Assistência Social https://www.jaedestaque.com.br Mon, 22 Jun 2026 23:50:33 +0000 pt-BR hourly 1 Emad inicia programa cuidar de quem cuida https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/emad-inicia-programa-cuidar-de-quem-cuida/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/emad-inicia-programa-cuidar-de-quem-cuida/#respond Mon, 22 Jun 2026 23:50:29 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/emad-inicia-programa-cuidar-de-quem-cuida/ Cuidar é um ato de amor. Mas quem dedica seu tempo, sua energia e seu coração ao cuidado de outras pessoas também precisa de acolhimento, apoio e atenção. 💚

Pensando nisso, o Programa Melhor em Casa deu início ao projeto “Cuidar de Quem Cuida”, uma iniciativa voltada aos cuidadores, profissionais da área e à própria equipe multiprofissional que acompanha pacientes em atendimento domiciliar.

O projeto nasce com o propósito de oferecer escuta, orientação, acolhimento e fortalecimento emocional para aqueles que enfrentam diariamente os desafios de cuidar de idosos, enfermos e pessoas que necessitam de atenção contínua.

Porque cuidar de alguém exige dedicação. E para cuidar bem, também é preciso estar bem.

Cuidar de quem cuida é valorizar quem faz a diferença na vida de tantas famílias. 💙

Canais da Prefeitura de Itumbiara

Site: www.itumbiara.go.gov.br

Instagram: @prefeituradeitumbiara

Face: @prefeituradeitumbiara

YouTube: @prefeituradeitumbiarago

Veículo: Prefeitura de Itumbiara

Fonte: https://itumbiara.go.gov.br/emad-inicia-programa-cuidar-de-quem-cuida/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/emad-inicia-programa-cuidar-de-quem-cuida/feed/ 0
Prefeitura de Aparecida realiza mutirão na Vila Alzira e homenageia mais de 50 lideranças comunitárias https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-de-aparecida-realiza-mutirao-na-vila-alzira-e-homenageia-mais-de-50-liderancas-comunitarias/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-de-aparecida-realiza-mutirao-na-vila-alzira-e-homenageia-mais-de-50-liderancas-comunitarias/#respond Mon, 22 Jun 2026 23:15:50 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-de-aparecida-realiza-mutirao-na-vila-alzira-e-homenageia-mais-de-50-liderancas-comunitarias/ Ação realizada no Colégio Estadual Rui Barbosa, reuniu mais de 100 serviços gratuitos e reconheceu o trabalho de moradores que contribuem para o desenvolvimento de Aparecida de Goiânia

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, e o vice João Campos participaram, na manhã deste sábado, 20, de mais uma edição do Mutirão da Prefeitura, realizada no Colégio Estadual Rui Barbosa, na Vila Alzira. Também estiveram presentes o ex-prefeito Gustavo Mendanha, o deputado estadual Veter Martins, os vereadores Mazinho Baiano e Neto Gomes, além de secretários e demais auxiliares da administração municipal.

A ação reuniu moradores da região em um dia de prestação de serviços gratuitos nas áreas de saúde, assistência social, cidadania, documentação, empregabilidade e orientação jurídica. Como diferencial desta edição, a Gestão Vilela promoveu a entrega de certificados de reconhecimento a mais de 50 lideranças comunitárias que, ao longo dos anos, contribuíram com serviços relevantes para a população aparecidense.

Durante o evento, o prefeito Vilela destacou que os mutirões têm cumprido o papel de aproximar os serviços públicos da população e facilitar o acesso dos moradores às demandas do dia a dia.

“Não só a receptividade, mas também a participação da população tem sido muito positiva. Muitas pessoas aproveitam o sábado para resolver demandas que não conseguem durante a semana por conta do trabalho. Esse é o papel do mutirão: levar a prestação de serviços para mais perto do cidadão e facilitar a vida das pessoas”, afirmou Vilela.

Segundo Leandro Vilela, a ação vai além dos atendimentos realizados no dia do evento e envolve uma série de serviços executados previamente pela administração municipal.

“O mutirão começa antes do sábado. Durante toda a semana as equipes da Prefeitura realizam serviços de limpeza, manutenção e melhorias na região. O encerramento acontece com a oferta dos atendimentos diretos à população, aproximando ainda mais o poder público dos moradores”, acrescentou.

Serviços mais procurados

Entre os serviços mais procurados nesta edição estiveram os atendimentos oftalmológicos e a emissão de carteiras de identidade, que registraram grande procura ao longo da manhã.

Além disso, os moradores tiveram acesso a consultas e orientações de saúde, atualização cadastral do CadÚnico, emissão de documentos, atendimentos jurídicos, oportunidades de emprego, serviços tributários, ações educativas, atividades recreativas e diversos outros serviços disponibilizados pelas secretarias municipais e parceiros da Prefeitura.

A aposentada Maria Aparecida, moradora da Vila Alzira, aproveitou o mutirão para realizar atendimento oftalmológico. “Eu estava precisando passar por uma consulta há algum tempo e consegui resolver tudo aqui pertinho de casa. É muito importante porque muitas vezes não conseguimos durante a semana. Foi um atendimento rápido e muito bem organizado”, relatou.

Já o estudante Lucas Henrique procurou o mutirão para emitir sua carteira de identidade. “Eu precisava fazer o documento e achei muito mais fácil resolver aqui. O atendimento foi rápido e ajudou bastante quem trabalha ou estuda durante a semana”, afirmou.

Reconhecimento às lideranças comunitárias

Um dos momentos mais marcantes da ação foi a entrega de certificados de reconhecimento a mais de 50 lideranças comunitárias da região e de outros bairros de Aparecida de Goiânia. A homenagem valorizou o trabalho desenvolvido por moradores que atuam como elo entre a população e o poder público, colaborando com ações sociais, mobilizações comunitárias e melhorias para suas comunidades.

O secretário de Ação Integrada, Jeferson Ferreira, destacou a importância da iniciativa. “O Mutirão já se consolidou como uma das principais ações de aproximação entre a Prefeitura e a população. Nesta edição tivemos também um momento especial de reconhecimento às lideranças comunitárias que dedicam seu tempo e seu trabalho ao desenvolvimento dos bairros. É uma forma de valorizar quem ajuda a construir uma cidade melhor e conhece de perto as necessidades da população”, ressaltou.

Primeira edição na Vila Alzira

Representando a região, o vereador Neto Gomes destacou a importância de a Vila Alzira receber pela primeira vez uma edição do mutirão.

“É a primeira vez que nós temos um mutirão nesta região. Foi muita luta e muito esforço para trazer essa ação para a Vila Alzira. Quando assumimos a gestão, a nossa região enfrentava muitos problemas de infraestrutura. Hoje estamos entregando para a população uma região mais organizada, sem mato e com os buracos tampados. Mudamos a realidade desta região e seguimos trabalhando para avançar ainda mais”, finalizou.

Veículo: Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecida.go.gov.br/prefeitura-de-aparecida-realiza-mutirao-na-vila-alzira-e-homenageia-mais-de-50-liderancas-comunitarias

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-de-aparecida-realiza-mutirao-na-vila-alzira-e-homenageia-mais-de-50-liderancas-comunitarias/feed/ 0
ProBem abre inscrições para 4 mil novas bolsas https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/probem-abre-inscricoes-para-4-mil-novas-bolsas/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/probem-abre-inscricoes-para-4-mil-novas-bolsas/#respond Mon, 22 Jun 2026 22:11:09 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/probem-abre-inscricoes-para-4-mil-novas-bolsas/

Interessados têm até o dia 3 de julho para se inscrever gratuitamente no processo seletivo do Programa Universitário do Bem, que oferece bolsas integrais e parciais para o ensino superior (Foto: Diego Canedo/OVG)

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa Universitário do Bem (ProBem), iniciativa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que disponibiliza 4 mil novas bolsas de estudo para o segundo semestre de 2026.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia3 de julho, exclusivamente pelo site da OVG (ovg.org.br).

Nesta edição, são ofertadas 1 mil bolsas integrais e 3 mil bolsas parciais para estudantes em situação de vulnerabilidade social que desejam ingressar ou permanecer no ensino superior. A seleção será realizada com base nos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e o resultado final está previsto para ser divulgado em 23 de julho.

A coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da OVG, primeira-dama Iara Vilela, destaca que o programa representa uma oportunidade concreta de transformação social por meio da educação.

“O ProBem chega a jovens que têm talento, vontade de estudar e precisam desse apoio para permanecer na universidade. É uma política pública que une assistência social, educação e futuro, porque abre caminhos para a formação profissional e para novas oportunidades de vida”, afirma.

Mais oportunidades

O ProBem oferece bolsas integrais com cobertura de até R$ 1.500 por mês e bolsas parciais de até R$ 650 mensais. Para os cursos de Medicina e Odontologia, os valores possuem tetos diferenciados, ampliando as oportunidades para estudantes que sonham em atuar em áreas essenciais para a sociedade.

Além do benefício financeiro, os bolsistas têm acesso ao Banco de Oportunidades, ferramenta que conecta os estudantes a estágios, cursos de capacitação, atividades de extensão e experiências que fortalecem a formação profissional.

Para a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado, o programa vai além do acesso à universidade.

“O ProBem não oferece apenas uma bolsa de estudos. Ele cria condições para que o estudante permaneça na universidade, se desenvolva profissionalmente e tenha mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho. É uma política pública que gera impacto real na vida das pessoas”, ressalta.

Desde sua criação, em 2019, o ProBem já beneficiou mais de 56,1 mil universitários em 240 municípios goianos. Atualmente, os bolsistas estão distribuídos em 112 cursos de graduação ofertados por 125 instituições de ensino superior parceiras em todo o Estado. O programa integra as ações do Goiás Social voltadas à promoção da inclusão social como instrumento de desenvolvimento humano e econômico.

Como se inscrever

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site da OVG até o dia 3 de julho de 2026. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do ProBem pelos telefones (62) 3270-8500 para a região metropolitana, 0800 062 9413 para o interior, além do WhatsApp (62) 99641-6090. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) / Goiás Social – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/probem-abre-inscricoes-para-4-mil-novas-bolsas/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/probem-abre-inscricoes-para-4-mil-novas-bolsas/feed/ 0
MDS orienta sobre participação no Prêmio Brasil que Alimenta; inscrições seguem abertas até 31 de julho https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/mds-orienta-sobre-participacao-no-premio-brasil-que-alimenta-inscricoes-seguem-abertas-ate-31-de-julho/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/mds-orienta-sobre-participacao-no-premio-brasil-que-alimenta-inscricoes-seguem-abertas-ate-31-de-julho/#respond Mon, 22 Jun 2026 19:11:40 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/mds-orienta-sobre-participacao-no-premio-brasil-que-alimenta-inscricoes-seguem-abertas-ate-31-de-julho/ O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) realizou, na última sexta-feira (19), um webinário para apresentar as regras do Prêmio Brasil que Alimenta e esclarecer dúvidas sobre o processo de inscrição. A iniciativa busca reconhecer e valorizar experiências da sociedade civil que contribuem para o combate à fome e para a promoção da segurança alimentar e nutricional no país.

Durante o encontro, técnicos da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome (SECF) detalharam os critérios de seleção, as categorias contempladas e o passo a passo para participação no prêmio. As inscrições permanecem abertas até o dia 31 de julho.

Promovido em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o prêmio tem como objetivo identificar e dar visibilidade a iniciativas desenvolvidas nos territórios que ampliam o acesso à alimentação adequada e saudável, fortalecem redes de solidariedade, incentivam a produção de alimentos e promovem a participação social.

Durante a abertura do webinário, a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, destacou a relevância das organizações da sociedade civil para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à segurança alimentar.

Segundo a secretária, avanços recentes alcançados pelo Brasil no enfrentamento da fome são resultado da atuação conjunta entre os governos federal, estaduais e municipais, aliada ao trabalho desenvolvido por entidades, movimentos sociais e organizações comunitárias em todo o país.

O representante da FAO no Brasil, Jorge Meza, ressaltou que as organizações da sociedade civil desempenham papel estratégico na construção de sistemas alimentares mais sustentáveis e no fortalecimento das ações de combate à insegurança alimentar.

Premiação reconhecerá 40 iniciativas

O Prêmio Brasil que Alimenta está dividido em duas modalidades: financeira e honorífica. Em cada uma das quatro categorias temáticas, as cinco iniciativas mais bem classificadas receberão premiação em dinheiro. As propostas classificadas entre a sexta e a décima posição serão contempladas com certificados de reconhecimento.

Ao todo, 40 iniciativas serão premiadas em todo o país.

Podem participar Organizações de Atuação Territorial, com ou sem constituição jurídica formal, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e instituições ligadas à educação, ciência e produção do conhecimento.

As inscrições estão distribuídas em quatro categorias temáticas:

  • Redes Comunitárias, Solidariedade e Proteção Social;
  • Produção e Abastecimento: Agroecologia, Agricultura Familiar e Produção;
  • Promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada e Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan);
  • Justiça Social e Equidade.

O MDS orienta que as organizações interessadas consultem atentamente o edital para verificar os critérios de participação, documentação exigida e demais orientações necessárias para a inscrição.

Serviço

As inscrições para o Prêmio Brasil que Alimenta seguem abertas até 31 de julho. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (61) 2030-3494 ou pelo e-mail premio.mds.2026@mds.gov.br.

Veículo: FGM

Fonte: https://www.fgm-go.org.br/Imprensa/Noticias/Mds-orienta-sobre-participacao-no-premio-brasil-que-alimenta-inscricoes-seguem-abertas-ate-31-de-julho-968/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/mds-orienta-sobre-participacao-no-premio-brasil-que-alimenta-inscricoes-seguem-abertas-ate-31-de-julho/feed/ 0
Prefeitura de Aparecida de Goiânia leva cobertores a famílias atendidas pelos Serviços de Convivência em Aparecida https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-de-aparecida-de-goiania-leva-cobertores-a-familias-atendidas-pelos-servicos-de-convivencia-em-aparecida/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-de-aparecida-de-goiania-leva-cobertores-a-familias-atendidas-pelos-servicos-de-convivencia-em-aparecida/#respond Mon, 22 Jun 2026 15:16:02 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-de-aparecida-de-goiania-leva-cobertores-a-familias-atendidas-pelos-servicos-de-convivencia-em-aparecida/ Ação da Secretaria de Assistência Social distribuiu a 3ª remessa, de um total de 4 mil cobertores, nas unidades do Park Flamboyant e Vila Brasília, destinados a aquecer neste inverno famílias vulneráveis, pessoas que vivem em instituições de acolhimento e moradores em situação de rua

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu continuidade nesta quinta-feira (18) à campanha Aquecendo Vidas com a entrega de cobertores para usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento (SCFV). A secretária municipal de Assistência Social, Carolina Araújo, participou da ação na unidade da Vila Brasília.

Nesta etapa, foram entregues 60 cobertores. Os donativos fazem parte dos 4 mil cobertores destinados ao município pelo governador de Goiás Daniel Vilela e a primeira-dama Iara Vilela, por meio do programa Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), para atender famílias em situação de vulnerabilidade social durante o período de baixas temperaturas.

“Os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos fazem parte da rede de proteção social do município e também precisam desse cuidado neste período de frio. A entrega dos cobertores representa acolhimento, carinho e atenção às famílias que acompanhamos diariamente”, destacou a secretária de Assistência Social, Carolina Araújo enfatizando que a determinação do prefeito Leandro Vilela é atingir todos que necessitam desse apoio social.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolve atividades socioeducativas, culturais, esportivas e de integração social voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. O atendimento é direcionado principalmente a pessoas em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a prevenção de riscos e para a promoção da cidadania.

![Image 1](https://aparecida.go.gov.br/wp-content/uploads/2026/06/64dbf0c9-76dd-42ce-b186-1820b5510dfe.jpeg)

**Proteção para quem mais precisa**

A rede de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Aparecida atende atualmente 335 crianças de 7 a 14 anos, 20 adolescentes de 15 a 17 anos e 70 idosos. Ao todo, o município possui sete unidades do serviço, sendo seis voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes e uma destinada ao público idoso.

Todas as unidades serão contempladas pela campanha. Além do Park Flamboyant e da Vila Brasília, também receberão cobertores as unidades Amigo da Criança, Riviera, Hortênsias e Rosa dos Ventos.

Segundo a secretária, a ação amplia o alcance da campanha e reforça o compromisso da gestão municipal com a população em situação de vulnerabilidade. “Mais do que aquecer do frio, essa ação leva dignidade e demonstra que essas pessoas não estão sozinhas”, afirmou.

**Campanha Aquecendo Vidas**

Até o momento, já foram distribuídos 3 mil, dos 4 mil cobertores destinados ao município. As entregas contemplaram famílias do assentamento Marília Mendonça, Beira da Mata e Noberto Teixeira, além de moradores de bairros como Jardim dos Ipês, Vila Romana, Alto da Boa Vista e outras regiões previamente mapeadas pela Assistência Social.

A Secretaria Municipal de Assistência Social informou que novas etapas da campanha já estão sendo planejadas. Atualmente, equipes da pasta realizam o levantamento de famílias em situação de vulnerabilidade que ainda não foram contempladas para ampliar o alcance das entregas durante o período de frio.

## Navegue entre as notícias

Veículo: Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Fonte: https://aparecida.go.gov.br/prefeitura-de-aparecida-de-goiania-leva-cobertores-a-familias-atendidas-pelos-servicos-de-convivencia-em-aparecida

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/prefeitura-de-aparecida-de-goiania-leva-cobertores-a-familias-atendidas-pelos-servicos-de-convivencia-em-aparecida/feed/ 0
SEMASC conquista 1º lugar em Goiás no Selo de Boas Práticas Sociais https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/semasc-conquista-1o-lugar-em-goias-no-selo-de-boas-praticas-sociais/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/semasc-conquista-1o-lugar-em-goias-no-selo-de-boas-praticas-sociais/#respond Fri, 19 Jun 2026 20:26:13 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/semasc-conquista-1o-lugar-em-goias-no-selo-de-boas-praticas-sociais/ A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Senador Canedo conquistou o 1º lugar entre os 246 municípios goianos no Selo de Boas Práticas Sociais, iniciativa lançada pelo Governo de Goiás durante o Seminário Estadual do Cadastro Único, realizado nesta quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em Goiânia.

O município alcançou a pontuação de 72,55, a maior do estado, destacando-se pela qualidade da gestão, pelo compromisso com as famílias em situação de vulnerabilidade social e pelo trabalho desenvolvido na execução do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família.

Além do reconhecimento estadual e da certificação, Senador Canedo também recebeu um notebook novo, prêmio concedido aos três municípios mais bem colocados na avaliação.

O Selo de Boas Práticas Sociais foi criado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) com o objetivo de reconhecer e incentivar os municípios que se destacam pela qualidade da gestão, eficiência administrativa e desenvolvimento de ações estratégicas na área da Assistência Social, especialmente na gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família.

A avaliação levou em consideração diversos indicadores de desempenho. Entre os destaques de Senador Canedo estão as notas máximas obtidas na gestão dos recursos do cofinanciamento estadual da Assistência Social, na promoção da igualdade racial, na alimentação do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA/Conselho Tutelar) e na gestão de políticas públicas para mulheres.

O município também apresentou resultados expressivos no Índice de Desenvolvimento de Gestão dos CRAS e CREAS na dimensão de recursos humanos, alcançando 9,33 pontos, além de registrar 8,83 pontos na Taxa de Atualização Cadastral do Cadastro Único.

O resultado reflete o comprometimento das equipes técnicas, coordenadores e servidores que atuam diariamente na garantia de direitos, no acompanhamento das famílias e na oferta de serviços socioassistenciais à população.

Texto e foto – Tayná Luli

Secretaria de Comunicação e Eventos

Veículo: Prefeitura de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.gov.br/semasc-conquista-1o-lugar-em-goias-no-selo-de-boas-praticas-sociais/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/semasc-conquista-1o-lugar-em-goias-no-selo-de-boas-praticas-sociais/feed/ 0
Lar do Idoso promove ação do Junho Violeta em Bela Vista de Goiás https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/lar-do-idoso-promove-acao-do-junho-violeta-em-bela-vista-de-goias/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/lar-do-idoso-promove-acao-do-junho-violeta-em-bela-vista-de-goias/#respond Thu, 18 Jun 2026 23:35:31 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/lar-do-idoso-promove-acao-do-junho-violeta-em-bela-vista-de-goias/ O Lar do Idoso de Bela Vista de Goiás realizou uma palestra especial em alusão ao Junho Violeta, campanha nacional dedicada à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa. A iniciativa reuniu colaboradores, residentes e membros da comunidade para um momento de reflexão e aprendizado sobre a importância da proteção e do respeito aos idosos.

A abertura do evento foi conduzida pela diretora Dulcinéia Guimarães, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou a relevância de ações voltadas à valorização da pessoa idosa. Em seguida, o palestrante Yan Guedes ministrou uma palestra abordando os diferentes tipos de violência que afetam a população idosa, além da importância da denúncia, da prevenção e da garantia dos direitos previstos em lei.

A ação integra as atividades do Junho Violeta, mês dedicado à sensibilização da sociedade sobre a necessidade de promover o envelhecimento com dignidade, segurança e qualidade de vida. O evento reforçou o compromisso da instituição com a defesa dos direitos da pessoa idosa e a construção de uma cultura de respeito, cuidado e valorização da terceira idade

Veículo: Prefeitura de Bela Vista de Goiás

Fonte: https://belavista.go.gov.br/lar-do-idoso-promove-acao-do-junho-violeta-em-bela-vista-de-goias/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/18/lar-do-idoso-promove-acao-do-junho-violeta-em-bela-vista-de-goias/feed/ 0
Senador Canedo retoma atividades do Centro de Convivência da Região Central https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/senador-canedo-retoma-atividades-do-centro-de-convivencia-da-regiao-central-2/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/senador-canedo-retoma-atividades-do-centro-de-convivencia-da-regiao-central-2/#respond Wed, 17 Jun 2026 20:25:36 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/senador-canedo-retoma-atividades-do-centro-de-convivencia-da-regiao-central-2/ A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), realizou nesta terça-feira (16) a retomada das atividades do Centro de Convivência da Região Central. O espaço, que passou por revitalização para melhor atender a população, recebe pessoas idosas, crianças e famílias participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), oferecendo atividades voltadas à convivência comunitária, ao fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, à promoção da autonomia e à melhoria da qualidade de vida.

Entre as melhorias realizadas está a instalação de um sistema de aquecimento na piscina, proporcionando mais conforto aos usuários durante as atividades aquáticas. A iniciativa conta ainda com a parceria da área do esporte, que disponibiliza modalidades como hidroginástica e natação para moradores do município.

A programação de retomada reuniu autoridades municipais, representantes do sistema de garantia de direitos, conselhos, servidores, familiares e usuários dos serviços socioassistenciais. Entre os destaques da cerimônia estiveram a apresentação do Coral da Pessoa Idosa de Senador Canedo, formado por participantes dos serviços de convivência, além dos pronunciamentos de autoridades municipais e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI).

A retomada das atividades ocorreu durante o mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, o promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Senador Canedo, Dr. Glauber Rocha Soares, ministrou a palestra “Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa”, abordando a prevenção, os canais de denúncia e a importância da proteção dos direitos dessa população.

Para encerrar a programação, os participantes aproveitaram o tradicional Forró da Pessoa Idosa, uma das atividades mais aguardadas pelos frequentadores do Centro de Convivência, marcando o retorno das atividades em um ambiente renovado e preparado para acolher a comunidade.

Texto – Tayná Luli

Foto – Lucieni Soares

Secretaria de Comunicação e Eventos

Veículo: Prefeitura de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.gov.br/senador-canedo-retoma-atividades-do-centro-de-convivencia-da-regiao-central-2/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/senador-canedo-retoma-atividades-do-centro-de-convivencia-da-regiao-central-2/feed/ 0
Governo de Goiás lança cartão Pequi Bank para beneficiários do Bolsa Estudo https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/governo-de-goias-lanca-cartao-pequi-bank-para-beneficiarios-do-bolsa-estudo/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/governo-de-goias-lanca-cartao-pequi-bank-para-beneficiarios-do-bolsa-estudo/#respond Wed, 17 Jun 2026 17:30:49 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/governo-de-goias-lanca-cartao-pequi-bank-para-beneficiarios-do-bolsa-estudo/ Mais de 2.500 estudantes participaram do lançamento do cartão que beneficiará, diretamente, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio da rede pública estadual

Pensando em facilitar a vida dos goianos com os projetos sociais, o governador Daniel Vilela lançou, nesta terça-feira (16/06), o Pequi Bank, uma plataforma digital multisserviços do Governo de Goiás.

Além de atender o programa Bolsa Estudo, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), o Pequi Bank tem como foco principal modernizar repasses e facilitar o acesso a crédito para beneficiários dos programas sociais do estado.

Inovação para o Bolsa EstudoO Pequi Bank é um cartão que também conta com um aplicativo para facilitar e acelerar funções como transferências, Pix, entre outras, disponíveis para melhorar o dia a dia dos estudantes da rede pública e dos usuários do cartão.

O superintendente do Bolsa Estudo da Seduc/GO, Márcio Capitelli, explicou sobre as funções e facilidades que o Pequi Bank traz para os estudantes da rede estadual. “Eu penso que serão grandes novidades. Os alunos poderão, além do desbloqueio do cartão via app, também, em caso de perda ou roubo, bloquear o cartão no próprio aplicativo. A rapidez com que tudo pode ser feito e a segurança também. Além de toda essa inovação que o Pequi Bank vem trazendo, que não é um projeto só para o Bolsa Estudo, mas é um projeto muito grandioso de inovação que o estado de Goiás está trazendo”, destacou, Márcio.

A secretária de Estado da Educação, Helena Bezerra, afirmou que a mudança vai facilitar ainda mais a vida dos estudantes, com a praticidade do cartão aliado ao aplicativo. “Gente, nós investimos muito na qualidade da educação de vocês e não é à toa que melhoramos muita coisa. O Pequi Bank veio para ajudar vocês a usarem o app, que permite fazer transferências, Pix, entre outras funções”, afirmou.

Pequi Bank

O governador Daniel Vilela destacou a importância da iniciativa não só para os estudantes mas também para todos os beneficiários dos programas sociais. “Agora nós temos um banco que podemos chamar de nosso, que é o Pequi Bank, uma plataforma de serviço financeiro goiana. Nenhum estado no Brasil tem isso. Goiás é o primeiro a ter sua própria plataforma de serviços financeiros. Agora, aqui em Goiás, vamos garantir que nossos empreendedores tenham acesso aos mesmos serviços, com muita inovação, tecnologia e taxas mais baratas do que as oferecidas pelos grandes bancos”, afirmou Daniel Vilela.

Veículo: Goiás Gov

Fonte: https://goias.gov.br/educacao/governo-de-goias-lanca-cartao-pequi-bank-para-beneficiarios-do-bolsa-estudo/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/governo-de-goias-lanca-cartao-pequi-bank-para-beneficiarios-do-bolsa-estudo/feed/ 0
Em nova onda de frio, Campanha Aquecendo Vidas entrega 88 mil cobertores https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/em-nova-onda-de-frio-campanha-aquecendo-vidas-entrega-88-mil-cobertores/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/em-nova-onda-de-frio-campanha-aquecendo-vidas-entrega-88-mil-cobertores/#respond Wed, 17 Jun 2026 14:21:36 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/em-nova-onda-de-frio-campanha-aquecendo-vidas-entrega-88-mil-cobertores/ Com a previsão de queda nas temperaturas nos próximos dias, o Governo de Goiás acelera a **Campanha Aquecendo Vidas** e já levou cobertores a 97% dos municípios goianos, reforçando a proteção de famílias vulneráveis, pessoas em situação de rua e pessoas acolhidas em instituições sociais. Dos 95 mil cobertores novos adquiridos para a ação, quase 88 mil já foram entregues a cidades de todas as regiões do estado.

A iniciativa é viabilizada por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

> “Cada cobertor entregue representa cuidado e solidariedade. Sabemos que, para aqueles que mais precisam, esse apoio faz toda a diferença durante os dias mais frios”, pontuou a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado.

> “Mais do que aquecer o corpo, queremos levar acolhimento, conforto e a certeza de que essas pessoas são vistas e amparadas pela rede de proteção social criada pelo Governo de Goiás”, acrescentou.

A chegada de uma frente fria para sábado (20/06), prevista pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), reforça a necessidade de ações de proteção social.

De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, o sistema tem possibilidade de provocar chuvas no Sudoeste, Sul e na região Central de Goiás, incluindo Goiânia. As temperaturas mínimas devem ficar na faixa de 16°C nas regiões Sudeste e Leste; 17°C nas regiões Central e Sul; e ainda 18°C e 19°C no Oeste e Norte do estado, respectivamente.

Segundo Amorim, é comum que, entre maio e julho, massas de ar polar avancem sobre o Brasil Central, provocando madrugadas e manhãs mais frias em Goiás.

> “O ar frio de origem polar nesta época do ano percorre o Brasil com maior facilidade. Em alguns dias com maior intensidade, em outros dias com menor intensidade, mas ele chega e você observa que as manhãs são mais frias realmente”, explicou.

Conforme explicou, a ação do Governo de Goiás faz diferença para quem enfrenta o frio sem condições adequadas de proteção.

> “Sempre elogio esse trabalho de entrega de cobertores. Essa campanha Aquecendo Vidas é muito importante”, afirmou.

## Como funciona a campanha Aquecendo Vidas?

![Image 1: Campanha Aquecendo Vidas 2026](https://agencia.go.gov.br/wp-content/uploads/2026/06/Aquecendo-Vidas-OVG_Romullo-Carvalho-3.jpeg)

Ação leva acolhimento, proteção e dignidade a quem mais precisa durante os dias de baixas temperaturas (Foto: Romullo Carvalho)

Desde 2019, a Campanha Aquecendo Vidas já entregou mais de **558 mil cobertores novos** em Goiás. Com investimento de R$ 20,8 milhões, a iniciativa garante a distribuição de peças de qualidade para famílias em situação de vulnerabilidade social, pessoas em situação de rua e instituições sociais.

A entrega é realizada em parceria com as prefeituras municipais, que ficam responsáveis pela retirada das cobertas no Centro de Distribuição da OVG, em Goiânia, e entidades cadastradas na organização.

Para o prefeito de Jaraguá e presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Paulo Vitor Avelar, a parceria com as prefeituras é essencial para que os benefícios cheguem a quem mais precisa. “As pessoas não moram na União e no Estado, mas no município, onde nos conhecem e nos entendem”, declarou.

Já a primeira-dama de Acreúna e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Adriana Souza, reforçou o papel da rede municipal.

> “A campanha traduz, na prática, o que a assistência social representa diariamente: cuidado, proteção e compromisso com quem mais precisa”, destacou.

## Corrente de solidariedade

![Image 2: Campanha Aquecendo Vidas 2026](https://agencia.go.gov.br/wp-content/uploads/2026/06/Aquecendo-Vidas-OVG_Romullo-Carvalho-9-1024×682.jpeg)

Ação distribui peças de qualidade para famílias em situação de vulnerabilidade social, pessoas em situação de rua e instituições sociais (Foto: Romullo Carvalho)

Além de beneficiar os municípios goianos, a Campanha Aquecendo Vidas 2026 contempla instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Neste ano, 51 entidades cadastradas na OVG, que acolhem principalmente crianças e idosos, já receberam 5,3 mil cobertores novos. A expectativa é de que outras 150 sejam atendidas até o fim de junho.

Em Goiânia, equipes de voluntários da OVG, acompanhadas por assistentes sociais e com o apoio da Defesa Civil de Goiás, realizaram a entrega de **441 cobertores em pontos estratégicos da capital**.

As ações percorreram locais de grande circulação e concentração dessa população, como a região da Rua 44, a Praça Joaquim Lúcio, a Matriz de Campinas, a Avenida Goiás, a Cepal do Setor Sul, a Praça Universitária e a Alameda Botafogo (Praça Boa Ventura).

![Image 3: Campanha Aquecendo Vidas](https://agencia.go.gov.br/wp-content/uploads/2026/06/Aquecendo-Vidas-OVG_Romullo-Carvalho-5.jpeg)

Equipes da OVG e da Defesa Civil de Goiás percorrem pontos estratégicos da capital para levar cobertores a pessoas em situação de rua (Foto: Romullo Carvalho)

Veículo: Agência Goiás de Notícias

Fonte: https://agencia.go.gov.br/em-nova-onda-de-frio-campanha-aquecendo-vidas-entrega-88-mil-cobertores/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/em-nova-onda-de-frio-campanha-aquecendo-vidas-entrega-88-mil-cobertores/feed/ 0