Cultura https://www.jaedestaque.com.br Sun, 21 Jun 2026 22:11:43 +0000 pt-BR hourly 1 Cine Leitura do Bem estará em Nazário, Trindade, Brazabrantes e Goianira nesta semana https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/21/cine-leitura-do-bem-estara-em-nazario-trindade-brazabrantes-e-goianira-nesta-semana/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/21/cine-leitura-do-bem-estara-em-nazario-trindade-brazabrantes-e-goianira-nesta-semana/#respond Sun, 21 Jun 2026 22:11:38 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/21/cine-leitura-do-bem-estara-em-nazario-trindade-brazabrantes-e-goianira-nesta-semana/ Projeto cultural passa por Nazário, Trindade, Brazabrantes e Goianira, de 22 a 26 de junho, com atividades para toda família (Fotos: Michelly Matos)

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) leva a sétima trilha do Cine Leitura do Bem aos municípios de Nazário, Trindade, Brazabrantes e Goianira, dos dias 22 a 26 de junho.

A iniciativa oferece programação gratuita voltada ao público infantil e às famílias, com exibição de filmes e gibiteca itinerante, com o objetivo de promover o acesso à cultura, à leitura e ao entretenimento.

Com apoio do Goiás Social, o Cine Leitura do Bem percorrerá 120 municípios até o final de 2026.

O projeto leva cinema e literatura a comunidades que, muitas vezes, não dispõem de espaços ou opções culturais no cotidiano, proporcionando experiências de lazer, aprendizado e formação de público por meio da exibição de filmes e do incentivo à leitura.

Nas quatro cidades, a programação seguirá o mesmo formato, com as atividades realizadas nos mesmos horários.

A partir das 17 horas, as crianças poderão participar das atividades da gibiteca itinerante, com acesso:

  • ao acervo de livros do projeto;
  • sessões de contação de histórias conduzidas pelas monitoras;
  • atividades de colorir inspiradas nos patrimônios históricos e culturais de Goiás.

Às 18h30, será exibido o filme Elio, da Disney e Pixar. A sessão é voltada para toda a família. A animação acompanha a história de um menino de 11 anos, sonhador, criativo, apaixonado por aventuras, em uma jornada intergaláctica.

O filme aborda temas como identidade, pertencimento e amadurecimento. Para tornar a experiência ainda mais especial, serão distribuídos pipoca e algodão-doce gratuitamente ao público.

O Cine Leitura do Bem também apresenta a Turminha do Bem, criada especialmente para o projeto.

Formada por personagens inspirados nas diferentes regiões de Goiás, a turma incentiva:

  • o hábito da leitura,
  • valoriza a diversidade cultural do estado
  • fortalece a identificação das crianças com suas raízes e tradições.

Titular da Secult, Yara Nunes destaca que o Cine Leitura do Bem já passou por 30 municípios goianos, transformando quadras escolares, ginásios e praças em espaços de cultura, aprendizado e convivência.

“O Cine Leitura do Bem tem um significado especial para as crianças, que descobrem o prazer da leitura de forma lúdica e encantadora, ao mesmo tempo em que vivenciam a magia do cinema em tela grande”, afirmou.

Segundo ela, o projeto proporciona momentos marcantes para crianças e famílias, especialmente em localidades com acesso limitado a atividades culturais.

“São experiências que despertam a imaginação, ampliam horizontes e ficam na memória de toda a família”, acrescentou a secretária.

Serviço

Assunto: Sétima Trilha do Cine Leitura do Bem

Quando: Entre os dias 22 e 26 de junho

Onde: Nazário, Trindade, Brazabrantes e Goianira

Programação Cine Leitura do Bem

22 de junho: Nazário

17h – Ações da Gibiteca

18h30 – Sessão de cinema com filme Elio, da Disney e Pixar

Local: Escola Municipal Fulgêncio Sampaio – Rua 12, s/n, Setor Santos Dumont, Nazário (GO)

23 de junho: Trindade

17h – Ações da Gibiteca

18h30 – Sessão de cinema com filme Elio, da Disney e Pixar

Local: Centro de Iniciação Esportiva Jamiro Alves – Av. Presidente Vargas, Qd. 14 A, Jardim Marista, Trindade (GO)

25 de junho: Brazabrantes

17h – Ações da Gibiteca

18h30 – Sessão de cinema com filme Elio, da Disney e Pixar

Local: Praça do Sol – Av. Áureliano Caetano Machado, s/n, Brazabrantes (GO)

26 de junho: Goianira

17h – Ações da Gibiteca

18h30 – Sessão de cinema com filme Elio, da Disney e Pixar

Local: Feira Coberta da Vila Adilair – Rua 27, s/n, Vila Adilair II, Goianira (GO)

Secretaria da Cultura (Secult) – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/cine-leitura-do-bem-estara-em-nazario-trindade-brazabrantes-e-goianira-nesta-semana/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/21/cine-leitura-do-bem-estara-em-nazario-trindade-brazabrantes-e-goianira-nesta-semana/feed/ 0
Será daqui a pouco! “Desenhando o Futuro” leva criações do público às fachadas históricas da cidade de Goiás https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/sera-daqui-a-pouco-desenhando-o-futuro-leva-criacoes-do-publico-as-fachadas-historicas-da-cidade-de-goias/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/sera-daqui-a-pouco-desenhando-o-futuro-leva-criacoes-do-publico-as-fachadas-historicas-da-cidade-de-goias/#respond Sat, 20 Jun 2026 22:10:52 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/sera-daqui-a-pouco-desenhando-o-futuro-leva-criacoes-do-publico-as-fachadas-historicas-da-cidade-de-goias/

Obra audiovisual de VJ Paulinho Pessoa, criada a partir de desenhos, pinturas e mensagens feitas no Fica Compartilhado, será projetada neste sábado (20/06), das 18h30 à meia-noite, no Museu Casa de Cora Coralina e no Instituto Biapó (Foto: Secult-GO)

A convite da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) o artista multimídia VJ Paulinho Pessoa apresenta a segunda edição do projeto Desenhando o Futuro, uma das atrações da 27ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na cidade de Goiás.

A ação participativa transforma desenhos, pinturas e mensagens do público em uma grande obra audiovisual, projetada neste sábado (20/06), das 18h30 à meia-noite, nas fachadas históricas do Museu Casa de Cora Coralina e do Instituto Biapó.

Desenhando o Futuro – Arte coletiva em fachadas históricas

Nesta edição, o projeto amplia sua proposta e reúne criações de pessoas que passaram pelo Fica Compartilhado, em um encontro entre diferentes olhares, gerações, vivências e territórios.

A ação contou também com a participação dos povos indígenas, fortalecendo a presença de suas expressões, memórias e perspectivas dentro da obra.

O resultado transforma desenhos e mensagens em luz, movimento e poesia visual, ocupando o espaço público com esperança, diversidade e força criativa.

A projeção desta noite de sábado cria um diálogo entre arte, memória, patrimônio, meio ambiente e participação popular, e reforça a arte como ferramenta de encontro, reflexão e imaginação sobre o futuro do planeta.

Como a obra foi criada

A partir de um mapeamento artístico das fachadas do Museu Casa de Cora Coralina e do Instituto Biapó, Paulinho Pessoa desenvolveu moldes especiais para receber as intervenções do público.

Desde o primeiro dia de festival, os participantes desenham, pintam e escrevem mensagens em pranchetas com papel no formato A4, disponibilizadas no estande do Fica Compartilhado, usando materiais como lápis de cor, tinta e tinta de terra, dentro de uma máscara impressa no papel.

Em seguida, o material é digitalizado e animado pelo artista, dando origem à obra audiovisual projetada nas fachadas.

Para Paulinho Pessoa, a iniciativa nasceu da vontade de aproximar a projeção mapeada da população.

“O projeto Desenhando o Futuro nasceu em 2025, aqui na cidade de Goiás, durante o Fica. A iniciativa surgiu da necessidade de integrar o audiovisual da projeção mapeada com a população, promovendo a interatividade especialmente com as crianças”, conta.

Segundo ele, a proposta permite que o público “desenhe o que espera do futuro e do meio ambiente, para depois ver suas criações projetadas em uma grande parede”.

O artista lembra que a projeção mapeada já se tornou uma marca da cidade, que recebe os visitantes na Casa de Cora e no Instituto Biapó com imagens alinhadas ao tema do festival.

“Como o tema deste ano aborda água e clima, as produções artísticas refletem diretamente essas questões”, afirma.

O Fica 2026 segue até o dia 21 de junho na cidade de Goiás, com mostras competitivas, shows, debates, oficinas e atrações culturais gratuitas.

Sobre o festival

O Fica é um dos maiores festivais de cinema ambiental do mundo, realizado anualmente na cidade de Goiás. Desde 1999, consolida-se como espaço plural de convergência entre arte, ciência, ativismo e educação ambiental, atraindo realizadores e públicos de diferentes países.

O festival é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação RTVE, e colaboração estratégica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Saneago.

A iniciativa conta ainda com a cooperação da Unesco, por meio de sua Cátedra Saberes Patrimoniais, Biodiversidade e Cidadania; Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), por meio do Museu dos Povos Indígenas e MapBiomas.

Também são parceiros as secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Saúde (SES), de Esporte e Lazer (Seel), da Educação (Seduc), da Economia, de Desenvolvimento Social (Seds) e da Retomada. Integram ainda a realização o Goiás Social, Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, a Polícia Militar de Goiás, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Senac Goiás, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Prefeitura de Goiás, Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) e Lanterna mágica.

Serviço

Projeção mapeada Desenhando o Futuro, 2ª edição, de VJ Paulinho Pessoa

Data: Sábado (20/06), das 18h30 à meia-noite

Local: Fachadas do Museu Casa de Cora Coralina e do Instituto Biapó, na cidade de Goiás

Atividade gratuita

Secretaria da Cultura (Secult) – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/sera-daqui-a-pouco-desenhando-o-futuro-leva-criacoes-do-publico-as-fachadas-historicas-da-cidade-de-goias/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/20/sera-daqui-a-pouco-desenhando-o-futuro-leva-criacoes-do-publico-as-fachadas-historicas-da-cidade-de-goias/feed/ 0
Arraiá Humaniza SES promove integração e celebra cultura junina https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/arraia-humaniza-ses-promove-integracao-e-celebra-cultura-junina/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/arraia-humaniza-ses-promove-integracao-e-celebra-cultura-junina/#respond Sat, 20 Jun 2026 00:25:50 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/arraia-humaniza-ses-promove-integracao-e-celebra-cultura-junina/ Evento promovido pela Gerência de Humanização reuniu servidores em um momento de integração, valorização das equipes e celebração das tradições juninas

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, nesta sexta-feira (19/06), o Arraiá Humaniza SES, uma celebração voltada aos servidores da pasta que reuniu integração, cultura e momentos de descontração. O evento, idealizado e coordenado pela Gerência de Humanização, aconteceu no Espaço Aberto da Secretaria, local que tradicionalmente recebe a feirinha semanal de alimentação e artesanato.

A programação contou com música ao vivo, apresentações culturais, dança, sorteio de brindes e comercialização de comidas típicas dos festejos juninos. Servidores de diferentes áreas da SES-GO participaram da confraternização, fortalecendo os laços de convivência e o espírito de pertencimento entre as equipes.

As atrações musicais foram um dos pontos altos da programação. A Orquestra dos Violeiros de Goiás encantou o público com interpretações de clássicos da música caipira, folclórica e popular brasileira, enquanto a Banda PM Show animou os participantes com um repertório diversificado e dançante. As apresentações transformaram o ambiente em um verdadeiro arraial, marcado pela alegria, integração e valorização da cultura popular.

Além de valorizar as tradições culturais, o Arraiá Humaniza SES teve como propósito promover o bem-estar dos trabalhadores e fortalecer o ambiente organizacional por meio de ações de humanização. A iniciativa buscou proporcionar momentos de convivência e descontração, contribuindo para a aproximação entre os servidores e para o fortalecimento dos vínculos profissionais.

A coordenadora de Humanização da SES-GO, Leidiane Castro, destacou que iniciativas como essa contribuem para a valorização dos servidores e para a construção de relações mais saudáveis no ambiente de trabalho. “Nosso objetivo é proporcionar momentos de integração, acolhimento e valorização dos servidores. A humanização também passa pelo cuidado com quem cuida. Quando criamos espaços de convivência e fortalecimento dos vínculos entre as equipes, contribuímos para um ambiente de trabalho mais leve, colaborativo e saudável”, ressaltou.

A festa também contou com um espaço reservado para a premiação das salas mais enfeitadas da Secretaria, além do sorteio de brindes para os servidores. As atividades estimularam a participação das equipes e reforçaram o clima de união e pertencimento entre os colaboradores.

O Arraiá Humaniza SES integra as ações desenvolvidas pela Gerência de Humanização para promover qualidade de vida, bem-estar e fortalecimento das relações interpessoais no ambiente institucional.

Lara Eduarda (texto) e Patrícia Save (Foto)/ Comunicação Setorial SES-GO

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/saude/arraia-humaniza-ses-promove-integracao-e-celebra-cultura-junina/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/arraia-humaniza-ses-promove-integracao-e-celebra-cultura-junina/feed/ 0
Prefeitura realiza sessões de cinema gratuito na Secretaria Municipal de Cultura https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/prefeitura-realiza-sessoes-de-cinema-gratuito-na-secretaria-municipal-de-cultura/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/prefeitura-realiza-sessoes-de-cinema-gratuito-na-secretaria-municipal-de-cultura/#respond Fri, 19 Jun 2026 23:35:27 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/prefeitura-realiza-sessoes-de-cinema-gratuito-na-secretaria-municipal-de-cultura/ A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está promovendo sessões de cinema gratuitas para a população, ampliando o acesso à cultura e ao lazer no município. A iniciativa busca oferecer momentos de entretenimento e aprendizado para crianças, jovens e famílias, fortalecendo as ações culturais desenvolvidas pela administração municipal.

O projeto conta com uma estrutura preparada para receber o público com qualidade e conforto. As exibições são realizadas em ambiente climatizado, equipado com tela de projeção e sistema de som, além da distribuição de pipoca para os participantes, proporcionando uma experiência completa de cinema.

As sessões são abertas à população em geral e também às escolas da rede municipal. A proposta é incentivar o acesso à cultura, estimular o convívio social e criar oportunidades para que crianças e estudantes vivenciem momentos de lazer e conhecimento por meio da sétima arte.

Nesta sexta-feira, os alunos da Escola Romilda participaram da programação e acompanharam a exibição do filme Como Mágica. A obra aborda temas relacionados à preservação ambiental, destacando a importância do cuidado com as florestas e da conscientização sobre a proteção da natureza. A atividade proporcionou aprendizado e diversão, reforçando valores essenciais para a formação das crianças.

Veículo: Prefeitura de Bela Vista de Goiás

Fonte: https://belavista.go.gov.br/prefeitura-realiza-sessoes-de-cinema-gratuito-na-secretaria-municipal-de-cultura/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/prefeitura-realiza-sessoes-de-cinema-gratuito-na-secretaria-municipal-de-cultura/feed/ 0
Neste fim de semana tem Cavalhadas em São Francisco de Goiás e Hidrolina https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/neste-fim-de-semana-tem-cavalhadas-em-sao-francisco-de-goias-e-hidrolina/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/neste-fim-de-semana-tem-cavalhadas-em-sao-francisco-de-goias-e-hidrolina/#respond Fri, 19 Jun 2026 22:11:10 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/neste-fim-de-semana-tem-cavalhadas-em-sao-francisco-de-goias-e-hidrolina/

Investimento estadual de R$ 5 milhões garante realização do Circuito das Cavalhadas em 16 municípios e fortalece cultura, turismo e economia locais (Fotos: Michelly Matos e Lucas Machado)

Com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) os municípios de São Francisco de Goiás e Hidrolina, no Centro goiano, realizam neste fim de semana as tradicionais Cavalhadas. Em São Francisco as apresentações serão no sábado (20/06) e no domingo (21/06). Em Hidrolina o evento tem início nesta sexta-feira (19/06), com prosseguimento nestes sábado e domingo.

Os dois municípios promovem uma das principais manifestações culturais do estado, que reúne fé, história e tradição, além de impulsionar o turismo e a economia local.

Neste ano, o Estado destinou R$ 5 milhões para 16 municípios que integram o Circuito das Cavalhadas.

Titular da Secult, Yara Nunes destaca o papel do investimento estadual na preservação dessa manifestação cultural e no fortalecimento dos municípios participantes.

“Além de preservar um patrimônio transmitido entre gerações, as Cavalhadas movimentam a economia local, fortalecem o turismo, impulsionam o comércio e criam oportunidades para a população dos municípios que mantêm viva essa tradição”, afirma.

De acordo com a secretária o investimento é destinado à:

  • montagem de cenários e arquibancadas;
  • confecção de vestimentas;
  • ações de divulgação;
  • despesas operacionais necessárias à realização dos eventos.

Em São Francisco de Goiás, as Cavalhadas começam com o desfile dos cavaleiros, que sai da Igreja Matriz às 13 horas em direção ao Campo das Cavalhadas. As batalhas têm início às 15 horas, essa programação será realizada no sábado e no domingo.

Neste ano, a manifestação completa 176 anos e integra a programação religiosa em homenagem ao Divino Espírito Santo e a Nossa Senhora do Rosário.

Hidrolina

Já em Hidrolina, as festividades terão início ainda nesta sexta-feira (19/06), com a realização da Festa em louvor a São João Batista, às 19 horas, na Chácara da Dona Ana. As apresentações serão realizadas no Estádio Municipal Wagno Souza Silva, no sábado (20/06), a programação começa às 4 horas, com a Alvorada Festiva.

Às 14 horas será realizado o desfile dos cavaleiros até o local das batalhas, que terão início às 16 horas. No domingo (21/06), as encenações começam às 15 horas.

Cavalhadas

Em 2025, cerca de 500 mil pessoas participaram das Cavalhadas em Goiás. A festa mobiliza:

  • moradores;
  • cavaleiros;
  • voluntários;
  • diversos segmentos da comunidade na organização dos festejos.

Cada município incorpora elementos próprios à celebração, preservando características que ajudam a manter viva a tradição em diferentes regiões do estado.

As Cavalhadas representam os torneios medievais que recriam os confrontos entre cristãos, vestidos de azul, e mouros, trajados de vermelho.

A manifestação tem inspiração no livro Carlos Magno e os Doze Pares da França, que narra as batalhas travadas pelo imperador cristão contra os sarracenos.

No Brasil, há registros dessa tradição desde o século XVII, geralmente associada à Festa do Divino Espírito Santo.

Em Goiás, as Cavalhadas são realizadas há mais de dois séculos e permanecem entre as principais expressões da cultura popular do estado, reunindo religiosidade, patrimônio cultural, turismo e desenvolvimento econômico.

Programação

São Francisco de Goiás

Quando: Sábado e domingo (20 e 21/06)

13h: Desfile com saída da Igreja Matriz

15h: Encenação no Campo das Cavalhadas

Hidrolina

Quando: Sexta-feira (19/06)

19h: Festa em louvor a São João Batista

Onde: Chácara da Dona Ana

Quando: Sábado (20/6)

4h: Alvorada Festiva

14h: Desfile dos cavaleiros (saída da Praça das Mães com destino ao Estádio Municipal Wagno Souza Silva)

16h: Apresentação das Cavalhadas (Estádio Municipal Wagno Souza Silva)

A partir das 22h: Shows com Diego & Arnaldo, DJ Polland e Banda Brisa

Quando: Domingo (21/6)

15h: Apresentação das Cavalhadas (Estádio Municipal Wagno Souza Silva)

Secretaria da Cultura (Secult) – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/cavalhadas-chegam-a-sao-francisco-de-goias-e-hidrolina-neste-fim-de-semana/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/neste-fim-de-semana-tem-cavalhadas-em-sao-francisco-de-goias-e-hidrolina/feed/ 0
Encontro das Crocheteiras reúne mais de 50 participantes em Senador Canedo https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/encontro-das-crocheteiras-reune-mais-de-50-participantes-em-senador-canedo/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/encontro-das-crocheteiras-reune-mais-de-50-participantes-em-senador-canedo/#respond Fri, 19 Jun 2026 17:25:27 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/encontro-das-crocheteiras-reune-mais-de-50-participantes-em-senador-canedo/ A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, em parceria com o Sebrae Goiás, realizou nesta quinta-feira (18) o IV Encontro das Crocheteiras. A atividade aconteceu na Escola de Artes e Cultura José Rodrigues e reuniu mais de 50 amantes do crochê do município.

O encontro teve como objetivo fortalecer a prática do artesanato, incentivar a criatividade, fomentar a economia criativa e promover a integração entre as participantes. Durante o evento, as crocheteiras puderam compartilhar experiências, técnicas e conhecimentos, fortalecendo ainda mais a rede de artesãs da cidade.

A programação contou com uma palestra sobre a “Precificação do Trabalho em Crochê”, ministrada por Ricardo Wanderley, representante do Sebrae, que abordou estratégias para calcular custos, agregar valor às peças e ampliar as oportunidades de comercialização.

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com o incentivo à cultura, ao empreendedorismo e à geração de renda, valorizando o trabalho artesanal como ferramenta de desenvolvimento social e econômico.

Texto e fotos: Alexandre Manso

Secretaria de Comunicação e Eventos

Veículo: Prefeitura de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.gov.br/encontro-das-crocheteiras-reune-mais-de-50-participantes-em-senador-canedo/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/encontro-das-crocheteiras-reune-mais-de-50-participantes-em-senador-canedo/feed/ 0
Grande Arraial de Goiânia reúne quadrilhas e público na abertura da 23ª edição https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/grande-arraial-de-goiania-reune-quadrilhas-e-publico-na-abertura-da-23a-edicao/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/grande-arraial-de-goiania-reune-quadrilhas-e-publico-na-abertura-da-23a-edicao/#respond Fri, 19 Jun 2026 15:21:18 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/grande-arraial-de-goiania-reune-quadrilhas-e-publico-na-abertura-da-23a-edicao/ sexta-feira, 19 junho 2026, 07:51 | Cultura

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), abriu nesta quinta-feira (18/6) a 23ª edição do Grande Arraial de Goiânia, realizado no estacionamento do Parque Mutirama. A programação reúne apresentações de quadrilhas juninas, barraquinhas de comidas típicas e atrações voltadas para toda a família. A entrada é gratuita e o público pode contribuir voluntariamente com a doação de 1 kg de alimento não perecível para as ações sociais promovidas pela administração municipal.

O evento recebe a segunda etapa do Circuito Junino da Federação das Quadrilhas do Estado de Goiás (Fequaju-GO), com a participação de 20 grupos que se apresentam ao longo de quatro dias. A expectativa é receber milhares de visitantes durante a programação.

Para o secretário municipal de Cultura, Uugton Batista, o Grande Arraial, que integra o calendário oficial de eventos da cidade, mantém viva uma das principais manifestações culturais do período junino.

“O Grande Arraial é um evento tradicional e oficial do calendário cultural da Prefeitura e para nós da Secult é uma satisfação realizar essa festa que celebra a cultura junina em um espaço para toda a família aproveitar as apresentações, as barraquinhas de comidas típicas. Tudo com muita organização, estrutura boa e segurança”, afirmou.

Entre os participantes das quadrilhas, a abertura foi marcada pela expectativa das quatro equipes que disputam o circuito (Vishi que Fuzuê, Desmantelo, Cerrado Novo e Estrelas do Cerrado).

Integrante da quadrilha Vishi Que Fuzuê, Eryka Stephanny França Vieira destacou a dedicação dos grupos durante a temporada junina. “É uma diversão que a gente não consegue explicar. Tem que aproveitar muito a temporada, porque quando acaba bate uma saudade muito grande. Nos ensaios a gente fica até tarde, perde sono, mas vale a pena. Quando chega a hora da apresentação dá aquele frio na barriga. A estrutura está muito bonita e a gente espera fazer uma boa apresentação”, disse.

Além das apresentações culturais, as barraquinhas de comidas típicas ajudam a movimentar o evento. Marta Regina, responsável pela Barraca da Tia Marta, que comercializa pratos como chica doida e canjica, falou da importância da festa para os comerciantes.

Image 2

“Pra nós, esse evento está sendo maravilhoso. Festa junina é tudo de bom. É uma festa popular em que as famílias vêm aproveitar. Estamos aqui com as nossas delícias, feitas com muito amor, e isso também ajuda no nosso financeiro. Dá um impulso nas vendas. Estamos firmes até domingo”, comemorou.

No público, a supervisora criativa Katya Rodrigues acompanhou as apresentações ao lado das amigas “Estou adorando o evento. É muito organizado. Vim com as minhas amigas para aproveitar as comidas típicas e assistir às apresentações. Acompanho as quadrilhas há muitos anos e sempre acho muito interessante. Também estou ansiosa para saber quem será o grupo vencedor que vai representar Goiás”, afirmou.

O Grande Arraial de Goiânia segue até domingo (21/6), no estacionamento do Parque Mutirama. Nesta sexta-feira (19/6), as apresentações começam às 20h com os grupos Pé na Brasa, Forrobodó, Arrasta Pé e Fogo de Palha.

No sábado (20/6), a programação tem início às 18h com as quadrilhas Arriégua, Mandacaru, Bernadance, Viva, Aconchego e Veraneio. Já no domingo (21/6), sobem ao palco os grupos Chapéu de Palha, Saia Rodada, Arriba Saia, Uai São João e Balancê do Cerrado, a partir das 19h.

Image 3
_Fotos: Alex Malheiros_

**Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia**

Veículo: Prefeitura de Goiânia

Fonte: https://www.goiania.go.gov.br/grande-arraial-de-goiania-tem-inicio-com-quadrilhas-e-comidas-tipicas/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/grande-arraial-de-goiania-reune-quadrilhas-e-publico-na-abertura-da-23a-edicao/feed/ 0
Padre Patrick apresenta “Pecado é Não Rir” no Teatro Goiânia https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/padre-patrick-apresenta-pecado-e-nao-rir-no-teatro-goiania/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/padre-patrick-apresenta-pecado-e-nao-rir-no-teatro-goiania/#respond Fri, 19 Jun 2026 14:20:32 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/padre-patrick-apresenta-pecado-e-nao-rir-no-teatro-goiania/

Ir para o conteúdo

Show que mistura humor e reflexões terá três sessões neste sábado (20/06) (Fotos: Divulgação)

O espetáculo Pecado é Não Rir, estrelado pelo humorista Padre Patrick, chega ao Teatro Goiânia neste sábado (20/06), com sessões às 17, 19 e 21 horas. A montagem mistura humor e crítica em uma reflexão sobre os sete pecados capitais.

Os ingressos custam entre R$ 30 a R$ 140 e estão à venda no Ingresso Digital.

No palco, o religioso aborda temas do cotidiano a partir dos sete pecados capitais – soberba, avareza, luxúria, inveja, gula, ira e preguiça –, construindo situações divertidas que geram identificação do público.

Pecado é Não Rir

A proposta é alternar momentos de comédia com reflexões baseadas em passagens bíblicas.

Ao longo da apresentação, o público é conduzido por histórias e personagens que dialogam com experiências comuns, seguidas de comentários sobre comportamento e valores.

Com direção criativa e cenografia que exploram iluminação e trilhas sonoras marcantes, o espetáculo conduz o público por uma jornada que começa no riso, passa pela consciência e termina em um convite à transformação.

Serviço

Pecado É Não Rir – Padre Patrick

Data: Sábado (20/06)

Horário: 19h

Local: Teatro Goiânia (R. 23, 252 – St. Central, Goiânia)

Ingressos: https://www.ingressodigital.com/evento/18983/padre-patrick-pecado-e-nao-rir

* Editado por Hosana Alves
* via Secretaria da Cultura – Governo de Goiás

* 19 de junho de 2026
* 10:30

* Cultura

Veículo: Agência Goiás de Notícias

Fonte: https://agencia.go.gov.br/padre-patrick-apresenta-espetaculo-pecado-e-nao-rir-no-teatro-goiania/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/padre-patrick-apresenta-pecado-e-nao-rir-no-teatro-goiania/feed/ 0
Orquestra Filarmônica de Goiás encerra semestre com concerto gratuito nesta quinta-feira https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/orquestra-filarmonica-de-goias-encerra-semestre-com-concerto-gratuito-nesta-quinta-feira/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/orquestra-filarmonica-de-goias-encerra-semestre-com-concerto-gratuito-nesta-quinta-feira/#respond Thu, 18 Jun 2026 22:11:17 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/orquestra-filarmonica-de-goias-encerra-semestre-com-concerto-gratuito-nesta-quinta-feira/

Orquestra Filarmônica de Goiás realiza última apresentação do semestre com repertório inspirado nas estações do ano (Foto: Ella Pessoa)

A Orquestra Filarmônica de Goiás realiza, na quinta-feira (18/06), às 20 horas, no Teatro Sesi, em Goiânia, o último concerto do semestre. Com entrada gratuita e sem necessidade de retirada antecipada de ingressos, a apresentação será conduzida pelo maestro Neil Thomson e reunirá obras de Antonio Vivaldi e Alexander Glazunov inspiradas nas estações do ano.

A programação integra a temporada Natureza e Sons, que explora a relação entre a música e o meio ambiente por meio de composições de diferentes épocas e tradições.

Como assistir ao concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás?

O concerto será realizado no Teatro Sesi, localizado na Avenida João Leite, nº 1013, no Setor Santa Genoveva, em Goiânia.

A entrada é gratuita e o público poderá acessar o local diretamente, sem necessidade de reserva ou retirada prévia de ingressos.

Sob a regência do maestro Neil Thomson, a apresentação marca o encerramento das atividades da Orquestra Filarmônica de Goiás neste primeiro semestre.

Vivaldi traduz as estações em música

Image 2: Orquestra Filarmônica de Goiás encerra semestre com concerto gratuito

Concerto terá a regência do maestro Neil Thomson (Foto: Ella Pessoa)

No primeiro momento do concerto, os músicos interpretarão Le quattro stagioni, uma das obras mais conhecidas do compositor italiano Antonio Vivaldi.

Reconhecida mundialmente, a composição apresenta as características da primavera, verão, outono e inverno por meio de contrastes entre movimentos rápidos e lentos, representando tanto as transformações da natureza quanto experiências humanas associadas a cada estação.

A obra se tornou uma das mais emblemáticas do repertório clássico e segue atravessando gerações.

Glazunov leva ao palco a atmosfera do balé

Na segunda parte da apresentação, a Orquestra Filarmônica de Goiás executará Les Saisons, do compositor russo Alexander Glazunov.

Escrita no fim do século XIX como trilha sonora para um balé homônimo, a obra é dividida em quatro partes e percorre as estações do ano para narrar histórias ligadas a personagens mitológicos e espíritos da natureza.

A composição se destaca pela riqueza melódica e pelo caráter descritivo, despertando diferentes emoções ao longo da execução.

Temporada destaca a relação entre música e natureza

Image 3: Orquestra Filarmônica de Goiás encerra semestre com concerto gratuito

Entrada é gratuita e o público poderá acessar o local diretamente, sem necessidade de reserva ou retirada de ingressos (Foto: Ella Pessoa)

Com o tema Natureza e Sons, a temporada 2026 busca evidenciar como a vitalidade do meio ambiente inspirou compositores de diversas gerações e escolas musicais ao redor do mundo.

As apresentações propõem ao público uma reflexão sobre a conexão entre humanidade e natureza, elemento essencial para a manutenção da vida.

Reconhecida internacionalmente como um dos principais grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebeu elogios da revista inglesa Gramophone, uma das mais prestigiadas publicações dedicadas à música clássica.

O grupo é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Serviço

Assunto: Concerto gratuito da Orquestra Filarmônica de Goiás

Data: quinta-feira (18/06)

Horário:20h

Local:Teatro Sesi – Avenida João Leite, nº 1013, Setor Santa Genoveva, Goiânia-GO

Entrada gratuita

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/orquestra-filarmonica-de-goias-encerra-semestre-com-concerto-gratuito-nesta-quinta-feira/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/orquestra-filarmonica-de-goias-encerra-semestre-com-concerto-gratuito-nesta-quinta-feira/feed/ 0
Arte no Bosque Junino https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/arte-no-bosque-junino/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/arte-no-bosque-junino/#respond Wed, 17 Jun 2026 23:20:40 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/arte-no-bosque-junino/ quarta-feira, 17 junho 2026, 16:59 | Cultura

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e do Centro Livre de Artes (CLA), realiza no próximo sábado (20/6), das 9h às 12h, mais uma edição do Arte no Bosque, que desta vez ganha um clima especial com a temática junina. O evento será realizado no Bosque dos Buritis e reunirá apresentações artísticas, exposições, comidas típicas e a segunda edição da feira de artesanato “Feito à Mão”.

Promovida por professores e servidores do Centro Livre de Artes, a iniciativa tem como objetivo apresentar ao público os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e estimular a troca de experiências entre os diversos núcleos da instituição. Em um ambiente integrado à natureza, a programação celebra a arte, a cultura e as tradições juninas em uma manhã de convivência e aprendizado.

Durante o evento, os visitantes poderão prestigiar apresentações de música, dança e outras linguagens artísticas, além de conferir exposições e saborear comidas típicas em barraquinhas temáticas. A feira de artesanato “Feito à Mão” também será um dos destaques da programação, com peças exclusivas produzidas pela comunidade escolar do CLA.

A diretora do CLA, Cristiane Pacheco, destaca a importância da ação para aproximar a população das atividades desenvolvidas pelo. “O Arte no Bosque é um momento de celebração da produção artística dos nossos alunos e de valorização da cultura popular. Nesta edição junina, queremos proporcionar ao público uma manhã de alegria, integração e contato com a arte em um dos espaços mais tradicionais da cidade”, afirma.

Serviço

Assunto:

Data: Sábado (20/6)

Horário: 9h às 12h

Local: Bosque dos Buritis – Setor Oeste

Entrada:Gratuita

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia

Veículo: Prefeitura de Goiânia

Fonte: https://www.goiania.go.gov.br/arte-no-bosque-junino-leva-apresentacoes-artisticas-e-feira-de-artesanato-ao-bosque-dos-buritis/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/arte-no-bosque-junino/feed/ 0