Cursos https://www.jaedestaque.com.br Sat, 20 Jun 2026 16:11:50 +0000 pt-BR hourly 1 Pode ser sua chance! Escolas do Futuro oferecem 434 vagas para cursos gratuitos de Teatro e Violão em sete municípios https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/pode-ser-sua-chance-escolas-do-futuro-oferecem-434-vagas-para-cursos-gratuitos-de-teatro-e-violao-em-sete-municipios/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/pode-ser-sua-chance-escolas-do-futuro-oferecem-434-vagas-para-cursos-gratuitos-de-teatro-e-violao-em-sete-municipios/#respond Sat, 20 Jun 2026 16:11:44 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/pode-ser-sua-chance-escolas-do-futuro-oferecem-434-vagas-para-cursos-gratuitos-de-teatro-e-violao-em-sete-municipios/

Do total de vagas ofertadas, 60% são destinadas preferencialmente a estudantes de escolas públicas, pessoas com renda familiar de até um salário mínimo e meio, candidatos em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento (Fotos: Secti-GO)

As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) estão com inscrições abertas para o preenchimento de 434 vagas gratuitas em cursos de Teatro e Violão, oferecidos por meio do Programa Núcleos de Promoção e Desenvolvimento Artístico (Narts).

As oportunidades estão distribuídas em sete municípios goianos e as inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo link https://efg.org.br/editaiscursos.

As vagas para o curso de Violão são oferecidas em:

  • Águas Lindas de Goiás;
  • Aparecida de Goiânia;
  • Luziânia;
  • Mossâmedes;
  • Silvânia.

Já as formações em Teatro abrangem as cidades de Jaraguá e Valparaíso de Goiás. Os editais possuem cronogramas distintos, com prazos de inscrição que variam entre os dias 20 a 29 de junho.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, o Programa Nart reafirma o compromisso do Governo de Goiás com a democratização do acesso à arte e à cultura.

“Mais do que desenvolver habilidades artísticas, os cursos promovem inclusão, fortalecem vínculos comunitários e geram oportunidades de transformação social para os participantes”, destaca o secretário.

Os Narts são desenvolvidos em parceria com prefeituras municipais, que disponibilizam os espaços para as aulas.

Os cursos são gratuitos e certificados pelas Escolas do Futuro de Goiás, instituições vinculadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e geridas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett/UFG).

Do total de vagas ofertadas, 60% são destinadas preferencialmente a estudantes de escolas públicas, pessoas com renda familiar de até um salário mínimo e meio, candidatos em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento.

Para comprovação da vulnerabilidade social, é necessário apresentar documentação de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). As outras 40% das vagas são destinadas à comunidade em geral.

Serviço

Assunto:**Escolas do Futuro de Goiás oferecem 434 vagas para cursos gratuitos de Teatro e Violão no interior**

Inscrições: https://efg.org.br/editaiscursos

Vagas por município

Águas Lindas de Goiás

60 vagas para os cursos de Violão Nível 1 e Nível 2

Inscrições até 21 de junho

Aparecida de Goiânia

48 vagas para Violão Nível 1

Inscrições até 29 de junho

Jaraguá

106 vagas para Teatro nos níveis Iniciante, Básico, Intermediário e Avançado

Inscrições até 24 de junho

Luziânia

60 vagas para Violão nos níveis 1, 2 e 3

Inscrições até 21 de junho

Mossâmedes

54 vagas para Violão nos níveis 1, 2 e 3

Inscrições até 20 de junho

Silvânia

52 vagas para Violão nos níveis 2 e 3

Inscrições até 24 de junho

Valparaíso de Goiás

54 vagas para Teatro Nível Iniciante

Inscrições até 24 de junho

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/pode-ser-sua-chance-escolas-do-futuro-de-goias-oferecem-434-vagas-para-cursos-gratuitos-de-teatro-e-violao-em-sete-municipios/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/pode-ser-sua-chance-escolas-do-futuro-oferecem-434-vagas-para-cursos-gratuitos-de-teatro-e-violao-em-sete-municipios/feed/ 0
Goiás Pelo Mundo é destaque em reunião do Conselho Estadual de Educação https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/goias-pelo-mundo-e-destaque-em-reuniao-do-conselho-estadual-de-educacao/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/goias-pelo-mundo-e-destaque-em-reuniao-do-conselho-estadual-de-educacao/#respond Sat, 20 Jun 2026 14:21:12 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/goias-pelo-mundo-e-destaque-em-reuniao-do-conselho-estadual-de-educacao/ O programa Goiás Pelo Mundo foi apresentado como uma iniciativa de destaque durante reunião do Conselho Estadual de Educação de Goiás, realizada nesta sexta-feira (19/06).

Na ocasião, estudantes participantes do intercâmbio compartilharam suas experiências e ressaltaram os impactos da iniciativa na formação acadêmica, profissional e pessoal.

O encontro contou com a participação de dois alunos das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs), que apresentaram diferentes momentos da trajetória proporcionada pelo programa: um estudante que se prepara para a primeira experiência internacional e uma egressa que retornou do intercâmbio e, hoje, atua como professora na mesma instituição onde estudou.

Aluno da EFG Raul Brandão de Castro, em Mineiros, Andriel Araújo Moraes, de 17 anos, embarca em julho para a Inglaterra. Pela primeira vez indo para fora do país, ele destaca a expectativa para viver a experiência internacional.

“Esse programa é muito significativo e está sendo de grande impacto na minha vida. Me sinto muito mais motivado a estudar”.

“A educação deixou de ser apenas uma obrigação e passou a ser um meio de transformar a minha vida e a da minha família. Acredito que essa experiência vai me permitir crescer tanto como estudante quanto como pessoa”, afirmou.

Já Deborah Loiola, de 21 anos, participou da primeira edição do Goiás Pelo Mundo e realizou intercâmbio na Austrália, em janeiro deste ano.

Formada em curso técnico de Marketing e Mídias Sociais pela EFG Sarah Kubitschek de Oliveira, em Santo Antônio do Descoberto, ela retornou ao estado e hoje trabalha como professora de Educação Profissional e Tecnológica na unidade onde iniciou sua formação.

“Por meio deste programa, minha vida foi revolucionada nos aspectos pessoal, acadêmico e profissional”.

“Na Austrália, tive oportunidade de colocar muitos conhecimentos em prática, desenvolver habilidades socioemocionais, ampliar minha visão estratégica e viver uma verdadeira imersão na língua inglesa”, contou.

Deborah Loiola, de 21 anos, participou da primeira edição do Goiás Pelo Mundo e realizou intercâmbio na Austrália, em janeiro deste ano. “Por meio deste programa, minha vida foi revolucionada nos aspectos pessoal, acadêmico e profissional” (Fotos: Secti-GO)

Experiência

Durante a reunião o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto, destacou que o Goiás Pelo Mundo está em sua segunda edição e amplia o acesso à experiência internacional para estudantes de destaque das EFGs e na Olimpíada de Inteligência Artificial.

“Nesta edição conseguimos enviar 200 estudantes para uma imersão de inglês em outros países. São alunos vencedores da Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada e estudantes com bom desempenho das Escolas do Futuro de Goiás”.

“Os resultados mostram o impacto da iniciativa: 70% dos participantes avançaram em inglês, em um mês, o equivalente ao que normalmente se aprende em seis meses no Brasil”, explicou.

A iniciativa também recebeu reconhecimento dos integrantes do conselho. Para o conselheiro Pedro Henrique Máximo Pereira, programas como o Goiás Pelo Mundo demonstram o potencial de transformação da educação pública.

“Tenho orgulho de ser goiano ao ver iniciativas como essa. Quando saiu o edital desse programa ele foi um sucesso entre os alunos da UEG, então a gente só torce para que ele cresça cada vez mais”, declarou.

O conselheiro Sebastião Lázaro também destacou a emoção ao ouvir os relatos dos estudantes e o impacto da experiência para Goiás.

“A gente fica muito emocionado ouvindo esses relatos e o quanto isso engrandece o nosso estado. Que essa experiência possa ser compartilhada com muitos”, afirmou.

Goiás Pelo Mundo

O Goiás Pelo Mundo integra uma estratégia de internacionalização da educação em Goiás, oferecendo aos participantes uma experiência que combina aperfeiçoamento em língua inglesa, inovação, tecnologia, cultura e desenvolvimento de competências para o futuro.

Nesta segunda edição, 200 selecionados participam de intercâmbios na Austrália, Inglaterra e Singapura.

O grupo reúne:

  • estudantes e profissionais das Escolas do Futuro de Goiás;
  • cadêmicos da Universidade Estadual de Goiás (UEG);
  • bolsistas do Programa Universitários do Bem (ProBem);
  • além de estudantes premiados na Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada.

O objetivo é levar 2 mil goianos para experiências no exterior nos próximos 5 anos.

Veículo: Agência Goiás de Notícias

Fonte: https://agencia.go.gov.br/goias-pelo-mundo-e-destaque-em-reuniao-do-conselho-estadual-de-educacao/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/goias-pelo-mundo-e-destaque-em-reuniao-do-conselho-estadual-de-educacao/feed/ 0
SEMTRAE conclui curso de artesanato em tecido em parceria com o SENAR GO https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/semtrae-conclui-curso-de-artesanato-em-tecido-em-parceria-com-o-senar-go/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/semtrae-conclui-curso-de-artesanato-em-tecido-em-parceria-com-o-senar-go/#respond Sat, 20 Jun 2026 13:25:50 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/semtrae-conclui-curso-de-artesanato-em-tecido-em-parceria-com-o-senar-go/ A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SEMTRAE), concluiu o Curso de Artesanato em Tecido realizado nesta semana, em parceria com o SENAR Go. A capacitação reuniu 12 participantes e proporcionou aprendizado prático, desenvolvimento de habilidades e incentivo à geração de renda. Com a ação, o município amplia as oportunidades de qualificação profissional e fortalece o empreendedorismo entre os moradores.

Texto: Matheus Fellipe

Foto: Maria Eduarda Alves

Secretaria de Comunicação e Eventos

Veículo: Prefeitura de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.gov.br/semtrae-conclui-curso-de-artesanato-em-tecido-em-parceria-com-o-senar-go/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/semtrae-conclui-curso-de-artesanato-em-tecido-em-parceria-com-o-senar-go/feed/ 0
Governo de Goiás abre matrículas da EJA para quem deseja concluir os estudos https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/12/governo-de-goias-abre-matriculas-da-eja-para-quem-deseja-concluir-os-estudos/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/12/governo-de-goias-abre-matriculas-da-eja-para-quem-deseja-concluir-os-estudos/#respond Fri, 12 Jun 2026 17:32:29 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/12/governo-de-goias-abre-matriculas-da-eja-para-quem-deseja-concluir-os-estudos/ Solicitação de vagas pode ser feita entre 22 de junho e 19 de julho; modalidade de ensino amplia oportunidades com organização semestral e suporte de plataforma digital para aulas semipresenciais

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), abre o período de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no próximo dia 22 de junho. O prazo segue até 19 de julho e a solicitação deve ser realizada pelo site matricula.go.gov.br. As vagas, na modalidade presencial ou semipresencial, são destinadas a pessoas que não tiveram oportunidade de iniciar ou concluir a educação básica na idade regular. O processo contempla novos alunos, renovação de matrículas e transferência.

Ao solicitar a vaga, o estudante deverá informar seus dados pessoais, modalidade e etapa que deseja cursar. A confirmação e efetivação da matrícula, tanto para novos alunos quanto para transferências, deverá ser realizada de forma presencial na unidade escolar, com a apresentação de comprovante de escolaridade e endereço. Caso o aluno não possua comprovação de estudos anteriores, a escola pode realizar uma prova de classificação para identificar o nível de ensino adequado.

A rede pública estadual de ensino oferece essa modalidade em dezenas de municípios goianos, com turmas estruturadas de forma a respeitar a rotina de quem precisa conciliar os estudos com as obrigações profissionais e familiares. A EJA é dividida em duas etapas principais. A primeira corresponde ao ensino fundamental (1º ao 9º ano), voltada para maiores de 15 anos. A segunda abrange o ensino médio (1ª a 3ª série), destinada a estudantes com idade mínima de 18 anos.

Para garantir que o estudante consiga concluir os estudos em menos tempo, o currículo é organizado de forma semestral. Dessa forma, cada semestre letivo cursado com aprovação equivale a um ano letivo da escola regular, otimizando o tempo de permanência do aluno na instituição de ensino. “A EJA é importante para melhorar a vida das pessoas que não conseguiram terminar a educação básica no tempo certo. Ver as vidas transformadas dá muito prazer a todos nós”, afirmou a secretária da Educação, Helena Bezerra.

Semipresencial

Os investimentos do Estado em plataformas digitais e recursos didáticos modernos ampliam as oportunidades para esse público e promovem formação qualificada aos estudantes que retornam às salas de aula. Um dos destaques é o programa EJAtec, uma ramificação tecnológica da EJA voltada especificamente para o Ensino Médio e que atende quem tem dificuldade de frequentar as aulas de forma regular.

O modelo funciona de forma semipresencial, com 80% da carga horária não presencial, por meio de uma plataforma de estudo virtual, e 20% com encontros presenciais obrigatórios nas unidades escolares. Essa metodologia permite que o estudante organize seu próprio ritmo e concilie os estudos com a rotina de trabalho.

Fotos: Seduc

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/educacao/governo-de-goias-abre-matriculas-da-eja-para-quem-deseja-concluir-os-estudos/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/12/governo-de-goias-abre-matriculas-da-eja-para-quem-deseja-concluir-os-estudos/feed/ 0
Anunciados os 200 intercambistas do Programa Goiás pelo Mundo em 2026 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/12/anunciados-os-200-intercambistas-do-programa-goias-pelo-mundo-em-2026/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/12/anunciados-os-200-intercambistas-do-programa-goias-pelo-mundo-em-2026/#respond Fri, 12 Jun 2026 12:21:16 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/12/anunciados-os-200-intercambistas-do-programa-goias-pelo-mundo-em-2026/ O governador Daniel Vilela anunciou, nesta quinta-feira (11/06), em Goiânia, os 200 selecionados do programa Goiás Pelo Mundo, iniciativa que levará estudantes e profissionais da educação para intercâmbio na Austrália, Inglaterra e Singapura.

Divididos em grupos, eles vão passar um período de quatro semanas no mês de julho nos países de destino para experiências que unem conhecimento, cultura e inovação.

> “Tudo isso vai se transformar em conhecimento para Goiás. Afinal, são alunos que vão para fora, voltam e serão instrumentos de motivação para outros jovens”, afirmou Daniel Vilela.

O programa do Governo de Goiás proporciona imersão na língua inglesa e em cursos de tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional dos contemplados.

**A iniciativa ampliou em cinco vezes o número de selecionados.** Em janeiro deste ano, 39 intercambistas foram selecionados e estiveram em Sidney, na Austrália.

> “Vamos procurar sempre que possível ampliar para que mais alunos e professores possam conhecer esses países, possam ter oportunidade de estudar outras línguas e também os cursos que são oferecidos ao longo dos 30 dias de imersão”, defendeu.

![Image 1: Daniel Vilela anuncia 200 intercambistas do Programa Goiás pelo Mundo](https://agencia.go.gov.br/wp-content/uploads/2026/06/SECOM_GOIAS_PELO_MUNDO_dANIEL_VILELA_POR_LUCAS_DIENER-1024×682.jpeg)

Iniciativa ampliou em cinco vezes número de selecionados em 2026. “Vamos procurar sempre que possível ampliar o programa para que mais alunos e professores tenham essa experiência”, destaca o governador (Foto: Lucas Diener)

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra, o Goiás Pelo Mundo é uma jornada.

> “Começa com alunos do ensino médio e técnico, vai para os do ensino superior, bolsistas do ProBem, e acadêmicos da UEG. Depois segue para professores e mestrandos, beneficiando pesquisadores”, explicou.

> “A renda não será barreira para que os mais vulneráveis tenham uma experiência internacional”, acrescentou ao frisar que todas as despesas, incluindo malas, são custeadas pelo Governo de Goiás.

Reconhecido por parceiros internacionais, o intercâmbio amplia oportunidades e fortalece a formação acadêmica e cultural dos participantes.

> “O Brasil e a Austrália têm 80 anos de relação e programas como este fortalecem isso. Com nossas excelentes universidades e mentes brilhantes como a de vocês, investimos muito em educação”, ressaltou a embaixadora da Austrália no Brasil, Sophie Davies.

O conselheiro político da embaixada do Reino Unido no Brasil, Simon Fairweather, endossou o valor da iniciativa.

> “É inspirador ver uma iniciativa com impacto tão grande para a educação brasileira. Fico honrado em fazer parte deste programa”, afirmou.

O chefe de missão e encarregado de Negócios da embaixada de Singapura, Desmond NG, também enalteceu o incentivo educacional.

> “Goiás e Singapura valorizam a educação e consideramos pilar fundamental para o desenvolvimento do nosso povo”, garantiu.

## Parceria

O intercâmbio com Singapura também reforça a parceria internacional construída pelo Governo de Goiás com o Institute of Technical Education (ITE), instituição reconhecida internacionalmente pela excelência na formação de profissionais para o mercado tecnológico.

A parceria está entre os resultados da missão oficial liderada pelo governador ao país asiático realizada em 2025 e amplia a cooperação internacional, bem como a troca de conhecimentos entre Goiás e uma das principais referências mundiais em educação técnica.

![Image 2: Daniel Vilela anuncia 200 intercambistas do Programa Goiás pelo Mundo](https://agencia.go.gov.br/wp-content/uploads/2026/06/SECOM_GOIAS_PELO_MUNDO1_LUCAS_DIENER-1024×682.jpeg)

Programa do Governo de Goiás proporciona imersão na língua inglesa e em cursos de tecnologia, contribuindo para desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional dos contemplados (Foto: Lucas Diener)

## Selecionados

Foram selecionados:

* 122 alunos;
* seis coordenadores;
* oito professores das Escolas do Futuro de Goiás (EFG);
* 20 acadêmicos da Universidade Estadual de Goiás (UEG);
* 20 bolsistas do Programa Universitários do Bem (ProBem);
* além de 18 estudantes e seis tutores que ganharam uma vaga como prêmio por vencer a 2ª Olimpíada de Inteligência Artificial (IA) Aplicada, realizada em 2025.

![Image 3](https://agencia.go.gov.br/wp-content/uploads/2026/06/SECOM_GOIAS_PELO_MUNDO_DEBORA_COSTA_ESTUDANTE_DE_VALPARAIS_LUCAS_DIENER-1024×682.jpeg)

Estudante de Valparaíso de Goiás, Débora Costa, está entre os 200 selecionados para imersão cultural (Foto: Lucas Diener)

## Roteiro

Sydney será o destino de 80 estudantes. O grupo fará uma série de visitas técnicas. Entre elas, está a Universidade de Sydney, uma das 100 melhores do mundo.

Outros 100 alunos têm como destino a Inglaterra e serão divididos em três grupos com foco na comunicação em inglês, visitas em locais de excelência voltados à inovação e tecnologia.

Já 20 professores, coordenadores e tutores da Olimpíada de IA vão para Singapura, referência mundial em tecnologia, inovação e educação técnica.

> “Vou aprender muito e sinto que vou abrir a cabeça de outros adolescentes do meu bairro que podem tentar e conseguir ir para outro país”, afirmou a estudante Débora Costa, 17 anos, da EFG Paulo Renato de Souza, em Valparaíso de Goiás, selecionada para o intercâmbio.

> “Voltamos do intercâmbio com novas soluções, formas de vivência diferentes e conexões”, reconheceu a aluna já contemplada, Deborah Loiola do Nascimento, de Santo Antônio do Descoberto.

**O programa prevê o envio de mais de 2 mil selecionados ao exterior até 2030.**

Veículo: Agência Goiás de Notícias

Fonte: https://agencia.go.gov.br/anunciados-os-200-intercambistas-do-programa-goias-pelo-mundo/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/12/anunciados-os-200-intercambistas-do-programa-goias-pelo-mundo-em-2026/feed/ 0
Precisando concluir os estudos? Matrículas para EJA poderão ser feitas a partir do próximo dia 22 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/11/precisando-concluir-os-estudos-matriculas-para-eja-poderao-ser-feitas-a-partir-do-proximo-dia-22/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/11/precisando-concluir-os-estudos-matriculas-para-eja-poderao-ser-feitas-a-partir-do-proximo-dia-22/#respond Thu, 11 Jun 2026 22:11:33 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/11/precisando-concluir-os-estudos-matriculas-para-eja-poderao-ser-feitas-a-partir-do-proximo-dia-22/ Precisando concluir os estudos? Matrículas para EJA poderão ser feitas a partir do próximo dia 22

Publicado em 11 junho 2026

Última Atualização em 11 de junho de 2026

Categoria Educação

Modelo organizado em ensinos presencial e semipresencial amplia oportunidades para jovens e adultos (Fotos: Seduc-GO)

A Secretaria da Educação (Seduc) abre o período de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no próximo dia 22 de junho. O prazo segue até 19 de julho e a solicitação deve ser realizada pelo site matricula.go.gov.br.

As vagas, na modalidade presencial ou semipresencial, são destinadas a pessoas que não tiveram oportunidade de iniciar ou concluir a educação básica na idade regular. O processo contempla novos alunos, renovação de matrículas e transferência.

Matrículas para EJA

Ao solicitar a vaga, o estudante deverá informar seus dados pessoais, modalidade e etapa que deseja cursar.

A confirmação e efetivação da matrícula, tanto para novos alunos quanto para transferências, deverá ser realizada de forma presencial na unidade escolar, com a apresentação de comprovante de escolaridade e endereço.

Caso o aluno não possua comprovação de estudos anteriores, a escola pode realizar uma prova de classificação para identificar o nível de ensino adequado.

A rede pública estadual de ensino oferece essa modalidade em dezenas de municípios goianos, com turmas estruturadas de forma a respeitar a rotina de quem precisa conciliar os estudos com as obrigações profissionais e familiares.

Etapas

A EJA é dividida em duas etapas principais:

  • a primeira corresponde ao ensino fundamental (1º ao 9º ano), voltada para maiores de 15 anos;
  • a segunda abrange o ensino médio (1ª a 3ª série), destinada a estudantes com idade mínima de 18 anos.

Currículo organizado de forma semestral

Para garantir que o estudante consiga concluir os estudos em menos tempo, o currículo é organizado de forma semestral. Dessa forma, cada semestre letivo cursado com aprovação equivale a um ano letivo da escola regular, otimizando o tempo de permanência do aluno na instituição de ensino.

“A EJA é importante para melhorar a vida das pessoas que não conseguiram terminar a educação básica no tempo certo. Ver as vidas transformadas dá muito prazer a todos nós”, afirmou a secretária da Educação, Helena Bezerra.

Modalidade semipresencial

Os investimentos do Estado em plataformas digitais e recursos didáticos modernos ampliam as oportunidades para esse público e promovem formação qualificada aos estudantes que retornam às salas de aula.

Um dos destaques é o programa EJAtec, uma ramificação tecnológica da EJA voltada especificamente para o ensino médio e que atende quem tem dificuldade de frequentar as aulas de forma regular.

O modelo funciona de forma semipresencial, com 80% da carga horária não presencial, por meio de uma plataforma de estudo virtual, e 20% com encontros presenciais obrigatórios nas unidades escolares.

Essa metodologia permite que o estudante organize seu próprio ritmo e concilie os estudos com a rotina de trabalho.

Secretaria da Educação (Seduc) – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/deseja-concluir-os-estudos-matriculas-para-eja-poderao-ser-feitas-a-partir-do-proximo-dia-22/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/11/precisando-concluir-os-estudos-matriculas-para-eja-poderao-ser-feitas-a-partir-do-proximo-dia-22/feed/ 0
Seduc/Go realiza treinamento de gestão por processos em parceria com a Sead https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/11/seduc-go-realiza-treinamento-de-gestao-por-processos-em-parceria-com-a-sead/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/11/seduc-go-realiza-treinamento-de-gestao-por-processos-em-parceria-com-a-sead/#respond Thu, 11 Jun 2026 17:32:15 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/11/seduc-go-realiza-treinamento-de-gestao-por-processos-em-parceria-com-a-sead/

Iniciativa busca modernizar e inovar rotinas administrativas

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), em parceria com a Secretaria de Estado de Administração (Sead), realizou, nesta quarta-feira (10/06), um treinamento voltado para a gestão por processos. O evento reuniu cerca de 60 servidores estratégicos de cada diretoria da Seduc/GO.

A capacitação teve como foco a disseminação da cultura de processos e o alinhamento das equipes com a Cadeia de Valor Integrada (CVI) do Estado de Goiás. Profissionais das diferentes diretorias, superintendências e gerências tiveram palestras com o objetivo de entenderem a importância de modelar e planejar, discutir e, com isso, gerar melhorias no processo administrativo.

O grande destaque da formação foi a introdução e o manuseio do software de modelagem ‘Camunda Modeler’, além da aplicação de técnicas de fluxograma simplificado. A palestrante Pamella Martins, especialista do Escritório Central de Processos da Sead, reforçou a importância dessa parceria entre a Seduc/GO e a Sead.

“É uma parceria que é de suma importância. A Seduc/GO é muito parceira. Todas as vezes que a Sead quer fazer algum projeto, alguma transformação, inclusive, transformação de serviços, a Seduc/GO sempre atende e nos chama. Então, nós temos sempre uma relação de parceria, em prol, realmente, do cidadão”, afirmou.

A iniciativa é reflexo do compromisso do Governo de Goiás com a modernização, desburocratização e a transformação digital. A secretária da Educação, Helena Bezerra, também esteve presente no treinamento e reforçou sua importância para a melhoria administrativa e a inovação e modernização de processos na rede. ‘É uma formação importante e seguramente trará melhorias significativas nos processos administrativos e de gestão da rede pública estadual”, afirmou.

Image 2Image 3Image 4Image 5Image 6Image 7Image 8Image 9Image 10Image 11Image 12Image 13Image 14Image 15Image 16Image 17Image 18Image 19Image 20Image 21Image 22Image 23Image 24Image 25Image 26Image 27Image 28Image 29Image 30Image 31Image 32Image 33Image 34Image 35Image 36Image 37Image 38Image 39Image 40Image 41Image 42Image 43Image 44Image 45Image 46Image 47Image 48Image 49Image 50Image 51Image 52Image 53Image 54Image 55Image 56Image 57Image 58Image 59Image 60Image 61Image 62Image 63Image 64Image 65Image 66Image 67Image 68Image 69Image 70Image 71Image 72Image 73Image 74Image 75Image 76Image 77Image 78Image 79Image 80Image 81Image 82Image 83Image 84Image 85Image 86Image 87Image 88Image 89Image 90

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/educacao/seduc-go-realiza-treinamento-de-gestao-por-processos-em-parceria-com-a-sead/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/11/seduc-go-realiza-treinamento-de-gestao-por-processos-em-parceria-com-a-sead/feed/ 0
Escolas do Futuro oferecem mais de 240 vagas para formação artística em Catalão e Trindade https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/10/escolas-do-futuro-oferecem-mais-de-240-vagas-para-formacao-artistica-em-catalao-e-trindade/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/10/escolas-do-futuro-oferecem-mais-de-240-vagas-para-formacao-artistica-em-catalao-e-trindade/#respond Wed, 10 Jun 2026 22:11:03 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/10/escolas-do-futuro-oferecem-mais-de-240-vagas-para-formacao-artistica-em-catalao-e-trindade/ Escolas do Futuro de Goiás oferecem vagas gratuitas para cursos de dança e música em Catalão e Trindade (Foto: Cinthia Oliveira)

As Escolas do Futuro de Goiás estão com 247 vagas abertas para cursos gratuitos de formação artística em Catalão e Trindade. As oportunidades são voltadas para crianças, jovens e adultos interessados em qualificação nas áreas de dança e música.

As inscrições devem ser feitas pelo site efg.org.br/editaiscursos.

As vagas integram as ações dos Núcleos de Promoção e Desenvolvimento Artístico, iniciativa que amplia o acesso à formação cultural e contribui para o desenvolvimento de talentos em diferentes regiões do estado.

Como se inscrever nas Escolas do Futuro de Goiás

Os interessados devem consultar os editais para verificar requisitos, cronograma, critérios de seleção e demais informações dos cursos.

Em Catalão, as inscrições seguem abertas até 12/06. Já em Trindade, o prazo termina em 20/06.

A seleção será realizada por ordem de inscrição, até o preenchimento das vagas e a formação das turmas.

Cursos ofertados em Catalão e Trindade

Em Catalão, estão disponíveis 93 vagas para os cursos de Dança Árabe Oriental e Danças Urbanas, distribuídas nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Em Trindade, são ofertadas 154 vagas para o curso de Instrumento Musical – Violão, nos níveis iniciante, intermediário e avançado. As aulas serão realizadas nos turnos da manhã e da tarde.

Segundo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, a iniciativa amplia o acesso à formação profissional e cultural.

“Estamos ampliando as oportunidades para que crianças, jovens e adultos tenham acesso gratuito a uma formação profissional de qualidade, que contribui tanto para o desenvolvimento de talentos quanto para a inclusão social. As Escolas do Futuro de Goiás cumprem um papel estratégico ao levar conhecimento, cultura e novas perspectivas para a população dos municípios goianos”, destaca.

Quem pode participar?

Para os cursos ofertados em Catalão, é necessário ter idade mínima de 14 anos e Ensino Fundamental incompleto.

Já para as turmas de Trindade, a idade mínima é de oito anos, também com exigência de Ensino Fundamental incompleto.

Nos níveis intermediário e avançado de violão, os candidatos devem comprovar aprovação nas etapas anteriores. Os aprovados serão convocados pelas unidades das Escolas do Futuro de Goiás por meio dos contatos informados no momento da inscrição.

Inclusão social e acesso à formação cultural

Os cursos fazem parte do projeto Núcleos de Promoção e Desenvolvimento Artístico de Goiás, voltado à ampliação do acesso de crianças e jovens à formação cultural e artística.

Como forma de promover a inclusão social, 60% das vagas são destinadas, preferencialmente, a estudantes da rede pública de ensino e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As Escolas do Futuro de Goiás são unidades de educação profissional vinculadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2021, a gestão das unidades é realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett).

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/escolas-do-futuro-oferecem-mais-de-240-vagas-para-formacao-artistica-em-catalao-e-trindade/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/10/escolas-do-futuro-oferecem-mais-de-240-vagas-para-formacao-artistica-em-catalao-e-trindade/feed/ 0
Gestores participam do 2º Curso de Gestão dos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/gestores-participam-do-2o-curso-de-gestao-dos-colegios-estaduais-da-policia-militar-de-goias/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/gestores-participam-do-2o-curso-de-gestao-dos-colegios-estaduais-da-policia-militar-de-goias/#respond Tue, 09 Jun 2026 17:30:48 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/gestores-participam-do-2o-curso-de-gestao-dos-colegios-estaduais-da-policia-militar-de-goias/ Objetivo dos encontros é discutir práticas pedagógicas e administrativas para padronizar ensino nas unidades

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) e do Comando de Ensino da Polícia Militar, dá oficialmente início ao 2º Curso de Gestão dos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs). A formação visa padronizar a estrutura e os procedimentos administrativos e pedagógicos nas unidades.

As aulas serão majoritariamente ministradas na Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás no Setor Leste Universitário, mas o cronograma também prevê visitas a unidades escolares e palestras na Seduc/GO.

Dentre o conteúdo a ser ministrado ao longo das próximas três semanas, com aulas tanto no período matutino quanto no vespertino, destacam-se as gestões pedagógica, administrativa e financeira, além de tópicos como gerenciamento de conflitos e conscientização acerca da violência de gênero.

A edição deste ano conta com a participação de 75 alunos, dentre comandantes e subcomandantes das unidades de ensino da PM no estado, e deve se estender até o dia 25 deste mês de junho.

A comandante de Ensino da PM, tenente-coronel Quéren Leles, afirmou ter percebido uma melhora significativa em todos os 82 CEPMGs após a conclusão do 1º curso, ainda em 2025, e que espera resultados prósperos para esta nova edição.

“Observamos uma melhoria imensa na padronização e no aprimoramento das metodologias de ensino. Não só da parte que necessariamente envolve os comandantes e subcomandantes, mas também da importância do apoio administrativo na esfera pedagógica.”

Durante o discurso, ela pontuou que, diferentemente das atividades ostensivas nas ruas, os policiais que desempenham atividades em colégios estaduais têm uma oportunidade de fortalecer vínculos com a sociedade.

“Muitos de vocês estão acostumados com a realidade policial de diversas ocorrências, em que não criam laços longos com a sociedade civil. Mas estar em um ambiente escolar é outra realidade. Muitos de vocês são e devem ser exemplos a serem seguidos. Vocês conhecem alunos com dez anos e os acompanham até a maioridade. Vocês fazem parte da vida deles”, afirmou.

A secretária de Educação, Helena Bezerra, também esteve presente e destacou o esforço de todos os gestores das unidades de ensino militares estaduais, que contribuíram para que Goiás conquistasse o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Estar posicionado em primeiro lugar no Ideb é uma conquista que representa muito para nós, goianos, e muito disso se deve ao desempenho dos CEPMGs. A disciplina e o compromisso que vocês têm com a Educação devem ser exemplo em todo Goiás”, afirmou.

Para o subcomandante de Ensino da PMGO, tenente-coronel Silvio, o curso de formação oferece mais uma ferramenta de padronização para as unidades espalhadas pelo estado.

“Independentemente de a escola estar inserida em uma região nobre da capital ou em um pequeno município do interior, é importante que o serviço de excelência da PM seja padronizado em todas as instituições”, finalizou.

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/educacao/gestores-participam-do-2o-curso-de-gestao-dos-colegios-estaduais-da-policia-militar-de-goias/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/gestores-participam-do-2o-curso-de-gestao-dos-colegios-estaduais-da-policia-militar-de-goias/feed/ 0
SEMTRAE de Senador Canedo abre inscrições para curso de artesanato em tecido https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/semtrae-de-senador-canedo-abre-inscricoes-para-curso-de-artesanato-em-tecido/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/semtrae-de-senador-canedo-abre-inscricoes-para-curso-de-artesanato-em-tecido/#respond Tue, 09 Jun 2026 17:26:09 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/semtrae-de-senador-canedo-abre-inscricoes-para-curso-de-artesanato-em-tecido/ A prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SEMTRAE) faz nesta quarta-feira (10), as inscrições para o curso gratuito de artesanato em tecido, realizado em parceria com o Senar Goiás. Ao todo, são 12 vagas disponíveis para quem tem 18 anos ou mais. As inscrições serão realizadas das 8h às 12h, na unidade da SEMTRAE Centro. As aulas acontecerão entre os dias 16 e 19 de junho, oferecendo aos participantes a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades para geração de renda.

Texto: Matheus Fellipe

Foto: Lucieni Soares

Secretaria de Comunicação e Eventoss

Veículo: Prefeitura de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.gov.br/semtrae-de-senador-canedo-abre-inscricoes-para-curso-de-artesanato-em-tecido/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/09/semtrae-de-senador-canedo-abre-inscricoes-para-curso-de-artesanato-em-tecido/feed/ 0