Agricultura https://www.jaedestaque.com.br Mon, 22 Jun 2026 20:16:57 +0000 pt-BR hourly 1 Governo de Goiás entrega 500º título do Regulariza Campo a produtores rurais https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/governo-de-goias-entrega-500o-titulo-do-regulariza-campo-a-produtores-rurais/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/governo-de-goias-entrega-500o-titulo-do-regulariza-campo-a-produtores-rurais/#respond Mon, 22 Jun 2026 20:16:49 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/governo-de-goias-entrega-500o-titulo-do-regulariza-campo-a-produtores-rurais/ Entrega marca a emissão do 500º título de propriedade rural pelo Programa Regulariza Campo desde 2019, além de beneficiamento a inclusão produtiva do e apoio a tecnologia a cadeia leiteria do estado Foto: Lucas Eugênio/Seapa

Nesta segunda-feira (22/6), o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entregou o 500º título de regularização fundiária do programa Regulariza Campo. A nova etapa contempla 90 propriedades rurais em 10 municípios, totalizando 11,3 mil hectares regularizados. Durante a agenda, também foram lançadas a Guia de Trânsito Animal Digital e distribuídos 417 kits de apicultura e 27 conjuntos de ordenha mecanizada para 55 municípios. Ao todo, as ações beneficiam 63 municípios goianos. Segundo o governador Daniel Vilela, as iniciativas “demonstram o compromisso do Estado com o agronegócio”.

Ao destacar o impacto da regularização fundiária para o setor, o chefe do Executivo afirmou que a medida proporciona segurança jurídica e cria condições para novos investimentos nas propriedades. “Estamos reduzindo burocracia e garantindo segurança para quem produz. A regularização dá ao produtor condição de investir, acessar crédito e planejar o futuro da propriedade”, afirmou.

À frente da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ademar Leal ressaltou que a documentação definitiva das áreas transforma vidas. “Temos casos de agricultores que esperavam há mais de 60 anos por esse documento. A posse de fato e de direito traz estabilidade e abre portas para investimentos e financiamentos”, destacou.

A nova etapa do Regulariza Campo contempla produtores de Água Fria de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Bonópolis, Cavalcante, Colinas do Sul, Formoso, Niquelândia, Nova Roma, São João d’Aliança e Teresina de Goiás. Os kits de ordenha mecanizada serão destinados a Faina, Iporá, Itaguaru, Itajá, Jandaia, Palestina de Goiás, Pontalina e Portelândia. Já os conjuntos de apicultura atendem produtores de 51 municípios goianos. Os equipamentos auxiliam no aumento da produtividade, na melhoria da qualidade da produção e na geração de renda para as famílias beneficiadas.

Prefeito de Jandaia, Danilo Ferreira Gomes destacou que os equipamentos devem ampliar o apoio à agricultura familiar no município. Segundo ele, a prefeitura atuará em parceria com o sindicato rural para fazer com que os benefícios cheguem a mais produtores. “Todo equipamento e tecnologia que chegam ao campo ajudam a melhorar a produtividade. Vamos trabalhar para que esses benefícios alcancem ainda mais produtores e contribuam para o desenvolvimento da nossa agricultura”, afirmou.

Entre os beneficiados pela regularização está o produtor rural Carlos André, de Nova Roma, que aguardava há 15 anos pela documentação definitiva da propriedade. Segundo ele, o título representa segurança para investir e planejar o futuro da família. “Agora posso fazer melhorias e buscar financiamento para ampliar a produção. É uma conquista que muda a vida da gente”, relatou.

Guia digital

Durante o evento, o Governo de Goiás lançou a Guia de Trânsito Animal Digital (GTA Digital), ferramenta desenvolvida pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) para modernizar os serviços prestados ao setor agropecuário. A nova modalidade permite que produtores rurais e transportadores apresentem a documentação diretamente pelo celular durante fiscalizações, sem necessidade de impressão.

Ao reforçar a importância da novidade, Daniel Vilela afirmou que a tecnologia simplifica processos e facilita a rotina de quem atua na produção agropecuária. “Estamos trabalhando para reduzir a burocracia e utilizar a tecnologia como aliada do produtor rural. A GTA Digital traz mais praticidade, segurança e agilidade para o transporte animal, além de fortalecer a eficiência dos serviços públicos oferecidos ao setor agropecuário”, afirmou.

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta, explicou que a novidade “traz mais agilidade, transparência e segurança para o transporte”. A ferramenta integra a estratégia de modernização da defesa agropecuária goiana e contribui para ampliar o controle sanitário e a rastreabilidade da produção.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov Agricultura

Fonte: https://goias.gov.br/agricultura/governo-de-goias-entrega-500o-titulo-do-regulariza-campo-a-produtores-rurais/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/22/governo-de-goias-entrega-500o-titulo-do-regulariza-campo-a-produtores-rurais/feed/ 0
Indonésia se torna segundo maior destino dos miúdos bovinos brasileiros https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/indonesia-se-torna-segundo-maior-destino-dos-miudos-bovinos-brasileiros/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/indonesia-se-torna-segundo-maior-destino-dos-miudos-bovinos-brasileiros/#respond Fri, 19 Jun 2026 20:25:37 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/indonesia-se-torna-segundo-maior-destino-dos-miudos-bovinos-brasileiros/ Menos de um ano após a abertura do mercado, a Indonésia já se consolidou como o segundo principal destino dos miúdos bovinos brasileiros, atrás apenas de Hong Kong. Entre janeiro e maio de 2026, o Brasil exportou mais de 12 mil toneladas do produto para o país asiático, em operações que somaram US$ 19,5 milhões.

A dimensão do mercado indonésio ajuda a explicar esse desempenho. Com mais de 284 milhões de habitantes, o país importou, somente em 2025, mais de 70 mil toneladas de miúdos bovinos de diferentes origens, movimentando mais de US$ 150 milhões.

A presença brasileira nesse segmento também é expressiva. Entre janeiro e maio de 2026, o país exportou mais de 106 mil toneladas de miúdos bovinos para 117 destinos, com receita de US$ 256 milhões. Em 2025, os embarques superaram 267 mil toneladas e geraram US$ 605 milhões em receitas.

A abertura do mercado indonésio para os miúdos bovinos brasileiros ocorreu em agosto de 2025. No mês seguinte, 17 frigoríficos de carne bovina foram incluídos na lista de exportadores habilitados, elevando o total para 38 estabelecimentos autorizados. Em janeiro deste ano, outras 14 unidades foram habilitadas, ampliando para 52 o número de estabelecimentos aptos a exportar carne bovina ao país.

A ampliação das habilitações acompanha o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Indonésia. Atualmente, o país asiático ocupa a 11ª posição entre os principais destinos do agronegócio brasileiro. Nos cinco primeiros meses deste ano, as importações de produtos agropecuários brasileiros superaram US$ 1 bilhão, com destaque para o complexo soja, fibras e produtos têxteis, além de fumo e seus produtos.

Com menor demanda no mercado interno, mas amplamente consumidos em diversos países, os miúdos bovinos encontram no comércio internacional uma importante alternativa para ampliar o aproveitamento econômico do animal, reduzir desperdícios e gerar receita adicional para a cadeia produtiva da carne bovina.

Informações à imprensa

imprensa@agro.gov.br

Foto: Imprensa MAPA

Veículo: Goiás Gov Agricultura

Fonte: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/2026/indonesia-se-torna-segundo-maior-destino-dos-miudos-bovinos-brasileiros

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/19/indonesia-se-torna-segundo-maior-destino-dos-miudos-bovinos-brasileiros/feed/ 0
Valor Bruto da Produção atinge R$ 1,4 trilhão em maio https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/valor-bruto-da-producao-atinge-r-14-trilhao-em-maio/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/valor-bruto-da-producao-atinge-r-14-trilhao-em-maio/#respond Wed, 17 Jun 2026 20:26:04 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/valor-bruto-da-producao-atinge-r-14-trilhao-em-maio/

Produtos como soja, milho, cana-de-açúcar, café e algodão responderam por 53,2% do valor total

Publicado em 17/06/2026 17h17

O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) alcançou R$ 1,4 trilhão em maio, segundo dados da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A lavoura continua respondendo pela maior parcela do VBP nacional, com faturamento estimado em R$ 908,8 bilhões, correspondendo a 64% do total.

Já na pecuária, o VBP está estimado em R$ 510,2 bilhões, representando 36% do valor nacional.

O resultado permanece em patamar elevado, embora apresente variação de -4,6% em relação ao ano passado. O desempenho reflete, principalmente, a queda nos preços de importantes commodities agropecuárias, como cacau, laranja e arroz, além de ajustes nas expectativas de produção de algumas culturas.

Entre as culturas com melhor desempenho, destacam-se a batata-inglesa (22,3%), o feijão (12,6%), a mandioca (8,1%), o tomate (5,6%) e a banana (3,0%).

Por outro lado, as maiores reduções foram observadas no cacau (-56,8%), na laranja (-38,0%), no arroz (-30,0%), na mamona (-20,1%), no trigo (-18,2%), no amendoim (-14,8%), na uva (-11,4%) e no algodão (-10,2%). No geral, o valor da produção das lavouras apresentou redução de 5,9%.

Embora a atividade pecuária tenha registrado recuo de 2,2% em relação a 2025, a bovinocultura continua apresentando desempenho positivo, com crescimento de 8,9%, alcançando R$ 248,7 bilhões. Em contrapartida, foram observadas reduções nos segmentos de suínos (-20,3%), frango (-10,4%), ovos (-7,9%) e leite (-4,8%).

Os resultados evidenciam a relevância econômica do setor agropecuário brasileiro, que continua movimentando valores expressivos na economia nacional. Apesar da variação em relação ao ano anterior, o VBP se mantém em patamar historicamente elevado e segue como um importante indicador da geração de renda no meio rural.

DESTAQUES

Entre os produtos agropecuários de maior relevância econômica, a soja permanece na liderança, com valor estimado em R$ 338,5 bilhões, seguida pelo milho (R$ 162,2 bilhões), pela cana-de-açúcar (R$ 110,8 bilhões), pelo café (R$ 109,6 bilhões) e pelo algodão (R$ 33,2 bilhões). Juntos, esses cinco produtos respondem por aproximadamente 53,2% do VBP nacional.

No segmento pecuário, a bovinocultura lidera, com R$ 248,7 bilhões, seguida pela avicultura de corte (frango), com R$ 106,7 bilhões; pelo leite, com R$ 73,6 bilhões; pela suinocultura, com R$ 53 bilhões; e pela produção de ovos, com R$ 28,2 bilhões. Somente a bovinocultura representa cerca de 17,5% do VBP total estimado para o país.

Em relação ao cenário regional, Mato Grosso lidera em termos de valores brutos apurados, com R$ 213,5 bilhões, correspondendo a 15% do total. Na sequência, aparecem Minas Gerais, com R$ 171,6 bilhões (12,1%), e São Paulo, com R$ 159,6 bilhões (11,2%).

Imagem da tabela de VBP 2026

CÁLCULO

O VBP é calculado mensalmente pela Secretaria de Política Agrícola do Mapa com base nas estimativas de produção e na variação dos preços de mercado recebidos pelos produtores rurais. O indicador representa o faturamento bruto dentro dos estabelecimentos rurais. Os valores de 2026 são preliminares e consideram as informações disponíveis até maio de 2026.

Informações à imprensa

imprensa@agro.gov.br

Foto: Imprensa MAPA

Veículo: Goiás Gov Agricultura

Fonte: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/2026/valor-bruto-da-producao-atinge-r-1-4-trilhao-em-maio

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/valor-bruto-da-producao-atinge-r-14-trilhao-em-maio/feed/ 0
Goiás mantém liderança nacional na produção de sorgo pelo oitavo ano consecutivo https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/goias-mantem-lideranca-nacional-na-producao-de-sorgo-pelo-oitavo-ano-consecutivo/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/goias-mantem-lideranca-nacional-na-producao-de-sorgo-pelo-oitavo-ano-consecutivo/#respond Wed, 17 Jun 2026 20:16:17 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/goias-mantem-lideranca-nacional-na-producao-de-sorgo-pelo-oitavo-ano-consecutivo/ Goiás consolidou mais um ano de liderança na produção de sorgo no país. De acordo com os dados do 8º levantamento de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa de produção alcançou 2,2 milhões de toneladas, o que representa crescimento de 40,3% em relação à safra anterior. O resultado representa 29,3% da produção nacional do grão na safra 2025/26, estimada em 7,5 milhões de toneladas, mantendo o estado pelo oitavo ano consecutivo como o maior produtor do país.

Os dados também apontam que a área semeada com sorgo, para o mesmo período, deu um salto de 59,9%, atingindo 631,1 mil hectares frente aos 394,7 mil do ciclo anterior, com produtividade média estimada em 3,5 toneladas por hectare. Essa forte expansão é motivada pela resistência do grão ao déficit hídrico e por sua adaptação à segunda safra, conhecida como safrinha. Devido ao seu alto valor nutricional, o cereal consolida-se com sua utilização direcionada principalmente para abastecer a indústria de nutrição animal.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ademar Leal, “Goiás tem ampliado sua participação na produção nacional de sorgo de forma consistente, resultado da capacidade dos produtores de incorporar culturas que agregam competitividade ao sistema produtivo. Além de contribuir para a diversificação da segunda safra, o sorgo tem papel importante no abastecimento das cadeias de proteína animal e abre novas oportunidades para a agroindústria e a bioenergia no estado”, afirmou.

O levantamento da safra 2025/26 confirma que Goiás permanece como o protagonista do sorgo no Brasil ao superar importantes polos agrícolas do país e liderar de forma isolada o ranking de produção, enquanto dita o ritmo de crescimento da cultura no cenário nacional. Essa eficiência goiana no campo foi determinante para que o estado alcançasse a marca de 30,7% dos 2 milhões de hectares destinados ao cultivo do grão em todo o país.

Cidades líderes

Essa força produtiva espalha-se pelo território goiano e já marca presença em 128 municípios, concentrando-se principalmente na região Sul e no entorno do Distrito Federal. Destacam-se as cidades de Cristalina e Rio Verde como as de maior protagonismo. Os dois municípios são os maiores produtores de sorgo de todo o Brasil, respondendo juntos por 28,3% de toda a produção colhida no estado em 2024.

De acordo com dados da safra anterior reunidos na Plataforma Aroeira, o ritmo de expansão da cultura também é evidenciado pelo desempenho de novos polos, como Montividiu, que multiplicou sua colheita quase 14 vezes em um ano (saltando de 3,6 mil para 49,5 mil toneladas), além do surgimento de novas lavouras em regiões como, São Domingos e São Miguel do Araguaia, entre outras. No quesito rendimento, Itapaci lidera a eficiência com a maior média do estado (4,0 t/ha), seguido por Rio Verde e Flores de Goiás (3,8 t/ha).

“Goiás reforça sua presença estratégica para o agronegócio ao responder por uma parcela significativa da produção nacional. Os números e os avanços técnicos confirmam que a história de sucesso do sorgo no Brasil passa, obrigatoriamente, pelas lavouras goianas ao utilizar a safrinha como forma de impulsionar a produção da cultura”, conclui o secretário Ademar Leal.

Oportunidades

O segmento de bioenergia abre uma nova e promissora janela de projeção para o mercado goiano, na qual o sorgo ganha destaque crescente como matéria-prima para a produção de etanol. Goiás já é consolidado como o líder nacional na produção do tipo granífero e a expansão para o sorgo sacarino surge como uma oportunidade estratégica para o estado. Em virtude de sua alta concentração de açúcares e ciclo produtivo curto, a variedade torna-se ideal para abastecer as destilarias locais durante o período de entressafra da cana-de-açúcar. Essa integração é facilitada pela vantagem logística e operacional de aproveitar os mesmos equipamentos já utilizados nos canaviais para a mecanização da colheita goiana.

Essa sinergia industrial projeta um cenário de agregação de valor para o agronegócio de Goiás. A expansão do etanol a partir do cereal amplia a oferta de coprodutos de alto valor, como os grãos secos de destilaria, os Distillers Dried Grains (DDGs), que possuem elevado teor proteico e energético para a nutrição animal. Ao conectar de forma inteligente as cadeias de biocombustíveis e de proteínas animais, o mercado goiano caminha para consolidar um sistema produtivo ainda mais sustentável, eficiente e economicamente diversificado, abrindo novas frentes de investimento para os produtores do estado

Saiba mais

O informativo mensal Agro em Dados, publicação que integra informações dos maiores centros de pesquisa e bases de dados do agronegócio brasileiro, em sua 81ª edição tem o sorgo como destaque. A publicação está disponível para consulta em: https://goias.gov.br/agricultura/boletins-de-safra/.

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás

Veículo: Goiás Gov Agricultura

Fonte: https://goias.gov.br/agricultura/goias-mantem-lideranca-nacional-na-producao-de-sorgo-pelo-oitavo-ano-consecutivo/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/goias-mantem-lideranca-nacional-na-producao-de-sorgo-pelo-oitavo-ano-consecutivo/feed/ 0
Prefeitura de Senador Canedo promove aula prática sobre inspeção e produção de ovos para alunos da Guarda Mirim https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/prefeitura-de-senador-canedo-promove-aula-pratica-sobre-inspecao-e-producao-de-ovos-para-alunos-da-guarda-mirim/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/prefeitura-de-senador-canedo-promove-aula-pratica-sobre-inspecao-e-producao-de-ovos-para-alunos-da-guarda-mirim/#respond Wed, 17 Jun 2026 19:10:30 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/prefeitura-de-senador-canedo-promove-aula-pratica-sobre-inspecao-e-producao-de-ovos-para-alunos-da-guarda-mirim/ A Prefeitura de Senador Canedo, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), promoveu uma aula de campo para os integrantes da Guarda Mirim, proporcionando aos estudantes uma experiência educativa voltada ao conhecimento das etapas da produção de ovos. Durante a atividade, os participantes acompanharam desde os cuidados com as aves até os procedimentos de inspeção, armazenamento e controle de qualidade, compreendendo a importância de cada processo para garantir alimentos seguros e de qualidade à população.

Ao longo da visita, os alunos tiveram contato com informações técnicas e práticas sobre o funcionamento da cadeia produtiva de ovos, ampliando a compreensão sobre as responsabilidades e os cuidados envolvidos na atividade. A experiência permitiu observar de perto as etapas de manejo, produção e acompanhamento sanitário, demonstrando como o trabalho realizado no campo contribui para a oferta de produtos que atendem aos padrões exigidos pelos órgãos de fiscalização.

A iniciativa também fortaleceu o conhecimento dos jovens sobre a importância da segurança alimentar e sobre a atuação do Serviço de Inspeção Municipal no acompanhamento das atividades produtivas. Durante a aula de campo, os participantes conheceram o papel da fiscalização na verificação do cumprimento das normas sanitárias, entendendo como esse trabalho contribui para a proteção da saúde pública e para a qualidade dos produtos comercializados no município.

Além de promover aprendizado prático, a ação aproximou os estudantes da realidade do meio rural e valorizou o trabalho desenvolvido pelos produtores locais. A atividade proporcionou uma troca de conhecimentos enriquecedora, incentivando a formação cidadã dos participantes e despertando o interesse por temas relacionados ao agronegócio, à produção de alimentos e às oportunidades profissionais ligadas ao setor.

Veículo: FGM

Fonte: https://www.fgm-go.org.br/Imprensa/Noticias/Prefeitura-de-senador-canedo-promove-aula-pratica-sobre-inspecao-e-producao-de-ovos-para-alunos-da-guarda-mirim-962/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/prefeitura-de-senador-canedo-promove-aula-pratica-sobre-inspecao-e-producao-de-ovos-para-alunos-da-guarda-mirim/feed/ 0
Serviço de Inspeção Municipal promove aula de campo para Guarda Mirim https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/servico-de-inspecao-municipal-promove-aula-de-campo-para-guarda-mirim/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/servico-de-inspecao-municipal-promove-aula-de-campo-para-guarda-mirim/#respond Wed, 17 Jun 2026 17:26:01 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/servico-de-inspecao-municipal-promove-aula-de-campo-para-guarda-mirim/ A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Agricultura e Cooperativismo e do Serviço de Inspeção Municipal, realizou uma aula de campo com alunos da Guarda Mirim em uma granja do município.

Durante a visita, os estudantes conheceram as etapas da produção e beneficiamento de ovos, aprendendo sobre os cuidados com as aves, os procedimentos de higiene e a importância do controle de qualidade para garantir alimentos seguros à população.

Os participantes acompanharam processos como “ovoscopia”, pesagem e classificação dos ovos, além de conhecerem o trabalho realizado pelo Responsável Técnico e pelo Serviço de Inspeção Municipal na fiscalização e garantia da qualidade dos produtos.

A atividade proporcionou aprendizado prático sobre a produção de alimentos e a importância da inspeção sanitária em todas as etapas do processo.

Texto: Alexandre Manso

Fotos: Duda Guedes

Secretaria de Comunicação e Eventos

Veículo: Prefeitura de Senador Canedo

Fonte: https://senadorcanedo.go.gov.br/servico-de-inspecao-municipal-promove-aula-de-campo-para-guarda-mirim/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/servico-de-inspecao-municipal-promove-aula-de-campo-para-guarda-mirim/feed/ 0
Vazio sanitário da soja começa em 27 de junho em Goiás https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/vazio-sanitario-da-soja-comeca-em-27-de-junho-em-goias/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/vazio-sanitario-da-soja-comeca-em-27-de-junho-em-goias/#respond Wed, 17 Jun 2026 14:20:49 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/vazio-sanitario-da-soja-comeca-em-27-de-junho-em-goias/ O vazio sanitário da soja terá início em Goiás no dia 27 de junho e seguirá até 24 de setembro. Durante esse período, fica proibido o cultivo e a manutenção de plantas vivas de soja no campo. A medida é fundamental para prevenir pragas e doenças, principalmente a ferrugem asiática, considerada a principal ameaça sanitária à cultura.

O calendário foi definido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Portaria nº 1.579, de 09 de abril de 2026. Já a janela de semeadura da soja no estado será de 25 de setembro a 02 de janeiro de 2027.

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, destaca a importância da medida para a sanidade das lavouras.

> “O vazio sanitário é uma medida consolidada, respaldada pela ciência e comprovada pela experiência no campo. O sojicultor goiano sabe disso e tem sido um grande parceiro da Agrodefesa. Respeitar o vazio é estratégico para garantir produtividade e competitividade”, lembra.

Por que o vazio sanitário da soja é importante?

A principal função do vazio sanitário da soja é interromper o ciclo de sobrevivência de pragas e doenças entre uma safra e outra. Para isso, os produtores devem eliminar todas as plantas vivas de soja existentes nas propriedades, inclusive aquelas que surgem espontaneamente.

Nesse período, fica proibido o cultivo e a manutenção de plantas vivas de soja no campo (Foto: Agrodefesa)

Conhecidas como tigueras ou plantas guaxas, essas plantas favorecem a chamada ponte verde, permitindo a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática.

O gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Leonardo Macedo, alerta para a necessidade desse controle. “Elas fazem a ponte verde, proporcionando condições para que o fungo Phakopsora pachyrhizi sobreviva e prejudique a próxima safra, além de servir como fonte de inóculo ou fonte de infestação para outras pragas como, por exemplo, a mosca branca, que possui alto poder reprodutivo”, explica.

Cadastro das lavouras continua obrigatório

Image 2: Vazio sanitário soja

Tigueras ou plantas guaxas favorecem a chamada ponte verde, permitindo a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática (Foto: Agrodefesa)

A Instrução Normativa nº 6/2024 da Agrodefesa institui o Programa Estadual de Prevenção e Controle de Pragas para a Cultura da Soja. A norma mantém os períodos de vazio sanitário, de 27 de junho a 24 de setembro, e de semeadura, de 25 de setembro a 02 de janeiro.

Além disso, determina o cadastramento obrigatório das lavouras no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago) até 15 dias após o término da janela de semeadura, ou seja, até 17 de janeiro de 2027.

Goiás deve colher mais de 20 milhões de toneladas

Segundo o 9º Levantamento da Safra de Grãos 2025/2026 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Goiás deve encerrar a temporada com produção de 20,1 milhões de toneladas de soja, o terceiro maior volume entre os estados brasileiros.

A produção corresponde a 11,3% do total nacional. Para o diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Rafael Vieira, o desempenho reforça a importância do trabalho conjunto entre produtores, entidades e poder público. “Essa parceria é fundamental para o sucesso das políticas fitossanitárias. Nosso objetivo é o mesmo: ampliar cada vez mais a competitividade e a sustentabilidade do agro goiano”, acrescenta.

Ferrugem asiática pode causar perdas superiores a 70%

A ferrugem asiática é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, que ataca as folhas da soja e se espalha por esporos transportados pelo vento.

Quando encontra plantas hospedeiras vivas, o fungo se multiplica rapidamente, provocando desfolha precoce, redução da produtividade e aumento dos custos de produção com aplicações de fungicidas.

Se não for controlada, a doença pode causar perdas superiores a 70% da produção em áreas severamente afetadas, o que reforça a importância do cumprimento do vazio sanitário e da eliminação das tigueras nas propriedades rurais.

Veículo: Agência Goiás de Notícias

Fonte: https://agencia.go.gov.br/vazio-sanitario-da-soja-comeca-em-27-de-junho-em-goias/

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/17/vazio-sanitario-da-soja-comeca-em-27-de-junho-em-goias/feed/ 0
Mapa e Polícia Civil apreendem bebidas clandestinas em Curitiba https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/mapa-e-policia-civil-apreendem-bebidas-clandestinas-em-curitiba/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/mapa-e-policia-civil-apreendem-bebidas-clandestinas-em-curitiba/#respond Mon, 15 Jun 2026 20:27:55 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/mapa-e-policia-civil-apreendem-bebidas-clandestinas-em-curitiba/ Uma operação conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Polícia Civil do Paraná (PCPR) resultou na apreensão de bebidas produzidas e comercializadas de forma irregular em Curitiba. A ação foi realizada no dia 3 de junho e identificou a fabricação e a venda de licores e cachaças sem registro no Mapa, em desacordo com a legislação federal.

A fiscalização contou com a participação de auditores fiscais federais agropecuários do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Paraná (Sipov-PR) e do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteiras), com apoio da Delegacia de Crimes contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon), da Polícia Civil, e do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR).

A operação foi desencadeada a partir de denúncia recebida pela Polícia Civil e contou com a atuação integrada do Mapa, que já acompanhava o estabelecimento e adotava medidas de fiscalização relacionadas à atividade. Durante a ação, foram constatadas irregularidades na produção e na comercialização de bebidas sem registro, em desacordo com as exigências legais aplicáveis ao setor.

A fabricação ocorria em um imóvel adaptado para essa finalidade, enquanto os pontos de venda funcionavam nas proximidades da Pedreira Paulo Leminski e da Ópera de Arame, importantes pontos turísticos da capital paranaense.

Durante a operação, foram apreendidos produtos prontos para comercialização, bebidas em processo de fabricação, embalagens, rótulos e insumos utilizados na produção. Ao todo, foram recolhidas 61 garrafas de licor de diversos sabores, 56 garrafas sem rotulagem, nove garrafas de cachaça, 56 garrafas abertas em uso, três barris de cachaça, 551 minigarrafas de licor, seis bombonas de 20 litros contendo bebidas e 87 recipientes com misturas utilizadas na produção de cachaça e ingredientes vegetais.

Também foram coletadas amostras de cachaça com jambu e de licor para análises físico-químicas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Jundiaí (SP). Os resultados subsidiarão os procedimentos administrativos decorrentes da fiscalização.

Em razão das irregularidades constatadas, foi lavrado auto de infração contra o estabelecimento.

A fiscalização realizada pelo Mapa tem papel fundamental na garantia da qualidade e da segurança dos produtos ofertados à população. Além de combater a produção e a comercialização clandestinas, as ações contribuem para assegurar a conformidade das bebidas com a legislação vigente, promovendo a concorrência leal e a proteção dos consumidores.

O registro dos estabelecimentos e das bebidas permite a rastreabilidade da produção e fortalece os mecanismos de controle e fiscalização. A atuação integrada dos órgãos envolvidos busca coibir irregularidades e preservar a saúde pública.

As investigações e os procedimentos administrativos relacionados ao caso seguem em andamento.

O Mapa é o órgão responsável pelo registro e pela fiscalização dos estabelecimentos produtores de bebidas no Brasil. Toda bebida comercializada no país deve ser produzida por estabelecimento previamente registrado no Ministério, e seus rótulos devem conter o respectivo número de registro. A exigência também se aplica aos produtos artesanais e coloniais.

Informações à imprensa

imprensa@agro.gov.br

Categoria

Agricultura e Pecuária

Tags: Paraná

Foto: Imprensa MAPA

Veículo: Goiás Gov Agricultura

Fonte: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/2026/mapa-e-policia-civil-apreendem-bebidas-clandestinas-em-curitiba

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/mapa-e-policia-civil-apreendem-bebidas-clandestinas-em-curitiba/feed/ 0
Mapa entrega certificados do Sisbi-POA a municípios do Norte de Santa Catarina https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/mapa-entrega-certificados-do-sisbi-poa-a-municipios-do-norte-de-santa-catarina/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/mapa-entrega-certificados-do-sisbi-poa-a-municipios-do-norte-de-santa-catarina/#respond Mon, 15 Jun 2026 20:26:46 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/mapa-entrega-certificados-do-sisbi-poa-a-municipios-do-norte-de-santa-catarina/ O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Superintendência de Agricultura e Pecuária em Santa Catarina (SFA-SC), entregou os certificados do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) aos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali). A cerimônia foi realizada em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, e reuniu prefeitos, vereadores, representantes municipais e autoridades ligadas à defesa agropecuária.

Representando o Mapa, participaram da solenidade o superintendente de Agricultura e Pecuária em Santa Catarina, Ivanor Boing, e a chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da SFA-SC, Silvia Quintela.

Receberam os certificados os municípios de Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú, Schroeder, Barra Velha, Corupá e Guaramirim. O reconhecimento atesta a equivalência dos serviços de inspeção municipais aos padrões exigidos pelo Sisbi-POA.

Durante a cerimônia, o superintendente Ivanor Boing destacou a importância da conquista para o fortalecimento das agroindústrias locais e a ampliação das oportunidades de mercado para os produtores da região.

“O Sisbi-POA representa uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento regional. Ao garantir que os serviços de inspeção municipais atendam aos mesmos requisitos do sistema federal, ampliamos as oportunidades de comercialização para as agroindústrias e fortalecemos a confiança dos consumidores nos produtos catarinenses”, afirmou.

A integração ao Sisbi-POA permite que produtos de origem animal fiscalizados pelos serviços municipais vinculados ao sistema sejam comercializados em todo o território nacional, desde que atendam aos mesmos requisitos de qualidade, inocuidade e segurança sanitária exigidos pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).

A adesão ao sistema amplia as oportunidades de comercialização para as agroindústrias locais, fortalece a renda dos produtores rurais e contribui para o desenvolvimento econômico regional. A iniciativa também reforça a atuação conjunta entre o Mapa, os consórcios intermunicipais e os municípios na promoção da segurança sanitária e da qualidade dos produtos de origem animal.

Informações à imprensa

imprensa@agro.gov.br

Foto: Imprensa MAPA

Veículo: Goiás Gov Agricultura

Fonte: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/2026/mapa-entrega-certificados-do-sisbi-poa-a-municipios-do-norte-de-santa-catarina

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/15/mapa-entrega-certificados-do-sisbi-poa-a-municipios-do-norte-de-santa-catarina/feed/ 0
Mapa propõe inclusão de cadeias estratégicas do agronegócio no Programa Brasil Soberano II https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/11/mapa-propoe-inclusao-de-cadeias-estrategicas-do-agronegocio-no-programa-brasil-soberano-ii/ https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/11/mapa-propoe-inclusao-de-cadeias-estrategicas-do-agronegocio-no-programa-brasil-soberano-ii/#respond Thu, 11 Jun 2026 20:25:48 +0000 https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/11/mapa-propoe-inclusao-de-cadeias-estrategicas-do-agronegocio-no-programa-brasil-soberano-ii/ Nesta quarta-feira (10), o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, reuniu-se com o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias, e com o ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araújo, para dialogar sobre a proposta de inclusão de atividades econômicas estratégicas do agronegócio brasileiro entre os setores elegíveis aos instrumentos de apoio financeiro do Programa Brasil Soberano II.

O encontro também contou com a participação do presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), Eduardo Lobo.

“Estamos falando de cadeias produtivas que têm papel estratégico para a economia brasileira, geram empregos, impulsionam as exportações e contribuem diretamente para a segurança alimentar e energética. É reconhecer sua relevância e fortalecer a capacidade do Brasil de enfrentar os desafios do cenário internacional”, destacou André de Paula.

O Programa Brasil Soberano II tem como objetivo fortalecer a competitividade das empresas brasileiras, ampliar a resiliência das cadeias produtivas nacionais e mitigar os impactos decorrentes das transformações geopolíticas, comerciais e tecnológicas observadas no cenário internacional.

Durante a reunião, foi defendia a avaliação da inclusão de atividades ligadas à proteína animal e à bioenergia entre os setores contemplados pelo programa. A proposta abrange segmentos como avicultura, suinocultura, bovinocultura, produção de pescados e fabricação de álcool, reconhecidos por sua relevância econômica, capacidade exportadora e contribuição para a segurança alimentar e energética.

Também foi pauta na reunião a inclusão do setor de pescados na próxima etapa do Programa Brasil Soberano. A medida é considerada estratégica para fortalecer a pesca e a aquicultura brasileira, ampliar mercados, estimular investimentos e oferecer melhores condições para produtores, indústrias e trabalhadores da cadeia produtiva.

“A apresentação desse pleito reforça ainda mais a necessidade de que, na revisão do Programa Brasil Soberano, possamos levar em conta esse pedido para contemplar uma atividade que é absolutamente essencial”, afirmou o ministro Márcio Elias.

Informações à imprensa

imprensa@agro.gov.br

Foto: Imprensa MAPA

Veículo: Goiás Gov Agricultura

Fonte: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/2026/mapa-propoe-inclusao-de-cadeias-estrategicas-do-agronegocio-no-programa-brasil-soberano-ii

]]>
https://www.jaedestaque.com.br/blog/2026/06/11/mapa-propoe-inclusao-de-cadeias-estrategicas-do-agronegocio-no-programa-brasil-soberano-ii/feed/ 0