Brasil https://www.jaedestaque.com.br Mon, 22 Jun 2026 22:12:03 +0000 pt-BR hourly 1 Atenção! Procon orienta sobre as figurinhas do Álbum da Copa do Mundo https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/atencao-procon-orienta-sobre-as-figurinhas-do-album-da-copa-do-mundo/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/atencao-procon-orienta-sobre-as-figurinhas-do-album-da-copa-do-mundo/#respond Mon, 22 Jun 2026 22:11:58 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/atencao-procon-orienta-sobre-as-figurinhas-do-album-da-copa-do-mundo/

Para evitar que o consumidor caia em golpes e adquira produto falsificado ou de qualidade duvidosa, o Procon Goiás divulga algumas dicas (Foto: Panini)

A Copa do mundo chegou. E nesta época, a tradição das figurinhas para completar o álbum oficial atrai colecionadores de todas as idades, principalmente em busca das mais raras.

Para evitar que o consumidor caia em golpes e adquira produto falsificado ou de qualidade duvidosa, o Procon Goiás separou algumas dicas.

Qualidade das figurinhas

O Procon Goiás orienta verificar a qualidade das figurinhas, antes de finalizar a compra. As figurinhas originais têm impressão em alta resolução, cores vibrantes e possui o selo de identificação da Panini, empresa responsável pela criação do álbum oficial da Copa do Mundo.

Já os envelopes são feitos de material plástico metalizado fino, escorregadio com acabamento selado a vácuo. O consumidor deve se atentar então às embalagens com impressão de baixa qualidade, cores desbotadas, erros de ortografia, ausência de informações do fabricante e materiais com acabamento visivelmente inferior.

No caso das figurinhas, diferenças no corte, na espessura do papel, no brilho, na textura e até no tamanho podem indicar que o produto não é autêntico.

Cuidados com os preços

Atenção aos preços! Pesquise valores, confira a procedência e desconfie de ofertas que parecem ser muito vantajosas. Às vezes o barato pode sair caro! Em contrapartida, alguns estabelecimentos também aproveitam a época e aumentam os valores das figurinhas para obterem lucro. O superintendente do Procon Marco Palmerston ressalta a importância de se informar sobre os valores cobrados pelos canais oficiais.

“Normalmente, as figurinhas têm um preço fixo. Cada pacote de figurinhas custa em torno de R$ 7. Preços muito abaixo disso indicam procedência duvidosa”, afirma o superintendente do Procon Goiás.

Compras on-line

Para quem prefere comprar figurinhas pela internet, é preciso redobrar o cuidado. A orientação do Procon Goiás é adquirir qualquer produto somente em lojas autorizadas. Sites confiáveis possuem cadeado e o endereço começa por https://.

Em compras on-line, é importante verificar a reputação da loja, buscar avaliações de outros consumidores e desconfiar de anúncios que prometam produtos raros ou coleções completas por valores incompatíveis com o mercado.

Em pagamentos realizado em PIX, verificar se a chave é referente ao CNPJ do estabelecimento. Outra forma segura de evitar golpes é optar pelo cartão virtual.

Guarde todos os anúncios, comprovantes de pagamento e nota fiscal referente a compra dos cromos colecionáveis. Esses documentos podem ajudar o consumidor em caso de uma possível denúncia.

Troca de figurinhas

O consumo consciente é essencial durante a compra de figurinhas. Marco Palmerston alerta sobre as compras por impulso. “O espírito festivo da Copa do Mundo acaba contagiando as crianças, adolescentes e eles querem comprar várias figurinhas. O ideal é analisar com cautela e incentivar a troca entre amigos para evitar gastos excessivos”, explica.

Já em relação à troca entre colecionadores, é importante fazê-la presencialmente, em locais públicos e de preferência com pessoas conhecidas para evitar possíveis fraudes.

Outras orientações

Além das figurinhas, muitos consumidores aproveitam os dias de jogos para torcer e assistir os jogos em festas temáticas, bares e restaurantes. Para evitar transtornos, o consumidor deve verificar todas as informações sobre o evento, como horário de funcionamento, atrações oferecidas, valores de couvert, entre outros. Os estabelecimentos devem ter o cardápio e a tabela de preços de uma forma visível e de fácil compreensão.

Consumação mínima é considerada uma prática abusiva. Os bares e restaurantes não podem obrigar o consumidor a gastar um certo valor para permanecer no local. A taxa de serviço é opcional, ou seja, o consumidor pode escolher pagar ou não por ela.

O consumidor que se sentir lesado e quiser realizar denúncia pode entrar em contato com o Procon Goiás com pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62)3201-7124 (interior). O registro pode ser feito ainda pelo Portal Expresso (www.go.gov.br).

Procon Goiás – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/atencao-procon-orienta-sobre-as-figurinhas-do-album-da-copa-do-mundo/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/atencao-procon-orienta-sobre-as-figurinhas-do-album-da-copa-do-mundo/feed/ 0
ProBem abre inscrições para 4 mil novas bolsas https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/probem-abre-inscricoes-para-4-mil-novas-bolsas/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/probem-abre-inscricoes-para-4-mil-novas-bolsas/#respond Mon, 22 Jun 2026 22:11:09 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/probem-abre-inscricoes-para-4-mil-novas-bolsas/

Interessados têm até o dia 3 de julho para se inscrever gratuitamente no processo seletivo do Programa Universitário do Bem, que oferece bolsas integrais e parciais para o ensino superior (Foto: Diego Canedo/OVG)

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa Universitário do Bem (ProBem), iniciativa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que disponibiliza 4 mil novas bolsas de estudo para o segundo semestre de 2026.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia3 de julho, exclusivamente pelo site da OVG (ovg.org.br).

Nesta edição, são ofertadas 1 mil bolsas integrais e 3 mil bolsas parciais para estudantes em situação de vulnerabilidade social que desejam ingressar ou permanecer no ensino superior. A seleção será realizada com base nos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e o resultado final está previsto para ser divulgado em 23 de julho.

A coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da OVG, primeira-dama Iara Vilela, destaca que o programa representa uma oportunidade concreta de transformação social por meio da educação.

“O ProBem chega a jovens que têm talento, vontade de estudar e precisam desse apoio para permanecer na universidade. É uma política pública que une assistência social, educação e futuro, porque abre caminhos para a formação profissional e para novas oportunidades de vida”, afirma.

Mais oportunidades

O ProBem oferece bolsas integrais com cobertura de até R$ 1.500 por mês e bolsas parciais de até R$ 650 mensais. Para os cursos de Medicina e Odontologia, os valores possuem tetos diferenciados, ampliando as oportunidades para estudantes que sonham em atuar em áreas essenciais para a sociedade.

Além do benefício financeiro, os bolsistas têm acesso ao Banco de Oportunidades, ferramenta que conecta os estudantes a estágios, cursos de capacitação, atividades de extensão e experiências que fortalecem a formação profissional.

Para a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado, o programa vai além do acesso à universidade.

“O ProBem não oferece apenas uma bolsa de estudos. Ele cria condições para que o estudante permaneça na universidade, se desenvolva profissionalmente e tenha mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho. É uma política pública que gera impacto real na vida das pessoas”, ressalta.

Desde sua criação, em 2019, o ProBem já beneficiou mais de 56,1 mil universitários em 240 municípios goianos. Atualmente, os bolsistas estão distribuídos em 112 cursos de graduação ofertados por 125 instituições de ensino superior parceiras em todo o Estado. O programa integra as ações do Goiás Social voltadas à promoção da inclusão social como instrumento de desenvolvimento humano e econômico.

Como se inscrever

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site da OVG até o dia 3 de julho de 2026. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do ProBem pelos telefones (62) 3270-8500 para a região metropolitana, 0800 062 9413 para o interior, além do WhatsApp (62) 99641-6090. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) / Goiás Social – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/probem-abre-inscricoes-para-4-mil-novas-bolsas/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/probem-abre-inscricoes-para-4-mil-novas-bolsas/feed/ 0
Autorizada construção de ponte para substituir balsa entre as GOs 080 e 237, em Barro Alto https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/autorizada-construcao-de-ponte-para-substituir-balsa-entre-as-gos-080-e-237-em-barro-alto/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/autorizada-construcao-de-ponte-para-substituir-balsa-entre-as-gos-080-e-237-em-barro-alto/#respond Mon, 22 Jun 2026 22:10:43 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/autorizada-construcao-de-ponte-para-substituir-balsa-entre-as-gos-080-e-237-em-barro-alto/ O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) lançou, no último sábado (20/6), as obras de construção da ponte sobre o Rio Maranhão, na GO-080, em Barro Alto. A estrutura substituirá a atual travessia por meio da Balsa Darlene, no trecho entre Santo Antônio da Laguna e o entroncamento com a GO-237.

Durante o evento realizado para assinatura da ordem de serviço, em Barro Alto, a presidente da autarquia, Eliane Simonini, reforçou que a travessia de concreto terá extensão de 178 metros e vai garantir a trafegabilidade permanente no trecho ao longo do ano.

“A ponte vai eliminar interrupções e limitações operacionais do transporte fluvial, diminuir o tempo de deslocamento e melhorar a mobilidade regional, além de contribuir para o desenvolvimento regional ao beneficiar o transporte de pessoas e produções agroindustriais”, destacou, ao lado do vice-presidente da Goinfra,Alexandre dos Santos.

O investimento previsto é de R$ 16.899.786,15, com recursos do Tesouro Estadual. A previsão é de que a travessia seja entregue até julho de 2027.

Os prefeitos de Barro Alto, Álvaro Machado, e de Niquelândia, Eduardo Morais, participaram do lançamento das obras. O deputado federal José Nelto e o senador da República Vanderlan Cardoso também prestigiaram a solenidade.

Fotos: Goinfra

Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra)

Veículo: GOINFRA

Fonte: https://www.goinfra.go.gov.br/noticias/autorizada-construcao-de-ponte-para-substituir-balsa-entre-as-gos-080-e-237-em-barro-alto/214234

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/autorizada-construcao-de-ponte-para-substituir-balsa-entre-as-gos-080-e-237-em-barro-alto/feed/ 0
Fica 2026 celebra vencedores e encerra edição histórica na cidade de Goiás https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/fica-2026-celebra-vencedores-e-encerra-edicao-historica-na-cidade-de-goias/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/fica-2026-celebra-vencedores-e-encerra-edicao-historica-na-cidade-de-goias/#respond Mon, 22 Jun 2026 20:21:56 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/fica-2026-celebra-vencedores-e-encerra-edicao-historica-na-cidade-de-goias/ A 27ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2026) chegou ao fim no último domingo (21/06), na cidade de Goiás, com a cerimônia de premiação das obras vencedoras, realizada no Cine Teatro São Joaquim, e o show de Marcelo Falcão, à noite, no Palco Beira Rio.

Promovido desde a última terça-feira (16/06), o evento reuniu produções nacionais e internacionais, debates, oficinas e atrações culturais gratuitas em torno do tema Água e Clima no Brasil das Nascentes.

O festival contou com 38 obras de sete países: Brasil, Canadá, Polônia, Áustria, Irã, Colômbia e Bélgica, distribuídas entre as mostras Washington Novaes, Cinema Indígena e Povos Tradicionais, Cinema Goiano e Becos da Minha Terra. O investimento nesta edição foi de R$ 6,1 milhões.

Destaques da Mostra Washington Novaes

A principal competição do festival teve júri oficial composto por Antônio Pitanga, Benedito Ferreira, Caetano Scannavino, Carol Benjamin, Juliana Paniagua, Lázaro Ribeiro e Patricia Yxapy. O Prêmio Cora Coralina, principal reconhecimento da mostra internacional, foi concedido ao longa-metragem A Noite e os Dias de Miguel Burnier.

Cinema Goiano e Cinema Indígena

Na Mostra Cinema Goiano, o grande destaque foi o filme Canto, dirigido por Danilo Daher, vencedor de cinco categorias: melhor curta-metragem, melhor direção de curta-metragem, melhor direção de arte, melhor roteiro e melhor atuação.

Os demais prêmios técnicos foram distribuídos entre Atravessa Minha Carne, vencedor nas categorias fotografia, trilha sonora, montagem e melhor longa-metragem; Vasta Natureza de Minha Mãe, premiado em som; e Som e Movimento, que recebeu o troféu de melhor direção de longa-metragem. O júri foi formado por Bruno Jorge, Emiliano Freitas e Tuanny Araujo.

Já a Mostra Cinema Indígena e Povos Tradicionais, julgada por Davi Marworno, Fábio Martins e Jessica Sateré-Mawé, premiou O Brilho da Herança como melhor curta-metragem e Wilfred Buck como melhor longa-metragem. A produção Thutalinãnsurecebeu menção honrosa.

Na disputa gastronômica, a Moqueca do Cerrado, do Restaurante Bistrô Fênix, conquistou o primeiro lugar na segunda edição do Fica Gastronômico.

Restaurantes do Fica 2026 concorrem a prêmio inédito em dinheiro

Prêmio Cora Coralina (melhor longa)A noite e os dias de Miguel Burnier
Prêmio Carmo BernardesA noite e os dias de Miguel Burnier
Prêmio FiocruzO Jardim de Maria
Prêmio Jesco Von Puttkamer (Júri Jovem)Pau d’Arco
Prêmio Luiz Gonzaga Soares (Júri Popular)A tragédia da Lobo-guará
Troféu José Petrillo (Júri da Imprensa)Pau d’Arco
Prêmio Acari PassosBabloo
Prêmio João Bennio (Melhor Filme Goiano)ROL, O rio levava as manchas da vida
Menções Honrosas do Júri OficialPau d’Arco

Recorde de atividades formativas

O Fica 2026 entrou para a história como a edição com a maior programação formativa já realizada pelo festival. Foram promovidas 20 oficinas gratuitas, concentradas principalmente no Colégio Sant’Ana, abordando temas como produção audiovisual com celular, operação de drones, comunicação ambiental e elaboração de documentários.

O público também participou de debates no Fórum Horizontes e acompanhou mostras paralelas como Fica Animado, Mostra Fiocruz, Mostra ECOA e O Brilho que Ficou, dedicada à memória do acidente com o Césio-137.

Entre as novidades deste ano estiveram o BikeCine, cinema ao ar livre movido por bicicletas, e a projeção mapeada Desenhando o Futuro.

Cinema sustentável no Fica 2026 leva sessões gratuitas movidas a pedaladas

Cerimônia de encerramento do Fica 2026

Realizada na manhã deste domingo (21/06), no Cine Teatro São Joaquim, a cerimônia de premiação reuniu autoridades, realizadores e homenageados. Estiveram presentes a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, representando o governador Daniel Vilela; a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Célia Mendanha; a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Sandramara Matias; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Luana Ribeiro.

O prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouvea, ressaltou a importância de sediar o evento.

“Tenho muito orgulho de ver a cidade de Goiás recebendo mais uma edição de um festival que fortalece a cultura, movimenta nossa economia, incentiva o turismo e projeta nosso município para o Brasil e o mundo”, afirmou.

Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a edição reforçou a relevância do festival.

“Encerramos mais uma edição do Fica com a certeza de que a cultura e o cinema são ferramentas poderosas para sensibilizar as pessoas sobre os desafios ambientais do nosso tempo. A força desta edição demonstra que o festival segue cumprindo sua missão de promover reflexão, diálogo e consciência sobre o futuro das nossas águas e do clima, enquanto já nos inspira a construir eventos cada vez maiores e mais abrangentes”, afirmou Yara Nunes.

Marcelo Falcão encerrou programação musical

À noite, Marcelo Falcão fechou a programação artística do Fica 2026, que ao longo da semana também recebeu apresentações de Xande de Pilares e Vanessa da Mata. Ex-vocalista d’O Rappa, o cantor levou ao Palco Beira Rio sucessos que marcaram gerações e músicas da carreira solo.

Em conversa com a imprensa, deixou uma mensagem ao público.

“As pessoas têm que dar sempre valor à vida. Acordar e agradecer todos os dias, e dali fazer surgir várias outras coisas, ajudar o próximo, dar valor à vida o tempo todo. Não só a sua, mas a do próximo também”, disse.

Falcão também destacou a música como instrumento de expressão.

“O que alimenta a minha alma é poder sempre desabafar e me expressar através do som, através das letras”, afirmou, ao relembrar sua trajetória à frente d’O Rappa.

Falcão fechou a programação artística do Fica 2026 (Foto: Secult)

Com o encerramento da programação, o Fica 2026 concluiu seis dias de atividades gratuitas na cidade de Goiás, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade, reafirmando o papel do cinema como ferramenta de reflexão, conscientização e diálogo sobre os desafios ambientais contemporâneos.

Fica

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) é um dos mais importantes festivais de cinema ambiental do mundo, realizado anualmente na cidade de Goiás. Desde 1999, consolidou-se como um espaço plural de encontro entre arte, ciência, ativismo e educação ambiental, atraindo realizadores e públicos de diferentes países.

Realização e parcerias

O Fica 2026 é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação RTVE, e colaboração estratégica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Saneago.

O festival conta ainda com a cooperação da Unesco, por meio de sua Cátedra Saberes Patrimoniais, Biodiversidade e Cidadania; Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), por meio do Museu dos Povos Indígenas; e MapBiomas.

Também são parceiras as secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Saúde (SES), de Esporte e Lazer (Seel), da Educação (Seduc), da Economia, de Desenvolvimento Social (Seds) e da Retomada. Integram ainda a realização o Goiás Social, Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, a Polícia Militar de Goiás, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Senac Goiás, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Prefeitura de Goiás, Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) e Lanterna mágica.

Saiba mais

Recicla Goiás amplia conscientização ambiental e fortalece coleta seletiva no Fica 2026

Veículo: Agência Goiás de Notícias

Fonte: https://agencia.go.gov.br/fica-2026-celebra-vencedores-e-encerra-edicao-historica-na-cidade-de-goias/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/fica-2026-celebra-vencedores-e-encerra-edicao-historica-na-cidade-de-goias/feed/ 0
Governo de Goiás entrega 500º título do Regulariza Campo a produtores rurais https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/governo-de-goias-entrega-500o-titulo-do-regulariza-campo-a-produtores-rurais/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/governo-de-goias-entrega-500o-titulo-do-regulariza-campo-a-produtores-rurais/#respond Mon, 22 Jun 2026 20:16:49 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/governo-de-goias-entrega-500o-titulo-do-regulariza-campo-a-produtores-rurais/ Entrega marca a emissão do 500º título de propriedade rural pelo Programa Regulariza Campo desde 2019, além de beneficiamento a inclusão produtiva do e apoio a tecnologia a cadeia leiteria do estado Foto: Lucas Eugênio/Seapa

Nesta segunda-feira (22/6), o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entregou o 500º título de regularização fundiária do programa Regulariza Campo. A nova etapa contempla 90 propriedades rurais em 10 municípios, totalizando 11,3 mil hectares regularizados. Durante a agenda, também foram lançadas a Guia de Trânsito Animal Digital e distribuídos 417 kits de apicultura e 27 conjuntos de ordenha mecanizada para 55 municípios. Ao todo, as ações beneficiam 63 municípios goianos. Segundo o governador Daniel Vilela, as iniciativas “demonstram o compromisso do Estado com o agronegócio”.

Ao destacar o impacto da regularização fundiária para o setor, o chefe do Executivo afirmou que a medida proporciona segurança jurídica e cria condições para novos investimentos nas propriedades. “Estamos reduzindo burocracia e garantindo segurança para quem produz. A regularização dá ao produtor condição de investir, acessar crédito e planejar o futuro da propriedade”, afirmou.

À frente da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ademar Leal ressaltou que a documentação definitiva das áreas transforma vidas. “Temos casos de agricultores que esperavam há mais de 60 anos por esse documento. A posse de fato e de direito traz estabilidade e abre portas para investimentos e financiamentos”, destacou.

A nova etapa do Regulariza Campo contempla produtores de Água Fria de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Bonópolis, Cavalcante, Colinas do Sul, Formoso, Niquelândia, Nova Roma, São João d’Aliança e Teresina de Goiás. Os kits de ordenha mecanizada serão destinados a Faina, Iporá, Itaguaru, Itajá, Jandaia, Palestina de Goiás, Pontalina e Portelândia. Já os conjuntos de apicultura atendem produtores de 51 municípios goianos. Os equipamentos auxiliam no aumento da produtividade, na melhoria da qualidade da produção e na geração de renda para as famílias beneficiadas.

Prefeito de Jandaia, Danilo Ferreira Gomes destacou que os equipamentos devem ampliar o apoio à agricultura familiar no município. Segundo ele, a prefeitura atuará em parceria com o sindicato rural para fazer com que os benefícios cheguem a mais produtores. “Todo equipamento e tecnologia que chegam ao campo ajudam a melhorar a produtividade. Vamos trabalhar para que esses benefícios alcancem ainda mais produtores e contribuam para o desenvolvimento da nossa agricultura”, afirmou.

Entre os beneficiados pela regularização está o produtor rural Carlos André, de Nova Roma, que aguardava há 15 anos pela documentação definitiva da propriedade. Segundo ele, o título representa segurança para investir e planejar o futuro da família. “Agora posso fazer melhorias e buscar financiamento para ampliar a produção. É uma conquista que muda a vida da gente”, relatou.

Guia digital

Durante o evento, o Governo de Goiás lançou a Guia de Trânsito Animal Digital (GTA Digital), ferramenta desenvolvida pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) para modernizar os serviços prestados ao setor agropecuário. A nova modalidade permite que produtores rurais e transportadores apresentem a documentação diretamente pelo celular durante fiscalizações, sem necessidade de impressão.

Ao reforçar a importância da novidade, Daniel Vilela afirmou que a tecnologia simplifica processos e facilita a rotina de quem atua na produção agropecuária. “Estamos trabalhando para reduzir a burocracia e utilizar a tecnologia como aliada do produtor rural. A GTA Digital traz mais praticidade, segurança e agilidade para o transporte animal, além de fortalecer a eficiência dos serviços públicos oferecidos ao setor agropecuário”, afirmou.

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta, explicou que a novidade “traz mais agilidade, transparência e segurança para o transporte”. A ferramenta integra a estratégia de modernização da defesa agropecuária goiana e contribui para ampliar o controle sanitário e a rastreabilidade da produção.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov Agricultura

Fonte: https://goias.gov.br/agricultura/governo-de-goias-entrega-500o-titulo-do-regulariza-campo-a-produtores-rurais/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/governo-de-goias-entrega-500o-titulo-do-regulariza-campo-a-produtores-rurais/feed/ 0
Governo de Goiás fortalece Rede Hemo e amplia capacidade de atendimento em todo o estado https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/governo-de-goias-fortalece-rede-hemo-e-amplia-capacidade-de-atendimento-em-todo-o-estado/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/governo-de-goias-fortalece-rede-hemo-e-amplia-capacidade-de-atendimento-em-todo-o-estado/#respond Mon, 22 Jun 2026 17:28:06 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/governo-de-goias-fortalece-rede-hemo-e-amplia-capacidade-de-atendimento-em-todo-o-estado/ Melhorias ampliaram a capacidade de atendimento, modernizaram unidades em todo o estado e fortaleceram a assistência prestada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

A solidariedade dos doadores ajuda a sustentar uma rede que abastece mais de 220 serviços de saúde em Goiás

O Governo de Goiás tem promovido uma ampla transformação da Rede Estadual de Hemoterapia (Rede Hemo) com investimentos em infraestrutura, tecnologia e qualificação dos serviços. O Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz, em Goiânia, praticamente dobrou sua capacidade diária de coleta, passando de 190 para 360 doações por dia desde 2021, quando a unidade recebeu investimentos de R$ 9,3 milhões do Governo de Goiás.

O Hemocentro estadual também se tornou o primeiro banco de sangue público do país a conquistar a acreditação ONA Nível 3, o mais alto reconhecimento nacional em qualidade e segurança assistencial. A certificação atesta a excelência dos processos e reforça o compromisso do Estado em consolidar a unidade como referência nacional em hemoterapia e hematologia.

Outro avanço importante foi a implantação do Centro de Processamento Celular (CPC). Antes da criação da estrutura, parte dos procedimentos relacionados ao processamento celular dependia de serviços externos. Atualmente, Goiás conta com a segunda unidade pública do Centro-Oeste e a nona do Brasil habilitada para esse tipo de assistência. Com capacidade para realizar até 60 procedimentos por mês, o CPC garante mais agilidade, segurança e economia para o SUS, além de fortalecer o atendimento a pacientes submetidos a transplantes de medula óssea.

Para o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, os investimentos refletem o compromisso do Governo de Goiás com a qualificação permanente da assistência. “A Rede Hemo exerce um papel estratégico para toda a rede pública de saúde. Investir em infraestrutura, tecnologia e qualificação dos serviços significa garantir mais segurança para os pacientes e melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam diariamente para salvar vidas”, destaca.

Expansão da assistência no interior A transformação da Rede Hemo também chegou ao interior do estado. Antes dos investimentos realizados pelo Governo de Goiás, diversas unidades funcionavam em estruturas antigas e com limitações físicas. Nos últimos anos, hemocentros regionais, unidades de coleta e agências transfusionais passaram por reformas, ampliações e adequações estruturais que modernizaram os ambientes e ampliaram a capacidade de atendimento à população.

Em Rio Verde, o Hemocentro Regional Janielly Regina do Nascimento foi totalmente reformado e ampliado, aumentando sua capacidade de atendimento. Em Catalão, a unidade passou por uma revitalização completa, com ampliação dos espaços destinados aos doadores e pacientes. Já em Jataí e Ceres, as obras garantiram melhorias estruturais e maior conforto para usuários e profissionais, fortalecendo a cobertura assistencial nas regiões atendidas.

As melhorias também alcançaram as Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs). Em Formosa, a unidade recebeu reforma e modernização dos espaços destinados à captação de sangue. Em Porangatu, a infraestrutura foi requalificada para ampliar o acesso aos serviços. Já em Iporá e Quirinópolis, as adequações permitiram modernizar as estruturas e garantir o atendimento dentro dos mais rigorosos padrões técnicos e sanitários.

Atualmente, a Rede Hemo abastece mais de 220 serviços de saúde em Goiás. Os hemocomponentes distribuídos são fundamentais para a realização de cirurgias, tratamentos oncológicos, transplantes e atendimentos de urgência e emergência. O fortalecimento da rede garante suporte permanente aos hospitais e contribui diretamente para a manutenção da assistência prestada à população em todas as regiões do estado.

Estrutura moderna reconhecida pelos doadores Os avanços promovidos pelo Governo de Goiás são percebidos também por quem frequenta regularmente as unidades da Rede Hemo. “Percebemos uma estrutura organizada, com profissionais preparados e um ambiente acolhedor, o que dá segurança para quem doa”, afirma o comerciante Rodrigo Vera da Silva, morador de Horizonte e doador de sangue raro, que já realizou cinco doações no Hemocentro Estadual.

Ao investir na modernização da hemoterapia, o Governo de Goiás fortalece uma das estruturas mais estratégicas da saúde pública estadual. O resultado desse trabalho é uma rede mais moderna, eficiente e preparada para atender a população, garantindo mais qualidade na assistência e ampliando a capacidade de salvar vidas em todo o território goiano.

Foto: Iron Braz

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/saude/governo-de-goias-fortalece-rede-hemo-e-amplia-capacidade-de-atendimento-em-todo-o-estado/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/governo-de-goias-fortalece-rede-hemo-e-amplia-capacidade-de-atendimento-em-todo-o-estado/feed/ 0
SES e Goiasprev realizam evento sobre preparação para a aposentadoria https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/ses-e-goiasprev-realizam-evento-sobre-preparacao-para-a-aposentadoria/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/ses-e-goiasprev-realizam-evento-sobre-preparacao-para-a-aposentadoria/#respond Mon, 22 Jun 2026 17:27:12 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/ses-e-goiasprev-realizam-evento-sobre-preparacao-para-a-aposentadoria/ Encontro teve o objetivo de orientar os servidores a desenvolverem ações relacionadas ao planejamento previdenciário e à aposentadoria

Evento realizado pela SES, em parceria com a Goiasprev, destacou a importância do planejamento para a aposentadoria

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Gerência de Gestão de Pessoas (GGP), em parceria com a Goiás Previdência (Goiasprev), está desenvolvendo ações com o objetivo de informar e preparar os servidores para a aposentadoria, uma fase impactante na vida dos cidadãos. Uma dessas atividades foi realizada na manhã desta sexta-feira (19/06), na Escola de Saúde de Goiás, com a apresentação do Programa de Educação Previdenciária do Estado de Goiás e a realização de palestras sobre Planejamento Previdenciário e Segurança Financeira. O evento reuniu gestores da SES-GO e da Goiasprev, além de profissionais de diferentes áreas da Secretaria.

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, foi representado no encontro pelo gerente de Gestão de Pessoas, Fernando Augusto Ataíde Castro. Ele destacou que a GGP trata as questões relacionadas à aposentadoria com zelo e responsabilidade. “Ao instaurarmos o processo administrativo relativo à aposentadoria, contamos a história do servidor desde o momento em que ele ingressou no Estado até os dias em que solicita a aposentadoria”, pontuou. Ele afirmou ainda que, para muitas pessoas, o processo é envolto em dificuldades devido à falta de planejamento durante a fase produtiva e nos momentos que antecedem a interrupção do trabalho.

O Programa de Educação Previdenciária do Estado de Goiás (PEP) foi instituído pela Goiasprev nos moldes do programa desenvolvido pelo Governo Federal. Na prática, o PEP tem o objetivo de levar a educação previdenciária aos servidores de todos os órgãos do Estado, mostrando como o profissional deve proceder desde o início da carreira até a inatividade. O presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido da Silva, informou que o evento propõe aos servidores uma reflexão sobre o melhor momento para a aposentadoria e sobre como será a vida após o afastamento do trabalho.

A diretora de Previdência da instituição, Milena Guilherme Dias, ministrou palestra sobre Regras de Concessão da Aposentadoria e Planejamento Previdenciário. Ela destacou a importância de os servidores que estão prestes a se aposentar procurarem, com antecedência, a Gerência de Gestão de Pessoas e se informarem sobre a documentação necessária para a abertura do processo. “Há um checklist relacionando os documentos necessários à solicitação e ao encaminhamento do pedido de aposentadoria”, afirmou.

Milena Dias apresentou o passo a passo do processo e as principais mudanças nas regras previdenciárias, como tempo de contribuição, tempo de serviço, quantidade de pontos (idade + tempo de contribuição), além das exigências e do tempo necessário para atingir os requisitos de cada regra e se tornar elegível à aposentadoria.

O diretor de Previdência do órgão, Leonardo Lúcio Barbosa Ferreira, abordou o tema Orientações sobre Finanças Pessoais. Fundamentado em sua experiência pessoal, ele destacou as adversidades enfrentadas e a superação de diversos problemas. “Com planejamento, organização e persistência, a gente consegue atingir um equilíbrio financeiro que vai servir para toda a vida, inclusive para a aposentadoria”, assinalou.

Maria José Silva (texto) e Marco Monteiro (foto) / Comunicação Setorial SES-GO

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/saude/ses-e-goiasprev-realizam-evento-sobre-preparacao-para-a-aposentadoria/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/ses-e-goiasprev-realizam-evento-sobre-preparacao-para-a-aposentadoria/feed/ 0
Heana fortalece combate à sepse durante jornada dos 5R’S https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/heana-fortalece-combate-a-sepse-durante-jornada-dos-5rs/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/heana-fortalece-combate-a-sepse-durante-jornada-dos-5rs/#respond Mon, 22 Jun 2026 17:26:00 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/heana-fortalece-combate-a-sepse-durante-jornada-dos-5rs/ O Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana) realizou, entre os dias 15 e 17/06, a Jornada dos 5R’s, iniciativa voltada ao fortalecimento da cultura de melhoria contínua e da segurança assistencial. A ação integra as atividades do Projeto Integração Hospitalar em Rede (IHR), do qual a unidade faz parte.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI) e o Hospital Israelita Albert Einstein, com apoio da entidade parceira de saúde Fundação Universitária Evangélica (Funev), gestora do Heana. Seu objetivo é capacitar profissionais na ciência da melhoria aplicada à saúde, formando especialistas aptos a transformar processos, promover mudanças sustentáveis e disseminar boas práticas em toda a rede de atenção à saúde.

Durante a jornada, os profissionais participaram de rodas de conversa e oficinas com atividades voltadas ao fortalecimento dos protocolos assistenciais relacionados a condições tempo-dependentes, como sepse e Acidente Vascular Cerebral (AVC). A metodologia dos 5R’s reforça cinco etapas fundamentais para o atendimento seguro e eficiente: Reconhecer, Resgatar, Reavaliar, Referenciar e Refletir.

De acordo com Vanessa Alves, enfermeira encarregada do setor ambulatorial e especialista do Projeto IHR na unidade, a iniciativa teve ampla adesão dos profissionais. “A ação contou com grande participação das equipes, atividades dinâmicas e importantes momentos de troca de experiências, fortalecendo a prática da melhoria contínua no dia a dia da assistência”, destacou.

Segundo a profissional, os primeiros resultados já são perceptíveis na unidade. Entre os avanços observados estão a maior integração entre as equipes, o fortalecimento da comunicação, o olhar mais atento aos processos assistenciais e uma atuação mais organizada e padronizada diante dos protocolos estabelecidos.

“Mais do que aprimorar processos, essa jornada reafirma o compromisso com uma assistência segura, humanizada e equânime, respeitando as necessidades de cada paciente e promovendo um cuidado de qualidade para todos”, afirmou.

A assessora assistencial da Fundação Universitária Evangélica (Funev), Emily Silva Pontes, também ressaltou os impactos positivos da ação. Segundo ela, houve aumento na abertura dos protocolos de sepse e AVC ainda na etapa de classificação de risco, demonstrando maior capacidade das equipes de identificar precocemente os pacientes com sinais e sintomas dessas condições.

“O retorno foi bastante significativo. Os profissionais conseguiram aplicar de forma efetiva a metodologia dos 5R’s. Conseguiram reconhecer os pacientes com sinais e sintomas e avançar até o momento de refletir sobre o ocorrido, sobre a jornada, sobre a aplicação das práticas assistenciais e sobre o envolvimento das equipes”, explicou.

Emily destacou ainda que a metodologia contribuiu para o fortalecimento da reavaliação clínica contínua dos pacientes, permitindo decisões mais assertivas sobre encaminhamentos, internações em unidades de terapia intensiva ou transferências, quando necessárias.

Outro destaque foi o engajamento multiprofissional observado durante o projeto. “Identificamos uma participação muito expressiva de toda a equipe multiprofissional, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e farmacêuticos. Todos atuaram de forma integrada na construção de um cuidado mais seguro e eficiente para os pacientes”, ressaltou.

Texto: G. Costa e Foto: Milleny Alves/ Funev

Os dados e as informações contidos nesta matéria foram fornecidos pela Fundação Universitária Evangélica (Funev) e são de responsabilidade da instituição.

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/saude/heana-fortalece-combate-a-sepse-durante-jornada-dos-5rs/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/heana-fortalece-combate-a-sepse-durante-jornada-dos-5rs/feed/ 0
Seja pelo ar, terra ou água, vamos garantir a segurança dos goianos, reforça Daniel Vilela durante 2º Portões Abertos do Graer https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/seja-pelo-ar-terra-ou-agua-vamos-garantir-a-seguranca-dos-goianos-reforca-daniel-vilela-durante-2o-portoes-abertos-do-graer/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/seja-pelo-ar-terra-ou-agua-vamos-garantir-a-seguranca-dos-goianos-reforca-daniel-vilela-durante-2o-portoes-abertos-do-graer/#respond Mon, 22 Jun 2026 17:23:22 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/seja-pelo-ar-terra-ou-agua-vamos-garantir-a-seguranca-dos-goianos-reforca-daniel-vilela-durante-2o-portoes-abertos-do-graer/ Evento celebra investimento do Governo de Goiás para aquisição de novas aeronaves e aproxima a população das forças de segurança

O governador Daniel Vilela ressaltou, neste domingo (21/6), o trabalho de continuidade em prol da garantia de segurança plena à população, durante a 2ª edição do evento Portões Abertos realizado pelo Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer) da Polícia Militar de Goiás (PMGO), na sede da instituição, no Setor Marista, em Goiânia. A iniciativa tem como principal objetivo aproximar a sociedade da Polícia Militar e visa comemorar a aquisição de duas novas aeronaves pelo Governo de Goiás, no processo de expansão do grupamento aéreo para cidades do interior.

“Nosso trabalho é continuar avançando para garantir segurança plena para a população goiana, com tolerância zero à bandidagem, além de fazer com que nossos policiais continuem sendo ídolos dos nossos jovens”, assegurou o governador, ao enfatizar que a população goiana aprova o trabalho desempenhado pelas forças de segurança. “Aqui em Goiás é diferente. A nossa polícia é idolatrada, reconhecida pela população por sua competência, efetividade e por garantir tranquilidade para todos os goianos”, completou.

Em janeiro deste ano, o Governo de Goiás adquiriu dois novos helicópteros AS350, modelo B3 (esquilo), que estão reforçando o patrulhamento aéreo e o atendimento a diferentes tipos de ocorrências por todo o Estado. Eles permitem o acompanhamento, em tempo real, de ocorrências e apoio direto às equipes terrestres, com acesso rápido a áreas de difícil alcance. Uma das aeronaves possui sistema de imageamento aéreo, permitindo policiamento aéreo noturno e identificação de pontos de calor. Além disso, em setembro de 2025, foi entregue outra aeronave do mesmo modelo, que também reforça a atuação do Graer em todo o Estado.

A compra das aeronaves faz parte do projeto de expansão do Graer para diferentes regiões de Goiás, visando agilizar o trabalho policial e garantir maior segurança às cidades mais distantes da capital. Inicialmente, estão em andamento obras de criação de bases avançadas nas cidades de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, e Rio Verde, no Sudoeste goiano. Além do serviço policial, o Graer também atua em ações de defesa civil, transporte de tropas e missões de busca e salvamento.

“O nosso patrulhamento aéreo está fortalecido com as novas aeronaves e vamos ampliá-lo, levando o Graer para duas novas cidades. Essas ações vão garantir que a gente continue avançando em uma política de segurança pública plena, deixando a bandidagem longe de Goiás. Porque aqui seja pelo ar, seja pela terra, ou pela água, nós vamos estar presentes e garantindo a tranquilidade dos goianos”, garantiu o chefe do Executivo goiano.

A ampliação do grupamento aéreo reforça o compromisso do Governo de Goiás em descentralizar e fortalecer o serviço aeropolicial no estado, permitindo maior capilaridade, redução no tempo de resposta e melhor atendimento às demandas de segurança pública. “Entregamos duas aeronaves para esse grupamento que é de fundamental importância e que dá todo o suporte aéreo para os policiais que estão em terra. Esse grande investimento é algo histórico, que nunca tinha sido feito antes”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum.

Portões Abertos

Além da celebração da expansão da unidade, o evento tem como objetivo aproximar a sociedade da PMGO, permitindo o acesso da população ao batalhão do Graer para conhecer de perto a estrutura, as aeronaves e os equipamentos utilizados. Voltado especialmente para famílias e crianças, o Portões Abertos proporciona um ambiente de integração, lazer, cidadania e valorização das atividades policiais.

O tenente-coronel Morais, comandante do Graer, comentou que o evento nada mais é do que a comemoração do crescimento do grupamento. “Nós ganhamos novas aeronaves e agora estamos em expansão para mais duas cidades. Então, o Portões Abertos é para celebrar, trazer a população para perto, para conhecer o nosso trabalho e celebrar o nosso avanço”, comentou.

Durante a programação, o público presente pôde acompanhar demonstrações operacionais com helicópteros simulando situações reais de emprego da aviação policial, como demonstração de resgate com maca, rapel com tripulante e cão, abordagem a veículo com apoio de aeronave, e voo em formação. Além do caráter institucional, o evento tem finalidade social, com entrada liberada mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a ações solidárias. “Foi muito emocionante ver as apresentações. A polícia de Goiás é show e nos dá mais segurança”, comentou a advogada Rosângela Almeida Araújo, mãe de dois policiais e que levou os netos para prestigiar o evento.

“Fico muito feliz de poder ver a sociedade goiana reconhecendo nossos policiais. Hoje, temos o Estado mais seguro do Brasil, mas também temos os melhores policiais, aqueles em quem a população sente confiança. Um evento como o Portões Abertos reforça a relação de cumplicidade, idolatria e reconhecimento do trabalho dos nossos policiais. Isso é algo que nos deixa muito orgulhosos”, finalizou Daniel Vilela, ao fazer um balanço sobre o evento, que reuniu cerca de 5 mil pessoas.

Fotos: Adalberto Ruchelle

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Image 2

Image 3

Image 4

Image 5

Image 6

Image 7

Image 8

Image 9

Image 10

Image 11

Image 12

Image 13

Image 14

Image 15

Image 16

Image 17

Image 18

Image 19

Image 20

Image 21

Image 22

Image 23

Image 24

Image 25

Image 26

Image 27

Image 28

Image 29

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/seguranca/seja-pelo-ar-terra-ou-agua-vamos-garantir-a-seguranca-dos-goianos-reforca-daniel-vilela-durante-2o-portoes-abertos-do-graer/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/seja-pelo-ar-terra-ou-agua-vamos-garantir-a-seguranca-dos-goianos-reforca-daniel-vilela-durante-2o-portoes-abertos-do-graer/feed/ 0
Polícia Científica de Goiás recebe curso nacional de comparação balística https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/policia-cientifica-de-goias-recebe-curso-nacional-de-comparacao-balistica/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/policia-cientifica-de-goias-recebe-curso-nacional-de-comparacao-balistica/#respond Mon, 22 Jun 2026 17:21:44 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/policia-cientifica-de-goias-recebe-curso-nacional-de-comparacao-balistica/ _Encontro de especialistas busca aprimorar a ciência que auxilia a elucidar crimes e fortalecer a produção de provas técnicas em todo o Brasil_

A Polícia Científica de Goiás sedia a 17ª edição do Curso de Comparação Balística da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), uma capacitação que reúne profissionais de diferentes estados para promover a padronização de procedimentos, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento das técnicas utilizadas na balística forense.

“Mais do que uma oportunidade de qualificação, o curso representa um importante passo para o fortalecimento do Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB), ferramenta estratégica que amplia a integração entre as forças de segurança e contribui para investigações mais precisas e eficientes”, afirma o superintendente da Polícia Científica de Goiás, Ricardo Matos.

Ao receber essa capacitação de alcance nacional, a Polícia Científica de Goiás reafirma seu compromisso com a excelência técnico-científica, a inovação pericial e a constante busca pelo aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na produção da prova material.

Investir em conhecimento é fortalecer a ciência forense e ampliar a capacidade de resposta do Estado na promoção da justiça e da segurança da sociedade.

Fotos: Polícia Científica de Goiás

Polícia Científica – Secretaria da Segurança Pública – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/seguranca/policia-cientifica-de-goias-recebe-curso-nacional-de-comparacao-balistica/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/policia-cientifica-de-goias-recebe-curso-nacional-de-comparacao-balistica/feed/ 0