Aparecida de Goiânia https://www.jaedestaque.com.br Mon, 22 Jun 2026 23:15:56 +0000 pt-BR hourly 1 Prefeitura de Aparecida realiza mutirão na Vila Alzira e homenageia mais de 50 lideranças comunitárias https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-de-aparecida-realiza-mutirao-na-vila-alzira-e-homenageia-mais-de-50-liderancas-comunitarias/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-de-aparecida-realiza-mutirao-na-vila-alzira-e-homenageia-mais-de-50-liderancas-comunitarias/#respond Mon, 22 Jun 2026 23:15:50 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-de-aparecida-realiza-mutirao-na-vila-alzira-e-homenageia-mais-de-50-liderancas-comunitarias/ Ação realizada no Colégio Estadual Rui Barbosa, reuniu mais de 100 serviços gratuitos e reconheceu o trabalho de moradores que contribuem para o desenvolvimento de Aparecida de Goiânia

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, e o vice João Campos participaram, na manhã deste sábado, 20, de mais uma edição do Mutirão da Prefeitura, realizada no Colégio Estadual Rui Barbosa, na Vila Alzira. Também estiveram presentes o ex-prefeito Gustavo Mendanha, o deputado estadual Veter Martins, os vereadores Mazinho Baiano e Neto Gomes, além de secretários e demais auxiliares da administração municipal.

A ação reuniu moradores da região em um dia de prestação de serviços gratuitos nas áreas de saúde, assistência social, cidadania, documentação, empregabilidade e orientação jurídica. Como diferencial desta edição, a Gestão Vilela promoveu a entrega de certificados de reconhecimento a mais de 50 lideranças comunitárias que, ao longo dos anos, contribuíram com serviços relevantes para a população aparecidense.

Durante o evento, o prefeito Vilela destacou que os mutirões têm cumprido o papel de aproximar os serviços públicos da população e facilitar o acesso dos moradores às demandas do dia a dia.

“Não só a receptividade, mas também a participação da população tem sido muito positiva. Muitas pessoas aproveitam o sábado para resolver demandas que não conseguem durante a semana por conta do trabalho. Esse é o papel do mutirão: levar a prestação de serviços para mais perto do cidadão e facilitar a vida das pessoas”, afirmou Vilela.

Segundo Leandro Vilela, a ação vai além dos atendimentos realizados no dia do evento e envolve uma série de serviços executados previamente pela administração municipal.

“O mutirão começa antes do sábado. Durante toda a semana as equipes da Prefeitura realizam serviços de limpeza, manutenção e melhorias na região. O encerramento acontece com a oferta dos atendimentos diretos à população, aproximando ainda mais o poder público dos moradores”, acrescentou.

Serviços mais procurados

Entre os serviços mais procurados nesta edição estiveram os atendimentos oftalmológicos e a emissão de carteiras de identidade, que registraram grande procura ao longo da manhã.

Além disso, os moradores tiveram acesso a consultas e orientações de saúde, atualização cadastral do CadÚnico, emissão de documentos, atendimentos jurídicos, oportunidades de emprego, serviços tributários, ações educativas, atividades recreativas e diversos outros serviços disponibilizados pelas secretarias municipais e parceiros da Prefeitura.

A aposentada Maria Aparecida, moradora da Vila Alzira, aproveitou o mutirão para realizar atendimento oftalmológico. “Eu estava precisando passar por uma consulta há algum tempo e consegui resolver tudo aqui pertinho de casa. É muito importante porque muitas vezes não conseguimos durante a semana. Foi um atendimento rápido e muito bem organizado”, relatou.

Já o estudante Lucas Henrique procurou o mutirão para emitir sua carteira de identidade. “Eu precisava fazer o documento e achei muito mais fácil resolver aqui. O atendimento foi rápido e ajudou bastante quem trabalha ou estuda durante a semana”, afirmou.

Reconhecimento às lideranças comunitárias

Um dos momentos mais marcantes da ação foi a entrega de certificados de reconhecimento a mais de 50 lideranças comunitárias da região e de outros bairros de Aparecida de Goiânia. A homenagem valorizou o trabalho desenvolvido por moradores que atuam como elo entre a população e o poder público, colaborando com ações sociais, mobilizações comunitárias e melhorias para suas comunidades.

O secretário de Ação Integrada, Jeferson Ferreira, destacou a importância da iniciativa. “O Mutirão já se consolidou como uma das principais ações de aproximação entre a Prefeitura e a população. Nesta edição tivemos também um momento especial de reconhecimento às lideranças comunitárias que dedicam seu tempo e seu trabalho ao desenvolvimento dos bairros. É uma forma de valorizar quem ajuda a construir uma cidade melhor e conhece de perto as necessidades da população”, ressaltou.

Primeira edição na Vila Alzira

Representando a região, o vereador Neto Gomes destacou a importância de a Vila Alzira receber pela primeira vez uma edição do mutirão.

“É a primeira vez que nós temos um mutirão nesta região. Foi muita luta e muito esforço para trazer essa ação para a Vila Alzira. Quando assumimos a gestão, a nossa região enfrentava muitos problemas de infraestrutura. Hoje estamos entregando para a população uma região mais organizada, sem mato e com os buracos tampados. Mudamos a realidade desta região e seguimos trabalhando para avançar ainda mais”, finalizou.

Veículo: Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecida.go.gov.br/prefeitura-de-aparecida-realiza-mutirao-na-vila-alzira-e-homenageia-mais-de-50-liderancas-comunitarias

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-de-aparecida-realiza-mutirao-na-vila-alzira-e-homenageia-mais-de-50-liderancas-comunitarias/feed/ 0
Parlamento do Futuro inicia atividades com imersão de jovens na rotina legislativa de Aparecida https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/parlamento-do-futuro-inicia-atividades-com-imersao-de-jovens-na-rotina-legislativa-de-aparecida/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/parlamento-do-futuro-inicia-atividades-com-imersao-de-jovens-na-rotina-legislativa-de-aparecida/#respond Mon, 22 Jun 2026 18:22:41 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/parlamento-do-futuro-inicia-atividades-com-imersao-de-jovens-na-rotina-legislativa-de-aparecida/ Programa reúne 25 participantes em uma semana de simulação parlamentar com sessões, reuniões de comissão, audiências públicas e elaboração de proposições legislativas

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 22/06/2026. Terá início nesta segunda-feira, 22, a programação da 2ª edição do Programa Parlamento do Futuro, iniciativa da Câmara de Aparecida de Goiânia voltada à formação política, cidadã e legislativa de jovens do município. Durante toda a semana os participantes irão vivenciar, de forma prática, as atividades desenvolvidas pelos vereadores no exercício do mandato parlamentar.

As atividades começarão com a recepção dos participantes e um tour pelas dependências da Câmara Municipal, acompanhado por vereadores da Casa. Durante a visita, os jovens conhecerão os diferentes setores administrativos e o funcionamento interno do Legislativo. O percurso será encerrado no plenário, onde receberão orientações introdutórias sobre o Regimento Interno e as normas que orientam os trabalhos parlamentares.

No período da tarde, a programação prevê palestras temáticas voltadas à compreensão do papel do Poder Legislativo, seguidas, à noite, pela Sessão Solene de Posse dos vereadores simulandos, ato que marca oficialmente o início das atividades parlamentares do programa.

Instituído pela Resolução nº 007/2025, de autoria do vereador Lipe Gomes, o Parlamento do Futuro tem como objetivo incentivar a participação cívica, promover o debate democrático e proporcionar aos participantes uma experiência prática sobre o funcionamento do processo legislativo municipal.

Ao longo da semana, os jovens atuarão como vereadores simulandos e participarão de atividades que reproduzem as etapas da tramitação legislativa. A programação inclui eleição da Mesa Diretora, realização de sessões ordinárias, reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), audiências públicas e apresentação de demandas aos representantes do Poder Executivo Municipal.

Na terça-feira, os participantes elegerão a Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos da legislatura simulada. Na mesma data, ocorrerá a primeira sessão ordinária, destinada à leitura e ao debate dos projetos de lei apresentados pelos vereadores simulandos. Ainda durante a tarde, os projetos serão analisados pela Comissão de Constituição e Justiça.

A quarta-feira será dedicada à apreciação de requerimentos, com debates e votação das proposições apresentadas. Após a sessão, os participantes se reunirão com secretários municipais para apresentar as demandas aprovadas durante os trabalhos legislativos.

Já na quinta-feira, a programação prevê a realização de uma audiência pública, cuja pauta será definida pelos próprios participantes, seguida pela sessão destinada à discussão e votação dos projetos de lei elaborados ao longo da semana.

Um dos requisitos do programa é que cada vereador simulando apresente um projeto de lei de sua autoria durante as atividades legislativas, permitindo que os participantes acompanhem todas as etapas de elaboração, discussão e deliberação de uma proposição.

Nesta edição, o programa reúne 25 jovens selecionados entre candidatos com idade entre 16 e 24 anos, regularmente matriculados no ensino médio ou superior ou residentes em Aparecida de Goiânia, conforme critérios estabelecidos no Edital nº 001/2026.

A programação será encerrada na próxima sexta-feira, 26, com uma Sessão Solene de encerramento, quando serão realizadas homenagens e o reconhecimento dos destaques da segunda edição do Parlamento do Futuro.

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretora de Comunicação – Thais Vaz

Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti

Fotógrafo – Marcelo Silva

Veículo: Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecidadegoiania.go.leg.br/parlamento-do-futuro-inicia-atividades-com-imersao-de-jovens-na-rotina-legislativa-de-aparecida/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/parlamento-do-futuro-inicia-atividades-com-imersao-de-jovens-na-rotina-legislativa-de-aparecida/feed/ 0
Prefeito Vilela e governador Daniel abrem a IX edição do JINCOM em Aparecida https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeito-vilela-e-governador-daniel-abrem-a-ix-edicao-do-jincom-em-aparecida/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeito-vilela-e-governador-daniel-abrem-a-ix-edicao-do-jincom-em-aparecida/#respond Mon, 22 Jun 2026 15:17:27 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeito-vilela-e-governador-daniel-abrem-a-ix-edicao-do-jincom-em-aparecida/ Pela primeira vez, os quatro Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás do município realizam os Jogos Internos de forma conjunta, fortalecendo a integração entre cerca de 1,5 mil estudantes

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, e o governador de Goiás, Daniel Vilela, abriram na noite desta quarta-feira, 17, a IX edição dos Jogos Internos dos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (JINCOM). Realizada no Estádio Annibal Batista de Toledo, a solenidade reuniu estudantes, familiares, educadores autoridades municipais e estaduais.

Neste ano, o JINCOM alcança um marco histórico ao ser realizado, pela primeira vez, de forma conjunta pelos quatro Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs) de Aparecida de Goiânia: Nader Alves dos Santos, Colina Azul, Madre Germana e Mansões Paraíso. Ao todo, cerca de 1,5 mil estudantes participam das competições e atividades de integração.

Durante a abertura, o prefeito Leandro Vilela ressaltou a importância do esporte como ferramenta de formação dos jovens. “Eventos como este vão muito além da competição. Eles fortalecem valores como disciplina, respeito, amizade, cooperação e superação. É motivo de orgulho ver tantos jovens participando de uma iniciativa que contribui para a formação cidadã e para o desenvolvimento pessoal de cada estudante. Parabenizo todos os envolvidos pela realização deste grande evento”, afirmou o prefeito que estava acompanhado do vice-prefeito João Campos, de secretários municipais, vereadores e do ex-prefeito Gustavo Mendanha, além dos deputados Veter Martins e Silvye Alves.

O governador Daniel Vilela destacou a relevância dos colégios militares e do incentivo ao esporte dentro do ambiente escolar. “A promoção do esporte nas escolas militares reafirma o compromisso com a formação acadêmica e cidadã dos alunos. O esporte ensina disciplina, trabalho em equipe e prepara nossos jovens para os desafios da vida”, afirmou o governador.

A comandante de Ensino da Polícia Militar de Goiás, tenente-coronel Quéren Hapuque, enfatizou o papel pedagógico das competições. “Os jogos representam a valorização do esporte na educação. Além dos benefícios físicos, eles contribuem para o desenvolvimento emocional, social e acadêmico dos estudantes, ensinando competências que eles levarão para toda a vida”, explicou.

Representando os alunos participantes, o estudante Gabriel Oliveira, de 13 anos, do CEPMG Colina Azul, falou sobre a expectativa para os jogos. “Participar do JINCOM é muito importante para nós. Além de competir, fazemos novas amizades, aprendemos a trabalhar em equipe e representamos nossa escola com orgulho. Estamos muito animados para esta edição”, declarou.

As competições serão realizadas ao longo das próximas semanas, envolvendo estudantes em modalidades como futsal, voleibol, natação, atletismo, basquete, xadrez, taekwondo, jiu-jítsu e queimada.

JINCOM

Tradicionalmente, os Jogos Internos dos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás são promovidos individualmente por cada unidade. Em 2026, pela primeira vez, os quatro colégios militares de Aparecida uniram forças para realizar uma única competição, ampliando a integração entre os estudantes e fortalecendo o espírito esportivo, a disciplina e a convivência entre os participantes.

O JINCOM é um projeto consolidado dentro da rede de colégios militares do Estado de Goiás e reúnem milhares de alunos em disputas esportivas e culturais de integração. O torneio escolar promove a disciplina, a socialização e os valores de civismo e cidadania entre os estudantes dos CEPMGs no estado.

Navegue entre as notícias

Veículo: Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecida.go.gov.br/prefeito-vilela-e-governador-daniel-abrem-a-ix-edicao-do-jincom-em-aparecida

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeito-vilela-e-governador-daniel-abrem-a-ix-edicao-do-jincom-em-aparecida/feed/ 0
Prefeito Vilela e senador Vanderlan anunciam início das obras de asfalto no Rosa dos Ventos e novos investimentos para Aparecida https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeito-vilela-e-senador-vanderlan-anunciam-inicio-das-obras-de-asfalto-no-rosa-dos-ventos-e-novos-investimentos-para-aparecida/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeito-vilela-e-senador-vanderlan-anunciam-inicio-das-obras-de-asfalto-no-rosa-dos-ventos-e-novos-investimentos-para-aparecida/#respond Mon, 22 Jun 2026 15:16:40 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeito-vilela-e-senador-vanderlan-anunciam-inicio-das-obras-de-asfalto-no-rosa-dos-ventos-e-novos-investimentos-para-aparecida/ Recursos articulados pelo senador junto à Codevasf garantem obras de infraestrutura nos bairros Rosa dos Ventos e Colinas de Homero; saúde também receberá mais R$ 5 milhões

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, e o vice-prefeito João Campos receberam nesta quinta-feira, 18, na Cidade Administrativa Maguito Vilela, o senador Vanderlan Cardoso para tratar de novos investimentos federais destinados ao município. Durante a reunião, foi confirmado o início das obras de pavimentação do Rosa dos Ventos nos próximos 15 dias e destacado o avanço das obras de infraestrutura já em execução no Colinas de Homero. Os dois projetos são viabilizados com recursos federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), articulados pelo senador. Na ocasião, também foi anunciada a destinação de mais R$ 5 milhões para a saúde municipal.

Segundo o prefeito, a expectativa é que a empresa responsável pelos serviços seja mobilizada nos próximos dias para iniciar as obras no Rosa dos Ventos. O investimento integra o programa Pra Frente Aparecida, lançado em maio deste ano, que prevê mais de R$ 300 milhões em obras e ações estruturantes em diversas regiões da cidade.

“Já em breve, dentro dos próximos 15 dias, estaremos recebendo a empresa para iniciar o asfalto do Rosa dos Ventos. São obras muito aguardadas pela população e que só estão sendo possíveis graças ao apoio e à parceria do senador Vanderlan com Aparecida”, destacou Leandro Vilela.

Além dos recursos para infraestrutura, o senador confirmou a destinação de mais R$ 5 milhões para a saúde municipal. O prefeito agradeceu ainda os investimentos já encaminhados por Vanderlan para aquisição de equipamentos, máquinas e custeio de serviços públicos.

Durante a reunião, o senador reafirmou seu compromisso com Aparecida de Goiânia e destacou a importância do município para o desenvolvimento do Estado.

“Tenho uma responsabilidade com Aparecida. Sempre fui muito bem recebido pela população da cidade e continuarei ajudando no que for possível. Tudo o que fazemos por Aparecida ainda é pouco diante da importância que essa cidade tem para Goiás”, afirmou Vanderlan.

Leandro Vilela ressaltou que os investimentos chegam em um momento importante para o avanço da infraestrutura urbana do município. Segundo ele, Aparecida ainda possui cerca de 47 bairros com deficiência total ou parcial de pavimentação.

“Temos entre 120 e 150 mil pessoas que ainda convivem com poeira e lama em diferentes regiões da cidade. O Rosa dos Ventos espera por esse benefício há anos e o Colinas de Homero também. São investimentos que representam mais dignidade, mobilidade e qualidade de vida para a população”, afirmou.

O prefeito também agradeceu o apoio do senador em pautas estruturantes para o município, destacando sua atuação na aprovação do financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que garantirá novos investimentos em infraestrutura para Aparecida.

“Mesmo antes de assumirmos a gestão, o senador Vanderlan já ajudava Aparecida. Ele teve papel importante na aprovação do financiamento do BID, que vai permitir novos investimentos em infraestrutura e qualidade de vida para nossa população”, acrescentou.

Participaram da reunião os secretários André Fortaleza (Esporte, Lazer e Juventude), Carlos Eduardo de Paula (Fazenda), Alfredo Soubihe (Infraestrutura), Ozeias Laurentino Júnior (Comunicação) e Hans Miller (Chefia de Gabinete).

Navegue entre as notícias

Veículo: Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecida.go.gov.br/prefeito-vilela-e-senador-vanderlan-anunciam-inicio-das-obras-de-asfalto-no-rosa-dos-ventos-e-novos-investimentos-para-aparecida

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeito-vilela-e-senador-vanderlan-anunciam-inicio-das-obras-de-asfalto-no-rosa-dos-ventos-e-novos-investimentos-para-aparecida/feed/ 0
Prefeitura de Aparecida de Goiânia leva cobertores a famílias atendidas pelos Serviços de Convivência em Aparecida https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-de-aparecida-de-goiania-leva-cobertores-a-familias-atendidas-pelos-servicos-de-convivencia-em-aparecida/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-de-aparecida-de-goiania-leva-cobertores-a-familias-atendidas-pelos-servicos-de-convivencia-em-aparecida/#respond Mon, 22 Jun 2026 15:16:02 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-de-aparecida-de-goiania-leva-cobertores-a-familias-atendidas-pelos-servicos-de-convivencia-em-aparecida/ Ação da Secretaria de Assistência Social distribuiu a 3ª remessa, de um total de 4 mil cobertores, nas unidades do Park Flamboyant e Vila Brasília, destinados a aquecer neste inverno famílias vulneráveis, pessoas que vivem em instituições de acolhimento e moradores em situação de rua

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu continuidade nesta quinta-feira (18) à campanha Aquecendo Vidas com a entrega de cobertores para usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento (SCFV). A secretária municipal de Assistência Social, Carolina Araújo, participou da ação na unidade da Vila Brasília.

Nesta etapa, foram entregues 60 cobertores. Os donativos fazem parte dos 4 mil cobertores destinados ao município pelo governador de Goiás Daniel Vilela e a primeira-dama Iara Vilela, por meio do programa Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), para atender famílias em situação de vulnerabilidade social durante o período de baixas temperaturas.

“Os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos fazem parte da rede de proteção social do município e também precisam desse cuidado neste período de frio. A entrega dos cobertores representa acolhimento, carinho e atenção às famílias que acompanhamos diariamente”, destacou a secretária de Assistência Social, Carolina Araújo enfatizando que a determinação do prefeito Leandro Vilela é atingir todos que necessitam desse apoio social.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolve atividades socioeducativas, culturais, esportivas e de integração social voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. O atendimento é direcionado principalmente a pessoas em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a prevenção de riscos e para a promoção da cidadania.

![Image 1](https://aparecida.go.gov.br/wp-content/uploads/2026/06/64dbf0c9-76dd-42ce-b186-1820b5510dfe.jpeg)

**Proteção para quem mais precisa**

A rede de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Aparecida atende atualmente 335 crianças de 7 a 14 anos, 20 adolescentes de 15 a 17 anos e 70 idosos. Ao todo, o município possui sete unidades do serviço, sendo seis voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes e uma destinada ao público idoso.

Todas as unidades serão contempladas pela campanha. Além do Park Flamboyant e da Vila Brasília, também receberão cobertores as unidades Amigo da Criança, Riviera, Hortênsias e Rosa dos Ventos.

Segundo a secretária, a ação amplia o alcance da campanha e reforça o compromisso da gestão municipal com a população em situação de vulnerabilidade. “Mais do que aquecer do frio, essa ação leva dignidade e demonstra que essas pessoas não estão sozinhas”, afirmou.

**Campanha Aquecendo Vidas**

Até o momento, já foram distribuídos 3 mil, dos 4 mil cobertores destinados ao município. As entregas contemplaram famílias do assentamento Marília Mendonça, Beira da Mata e Noberto Teixeira, além de moradores de bairros como Jardim dos Ipês, Vila Romana, Alto da Boa Vista e outras regiões previamente mapeadas pela Assistência Social.

A Secretaria Municipal de Assistência Social informou que novas etapas da campanha já estão sendo planejadas. Atualmente, equipes da pasta realizam o levantamento de famílias em situação de vulnerabilidade que ainda não foram contempladas para ampliar o alcance das entregas durante o período de frio.

## Navegue entre as notícias

Veículo: Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecida.go.gov.br/prefeitura-de-aparecida-de-goiania-leva-cobertores-a-familias-atendidas-pelos-servicos-de-convivencia-em-aparecida

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-de-aparecida-de-goiania-leva-cobertores-a-familias-atendidas-pelos-servicos-de-convivencia-em-aparecida/feed/ 0
Vereadores destacam atuação de Gilsão Meu Povo durante última sessão do semestre https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/vereadores-destacam-atuacao-de-gilsao-meu-povo-durante-ultima-sessao-do-semestre/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/vereadores-destacam-atuacao-de-gilsao-meu-povo-durante-ultima-sessao-do-semestre/#respond Fri, 19 Jun 2026 18:22:33 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/vereadores-destacam-atuacao-de-gilsao-meu-povo-durante-ultima-sessao-do-semestre/ Parlamentares elogiaram condução da Câmara e manifestaram apoio à presidência durante encerramento das atividades legislativas do primeiro semestre

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 19/06/2026. A última sessão ordinária do primeiro semestre legislativo de 2026 foi marcada por manifestações de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo presidente da Câmara de Aparecida de Goiânia, vereador Gilsão Meu Povo. Ao longo dos pronunciamentos de encerramento dos trabalhos, diversos vereadores utilizaram a tribuna para agradecer a condução da Casa e destacar aspectos da atual gestão.

Entre os pontos mais citados pelos parlamentares estiveram o diálogo com os vereadores, a organização dos trabalhos legislativos, a transparência administrativa, o tratamento igualitário dispensado aos membros da Casa e a firmeza na condução das sessões.

O vereador Felipe Cortez afirmou que a presidência foi exercida de forma ordeira e equilibrada, com atenção às demandas dos parlamentares. Na mesma linha, Rogério Almeida destacou a parceria e os ensinamentos recebidos ao longo do mandato, afirmando que os vereadores de primeiro mandato têm encontrado em Gilsão uma referência para o exercício da atividade parlamentar.

Ao abordar os trabalhos desenvolvidos pela Câmara durante o semestre, o vereador Dieyme Vasconcelos ressaltou a responsabilidade de conduzir a segunda maior Câmara Municipal de Goiás e destacou a atuação da Casa em debates considerados relevantes para o município, entre eles as discussões relacionadas ao Plano Diretor.

Almeidinha também reconheceu o trabalho da presidência e agradeceu o empenho dos vereadores e servidores da Câmara. Já Edinho avaliou positivamente a condução dos trabalhos legislativos durante o primeiro semestre, defendendo a continuidade do ambiente de respeito entre os parlamentares.

O vereador Lipe Gomes destacou a postura adotada pela presidência diante dos desafios do cargo e ressaltou o tratamento respeitoso destinado a todos os vereadores, inclusive aos parlamentares de oposição. Durante sua fala, declarou apoio à permanência de Gilsão na presidência da Casa.

Manifestações de apoio à continuidade da atual gestão também foram feitas por outros vereadores. Ronaldo Boy relembrou que esteve entre os primeiros parlamentares a apoiar a candidatura de Gilsão à presidência da Câmara e afirmou que recebeu importantes orientações ao longo do mandato. Diogo Tufão elogiou o trabalho desenvolvido à frente do Legislativo e declarou apoio à continuidade da condução atual.

Olair destacou a transparência da gestão e o tratamento igualitário dado aos vereadores, enquanto Gleison Flávio ressaltou a humildade e a atenção dispensadas pelo presidente aos colegas parlamentares. Mazinho do Madre Germana enfatizou a relação de confiança construída ao longo dos anos e reafirmou seu apoio à atual gestão da Casa.

Também participaram das manifestações os vereadores Professor Clusemar e Tales de Castro. Clusemar parabenizou o presidente pelo trabalho realizado à frente do Legislativo. Já Tales destacou a condução democrática das sessões, o respeito às prerrogativas parlamentares e a organização administrativa e financeira da Câmara. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pelo Legislativo contribuiu para os resultados alcançados pelo município ao longo do semestre.

Ao final da sessão, o presidente Gilsão agradeceu as manifestações dos vereadores e atribuiu os resultados alcançados no primeiro semestre ao trabalho conjunto dos parlamentares, servidores e colaboradores da Câmara Municipal.

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretora de Comunicação – Thais Vaz

Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti

Fotógrafo – Marcelo Silva

Veículo: Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecidadegoiania.go.leg.br/vereadores-destacam-atuacao-de-gilsao-meu-povo-durante-ultima-sessao-do-semestre/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/vereadores-destacam-atuacao-de-gilsao-meu-povo-durante-ultima-sessao-do-semestre/feed/ 0
Prefeitura executa novas obras de drenagem em Aparecida https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/prefeitura-executa-novas-obras-de-drenagem-em-aparecida/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/prefeitura-executa-novas-obras-de-drenagem-em-aparecida/#respond Thu, 18 Jun 2026 23:16:23 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/prefeitura-executa-novas-obras-de-drenagem-em-aparecida/ Intervenção no Serra Dourada 3 é uma das que seguem o padrão das melhorias feitas em 2025 pela gestão Leandro Vilela para evitar problemas decorrentes da chuvarada

Assim como executou em 2025, a Prefeitura de Aparecida se planejou com antecedência para aproveitar a estiagem e realizar neste ano novas obras de drenagem em locais que alagavam no tempo chuvoso. São intervenções como a da Avenida Copacabana, no setor Serra Dourada 3, que está recebendo melhorias para sanar de vez os aguaceiros.

A obra é acompanhada de perto pelo prefeito Leandro Vilela. Ele visita o local frequentemente para monitorar a evolução dos trabalhos. Na vistoria desta sexta (12), o gestor conferiu a qualidade dos serviços feitos, fiscalizou o cumprimento do cronograma e conversou com moradores da região.

“A cidade é muito grande, nós temos hoje uma limitação financeira, mas, claro, dentro daquilo que a gente pode fazer, nós fazemos sempre respeitando os prazos, investindo bem o dinheiro público e cobrando para que a obra seja entregue com excelência. É fazer bem feito para resolver o problema definitivamente”, afirmou Leandro Vilela.

Com investimento aproximado de R$ 800 mil, a obra de drenagem na Avenida Copacabana é realizada por equipes próprias da Secretaria de Infraestrutura e está prevista para terminar em 30 dias úteis.

_Na vistoria desta sexta (12), o prefeito Leandro Vilela e o secretário Alfredo Soubihe conferiram em detalhes a evolução das obras – Foto: Divulgação/Secom Aparecida_

O prefeito inspecionou a obra acompanhado do secretário de Infraestrutura, Alfredo Soubihe. Além da obra no Serra Dourada, eles vistoriaram os trabalhos na Avenida Uirapuru, no Morada dos Pássaros, que está sendo recapeada e remodelada. Ela ficará com a pista toda nova, no mesmo padrão da ponte duplicada na Uirapuru também pela gestão Vilela.

Alfredo explicou: “Com as proporções que Aparecida tomou nos últimos anos, esse tipo de obra é essencial para melhorar a mobilidade urbana na cidade, criando grandes eixos para facilitar o fluxo interbairros e conectar essas vias a grandes avenidas nas entradas e saídas do município”.

Outra frente de obras, desta vez no setor Quinta da Boa Vista, também trabalha para melhorar a drenagem em ruas e avenidas do bairro. Os investimentos no local são de cerca de R$ 2 milhões, e as intervenções devem ser concluídas nos próximos 45 dias úteis.

Obras realizadas em 2025

Desde que assumiu a gestão municipal, o prefeito Leandro Vilela implantou uma política de governo permanente, que estabelece que as obras de infraestrutura sejam executadas com planejamento, no prazo estipulado e em condições que favoreçam a economia de recursos, sem comprometer a qualidade das entregas.

Foi assim nas obras de drenagem executadas em 2025. Para evitar alagamentos e outros problemas decorrentes da chuvarada, a Prefeitura de Aparecida fez intervenções definitivas na Alameda B, no setor Chácara São Pedro; no cruzamento das Avenidas Jataí e Palmeiras, no Jardim dos Buritis; e da Rua Jandaia, na Vila Brasília, além de outros pontos críticos nos quais a gestão Vilela agiu preventivamente antes das chuvas chegarem.

## Navegue entre as notícias

Veículo: Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecida.go.gov.br/prefeitura-executa-novas-obras-de-drenagem-em-aparecida

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/prefeitura-executa-novas-obras-de-drenagem-em-aparecida/feed/ 0
Senador Vanderlan Cardoso presta contas na Câmara de Aparecida https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/senador-vanderlan-cardoso-presta-contas-na-camara-de-aparecida/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/senador-vanderlan-cardoso-presta-contas-na-camara-de-aparecida/#respond Thu, 18 Jun 2026 18:23:38 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/senador-vanderlan-cardoso-presta-contas-na-camara-de-aparecida/ 18 de junho de 2026

Última atualização: 18 de junho de 2026


Deputado Veter Martins também prestigiou a Sessão

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 18/06/2026.O senador Vanderlan Cardoso participou da última sessão ordinária do primeiro semestre legislativo de 2026 da Câmara de Aparecida de Goiânia, onde utilizou a tribuna para apresentar um balanço de sua atuação ao longo dos oito anos de mandato no Senado Federal. O deputado Estadual Veter Martins também compareceu à sessão.

Durante a prestação de contas, o parlamentar apresentou dados sobre investimentos destinados a Goiás e a Aparecida de Goiânia, além de destacar sua atuação em comissões parlamentares e em pautas relacionadas ao desenvolvimento do Estado.

Ao iniciar sua fala, Vanderlan afirmou que procurou atuar em favor de todos os municípios goianos durante o período em que exerceu o mandato, defendendo o diálogo como instrumento para viabilizar investimentos e atender demandas das diferentes regiões do Estado.

Segundo os números apresentados, os investimentos destinados a Goiás ultrapassam R$ 1,2 bilhão, distribuídos entre áreas como saúde, infraestrutura, educação e assistência social. O senador também citou ações relacionadas à renegociação das dívidas de Goiás, ao Regime de Recuperação Fiscal e ao Anel Viário da Região Metropolitana de Goiânia.

Em relação a Aparecida de Goiânia, Vanderlan informou que os investimentos superam R$ 47 milhões, com recursos destinados à infraestrutura, saúde, assistência social, educação e esporte.

Na saúde, os investimentos apresentados totalizam R$ 13,9 milhões, contemplando o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP) e a Secretaria Municipal de Saúde. Entre as ações citadas estão investimentos em leitos de UTI coronariana, hemodinâmica, Centro Especializado em Feridas, programas da atenção especializada, aquisição de respiradores e equipamentos para unidades de saúde.

O senador também mencionou investimentos em educação, assistência social e esporte, incluindo ações desenvolvidas em parceria com a UFG e o IFG, apoio a entidades assistenciais e implantação de núcleos esportivos no município.

Após a apresentação, diversos vereadores solicitaram a palavra para comentar a prestação de contas. Entre eles estiveram Roberto Chaveiro, Mazinho do Madre Germana, Olair Silva e Camila Rosa, além de outros parlamentares que reconheceram a atuação de Vanderlan Cardoso em ações e investimentos destinados a Aparecida de Goiânia.

Também fazendo uso da tribuna, o deputado Veter Martins enalteceu o senador Vanderlan Cardoso e discorreu sobre sua atuação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), citando diversos recursos provenientes de emendas parlamentares que destinou a Aparecida de Goiânia.

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretora de Comunicação – Thais Vaz

Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti

Fotógrafo – Marcelo Silva

1/6

Veículo: Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecidadegoiania.go.leg.br/senador-vanderlan-cardoso-presta-contas-na-camara-de-aparecida/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/senador-vanderlan-cardoso-presta-contas-na-camara-de-aparecida/feed/ 0
Aprovado projeto que autoriza doação de área ao Estado para manutenção do HEAPA https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/aprovado-projeto-que-autoriza-doacao-de-area-ao-estado-para-manutencao-do-heapa/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/aprovado-projeto-que-autoriza-doacao-de-area-ao-estado-para-manutencao-do-heapa/#respond Thu, 18 Jun 2026 18:23:04 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/aprovado-projeto-que-autoriza-doacao-de-area-ao-estado-para-manutencao-do-heapa/ Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 18/06/2026.A Câmara de Aparecida de Goiânia aprovou o Projeto de Lei Nº 054/2026, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a doação de uma área pública de 25 mil metros quadrados ao Estado de Goiás para garantir a manutenção e o funcionamento do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia (HEAPA).

O imóvel, localizado na Fazenda Santo Antônio e pertencente ao município, já abriga a unidade hospitalar. Com a aprovação da matéria, a área passa a ser destinada oficialmente ao Estado, conferindo segurança jurídica à ocupação e possibilitando a continuidade, ampliação e fortalecimento dos serviços de saúde prestados à população de Aparecida de Goiânia e de municípios da região.

O projeto estabelece ainda que a doação está vinculada exclusivamente à manutenção das atividades do HEAPA. Caso a finalidade pública deixe de ser cumprida ou o imóvel seja utilizado de forma diversa da prevista em lei, a área retornará automaticamente ao patrimônio do município.

Segundo a justificativa encaminhada pelo Executivo, a medida atende ao interesse público ao assegurar a continuidade de um dos principais equipamentos de saúde da região, responsável pela prestação de serviços hospitalares essenciais à população.

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretora de Comunicação – Thais Vaz

Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti

Fotógrafo – Marcelo Silva

Veículo: Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecidadegoiania.go.leg.br/aprovado-projeto-que-autoriza-doacao-de-area-ao-estado-para-manutencao-do-heapa/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/aprovado-projeto-que-autoriza-doacao-de-area-ao-estado-para-manutencao-do-heapa/feed/ 0
Câmara aprova projeto que estabelece cercamento e cobertura em caixas de areia de espaços públicos https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/camara-aprova-projeto-que-estabelece-cercamento-e-cobertura-em-caixas-de-areia-de-espacos-publicos/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/camara-aprova-projeto-que-estabelece-cercamento-e-cobertura-em-caixas-de-areia-de-espacos-publicos/#respond Thu, 18 Jun 2026 18:22:37 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/camara-aprova-projeto-que-estabelece-cercamento-e-cobertura-em-caixas-de-areia-de-espacos-publicos/ Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 18/06/2026.Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Nº 193/2025, de autoria do vereador Gleison Flávio, que estabelece diretrizes para a instalação de cercamento e cobertura em caixas de areia localizadas em parques, praças, escolas e demais espaços públicos do município.

A proposta determina que todas as caixas de areia destinadas ao uso recreativo infantil em espaços públicos de uso coletivo contem com sistemas de cercamento e cobertura. A medida abrange parques, praças e outras áreas de lazer mantidas pela Administração Municipal.

Segundo o projeto, o cercamento deverá impedir o acesso de animais ao interior das caixas de areia, enquanto a cobertura terá a função de protegê-las contra intempéries e usos inadequados fora dos horários destinados às atividades recreativas.

Caberá ao Poder Executivo a responsabilidade de regulamentar as especificações técnicas dos materiais utilizados, além de definir os procedimentos de manutenção, limpeza e desinfecção periódica da areia. A regulamentação deverá priorizar materiais seguros, duráveis e compatíveis com as normas técnicas vigentes.

A matéria também prevê a aplicação de penalidades em casos de obstrução, danos ou uso inadequado das caixas de areia e dos sistemas de proteção que comprometam sua finalidade higiênica e recreativa. Também estabelece que novas áreas de lazer construídas pelo município e que contemplem caixas de areia deverão atender integralmente às exigências previstas na lei desde sua concepção.

Em sua justificativa, Gleison argumenta que a medida busca reduzir riscos sanitários associados à contaminação da areia por dejetos de animais, situação que pode favorecer a transmissão de zoonoses como a toxocaríase e a larva migrans cutânea, conhecida popularmente como “bicho geográfico”.

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretora de Comunicação – Thais Vaz

Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti

Fotógrafo – Marcelo Silva

Veículo: Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecidadegoiania.go.leg.br/camara-aprova-projeto-que-estabelece-cercamento-e-cobertura-em-caixas-de-areia-de-espacos-publicos/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/camara-aprova-projeto-que-estabelece-cercamento-e-cobertura-em-caixas-de-areia-de-espacos-publicos/feed/ 0