhão Bombeiro Militar (14º BBM); o tenente-coronel Sandro, comandante do 27º Batalhão da Polícia Militar (27º BPM); o vereador Marcos Lopes, representando a Câmara Municipal; representantes da Defesa Civil Estadual, da Transpetro, do Ibama, da Secretaria Estadual de Saúde, além de empresários do município.

Durante o evento, foi destacada a importância da união entre o poder público, as forças de segurança, a iniciativa privada e a sociedade civil para a prevenção de queimadas, que causam impactos ambientais, prejuízos à saúde da população e riscos à segurança das comunidades.

“Esta reunião é um grande marco. Neste momento, estamos beneficiando uma cidade inteira por meio de ações positivas, com planejamento, responsabilidade e união entre diversas instituições. Nosso objetivo é prevenir incêndios, proteger nossas áreas verdes, preservar a saúde da população e garantir mais segurança para todos os moradores de Senador Canedo. Esta é uma ação que depende da participação de toda a sociedade”, destacou o prefeito Fernando Pellozo.

A Operação Canedo Sem Chamas seguirá com ações educativas, fiscalizações, monitoramento de áreas de risco e atividades integradas entre os órgãos participantes, reforçando o compromisso da gestão municipal com a preservação ambiental e a proteção da população de Senador Canedo.

Texto: Alexandre Manso.

Fotos: Milenna Medrado.

Secretaria de Comunicação e Eventos

Veículo: Prefeitura de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.gov.br/lancada-oficialmente-2a-edicao-da-operacao-canedo-sem-chamas/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/lancada-oficialmente-2a-edicao-da-operacao-canedo-sem-chamas/feed/ 0
Senador Canedo realiza Semana do Meio Ambiente em junho https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/senador-canedo-realiza-semana-do-meio-ambiente-em-junho/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/senador-canedo-realiza-semana-do-meio-ambiente-em-junho/#respond Tue, 16 Jun 2026 20:25:31 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/senador-canedo-realiza-semana-do-meio-ambiente-em-junho/ A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), realiza entre os dias 22 e 26 de junho a Semana do Meio Ambiente 2026. Com o tema Transformando hábitos, preservando o futuro, a iniciativa busca promover a conscientização ambiental, incentivar práticas sustentáveis, apresentar o Plano Municipal de Arborização Urbana, fortalecer as ações de prevenção às queimadas e estimular a participação da sociedade na preservação dos recursos naturais.

Ao longo da semana, a população poderá participar de diversas atividades gratuitas, como distribuição de mudas nativas e frutíferas, quiz ambiental com perguntas e respostas, roleta de brindes, exposições educativas e ações de conscientização sobre preservação ambiental. A programação também inclui o Cineminha Verde para Guardiões Ambientais e Guardas Mirins, além de uma ação em empresa do município com orientações sobre sustentabilidade e descarte correto de resíduos.

A Semana do Meio Ambiente será encerrada no dia 26, com o 2º Workshop do Meio Ambiente, que integra a programação da Semana do Meio Ambiente 2026. Aberto ao público, o evento contará com palestras sobre arborização urbana, mudanças climáticas e prevenção às queimadas, apresentação do Plano Municipal de Arborização Urbana, demonstração de combate inicial a incêndios, entrega simbólica de abafadores e sorteio de brindes.

Texto: Matheus Fellipe

Secretaria de Comunicação e EVentos

Veículo: Prefeitura de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.gov.br/senador-canedo-realiza-semana-do-meio-ambiente-em-junho/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/senador-canedo-realiza-semana-do-meio-ambiente-em-junho/feed/ 0
PMGO realiza Aula Inaugural do 8º Curso de Operações Ambientais https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/pmgo-realiza-aula-inaugural-do-8o-curso-de-operacoes-ambientais/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/pmgo-realiza-aula-inaugural-do-8o-curso-de-operacoes-ambientais/#respond Tue, 16 Jun 2026 17:22:16 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/pmgo-realiza-aula-inaugural-do-8o-curso-de-operacoes-ambientais/ 18 policiais militares selecionados para o curso foram oficialmente apresentados à Corporação

A Polícia Militar de Goiás realizou, na manhã desta segunda-feira (15/06), a Aula Inaugural do 8º Curso de Operações Ambientais (8º COAM), promovido pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Ambientais (BPMOA), unidade que integra o Comando de Operações de Cerrado (COC). Na ocasião, os 18 policiais militares selecionados para o curso foram oficialmente apresentados à Corporação.

Com carga horária de 360 horas-aula, o 8º COAM tem como objetivo capacitar operadores ambientais para o enfrentamento aos crimes contra o meio ambiente e para a proteção dos recursos naturais. Ao longo da formação, os alunos receberão instruções em áreas como legislação ambiental, proteção da fauna e da flora, recursos hídricos e minerais, combate à poluição, licenciamento ambiental, rastreamento em matas, patrulhamento rural e emprego de tecnologias aplicadas à atividade policial ambiental.

A solenidade contou com a presença do Comandante-Geral da PMGO, Coronel Marcelo Granja, do Subcomandante-Geral, Coronel Ênio José Carlos Hans, do Comandante de Operações de Cerrado, Coronel Leonardo Rezende Reis, e do Comandante do Batalhão de Operações Ambientais, Tenente-Coronel Marcelo Duarte Veloso, além de diversas outras autoridades civis e militares.

Sob a inspiração dos valores que norteiam a Corporação e com o lançamento da Operação Araguaia 2026, a Polícia Militar de Goiás dá início à formação de mais uma turma de operadores ambientais, reforçando o compromisso com a preservação dos recursos naturais e o fortalecimento das ações especializadas em defesa do Cerrado goiano.

Fotos: PM5

Polícia Militar – Secretaria da Segurança Pública – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/seguranca/pmgo-realiza-aula-inaugural-do-8o-curso-de-operacoes-ambientais/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/pmgo-realiza-aula-inaugural-do-8o-curso-de-operacoes-ambientais/feed/ 0
Senador Canedo realiza lançamento oficial da 2ª edição da Operação Canedo Sem Chamas https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/senador-canedo-realiza-lancamento-oficial-da-2a-edicao-da-operacao-canedo-sem-chamas/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/senador-canedo-realiza-lancamento-oficial-da-2a-edicao-da-operacao-canedo-sem-chamas/#respond Tue, 16 Jun 2026 00:25:34 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/senador-canedo-realiza-lancamento-oficial-da-2a-edicao-da-operacao-canedo-sem-chamas/ A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Defesa Civil Municipal, realiza nesta terça-feira (16) o lançamento oficial da 2ª edição da Operação Canedo Sem Chamas. O evento acontecerá no Paço Municipal, no gabinete do prefeito Fernando Pellozo, a partir das 14h, e marcará o início das ações de prevenção e combate às queimadas no município.

A operação é uma iniciativa integrada que reúne órgãos de segurança pública municipais e estaduais, secretarias, instituições parceiras e diversas entidades envolvidas na proteção ambiental e na segurança da população.

Serviço ✔

Evento: Lançamento Oficial da 2ª edição da Operação Canedo Sem Chamas.
Data e hora: 16 de junho às 14h.
Local: Gabinete do Prefeito – Paço Municipal de Senador Canedo.

Texto e foto – Alexandre Manso
Secretaria de Comunicação e Eventos

Veículo: Prefeitura de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.gov.br/senador-canedo-realiza-lancamento-oficial-da-2a-edicao-da-operacao-canedo-sem-chamas/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/senador-canedo-realiza-lancamento-oficial-da-2a-edicao-da-operacao-canedo-sem-chamas/feed/ 0