Detran https://www.jaedestaque.com.br Tue, 16 Jun 2026 22:06:10 +0000 pt-BR hourly 1 Junho Roxo no Trânsito: respeito não tem idade, segurança é compromisso de todos https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/junho-roxo-no-transito-respeito-nao-tem-idade-seguranca-e-compromisso-de-todos/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/junho-roxo-no-transito-respeito-nao-tem-idade-seguranca-e-compromisso-de-todos/#respond Tue, 16 Jun 2026 22:06:05 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/junho-roxo-no-transito-respeito-nao-tem-idade-seguranca-e-compromisso-de-todos/ O mês de junho é marcado pela campanha Junho Roxo, movimento global e nacional de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. A iniciativa tem como objetivo promover a proteção dos direitos, da dignidade e da integridade das pessoas com 60 anos ou mais, incentivando uma sociedade mais respeitosa, inclusiva e acolhedora.

Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), por meio da Gerência de Educação para o Trânsito, lança o “Junho Roxo no Trânsito”, com o tema “Respeito não tem idade. Segurança é compromisso de todos”.

A campanha busca sensibilizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do cuidado e da atenção com as pessoas idosas nas vias. Atitudes simples, como respeitar o tempo de travessia, reduzir a velocidade próximo às faixas de pedestres, manter a paciência no trânsito e agir com gentileza, contribuem para a segurança e a qualidade de vida dessa parcela da população.

O envelhecimento da população é uma realidade em Goiás. Atualmente, o Estado possui uma população de 7.055.228 habitantes, sendo que 785.338 condutores têm entre 60 e 99 anos de idade. Os números demonstram a importância de discutir a mobilidade segura e o respeito às necessidades das pessoas idosas, que estão presentes no trânsito não apenas como motoristas, mas também como passageiros, ciclistas e pedestres.

A violência contra a pessoa idosa pode se manifestar de diferentes formas, inclusive no trânsito, por meio da impaciência, da imprudência, da falta de respeito e da negligência com aqueles que, muitas vezes, possuem limitações naturais decorrentes da idade.

Para o gerente de Educação para o Trânsito do Detran-GO, Horácio Ferreira Martins, a campanha é uma oportunidade para despertar a empatia e reforçar a responsabilidade coletiva pela segurança viária.

“As pessoas idosas merecem nossa atenção, respeito e cuidado todos os dias. No trânsito, pequenos gestos fazem uma grande diferença: reduzir a velocidade, ceder a passagem, respeitar o tempo de travessia e agir com paciência. A generosidade e o cuidado com o próximo são atitudes fundamentais para construirmos um trânsito mais seguro e humano. Respeitar quem envelheceu é reconhecer sua história e garantir que todos possam se deslocar com dignidade e segurança”, destaca.

O Detran-GO reforça que a construção de um trânsito mais humano depende da colaboração de todos. Respeitar as pessoas idosas é reconhecer suas histórias, suas contribuições para a sociedade e seu direito de circular com segurança e dignidade.

Neste Junho Roxo, fica o convite para a reflexão: respeitar quem envelheceu é uma escolha diária. Afinal, não chega primeiro quem anda mais rápido, mas quem não desiste de continuar caminhando.

Banner Mobile

Veículo: DETRAN

Fonte: https://goias.gov.br/detran/junho-roxo-no-transito-respeito-nao-tem-idade-seguranca-e-compromisso-de-todos/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/16/junho-roxo-no-transito-respeito-nao-tem-idade-seguranca-e-compromisso-de-todos/feed/ 0
Governo de Goiás entrega 88 motocicletas e 80 bafômetros à PM para reforçar fiscalização da Lei Seca em Goiás https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/04/governo-de-goias-entrega-88-motocicletas-e-80-bafometros-a-pm-para-reforcar-fiscalizacao-da-lei-seca-em-goias/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/04/governo-de-goias-entrega-88-motocicletas-e-80-bafometros-a-pm-para-reforcar-fiscalizacao-da-lei-seca-em-goias/#respond Thu, 04 Jun 2026 22:05:51 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/04/governo-de-goias-entrega-88-motocicletas-e-80-bafometros-a-pm-para-reforcar-fiscalizacao-da-lei-seca-em-goias/ O governador Daniel Vilela entregou, nesta quarta-feira (3/6), novos equipamentos e viaturas às forças de segurança pública de Goiás. O investimento de R$ 12,7 milhões do Tesouro Estadual inclui 17 vans, 88 motocicletas, 170 armas tasers e 80 etilômetros, além de computadores e notebooks que reforçarão a atuação das polícias Civil e Militar em todo o Estado.

As motocicletas e os etilômetros foram adquiridos pelos Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) e repassados à Polícia Militar, por meio de convênio, para reforçar as ações de combate à alcoolemia ao volante. Os equipamentos serão utilizados nas operações do Programa Balada Responsável em todas as regiões do Estado.

De acordo com o chefe do Executivo goiano, os novos recursos serão voltados à modernização operacional, à ampliação da capilaridade e da capacidade de resposta das corporações, além do fortalecimento do atendimento especializado, principalmente com foco no combate à violência contra a mulher e na atenção às pessoas idosas. “Nosso objetivo é garantir segurança plena a todos os goianos. Com essas entregas, teremos um trabalho mais ampliado”, explicou Daniel durante evento realizado na sede da Secretaria de Segurança Pública.

As 88 motocicletas da marca Triumph Tiger, de 900 cilindradas, serão destinadas integralmente ao policiamento motorizado de trânsito. Os veículos atenderão os 22 Comandos Regionais da Polícia Militar e vão fortalecer a atuação dos núcleos regionais de trânsito criados pela Portaria nº 18.557, de 18 de junho de 2024. A iniciativa tem como objetivo ampliar o policiamento ostensivo, combater a criminalidade, prevenir sinistros de trânsito e intensificar a fiscalização das condições dos condutores e veículos nas rodovias e vias urbanas goianas.

O investimento mensal na locação das motocicletas é de R$ 435.512,00, totalizando R$ 13.065.360,00 ao longo do contrato.

Além do reforço na frota, o Detran-GO também entregou 80 etilômetros da marca Alcolizer, modelo LE-05, que serão distribuídos entre as unidades operacionais da Polícia Militar, tanto as convencionais quanto as especializadas em trânsito. Os equipamentos serão utilizados nas blitze e operações da Lei Seca realizadas em todas as regiões do Estado.

O investimento nos etilômetros foi de R$ 1.165.600,00. Cada unidade teve custo de R$ 14.570,00.

O presidente do Detran-GO, Odair José Soares, destacou que o fortalecimento da estrutura operacional é fundamental para preservar vidas e reduzir os índices de violência no trânsito. Segundo ele, dirigir sob efeito de álcool continua sendo uma das principais causas de mortes e lesões graves nas vias goianas.

“Estamos investindo em tecnologia, estrutura e integração das forças de segurança para salvar vidas. O combate à alcoolemia ao volante é uma prioridade permanente do Governo de Goiás porque sabemos que a mistura de álcool e direção destrói famílias e deixa sequelas irreparáveis”, afirma Odair José Soares.

O presidente também ressaltou a importância da parceria institucional entre o Detran-GO e a Polícia Militar no enfrentamento às infrações de trânsito e na fiscalização da Lei Seca.

“A Polícia Militar é o braço operacional do Detran-GO no Programa Balada Responsável. Essa união permite ampliar a presença do Estado nas ruas, garantir mais eficiência nas fiscalizações e levar mais segurança para a população em todas as regiões de Goiás”, pontua.

Os números das operações de fiscalização demonstram a necessidade de intensificar as ações de enfrentamento à alcoolemia ao volante. No ano passado, 22.772 condutores foram autuados em Goiás por embriaguez ao volante ou recusa ao teste do etilômetro. Destes, 8.271 foram reprovados no bafômetro e 14.501 se recusaram a soprar o aparelho.

De acordo com os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro, os motoristas flagrados dirigindo após o consumo de bebida alcoólica ou que se recusam a realizar o teste estão sujeitos à multa gravíssima cujo valor é multiplicado por 10 e à suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Com a ampliação da estrutura operacional, o Governo de Goiás pretende intensificar as ações de fiscalização em todas as regiões do Estado, garantindo mais segurança viária e fortalecendo as políticas públicas de preservação da vida no trânsito.


Veículo: DETRAN

Fonte: https://goias.gov.br/detran/governo-de-goias-entrega-88-motocicletas-e-80-bafometros-a-pm-para-reforcar-fiscalizacao-da-lei-seca-em-goias/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/04/governo-de-goias-entrega-88-motocicletas-e-80-bafometros-a-pm-para-reforcar-fiscalizacao-da-lei-seca-em-goias/feed/ 0
Indisponibilidade em serviços da Economia neste final de semana pode afetar pagamento de IPVA vencido https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/05/22/indisponibilidade-em-servicos-da-economia-neste-final-de-semana-pode-afetar-pagamento-de-ipva-vencido/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/05/22/indisponibilidade-em-servicos-da-economia-neste-final-de-semana-pode-afetar-pagamento-de-ipva-vencido/#respond Fri, 22 May 2026 22:05:46 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/05/22/indisponibilidade-em-servicos-da-economia-neste-final-de-semana-pode-afetar-pagamento-de-ipva-vencido/ Alguns serviços da Secretaria da Economia ficarão temporariamente indisponíveis entre a noite desta sexta-feira (22/5) e o domingo (24/5) em razão de adequações nos sistemas para atendimento às exigências da Reforma Tributária. Essa interrupção impacta o recebimento de Documento Único de Arrecadação (DUA) e PIX quando houver débitos vencidos de IPVA.

Na prática, os usuários que deixarem para pagar o IPVA e o Licenciamento de anos anteriores no final de semana poderão conseguir a baixa do débito só a partir de segunda-feira, dia 25. Vale ressaltar, que somente após a quitação de todos os débitos é feita a liberação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e), conforme estabelece do Código de Transito Brasileiro (CTB).

Veículo: DETRAN

Fonte: https://goias.gov.br/detran/indisponibilidade-em-servicos-da-economia-neste-final-de-semana-pode-afetar-pagamento-de-ipva-vencido/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/05/22/indisponibilidade-em-servicos-da-economia-neste-final-de-semana-pode-afetar-pagamento-de-ipva-vencido/feed/ 0
Detran-GO mobiliza sociedade por mais segurança no trânsito em Goiás https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/05/05/detran-go-mobiliza-sociedade-por-mais-seguranca-no-transito-em-goias/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/05/05/detran-go-mobiliza-sociedade-por-mais-seguranca-no-transito-em-goias/#respond Tue, 05 May 2026 22:06:00 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/2026/05/05/detran-go-mobiliza-sociedade-por-mais-seguranca-no-transito-em-goias/ Detran-GO mobiliza sociedade por mais segurança no trânsito em Goiás

Publicado em 5 maio 2026

Última Atualização em 5 de maio de 2026

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) lançou nesta terça-feira, dia 5, o Maio Amarelo, movimento internacional de atenção pela vida no trânsito. A iniciativa envolve poder público, iniciativa privada e sociedade civil em uma agenda de atividades voltadas à promoção de comportamentos seguros entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. O lançamento aconteceu no auditório da autarquia e contou com a participação representantes de diversos municípios e dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

Neste ano, a campanha estadual adota o tema “Não ultrapasse o limite do respeito”, alinhado à proposta nacional “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. A abordagem amplia o debate sobre atenção, empatia e convivência nas vias, com foco também no combate à poluição sonora. O excesso de ruídos provocado por buzinas, escapamentos irregulares e som automotivo em volume elevado interfere na comunicação entre os usuários das vias, aumenta a distração e pode elevar o risco de sinistros.

Além da campanha publicitária em veículos de comunicação, o Detran-GO realiza uma programação diária com palestras sobre direção defensiva, blitzes educativas e ações em parceria com municípios e instituições públicas e privadas. Entre os destaques está o passeio ciclístico Bora de Bike, marcado para o dia 17 de maio, em parceria com a TV Record.

Durante a cerimônia, os participantes puderam, de forma controlada, participar da experiência de capotamento. Um simulador foi utilizado para ressaltar a importância do uso do cinto de segurança na preservação da vida no trânsito. Levantamentos recentes revelam que o uso correto do cinto de segurança reduz em até 75% o risco de morte ou lesão grave caso o veículo se envolva em um sinistro automobilístico.

Inclusão e respeito

O tema da poluição sonora também dialoga com a inclusão. O Detran-GO conta com o apoio de instituições que atuam na defesa de pessoas com transtorno do espectro autista, para quem o excesso de estímulos sonoros pode desencadear crises. A proposta é estimular atitudes que contribuam para um ambiente mais seguro e acessível a todos.

O gerente de Educação de Trânsito do Detran-GO, Horácio Ferreira, afirma que a programação foi estruturada para alcançar diferentes públicos e reforçar a responsabilidade compartilhada. Segundo ele, as ações buscam sensibilizar a população de forma contínua ao longo do mês, com atividades educativas que incentivem escolhas mais seguras no dia a dia.

O presidente do Detran-GO, Odair Soares, destaca que a redução de sinistros depende do comportamento coletivo. Ele afirma que o respeito às regras e ao próximo é essencial para preservar vidas e que a campanha reforça a necessidade de cada cidadão assumir seu papel no trânsito.

Mais de 2 mil mortes

Levantamento realizado pelo Detran-GO em parceria com a Universidade Federal de Goiás aponta que o estado registrou mais de 2.072 mortes em decorrência de sinistros de trânsito em 2025. A frota ativa se aproxima de 4 milhões de veículos, sendo cerca de 1,5 milhão de motocicletas.

O Maio Amarelo busca reduzir esses números por meio da conscientização e da mudança de comportamento, com foco na construção de um trânsito mais seguro para todos.

Banner Mobile

Veículo: DETRAN

Fonte: https://goias.gov.br/detran/detran-go-mobiliza-sociedade-por-mais-seguranca-no-transito-em-goias/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/05/05/detran-go-mobiliza-sociedade-por-mais-seguranca-no-transito-em-goias/feed/ 0
Detran-GO realiza instalação e posse da nova gestão da CIPA para o biênio 2026/2028 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/05/04/detran-go-realiza-instalacao-e-posse-da-nova-gestao-da-cipa-para-o-bienio-2026-2028/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/05/04/detran-go-realiza-instalacao-e-posse-da-nova-gestao-da-cipa-para-o-bienio-2026-2028/#respond Mon, 04 May 2026 22:05:49 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/2026/05/04/detran-go-realiza-instalacao-e-posse-da-nova-gestao-da-cipa-para-o-bienio-2026-2028/ O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) realizou, no dia 04 de maio, a cerimônia de instalação e posse da nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), no Auditório do Bloco 03.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do Detran-GO, Odair José Soares, e contou com a participação de representantes do órgão, servidores eleitos e integrantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) Público do órgão.

A constituição da nova comissão marca o início de mais um ciclo de atuação voltado à promoção da saúde e da segurança no ambiente de trabalho, além da prevenção de acidentes e do enfrentamento de situações de assédio. A iniciativa reforça o compromisso institucional com a integridade física e emocional dos servidores, bem como com a construção de um ambiente laboral mais seguro, ético e saudável.

A instalação da CIPA segue os parâmetros legais vigentes, em conformidade com a Lei Estadual nº 19.145/2015 e com a Norma Regulamentadora nº 05 (NR-05), aprovada pela Portaria nº 3.214/78.

Veículo: DETRAN

Fonte: https://goias.gov.br/detran/detran-go-realiza-instalacao-e-posse-da-nova-gestao-da-cipa-para-o-bienio-2026-2028/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/05/04/detran-go-realiza-instalacao-e-posse-da-nova-gestao-da-cipa-para-o-bienio-2026-2028/feed/ 0
Detran inova e lança videomonitoramento do transporte escolar em Goiás https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/04/02/detran-inova-e-lanca-videomonitoramento-do-transporte-escolar-em-goias/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/04/02/detran-inova-e-lanca-videomonitoramento-do-transporte-escolar-em-goias/#respond Thu, 02 Apr 2026 22:06:04 +0000 https://jaedestaque.com.br/2026/04/02/detran-inova-e-lanca-videomonitoramento-do-transporte-escolar-em-goias/ Pais serão avisados sobre embarque e desembarque dos filhos no transporte escolar público. Veículos contarão com sistema de georeferenciamento que permitirá saber horário exato de cada rota

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás lançou nesta quarta-feira, 1º, um sistema completo de vistoria e videomonitoramento voltado à vistoria eletrônica do transporte escolar público. O aplicativo estará disponível para download nas plataformas Android e iOS no final de abril e marcará o início de uma nova etapa no controle e acompanhamento dos cerca de cinco mil veículos que operam em nome das prefeituras nos 246 municípios goianos.

A iniciativa integra o trabalho realizado em parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás e a Polícia Militar, responsáveis pela fiscalização semestral da frota que transporta estudantes da educação infantil ao ensino superior. Com a digitalização do processo, a autarquia busca ampliar a eficiência das vistorias e facilitar o acesso às informações por parte dos órgãos de controle e da população.

O novo sistema permite que toda a vistoria seja realizada dentro do aplicativo, com busca automática de dados dos veículos e verificação de antecedentes criminais e cíveis dos condutores. A tecnologia utilizada segue o mesmo padrão do sistema OCR empregado pela Polícia Militar, o que reduz o tempo de análise e elimina inconsistências nos registros.

As vistorias passam a ser digitais e integradas ao banco de dados do Detran-GO, com registro fotográfico obrigatório e emissão automática de laudos e certificados. As informações também são compartilhadas de forma simultânea com diferentes órgãos públicos, garantindo rastreabilidade e padronização.

Em fevereiro deste ano, as equipes da Gerência de Fiscalização e Aplicação de Penalidades passaram por treinamento para utilização da ferramenta. Na ocasião, foram entregues tablets para as equipes de campo, viabilizando o início da operação digital em todo o estado.

Segundo o presidente do Detran-GO, delegado Waldir, a implantação do sistema representa um avanço na gestão pública. Ele afirma que a tecnologia amplia a transparência, qualifica o trabalho das equipes e fortalece o controle institucional sobre o transporte escolar.

Tranquilidade e segurança para pais e alunos

Além de otimizar a fiscalização, o aplicativo traz funcionalidades voltadas aos pais, estudantes e gestores municipais. Os dados das vistorias ficarão disponíveis para consulta pública, permitindo verificar se o veículo e o condutor estão aptos para o transporte escolar.

Outra funcionalidade é o georreferenciamento da frota, que possibilita aos usuários acompanhar, em tempo real, o horário de passagem dos veículos nos pontos de embarque. A ferramenta também prevê videomonitoramento e envio de notificações aos pais sobre o embarque e desembarque dos alunos. “Agora, não é só filho de rico que tem direito a ter o monitoramento a serviço da sua segurança. Vamos colocar isso acessível a todos”, ressalta o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.

Com isso, a proposta é reduzir o tempo de espera nos pontos e oferecer mais previsibilidade na rotina das famílias, além de ampliar a segurança no acompanhamento dos estudantes.

Implantação em etapas

A implementação do sistema será feita de forma gradual. A primeira fase, prevista para abril, contempla um projeto piloto com a seleção de uma cidade ou região e testes com frota reduzida.

Na segunda etapa, haverá a expansão do uso do aplicativo, com inclusão progressiva de mais veículos e escolas. A fase final prevê a consolidação do sistema, com integração completa às rotinas de fiscalização do Detran-GO e ajustes a partir dos dados coletados durante a operação.

A expectativa é que, ao final do processo, o estado conte com um modelo totalmente digital, com maior capacidade de monitoramento, geração de dados e resposta às demandas da sociedade.

Banner Padrão

Banner Mobile

Veículo: DETRAN

Fonte: https://goias.gov.br/detran/detran-inova-e-lanca-videomonitoramento-do-transporte-escolar-em-goias/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/04/02/detran-inova-e-lanca-videomonitoramento-do-transporte-escolar-em-goias/feed/ 0
Detran-GO institui políticas de enfrentamento à violência contra a mulher e celebra inclusão com entrega de CNH a primeiro condutor com síndrome de Down em Goiás https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/03/30/detran-go-institui-politicas-de-enfrentamento-a-violencia-contra-a-mulher-e-celebra-inclusao-com-entrega-de-cnh-a-primeiro-condutor-com-sindrome-de-down-em-goias/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/03/30/detran-go-institui-politicas-de-enfrentamento-a-violencia-contra-a-mulher-e-celebra-inclusao-com-entrega-de-cnh-a-primeiro-condutor-com-sindrome-de-down-em-goias/#respond Mon, 30 Mar 2026 22:07:12 +0000 https://jaedestaque.com.br/2026/03/30/detran-go-institui-politicas-de-enfrentamento-a-violencia-contra-a-mulher-e-celebra-inclusao-com-entrega-de-cnh-a-primeiro-condutor-com-sindrome-de-down-em-goias/ O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) avança na consolidação de uma política pública voltada à promoção de direitos e à inclusão social. Em uma mesma agenda institucional, o órgão institui, por meio de portaria, medidas de enfrentamento à violência contra a mulher e celebra a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o primeiro candidato com síndrome de Down no Estado.

A nova portaria estabelece diretrizes para prevenção, combate e enfrentamento da violência contra a mulher no ambiente do trânsito e nas relações institucionais do Detran-GO. O texto institui prioridade no credenciamento e na autorização para o exercício de atividades vinculadas ao Detran-GO quando requeridas por mulheres vítimas de violência.

A medida alcança, por exemplo, atividades como funcionamento de Centros de Formação de Condutores (autoescolas), atuação como despachante, clínicas credenciadas (médicas e psicológicas), estampadoras de placas e demais serviços regulados pelo órgão. Nesses casos, haverá tramitação preferencial, análise célere e apoio institucional, mediante comprovação da situação de violência.

A portaria veda ainda o credenciamento de pessoas físicas ou jurídicas cujos responsáveis tenham condenação por crimes contra a mulher, estabelece prioridade na apuração de denúncias envolvendo violência de gênero e reforça a adoção de medidas internas de acolhimento. O texto também prevê a promoção de ações educativas e parcerias com a rede de proteção.

Nas medidas se destaca ainda a inclusão obrigatória da temática nos cursos de formação, reciclagem e capacitação promovidos pelo órgão, abrangendo conteúdos como formas de violência, legislação aplicável, mecanismos de denúncia e atuação preventiva.

Inclusão

No campo da inclusão, o Detran-GO formalizou a entrega da CNH a João Vitor de Paiva, primeiro condutor com síndrome de Down habilitado em Goiás. Influenciador digital com mais de um milhão de seguidores, ativista e palestrante sobre preconceito e inclusão, João Vitor é também ator, modelo e referência nacional na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Ele integra o grupo de jovens lideranças globais do Unicef e foi reconhecido como Melhor Influenciador brasileiro na categoria Diversidade e Inclusão no Prêmio iBest 2024.

Formado em Educação Física pela PUC-Goiás, João Vitor sempre teve o objetivo de dirigir, optando por iniciar o processo apenas quando se sentiu plenamente preparado. Com recursos do próprio trabalho, adquiriu um veículo zero quilômetro e presenteou a mãe com outro automóvel, simbolizando autonomia e conquista pessoal. Durante o processo de habilitação, passou por aulas em autoescola e destacou o atendimento inclusivo recebido.

Para o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, as duas iniciativas refletem o papel institucional do órgão para além da regulação do trânsito. “Estamos estruturando políticas públicas que impactam diretamente a vida das pessoas. Ao mesmo tempo em que enfrentamos, de forma objetiva, a violência contra a mulher, também promovemos inclusão e garantimos que todos os cidadãos tenham acesso aos seus direitos, com dignidade e respeito”, afirmou.

Veículo: DETRAN

Fonte: https://goias.gov.br/detran/detran-go-institui-politicas-de-enfrentamento-a-violencia-contra-a-mulher-e-celebra-inclusao-com-entrega-de-cnh-a-primeiro-condutor-com-sindrome-de-down-em-goias/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/03/30/detran-go-institui-politicas-de-enfrentamento-a-violencia-contra-a-mulher-e-celebra-inclusao-com-entrega-de-cnh-a-primeiro-condutor-com-sindrome-de-down-em-goias/feed/ 0
Apenas duas rodovias respondem por mais de 54% dos sinistros de trânsito em Goiás https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/03/27/apenas-duas-rodovias-respondem-por-mais-de-54-dos-sinistros-de-transito-em-goias/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/03/27/apenas-duas-rodovias-respondem-por-mais-de-54-dos-sinistros-de-transito-em-goias/#respond Fri, 27 Mar 2026 22:07:20 +0000 https://jaedestaque.com.br/2026/03/27/apenas-duas-rodovias-respondem-por-mais-de-54-dos-sinistros-de-transito-em-goias/ Apenas duas rodovias respondem por mais de 54% dos sinistros de trânsito em Goiás

Publicado em 26 março 2026

Última Atualização em 26 de março de 2026

Levantamento inédito realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), revela que apenas duas rodovias federais concentram mais da metade dos sinistros de trânsito registrados no estado. As BRs 153 e 060 somam, juntas, 54,1% das ocorrências, evidenciando a necessidade de intervenções prioritárias nesses corredores.

Os dados fazem parte dos primeiros resultados do Sistema Integrado de Ocorrências de Trânsito de Goiás (SIGO), iniciativa pioneira no país que busca integrar informações das áreas de trânsito, saúde e segurança pública. Embora o projeto tenha prazo de execução de 18 meses, em apenas quatro meses já apresenta achados relevantes e preocupantes.

Um dos principais pontos identificados é a subnotificação de mortes no trânsito. Até então, os órgãos trabalhavam com o número de 1.606 óbitos em 2024. No entanto, o cruzamento com dados da saúde, por meio do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), aponta que esse número ultrapassa 2 mil mortes, chegando a 2.074 registros no mesmo período.

A discrepância revela falhas na comunicação entre os sistemas. Do total de mortes registradas na saúde, apenas 63% (1.311 casos) estavam presentes na base do Registro de Atendimento Integrado (RAI). Além disso, a análise identificou cerca de 295 mortes que não estavam classificadas como sendo decorrentes de trânsito, indicando inconsistências na categorização das causas de óbito e um acréscimo aproximado de 15% nos registros.

Outro dado relevante é que, entre os 1.606 casos registrados no RAI como vítimas de sinistros, 63% evoluíram para óbito posteriormente, um indicativo da importância de acompanhar o desfecho das vítimas após o atendimento inicial, algo que os sistemas isolados não conseguem fazer com precisão.

Segundo o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, a falta de integração entre os bancos de dados pode gerar distorções graves, inclusive na percepção pública. “Para evitar discrepâncias como essa, que já levaram Goiás a figurar no topo de rankings nacionais de forma imprecisa, estamos apresentando o SIGO, uma ferramenta inédita que permitirá uma leitura real do cenário e a adoção de políticas públicas mais eficazes”, afirma.

O SIGO será apresentado oficialmente nesta quinta-feira (26) e propõe a criação de uma base unificada, interoperável e qualificada, reunindo dados de diferentes instituições. A primeira etapa já integrou informações da segurança pública, por meio do Registro de Atendimento Integrado (RAI), e da saúde, via Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

A expectativa é que, com a ampliação do projeto, incluindo a digitalização de dados do Samu e a adesão de novos parceiros, como SSP, SES, PRF, Tribunal de Justiça e órgãos municipais, seja possível traçar diagnósticos mais precisos sobre causas, locais e perfis das ocorrências.

Para a coordenadora do projeto pela UFG, professora Poliana Leite, a iniciativa coloca Goiás na vanguarda da gestão de dados. “A integração das informações abre caminho para reduzir inconsistências e aproximar o Brasil de países que já possuem sistemas consolidados e baixos índices de mortes no trânsito”, destaca.

Além de qualificar os dados, o projeto também busca orientar ações mais assertivas de prevenção, fiscalização e atendimento às vítimas. Em um cenário em que os sinistros de trânsito seguem entre as principais causas evitáveis de morte no mundo, iniciativas como o SIGO são consideradas estratégicas para salvar vidas.


Números em destaque

  • 54,1% dos sinistros concentrados em apenas duas rodovias (BR-153 e BR-060)
  • 2.074 mortes no trânsito registradas pela saúde (SIM) em 2024
  • 1.606 mortes contabilizadas inicialmente pelos órgãos de trânsito
  • 63% das mortes do SIM constam no RAI (1.311 casos)
  • 295 mortes não classificadas como sendo de trânsito (+15%)
  • 63% das vítimas do RAI evoluíram para óbito posteriormente
  • +10% de óbitos podem não estar sendo contabilizados como sinistros de trânsito
  • 18 meses é o prazo total do projeto SIGO
  • 4 meses de execução já com resultados relevantes

Veículo: DETRAN

Fonte: https://goias.gov.br/detran/apenas-duas-rodovias-respondem-por-mais-de-54-dos-sinistros-de-transito-em-goias/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/03/27/apenas-duas-rodovias-respondem-por-mais-de-54-dos-sinistros-de-transito-em-goias/feed/ 0
Detran-GO participa do ANDTech e acompanha debates sobre inovação tecnológica aplicada ao trânsito https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/03/10/detran-go-participa-do-andtech-e-acompanha-debates-sobre-inovacao-tecnologica-aplicada-ao-transito/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/03/10/detran-go-participa-do-andtech-e-acompanha-debates-sobre-inovacao-tecnologica-aplicada-ao-transito/#respond Tue, 10 Mar 2026 22:05:46 +0000 https://jaedestaque.com.br/2026/03/10/detran-go-participa-do-andtech-e-acompanha-debates-sobre-inovacao-tecnologica-aplicada-ao-transito/ O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) participa, nesta semana, do ANDTech 2026, evento que reúne especialistas, gestores públicos e empresas de tecnologia para discutir soluções inovadoras voltadas à modernização dos serviços públicos, à segurança de dados e ao aprimoramento da mobilidade urbana. O encontro ocorre entre os dias 9 e 11 de março, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Representam Goiás no evento o diretor de Tecnologia da Informação, Fabiano Bueno, o gerente de Veículos, Leonardo Alves de Oliveira, além de colaboradores das gerências de Tecnologia e de Comunicação e a presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Detran), Nayara Coimbra. A participação do Detran-GO no encontro reforça o compromisso da instituição com a transformação digital e com a adoção de ferramentas que ampliem a eficiência e a segurança dos serviços prestados à população.

Durante o ANDTech, a programação inclui debates e painéis sobre temas como identidade digital, combate a fraudes e deepfakes, inteligência artificial aplicada à infraestrutura viária, uso de dados para prevenção de sinistros e novas soluções tecnológicas para gestão de veículos e mobilidade.

Para o Detran-GO, acompanhar essas discussões é fundamental para fortalecer políticas públicas voltadas à proteção dos dados dos usuários e ao desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribuam para um trânsito mais seguro e eficiente. A troca de experiências com outros órgãos de trânsito e especialistas também possibilita identificar boas práticas e inovações que podem ser incorporadas aos serviços oferecidos aos cidadãos goianos.

A presença da autarquia no evento reafirma a importância da tecnologia como aliada estratégica na gestão do trânsito, na modernização dos processos administrativos e na construção de um trânsito mais inteligente e seguro.

Veículo: DETRAN

Fonte: https://goias.gov.br/detran/detran-go-participa-do-andtech-e-acompanha-debates-sobre-inovacao-tecnologica-aplicada-ao-transito/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/03/10/detran-go-participa-do-andtech-e-acompanha-debates-sobre-inovacao-tecnologica-aplicada-ao-transito/feed/ 0
Detran-GO normatiza o uso de som automotivo https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/03/09/detran-go-normatiza-o-uso-de-som-automotivo/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/03/09/detran-go-normatiza-o-uso-de-som-automotivo/#respond Mon, 09 Mar 2026 22:06:05 +0000 https://jaedestaque.com.br/2026/03/09/detran-go-normatiza-o-uso-de-som-automotivo/ Proprietários que modificarem a estrutura do veículo para colocar som terão que fazer processo de alteração de características. Medida visa dar mais segurança ao trânsito e facilitar a fiscalização

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) publicou a Portaria nº 131, de 5 de março de 2026, que regulamenta os procedimentos para autorização, inspeção e registro de alterações em veículos adaptados para receber sistemas de som automotivo. A medida estabelece critérios técnicos mais claros para esse tipo de modificação e busca reforçar a segurança viária no Estado.

Embora a exigência de autorização para alteração de características do veículo já esteja prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não havia uma orientação específica para adaptações destinadas à instalação de som automotivo, especialmente os sistemas de alta potência. A ausência de parâmetros técnicos dificultava a fiscalização e gerava dúvidas entre proprietários sobre como regularizar as modificações.

Com a nova portaria, o Detran-GO passa a detalhar quando a instalação de equipamentos de som configura alteração de características do veículo. Nesse caso, se exige autorização prévia do órgão, inspeção de segurança e atualização do documento do veículo.

Entre as situações que passam a exigir regularização estão a retirada de bancos ou cintos de segurança, redução da capacidade de passageiros, instalação de estruturas fixas do tipo “paredão”, modificações na carroceria ou no chassi, além da inclusão de conjuntos adicionais de baterias que alterem significativamente o peso ou o sistema elétrico do veículo.

“Essa regulamentação traz mais clareza para o cidadão e também dá melhores condições para o trabalho de fiscalização. O objetivo do Detran-GO não é impedir a instalação de som automotivo, mas garantir que essas adaptações sejam feitas dentro da lei e, principalmente, com segurança”, afirma o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.

Riscos técnicos e segurança

A portaria também estabelece regras específicas para veículos equipados com baterias adicionais de lítio, tecnologia cada vez mais utilizada em sistemas de som automotivo de alta potência. Nesses casos, será obrigatória a apresentação de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) assinada por engenheiro eletricista registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), além de projeto elétrico simplificado e nota fiscal dos equipamentos instalados.

De acordo com Delegado Waldir, a exigência busca reduzir riscos decorrentes de instalações inadequadas, como sobrecarga do sistema elétrico, falhas no gerenciamento das baterias e possibilidade de incêndios ou explosões.

“Estamos falando de veículos que muitas vezes recebem equipamentos pesados, várias baterias adicionais e alterações estruturais importantes. Sem o devido controle técnico, isso pode representar risco para quem está no veículo e também para outras pessoas no trânsito”, destaca Delegado Waldir.

O presidente do Detran-GO ressalta que, em muitos casos, esses veículos recebem um número elevado de baterias adicionais para alimentar os equipamentos, componentes que possuem peso significativo e podem alterar a distribuição de carga e o desempenho do automóvel, especialmente na capacidade de frenagem. Esse aumento de peso pode comprometer a estabilidade e ampliar a distância necessária para parar o veículo, representando risco tanto para o condutor quanto para os demais usuários das vias.

Com a nova regra estabelecida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), os veículos que passarem por esse tipo de modificação deverão ser submetidos a inspeção técnica em Instituições Técnicas Licenciadas credenciadas ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que irão avaliar se as alterações atendem aos requisitos de segurança antes da regularização no documento do veículo. Caso o veículo atinja acima de 3,5 toneladas, é necessário categoria profissional.

A fiscalização deverá ser feita por todos órgãos de trânsito: Polícia Rodoviária Federal; Polícia Militar, Guarda Civil, e Prefeituras, por meio dos agentes de trânsito.

Quando não é necessário regularizar

A portaria também esclarece que a simples instalação de caixas acústicas removíveis no porta-malas, sem alteração estrutural ou redução da capacidade de passageiros, não caracteriza alteração de características do veículo. Nesses casos, não há necessidade de averbação no documento, desde que a instalação não comprometa a segurança.

Motoristas flagrados circulando com veículos modificados sem autorização do Detran-GO estarão sujeitos às penalidades previstas no artigo 230, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro. A infração é considerada grave, com multa, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até a regularização.

Como regularizar

Para regularizar o veículo, o proprietário deve solicitar autorização prévia ao Detran-GO antes de realizar qualquer modificação. Após a instalação dos equipamentos, o veículo deverá passar por inspeção em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL), que poderá emitir o Certificado de Segurança Veicular (CSV). Com o documento em mãos, o proprietário poderá solicitar a atualização do cadastro do veículo e a emissão de um novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e).

O valor da inspeção técnica varia de R$ 500 a R$ 800.Já a taxa de alteração de característica é de R$ 228,35.

Segundo o presidente do Detran-GO, a portaria também busca orientar os proprietários e evitar irregularidades. “Quem gosta de som automotivo pode continuar adaptando seu veículo, desde que siga os procedimentos legais. A regularização garante segurança, evita multas e traz tranquilidade para o proprietário”, conclui Delegado Waldir.

  • Artigo 230 – VII
  • Valor da Multa:R$ 195,23.
  • Pontuação na CNH:5 pontos.
  • Medida Administrativa:Retenção do veículo para regularização (o veículo fica retido até que a característica original seja restaurada ou a modificação regularizada

Veículo: DETRAN

Fonte: https://goias.gov.br/detran/detran-go-normatiza-o-uso-de-som-automotivo/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/03/09/detran-go-normatiza-o-uso-de-som-automotivo/feed/ 0