Educação https://www.jaedestaque.com.br Tue, 23 Jun 2026 00:25:37 +0000 pt-BR hourly 1 Educação abre processo seletivo com mais de 100 vagas em Senador Canedo https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/educacao-abre-processo-seletivo-com-mais-de-100-vagas-em-senador-canedo/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/educacao-abre-processo-seletivo-com-mais-de-100-vagas-em-senador-canedo/#respond Tue, 23 Jun 2026 00:25:33 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/educacao-abre-processo-seletivo-com-mais-de-100-vagas-em-senador-canedo/ A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (SEGEP), abriu Processo Seletivo Simplificado (PSS) – Edital nº 001/2026, com 199 vagas temporárias para reforçar a rede municipal de ensino. As oportunidades são destinadas a candidatos com níveis fundamental, médio e superior, com contratação por tempo determinado.

As inscrições estarão abertas de 24 de junho a 8 de julho de 2026.

Vagas disponíveis:

  • Agente Educacional: 171 vagas
  • Auxiliar Administrativo: 20 vagas
  • Assistente Educacional: 7 vagas
  • Analista Educacional – Nutricionista: 1 vaga

Os salários variam de R$ 1.885,03 a R$ 4.588,71, de acordo com o cargo.

O processo seletivo também prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência, candidatos negros e pardos, conforme previsto em edital. Ao todo, são 199 oportunidades temporárias.

Mais informações podem ser consultadas no botão abaixo:

Clique aqui!

Texto: Jean Costa
Foto: Alexandre Manso

Secretaria de Comunicação e Eventos

Veículo: Prefeitura de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.gov.br/educacao-abre-processo-seletivo-com-mais-de-100-vagas-em-senador-canedo/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/educacao-abre-processo-seletivo-com-mais-de-100-vagas-em-senador-canedo/feed/ 0
Horta hidropônica na Escola Municipal Rotary Clube https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/horta-hidroponica-na-escola-municipal-rotary-clube/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/horta-hidroponica-na-escola-municipal-rotary-clube/#respond Mon, 22 Jun 2026 15:50:29 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/horta-hidroponica-na-escola-municipal-rotary-clube/ Educação, sustentabilidade e aprendizado na prática! 🌱💧

Na Escola Municipal Rotary Club de Itumbiara, os alunos estão cultivando muito mais do que alfaces. A horta hidropônica sustentável, desenvolvida dentro do Projeto Agrinho, é um exemplo de como a educação pode transformar realidades e ensinar valores para a vida toda.

Com o envolvimento de estudantes, professores, servidores e parceiros, o projeto utiliza até 90% menos água que uma horta convencional, promovendo consciência ambiental, trabalho em equipe, responsabilidade e alimentação saudável.

Além de acompanhar todo o processo de cultivo, as crianças aprendem na prática sobre sustentabilidade, cooperação e cuidado com o meio ambiente.

Investir em educação é também investir em experiências que formam cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro. 🌿✨

Canais da Prefeitura de Itumbiara

Site: www.itumbiara.go.gov.br

Instagram: @prefeituradeitumbiara

Face: @prefeituradeitumbiara

YouTube: @prefeituradeitumbiarago

Veículo: Prefeitura de Itumbiara

Fonte: https://itumbiara.go.gov.br/horta-hidroponica-na-escola-municipal-rotary-clube/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/horta-hidroponica-na-escola-municipal-rotary-clube/feed/ 0
Seduc/GO reúne gestores educacionais para fortalecer a cooperação e avanços na Alfabetização https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/seduc-go-reune-gestores-educacionais-para-fortalecer-a-cooperacao-e-avancos-na-alfabetizacao/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/seduc-go-reune-gestores-educacionais-para-fortalecer-a-cooperacao-e-avancos-na-alfabetizacao/#respond Sat, 20 Jun 2026 00:31:36 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/seduc-go-reune-gestores-educacionais-para-fortalecer-a-cooperacao-e-avancos-na-alfabetizacao/ Encontro do Programa AlfaMais Goiás reuniu secretários municipais, coordenadores regionais e representantes do CEEC/GO para discutir estratégias que contribuam para a melhoria da aprendizagem dos estudantes goianos

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) promoveu, nesta quarta-feira (18/06), o I Encontro da Trilha Formativa AlfaMais Goiás com secretários municipais e coordenadores regionais de Educação e o I Encontro Presencial do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Criança Alfabetizada (CEEC/GO).

Realizado no Centro de Convenções Ipê, na sede da secretaria, em Goiânia, o evento reuniu lideranças educacionais de diferentes regiões do estado para um dia de troca de experiências, diálogo e construção conjunta de estratégias voltadas à Alfabetização.

Com o tema ‘Regime de Colaboração em Ação: A Importância das Regionais e da Cooperação Municipal, Papéis e Responsabilidades’, a formação reforçou a importância do trabalho realizado em parceria entre Estado e municípios para garantir que as políticas educacionais cheguem de forma cada vez mais efetiva às escolas e aos estudantes.

A programação começou com uma acolhida institucional e apresentação cultural do grupo Ciranda da Gente. Na sequência, os participantes acompanharam o painel sobre o papel das Coordenações Regionais de Educação (CREs) e a atuação dos municípios no fortalecimento do regime de colaboração. O debate contou com a participação da coordenadora do Trabalho das Regionais de Educação da Associação Bem Comum, Mônica Silva; do secretário de Educação de Itapipoca (CE), Lucas Alvino; e da presidente da Undime Goiás, Anderlúcia de Castro. A mediação foi conduzida pela jornalista Patrícia Bringel.

Para a secretária de Estado da Educação de Goiás, Helena Bezerra, a união de esforços entre Estado e municípios é essencial para que a Educação avance de forma consistente em todas as regiões goianas. Segundo ela, o compartilhamento de experiências, a formação continuada dos profissionais e o fortalecimento das redes de ensino contribuem diretamente para melhores resultados de aprendizagem.

Durante a tarde, os participantes se dividiram em atividades simultâneas. Secretários municipais e coordenadores regionais acompanharam palestra sobre a experiência educacional de Itapipoca, município cearense reconhecido nacionalmente pelos resultados alcançados na Alfabetização. Já os integrantes do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Criança Alfabetizada participaram de discussões voltadas ao fortalecimento das ações do colegiado e ao acompanhamento das políticas públicas desenvolvidas em parceria entre Estado e municípios.

AlfaMais Goiás

O AlfaMais Goiás é uma das principais iniciativas do Governo de Goiás para fortalecer a alfabetização e a aprendizagem dos estudantes das redes públicas. Desenvolvido em parceria com os municípios, o programa promove formações, acompanhamento pedagógico e ações de apoio às redes de ensino, contribuindo para que mais crianças avancem em seu processo de aprendizagem e tenham acesso a uma educação cada vez mais qualificada.

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/educacao/seduc-go-reune-gestores-educacionais-para-fortalecer-a-cooperacao-e-avancos-na-alfabetizacao/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/seduc-go-reune-gestores-educacionais-para-fortalecer-a-cooperacao-e-avancos-na-alfabetizacao/feed/ 0
Governo de Goiás entrega reforma e ampliação do Colégio Estadual Senador Onofre Quinan, de Goiânia https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/governo-de-goias-entrega-reforma-e-ampliacao-do-colegio-estadual-senador-onofre-quinan-de-goiania/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/governo-de-goias-entrega-reforma-e-ampliacao-do-colegio-estadual-senador-onofre-quinan-de-goiania/#respond Sat, 20 Jun 2026 00:30:50 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/governo-de-goias-entrega-reforma-e-ampliacao-do-colegio-estadual-senador-onofre-quinan-de-goiania/ O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), inaugurou, nesta sexta-feira (19/06), o Colégio Estadual Senador Onofre Quinan, com a entrega da reforma e ampliação, além da nova quadra poliesportiva.

Pensando no conforto e na melhor aprendizagem dos mais de 900 estudantes da unidade escolar, o valor investido foi de R$ 706 mil, provenientes do Tesouro Estadual. A reforma e ampliação incluem a construção de quadra poliesportiva coberta, pintura geral e execução de subestação do colégio.

Esporte, cultura e inclusão

A abertura da solenidade contou com a fala da gestora do colégio, Janita Alves da Silva, que destacou a felicidade pela entrega da quadra poliesportiva e a realização do sonho de contar com um espaço adequado para as atividades esportivas.

“Durante muito tempo, a comunidade escolar sonhou com uma estrutura mais digna, mais acolhedora e mais preparada para receber seus alunos. Sonhamos com espaços que valorizem o aprendizado, a convivência e o desenvolvimento de cada estudante. E foi por meio do compromisso com a educação que esse sonho começou a ganhar forma. A construção da nossa quadra representa muito mais do que paredes, cobertura e piso. Ela é um espaço de encontro, de esporte, de cultura, de inclusão e de formação humana”, afirmou Janita.

Melhor educação

“Eu vejo que a qualidade da Educação melhorou, e mais, a alimentação também. Além disso, tivemos investimentos na área da tecnologia e na estrutura das escolas. Olha quanta coisa já aconteceu e vai melhorar ainda mais”, destacou o deputado Virmondes Cruvinel.

A assessora especial da Governadoria, Fátima Gavioli, que representou o governador Daniel Vilela, afirmou que o Governo de Goiás tem compromisso com a Educação. “Realmente, o governador Daniel Vilela tem um compromisso com a Educação muito superior à média brasileira. É lindo ver todos vocês também uniformizados e arrumados”, finalizou.

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/educacao/governo-de-goias-entrega-reforma-e-ampliacao-do-colegio-estadual-senador-onofre-quinan-de-goiania/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/governo-de-goias-entrega-reforma-e-ampliacao-do-colegio-estadual-senador-onofre-quinan-de-goiania/feed/ 0
Concurso de Rap da EJA revela talentos e celebra histórias de superação em Senador Canedo https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/concurso-de-rap-da-eja-revela-talentos-e-celebra-historias-de-superacao-em-senador-canedo/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/concurso-de-rap-da-eja-revela-talentos-e-celebra-historias-de-superacao-em-senador-canedo/#respond Sat, 20 Jun 2026 00:25:39 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/oncurso-de-rap-da-eja-revela-talentos-e-celebra-historias-de-superacao-em-senador-canedo/ Final reuniu oito estudantes no Auditório do Paço e premiou alunos, escolas e professores que se destacaram no projeto

Postada em 19 de junho de 2026

em Educação

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última quinta-feira a grande final do Concurso de Rap da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento aconteceu no Auditório do Paço Municipal e marcou o encerramento de um projeto desenvolvido ao longo do semestre com estudantes da rede municipal.

A cerimônia contou com a presença da secretária municipal de Educação, Élida Ferreira, e da coordenadora da EJA, Maria do Carmo. Durante o evento, oito estudantes finalistas apresentaram composições autorais produzidas ao longo do projeto, que teve como objetivo incentivar a criatividade, a expressão artística e o protagonismo dos alunos.

Os finalistas foram:

  • Escola Municipal Abdon Ferreira de Carvalho – Marcos Antônio Silva de Jesus (4º semestre);
  • Escola Municipal Alexandre Pereira Lima – José Oliveira da Silva (5º ano);
  • Escola Municipal Aracy Amaral – Elda Pereira de Sousa (2º ano);
  • Escola Municipal João Pereira dos Santos – Pedro Kayllan Noia da Silva (3º semestre);
  • Escola Municipal Luzia Maria de Siqueira – Danielle Teixeira Borges dos Santos e Dhones Kennedy Dias (3º semestre);
  • Escola Municipal Maria Faleiro de Araújo – Maria de Jesus (5º ano);
  • Escola Municipal Senador Canedo – Marcos Samuel da Silva Costa (4º semestre);
  • Escola Municipal Vovó Dulce – Pedro Henrique Rodrigues Cardoso (4º semestre).

As apresentações foram avaliadas por uma comissão julgadora, que considerou os seguintes critérios: Letra e Conteúdo, Criatividade e Originalidade, Adequação Ética e Técnica, além de aspectos como criatividade, qualidade da letra, mensagem transmitida e desempenho artístico.

Todos os finalistas receberam uma bicicleta como prêmio pela participação e pelo desempenho na competição. Também foram premiadas as escolas vencedoras e os professores orientadores que acompanharam os estudantes durante o desenvolvimento dos trabalhos.

O primeiro lugar ficou com a dupla Danielle Teixeira Borges dos Santos e Dhones Kennedy Dias, da Escola Municipal Luzia Maria de Siqueira. Já o segundo lugar foi conquistado por Marcos Samuel da Silva Costa, da Escola Municipal Senador Canedo.

O Concurso de Rap da EJA proporcionou aos estudantes a oportunidade de compartilhar suas experiências, opiniões e histórias por meio da música, fortalecendo a autoestima e valorizando os talentos presentes nas salas de aula.

Com iniciativas como essa, a Prefeitura de Senador Canedo e a Secretaria Municipal de Educação reforçam o compromisso de promover uma educação inclusiva, que estimula a participação, a cultura e o desenvolvimento dos jovens e adultos matriculados na EJA.

Texto: Jean Costa
Foto: Lucieni Soares e Maria Eduarda

Secretaria de Comunicação e Eventos

Veículo: Prefeitura de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.gov.br/oncurso-de-rap-da-eja-revela-talentos-e-celebra-historias-de-superacao-em-senador-canedo/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/concurso-de-rap-da-eja-revela-talentos-e-celebra-historias-de-superacao-em-senador-canedo/feed/ 0
Governo de Goiás divulga a lista de inscritos na 3ª edição do concurso Sabores da Escola https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/governo-de-goias-divulga-a-lista-de-inscritos-na-3a-edicao-do-concurso-sabores-da-escola/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/governo-de-goias-divulga-a-lista-de-inscritos-na-3a-edicao-do-concurso-sabores-da-escola/#respond Fri, 19 Jun 2026 17:32:53 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/governo-de-goias-divulga-a-lista-de-inscritos-na-3a-edicao-do-concurso-sabores-da-escola/ O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), anuncia a divulgação da lista de merendeiras e merendeiros que mostrarão seus talentos culinários na 3ª edição do concurso Sabores da Escola.

O concurso tem o objetivo de valorizar os profissionais que cuidam diretamente da alimentação escolar de quase 500 mil alunos nas escolas públicas estaduais de Goiás. Os inscritos participam de cinco etapas sendo a de inscrição; de validação; a etapa regional; a etapa polo; e a final estadual.

As receitas propostas são adaptadas pelos nutricionistas da rede pública estadual conforme as regras e diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo refeições saudáveis, equilibradas e adequadas às necessidades dos estudantes.

O gerente de Alimentação Escolar da Seduc/GO, Gustavo Pacheco, reafirma o objetivo do concurso de valorizar as merendeiras e merendeiros das escolas públicas estaduais de Goiás.

“A Secretaria da Educação criou esse concurso pensando em mostrar o talento de cada um e também a criatividade em usar ingredientes saudáveis para os pratos”, destacou.

A premiação

As cinco receitas finalistas receberão premiações conforme suas colocações no ranking do concurso Sabores da Escola, considerando a criatividade e o saber culinário.

A primeira dupla receberá o prêmio de R$ 40 mil; o segundo lugar, R$ 30 mil; o terceiro lugar, R$ 20 mil; o quarto lugar, R$ 15 mil; e o quinto lugar, R$ 10 mil.

Os valores serão divididos igualmente entre os integrantes de cada dupla vencedora. A premiação será paga em parcela única, conforme as regras previstas no edital.

Confira a lista dos inscritos

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/educacao/governo-de-goias-divulga-a-lista-de-inscritos-na-3a-edicao-do-concurso-sabores-da-escola/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/governo-de-goias-divulga-a-lista-de-inscritos-na-3a-edicao-do-concurso-sabores-da-escola/feed/ 0
Governo de Goiás entrega obras de reforma e ampliação em mais duas escolas de Rio Verde https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/governo-de-goias-entrega-obras-de-reforma-e-ampliacao-em-mais-duas-escolas-de-rio-verde/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/governo-de-goias-entrega-obras-de-reforma-e-ampliacao-em-mais-duas-escolas-de-rio-verde/#respond Fri, 19 Jun 2026 17:31:48 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/governo-de-goias-entrega-obras-de-reforma-e-ampliacao-em-mais-duas-escolas-de-rio-verde/ Investimento superior a R$ 6,4 milhões garante melhorias estruturais às instituições de ensino e realiza antigo sonho da comunidade escolar com a inauguração de duas quadras esportivas

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), inaugurou, nesta terça-feira (17/06), as obras de reforma e ampliação do Colégio Estadual Miltes Furquim de Oliveira e do Colégio Estadual em Período Integral (Cepi) João Veloso do Carmo, em Rio Verde.

Juntas, as duas unidades escolares receberam investimentos que somam mais de R$ 6,4 milhões. As intervenções buscam modernizar os espaços, oferecer mais conforto e melhorar as condições de ensino-aprendizagem.

Entre as principais conquistas estão duas quadras esportivas cobertas. Elas representam a realização de um sonho antigo de alunos e educadores das duas instituições, conforme destaca a professora Leila Alves Fernandes, gestora do C. E. Miltes Furquim de Oliveira.

“Essas melhorias representam não apenas uma obra física. Elas simbolizam sonhos, esperanças e são resultado de anos de espera de alunos e professores. Muitos deles deixaram o colégio sem vivenciar essa alegria”, comentou Leila.

Wellington Ferreira, aluno do colégio, destacou que a quadra esportiva era uma reivindicação antiga da comunidade escolar. “Nós cobramos e esperamos muito por essa obra, que agora se tornou uma linda realidade”, disse ele.

Com mais de 1.100 alunos, o C. E. Miltes Furquim de Oliveira recebeu mais de R$ 1 milhão para a realização das melhorias. Além da quadra esportiva, as obras incluíram a pintura geral do prédio e a implantação de uma subestação de energia elétrica.

Mais salas de aula

No Cepi João Veloso do Carmo, o investimento ultrapassou R$ 5,3 milhões. A unidade passou por uma ampla reforma e ampliação. Foram construídas mais oito salas de aula, refeitório, quadra esportiva coberta e passarelas.

Também foram realizadas a pintura geral do prédio e implantadas a subestação de energia elétrica, a central de prevenção e combate a incêndios e um estacionamento. A unidade escolar passou, ainda, por adequações de acessibilidade.

Jeane Oliveira, gestora do Cepi, também comemorou a entrega da quadra esportiva. Segundo ela, todos os dias os estudantes faziam questão de ir até o canteiro de obras para acompanhar o andamento da construção. “Hoje, para nós, é um dia de muita festa, pois estamos muito felizes com esse momento”, comentou ela.

De acordo com a assessora especial da Governadoria, Fátima Gavioli, que representou o governador Daniel Vilela na cerimônia, as intervenções melhoram a estrutura da unidade escolar e garantem mais conforto, segurança e qualidade para estudantes e servidores.

Fátima Gavioli frisou ainda que as obras entregues em Rio Verde reforçam o compromisso do Governo de Goiás com a valorização da Educação pública e proporcionam ambientes cada vez mais adequados para o desenvolvimento educacional e intelectual dos estudantes goianos.



















Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/educacao/governo-de-goias-entrega-obras-de-reforma-e-ampliacao-em-mais-duas-escolas-de-rio-verde/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/governo-de-goias-entrega-obras-de-reforma-e-ampliacao-em-mais-duas-escolas-de-rio-verde/feed/ 0
EJA de Senador Canedo é tema de TCC e inspira documentário com histórias de superação https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/eja-de-senador-canedo-e-tema-de-tcc-e-inspira-documentario-com-historias-de-superacao/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/eja-de-senador-canedo-e-tema-de-tcc-e-inspira-documentario-com-historias-de-superacao/#respond Fri, 19 Jun 2026 17:25:58 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/eja-de-senador-canedo-e-tema-de-tcc-e-inspira-documentario-com-historias-de-superaca/ A Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Senador Canedo foi destaque em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante de Jornalismo Alexandre Manso. Com o título “Caminhos da Superação: Um Olhar sobre a Educação de Jovens e Adultos de Senador Canedo”, o documentário apresenta a história da modalidade no município e mostra como a educação transformou a vida de diversos alunos e ex-alunos. O trabalho recebeu nota 10 da banca avaliadora.

O documentário reúne depoimentos de estudantes, ex-estudantes e profissionais que acompanharam a trajetória da EJA em Senador Canedo. Entre eles está a coordenadora da modalidade, Maria do Carmo, que relembra o início das atividades no município, quando a educação para jovens e adultos era conhecida como ensino noturno.

“A EJA, antes conhecida como ensino noturno, faz parte da minha trajetória desde 1993. Ela representa oportunidades, recomeços e a realização de sonhos para jovens e adultos que decidem voltar a estudar”, destaca Maria do Carmo.

A produção também apresenta histórias que demonstram o impacto da educação na vida das pessoas. Um dos entrevistados é Manoel Pereira, aluno da EJA, que retornou aos estudos após anos afastado da sala de aula.

Segundo Manoel, ele ingressou na modalidade ainda nos primeiros anos de funcionamento em Senador Canedo para alcançar um objetivo importante: obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após concluir os estudos e conquistar sua habilitação, ficou mais de uma década sem estudar. Hoje, voltou à EJA e segue construindo novos aprendizados.

“Consegui tirar minha habilitação e, depois de muitos anos, retornei para a escola. Hoje estou muito feliz e considero essa experiência maravilhosa”, relata.

Outra história retratada no documentário é a de Cleide Ferreira, ex-aluna da EJA e atualmente agente comunitária de saúde concursada da Prefeitura de Senador Canedo.

Cleide conta que interrompeu os estudos ainda na juventude para se dedicar à família. Anos depois, decidiu voltar a estudar por meio da EJA, conciliando a rotina de trabalho com os estudos. O esforço trouxe resultados: em 2012, ela foi aprovada em concurso público e, há 13 anos, atua como agente comunitária de saúde.

“Trabalhar e estudar ao mesmo tempo foi um grande desafio, mas eu não desisti. A EJA me deu a oportunidade de concluir meus estudos e conquistar uma vaga no serviço público”, afirma.

O documentário “Caminhos da Superação: Um Olhar sobre a Educação de Jovens e Adultos de Senador Canedo” está disponível no YouTube pelo link: https://youtu.be/Y-h7v-8x3gI?is=tdTSHc4Rt2BHZM-U

Ao registrar essas trajetórias, o documentário evidencia a importância da Educação de Jovens e Adultos como ferramenta de inclusão, cidadania e transformação social.

A nota máxima recebida pelo trabalho reforça a relevância da EJA de Senador Canedo e o impacto positivo que ela tem na vida de quem busca uma nova oportunidade por meio da educação.

Texto: Jean Costa

Foto: Renata Salviano

Secretaria de Comunicação e Eventos

Veículo: Prefeitura de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.gov.br/eja-de-senador-canedo-e-tema-de-tcc-e-inspira-documentario-com-historias-de-superaca/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/eja-de-senador-canedo-e-tema-de-tcc-e-inspira-documentario-com-historias-de-superacao/feed/ 0
Trindade launches construction project for the Sesi School and strengthens a new educational cycle. https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/trindade-launches-construction-project-for-the-sesi-school-and-strengthens-a-new-educational-cycle/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/trindade-launches-construction-project-for-the-sesi-school-and-strengthens-a-new-educational-cycle/#respond Fri, 19 Jun 2026 15:30:29 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/trindade-launches-construction-project-for-the-sesi-school-and-strengthens-a-new-educational-cycle/

June 10, 2026

Last updated: June 19, 2026


Photo: Secom Trindade

Partnership between the City Hall, the Government of Goiás, and SESI boosts student training; Governor Daniel Vilela and Mayor Marden Júnior highlight the strategic impact of the investment for future generations.

With the presence of Governor Daniel Vilela and Mayor Marden Júnior, the Municipality of Trindade took an important step towards strengthening education in the city with the ceremony marking the start of construction on the Sesi School, on Wednesday (June 10th). The event brought together several state and municipal authorities and officially marked the beginning of a project considered strategic for the educational development of the city.

The ceremony was attended by the First Lady of the State, Iara Vilela, State Representative Cristiano Galindo, the regional president of Sesi, André Luiz, as well as representatives from the productive sector and other municipal authorities.

During his speech, Mayor Marden Júnior highlighted the importance of establishing the Sesi School in Trindade and emphasized the benefits the unit will bring to the students’ education and the city’s future. According to him, the investment represents a significant advance in the provision of quality education and will directly contribute to the educational growth of the municipality.

Governor Daniel Vilela emphasized the partnership between the Government of Goiás and SESI in promoting education. In his speech, he highlighted the importance of the institution’s units in training young people prepared for the challenges of the job market and for the social and economic development of the State.

The new Sesi School aims to expand opportunities for access to modern education aligned with current demands, strengthen the education network, and contribute to the qualification of future generations.

The ceremony symbolized not only the start of construction, but also the joint commitment between public authorities, the industrial sector, and the community to the advancement of education in Trindade. The expectation is that the new unit will become a benchmark in teaching, innovation, and talent development for the municipality and the entire region.

Veículo: Prefeitura de Trindade

Fonte: https://trindade.go.gov.br/trindade-lanca-obras-da-escola-sesi-e-fortalece-novo-ciclo-educacional/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/trindade-launches-construction-project-for-the-sesi-school-and-strengthens-a-new-educational-cycle/feed/ 0
Sabores e Saberes promove alimentação saudável nos CMEIs de Senador Canedo https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/sabores-e-saberes-promove-alimentacao-saudavel-nos-cmeis-de-senador-canedo/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/sabores-e-saberes-promove-alimentacao-saudavel-nos-cmeis-de-senador-canedo/#respond Thu, 18 Jun 2026 17:25:41 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/sabores-e-saberes-promove-alimentacao-saudavel-nos-cmeis-de-senador-canedo/ A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está realizando o projeto “Sabores e Saberes”, que incentiva a alimentação saudável entre as crianças da Educação Infantil dos CMEIs. A iniciativa promove experiências lúdicas e sensoriais com frutas in natura, por meio de palestras e atividades educativas. O projeto segue até a próxima sexta-feira e vai percorrer 18 CMEIs do município, levando conhecimento e estimulando a criação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância.

Texto: Jean Costa

Foto: Semed

Secretaria de Comunicação e Eventos

Veículo: Prefeitura de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.gov.br/sabores-e-saberes-promove-alimentacao-saudavel-nos-cmeis-de-senador-canedo/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/sabores-e-saberes-promove-alimentacao-saudavel-nos-cmeis-de-senador-canedo/feed/ 0